Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sumudica by Night

PJ faz buscas na Luz

Publicações recomendadas

Os títulos do “tri” do Benfica estão sob investigação da PJ

Em causa está o “Kit Eusébio”. O pacote de presentes foi oferecido durante as últimas três épocas a árbitros e vários delegados da Liga de futebol, escreve o Jornal de Notícias.

A Polícia Judiciária está a investigar os presentes oferecidos a árbitros nas três últimas temporadas em que o Benfica se sagrou campeão nacional de futebol. A notícia é avançada esta segunda-feira pelo Jornal de Notícias, que afirma que “a investigação dá como assente a informação sobre o conjunto de presentes oferecidos ao longo daquelas três épocas a árbitros, assistentes, observadores e delegados da Liga de futebol intervenientes nos jogos da equipa principal e equipa B”.

A denúncia foi feita pelo presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, a 5 de Outubro de 2015, no programa televisivo Prolongamento, na TVI24. Seguiu depois para a Procuradoria-Geral da República através da Federação Portuguesa de Futebol.

Sob investigação estão possíveis crimes de corrupção desportiva na forma activa e passiva. De acordo com o diário, todos os destinatários aceitaram os presentes.

As ofertas tinham o nome de “Kit Eusébio” e incluíam uma réplica de uma camisola do “Pantera Negra”, um convite para visitar o museu do Benfica e um voucher para refeições num restaurante em Lisboa. Em 2013/2014 os convites eram duplos. Na época seguinte, o clube duplicou a oferta e os kits passaram a oferecer quatro convites. Na última época, 2015/2016, voltaram a ser duplos.

A 11 de Outubro, a PJ esteve nas instalações da SAD do Benfica, por ordem do Departamento de Investigação e Acção Penal do Ministério Público de Lisboa, numa busca de três horas para encontrar a “documentação que permitisse perceber quais os custos das prendas aos árbitros, assistentes, observadores e delegados”. De acordo com o JN, as autoridades “terão acabado por levar apenas cópias de vouchers relativos a cada época e um exemplar do ‘Kit Eusébio’”.

À data da denúncia feita no programa televisivo, o presidente do Sporting dizia que os vouchers davam "28 jantares por jogo, que podem orçar entre os 500 e os 600 euros. Só em jantares deve rondar os 140 mil euros por época, mais as camisolas e as próprias caixas".

Depois da busca da PJ, o Benfica garantiu que “foram instaurados diversos processos tanto na esfera disciplinar como na esfera criminal, visando quer o apuramento dos factos denunciados, quer a responsabilidade de quem de forma insidiosa tentou, e tenta, denegrir o bom-nome e imagem do Sport Lisboa e Benfica”.

O departamento financeiro do clube da Luz “comprometeu-se a compilar a informação e entregá-la posteriormente à PJ”, acrescenta esta segunda-feira o JN. Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, deverá ser ouvido “em breve” pela PJ, “previsivelmente na qualidade de testemunha”.

@Publico

Compartilhar este post

Link para o post

Citação do jornal "O Jogo" online

D3fDN.png

Marco Ferreira: "Até me deram duas caixas com vouchers"

Antigo árbitro conta que recebeu uma caixa num domingo, que era para ser o dia do jogo, mas como o mesmo foi adiado, recebeu outra na terça-feira seguinte.

O antigo árbitro Marco Ferreira revelou esta segunda-feira na TVI 24 que chegou a receber, por parte do Benfica, as famosas caixas com vouchers.

Ferreira contou que foi num jogo que era para ser a um domingo, mas que depois foi adiado para terça-feira, ou seja, referia-se a um Benfica-Sporting da época de 2013/14.

"Eu recebi duas caixas, uma no domingo e outra na terça-feira", contou, especificando que as mesmas continham uma camisola do Eusébio e os famosos vouchers de refeição que tanta polémica já criaram (e continuam a criar) no futebol português.

"Foi o senhor Shéu que me entregou, pessoa que eu respeito muito e eu disse-lhe que já tinha recebido uma no domingo. Ele disse-me que não fazia mal, para ficar também com a outra", prosseguiu o ex-árbitro.

Marco Ferreira considerou as ofertas como uma situação normal. "Se eu achasse que não fosse digno tinha feito queixa", disse, lembrando ainda que "também o Sporting e o FC Porto" faziam ofertas desse género.

"Havia clubes que davam camisolas oficiais, que se calhar até valiam mais que os vouchers", acrescentou.
http://www.ojogo.pt/futebol/noticias/interior/marco-ferreira-ate-me-deram-duas-caixas-com-vouchers-5461028.html

Compartilhar este post

Link para o post

CvkTOLGUkAAODJO.jpg

Vai ser arquivado, naturalmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Portanto os 3 grandes faziam a mesma coisa e até chegavam a dar camisolas oficiais? Uau

Compartilhar este post

Link para o post

Portanto os 3 grandes faziam a mesma coisa e até chegavam a dar camisolas oficiais? Uau

A do Marco dizia nas costas:

"Dá-me o

#32"

Compartilhar este post

Link para o post

"Havia clubes que davam camisolas oficiais, que se calhar até valiam mais que os vouchers", acrescentou.

