Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
depina

Nuno Gomes: "Estamos um bocadinho à frente dos outros clubes portugueses na formação"

Publicações recomendadas

Nuno Gomes: "Estamos um bocadinho à frente dos outros clubes portugueses na formação"

A aposta na formação do Seixal está a começar a dar frutos ao Benfica, e para Nuno Gomes, responsável pelo centro de formação dos 'encarnados', os 10 anos de Caixa Futebol Campus vieram comprovar que a estratégia do emblema da Luz está a verificar-se certeira.

Em entrevista ao Diário de Notícias, o antigo internacional português considerou que na área da formação o Benfica já conseguiu alcançar uma ligeira vantagem sobre os rivais.

"Não tenho dúvida alguma. Em termos de infraestruturas e condições de trabalho estamos à frente. Ser a melhor formação, na minha ótica, não é ser o clube que ganha mais títulos nesses escalões. Damos importância aos resultados, a ganhar campeonatos, mas damos um bocadinho mais ao desenvolvimento do jogador e ao que vai ser o seu futuro. Estamos a trabalhar muito bem e o feedback que tenho recebido de toda a gente é que estamos um bocadinho à frente dos outros clubes portugueses", afirmou Nuno Gomes sobre os 10 anos do Caixa Futebol Campus.

"O Sporting começou mais cedo e tirou muita vantagem porque o Benfica não tinha um espaço físico. Mas hoje em dia a formação do Benfica está ao nível dos grandes clubes mundiais. É o feedback que tenho das equipas estrangeiras que nos visitam ou em viagens que faço para conhecer outras realidades. Estamos ao nível dos melhores.", acrescentou o antigo jogador do Benfica.

Por SAPO Desporto

Compartilhar este post

Link para o post

acho que no talento individual dos jogadores os 3 estão ao mesmo nivel. Mas no Benfica eles têm mais oportunidades

Compartilhar este post

Link para o post

Ele não fala de talento ou oportunidades mas sim de meios para trabalhar esse talento e de o potencializar.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma criança/jovem/adulto com melhores meios para se desenvolver tem mais oportunidade de singrar na carreira, f*dasse a sério que estou a explicar isto.

Compartilhar este post

Link para o post

acho que no talento individual dos jogadores os 3 estão ao mesmo nivel. Mas no Benfica eles têm mais oportunidades

Baseias-te em quê mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post

O Benfica tem aquela máquina que ensina a passar a bola. Cheque-mate.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma criança/jovem/adulto com melhores meios para se desenvolver tem mais oportunidade de singrar na carreira, f*dasse a sério que estou a explicar isto.

podias estar a querer dizer "oportunidades na equipa principal". O que actualmente (últimos 2 anos) também é verdade

Editado por Homem do Bussaco

Compartilhar este post

Link para o post

podias estar a querer dizer "oportunidades na equipa principal". O que actualmente (últimos 2 anos) também é verdade

Eu tinha interpretado assim, my bad

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Sim. Nuno Gomes, mais noção pfv.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Mais noção porque... cenas.

Não é nenhuma critica, é apenas uma constatação factual. Se falarmos de formação genérica ganhar títulos nos iniciados, juniores, etc é irrelevante para a vida de qualquer clube.

O Benfica não está a frente da formação sénior de ninguém, tem condições para ser líder em alguns anos (se o Sporting continuar a não apostar principalmente em jovens como primeira escolha como nos últimos 3 anos) mas não vamos contar quase golos se não o Sporting era uma fábrica...

O Benfica tem condições para ter a melhor formação do país dentro de alguns anos porque é o clube que tem apostado e bem diga-se em renovar e actualizar todos os anos o Caixa e desde o ano passado (quem houve falar na formação do Benfica parece que vocês sempre lançaram miúdos) viu-se obrigado (a aposta na formação não foi por opção) a apostar em miúdos (digo-o com prazer porque gosto de ver jovens de 17/18 anos a aparecer ao contrário do meu Sporting que desde há uns anos para cá é preciso ter quase 22 para chegar à A).

Agora, formação efectiva e completa de top mundial o Benfica formou para proveito próprio e financeiro o Renato Sanches, absolutamente mais ninguém. Talvez o Lindelof seja o próximo mas mesmo esse chegou com 17 anos ao Benfica. Durante o mesmo período o Sporting lançou: Rúben Semedo e Gelson Martins e vendeu o João Mário. O Porto lançou o André Silva e o Rúben Neves. Além disso um dos factores para se estar a frente na formação é a consistência, nenhum clube é um clube formador porque numa época e um mês lembrou-se de lançar uns miúdos (vou repetir, estou-me a referir aos seniores).

Aqui não estou a incluir jogadores que não calçaram na equipa principal obviamente e que o podiam e deviam ter feito em todos os clubes.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Bernardo, Cancelo e André Gomes?

Aqui não estou a incluir jogadores que não calçaram na equipa principal obviamente e que o podiam e deviam ter feito em todos os clubes.

O André Gomes de facto escapou-me

Compartilhar este post

Link para o post

Não é nenhuma critica, é apenas uma constatação factual. Se falarmos de formação genérica ganhar títulos nos iniciados, juniores, etc é irrelevante para a vida de qualquer clube.

O Benfica não está a frente da formação sénior de ninguém, tem condições para ser líder em alguns anos (se o Sporting continuar a não apostar principalmente em jovens como primeira escolha como nos últimos 3 anos) mas não vamos contar quase golos se não o Sporting era uma fábrica...