Se calhar? Se os vouchers eram de 20 euros, só a camisola do Eusebio devia valer o dobro. E uma camisola oficial (não sei se ofereciam) então valeria mais do triplo.

Editado por Enzo Dios Perez

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

Se calhar? Se os vouchers eram de 20 euros, só a camisola do Eusebio devia valer o dobro. E uma camisola oficial (não sei se ofereciam) então valeria mais do triplo.

Corrijam-me se estiver errado, mas os vouchers não tinham valor estipulado, o voucher era de 30€, n parece haver valor definido no convite. (cada site/jornal/blog conta uma historia)

Por 20€, ali, comes uma sopa (n servem sopa pelos vistos) e o couvert. :mrgreen:

Anyway, isto é tudo para entreter a malta.

Ps. Essa capa do JN era esperada. Surpreendeu-me foi a rapidez. Achei que iam dar mais de uma semana ou assim, para dar credibilidade à coisa. O LFV vai sair daqui mais lavadinho que a lavandaria do Mendes.

Editado por fiasco

Compartilhar este post

Link para o post

E, curiosamente, ninguém fala em timings (ou para alguns timmings), nem em perseguições em que segue em primeiro.

Editado por w0

Compartilhar este post

Link para o post
“Vouchers” do Benfica. PJ e MP já concluíram que ofertas a árbitros não constituem crime

O caso dos “vouchers” do Benfica está a fazer caminho para ser rapidamente arquivado. Tanto o Ministério Público como a Polícia Judiciária já terão concluído que as ofertas a árbitros feitas pelos encarnados não constituem crime, mas querem percorrer todas as etapas da investigação para apresentarem um resultado final “imaculado”, avança o “Diário de Notícias” esta terça-feira. Esta informação foi confirmada pelo matutino por duas fontes judiciais.

Ainda assim, o caso pode não ficar por aqui. Dias Ferreira, ex-dirigente do Sporting, constituiu-se como assistente no processo, podendo com isso pedir a abertura da instrução e outras diligências. “O objetivo é poder colaborar em assuntos que conheço há muitos anos, do fenómeno da arbitragem. Posso sugerir, fazer perguntas ou que se convoquem determinadas pessoas que eu saiba que podem saber alguma coisa, no fundo auxiliar a instrução tanto quanto possível”, explicou Dias Ferreira, numa entrevista à “Sporting TV”.

Para o advogado e antigo dirigente do Sporting, os árbitros deviam ser ouvidos neste processo. “É uma coisa que merece averiguação. Também é óbvio sugerir que os próprios árbitros sejam ouvidos de uma maneira diferente do que foram no processo disciplinar. Não faz sentido que sejam ouvidos, quase como se se tratasse do preenchimento de um formulário”, justificou.

Esta investigação iniciou-se em outubro de 2015, depois de o presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, no programa “Prolongamento”, ter acusado o Benfica de corrupção desportiva. O dirigente disse ter conhecimento de que os encarnados davam “prendas” aos quatro árbitros que compõem as equipas de arbitragem, aos dois delegados da Liga e ao observador dos árbitros em todos os jogos.

Oferecer trinta euros por refeição a cada um dos quatro elementos das equipas de arbitragem, em convites dentro das caixas conhecidas por ‘Kit Eusébio’, eram práticas regulares também nos encontros da equipa A e B do Benfica.

Nas buscas nas instalações da SAD do Benfica, realizadas pelos inspetores da Unidade Nacional contra a Corrupção, pretendeu recolher-se elementos da contabilidade do Benfica que refletissem os gastos com as ofertas. “Toda a informação relevante será canalizada para o processo”, disse ao “DN” fonte ligada à investigação.

http://expresso.sapo.pt/revista-de-imprensa/2016-10-25-Vouchers-do-Benfica.-PJ-e-MP-ja-concluiram-que-ofertas-a-arbitros-nao-constituem-crime

Compartilhar este post

Link para o post

Tanta coisa e afinal o caso está quase a ser arquivado. Isto há coisas do diabo, dos timings ou da campanha eleitoral.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

O valor total já foi apurado, dava 179,90€ caixa mais os vouchers. Agora é continuar a engonhar.

Gracias!

Engonhar? Então não foi o Benfica que pediu isto?

Editado por fiasco

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Porque é que dizem que os vouchers só davam até refeições de 30 euros? Lá no papel, aparentemente, não dizia nada disso.

Compartilhar este post

Link para o post

E, curiosamente, ninguém fala em timings (ou para alguns timmings), nem em perseguições em que segue em primeiro.

75690787a07d533e075e97d9f46487b6.png

Compartilhar este post

Link para o post

Andas Andam distraídos. Editado por Shaftsuke

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

Porque é que dizem que os vouchers só davam até refeições de 30 euros? Lá no papel, aparentemente, não dizia nada disso.

Pois.

Parte do problema está aí (para ambos os lados, claro).

Editado por fiasco

Compartilhar este post

Link para o post

75690787a07d533e075e97d9f46487b6.png

Eu estou a falar dos crónicos do CMPT que andam sempre com teses de cabalas e o diabo a 4. Não de fontes próximas do Benfica e afins.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...