O Benfica tem condições para ter a melhor formação do país dentro de alguns anos porque é o clube que tem apostado e bem diga-se em renovar e actualizar todos os anos o Caixa e desde o ano passado (quem houve falar na formação do Benfica parece que vocês sempre lançaram miúdos) viu-se obrigado (a aposta na formação não foi por opção) a apostar em miúdos (digo-o com prazer porque gosto de ver jovens de 17/18 anos a aparecer ao contrário do meu Sporting que desde há uns anos para cá é preciso ter quase 22 para chegar à A).

Agora, formação efectiva e completa de top mundial o Benfica formou para proveito próprio e financeiro o Renato Sanches, absolutamente mais ninguém. Talvez o Lindelof seja o próximo mas mesmo esse chegou com 17 anos ao Benfica. Durante o mesmo período o Sporting lançou: Rúben Semedo e Gelson Martins e vendeu o João Mário. O Porto lançou o André Silva e o Rúben Neves. Além disso um dos factores para se estar a frente na formação é a consistência, nenhum clube é um clube formador porque numa época e um mês lembrou-se de lançar uns miúdos (vou repetir, estou-me a referir aos seniores).

Ou seja, só leste o título.

O Nuno Gomes desmarca-se da questão dos títulos: "Ser a melhor formação, na minha ótica, não é ser o clube que ganha mais títulos nesses escalões".

O que é que é a formação sénior? Aliás, diria que é aí que o Benfica está mais à frente, a par do Porto, em comparação com o Sporting. É que formação sénior é: Di Maria, Enzo, Ramires, Witsel, Pepe, Paulo Ferreira, Deco, Ricardo Carvalho, etc., etc.. O Sporting só este ano começou a fazer grandes vendas. Como acho que te expressaste mal, vamos passar esta parte.

O Benfica já tem a melhor formação dentro do país. O que é formação? O trabalho desenvolvido na formação em si juntamente com a área do recrutamento, onde o Benfica se destaca dos outros dois, principalmente do Porto, que tem um área mais reduzida e, por isso, não tem tantas opções disponíveis, ao passo que os dois grandes de Lisboa podem dar-se ao luxo, na maioria das vezes, de contratarem jogadores do Norte a Sul do país. O Porto, por acaso, até trabalha relativamente bem a formação.

O Sporting também apostou, na maioria das vezes, por necessidade. É assim em quase todo o lado, poucas são as apostas em que existe alguém que olha para um jogador e tenta trabalhá-lo desde muito cedo. O último caso desse tipo foi o Rúben Neves, que foi chamado à equipa A do Porto sem ter passado pelos sub-19, e mesmo isso só aconteceu porque o Mikel se lesionou. Anyway, esse sempre foi o grande problema do Benfica com a formação. Como é natural, hoje parece ridículo falar-se em Miguel Rosa, Carvalhas e Romeu Ribeiro, mas a verdade é que eles tinha mesmo qualidade. Uns mais, outros menos, mas tinham. O problema é que foram aparecendo brinquedos novos para os seniores e o seu tempo foi passando. Um pouco como aconteceu este ano com o Sporting. Tinham Matheus e Iuri, mas como apareceram Elias, Markovic e Joel, ficaram sem espaço. Se calhar não singram e, daqui a uns anos, surgem os típicos comentários "ainda queriam que se apostasse no Iuri Medeiros e no Matheus Pereira... que hoje jogam nos colossos da Bulgária, eheh". Também acontece o mesmo no Benfica. Ainda recentemente puseram o Celis a jogar e o Pedro Rodrigues foi divertir-se com a equipa B para Inglaterra quando é dos melhores prospects a jogar em Portugal.

O aproveitamento sénior é uma questão completamente diferente. Parece-me mais que óbvio que quando se fala em formação cinge-se ao patamar sub-19 e equipa B. Se são aproveitados pela equipa A ou se são

vendidos por meia dúzia de milhões é outra conversa completamente diferente.

O Nuno Gomes tem toda a razão. O Benfica está à frente do Sporting e do Porto na formação. Não muito, como se disse há uns tempos atrás, porque jogadores de qualidade continuarão a surgir nos três grandes. O aproveitamento que tirarão deles nada tem a ver com isto.

E isto acontece mesmo abordando certas questões a um nível quase amador... devido à campeonite, que ainda está muito presente no futebol de formação em Portugal.

Compartilhar este post

Link para o post

mas só conta se jogarem pela equipa principal ? :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

Ou seja o Grimaldo não é produto da formação do Barcelona. Apesar de ter jogado na equipa B, assim como o Bernardo Silva ou o Cancelo.

Lógica da batata.

Compartilhar este post

Link para o post

Ele não fala de talento ou oportunidades mas sim de meios para trabalhar esse talento e de o potencializar.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Eu li a notícia mas eu leio na diagonal, é um tique desde miúdo que faz com que por vezes e quando leio mesmo rápido perca informação. Essa frase escapou-me, relativamente à tua resposta, frisei várias vezes que me estava a referir aos seniores porque tudo o resto para mim é irrelevante.

Exacto, erro meu!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu li a notícia mas eu leio na diagonal, é um tique desde miúdo que faz com que por vezes e quando leio mesmo rápido perca informação. Essa frase escapou-me, relativamente à tua resposta, frisei várias vezes que me estava a referir aos seniores porque tudo o resto para mim é irrelevante.

Frisas um ponto que nada tem a ver com a notícia e com o tema em questão.

Está boa.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...