Sumudica by Night Publicado 16 Fevereiro 2017 Citação do jornal "Expresso" online Braçadeira nazi em praxe na Universidade do Minho causa polémicaA Universidade do Minho faz parte das três instituições de ensino portuguesas que todos os anos geram mais queixas devido as praxesUma braçadeira com uma cruz suástica usada durante uma praxe, por um grupo de alunos do curso de Biologia Aplicada, na Universidade do Minho, está a gerar polémica. Fotografias começaram a circular na internet há alguns dias e deram mote a muitas discussões, conta o “Jornal de Notícias” esta quinta-feira.Para o reitor da Universidade do Minho, tratou-se somente de uma “sátira irrefletida”. “Tenho pena que haja alunos que usem braçadeira nazis, mas garanto que a praxe não se realizou no interior das instalações da universidade”, diz António Cunha, reitor da universidade, em declarações ao matutino.Ainda assim, António Cunha revela que vai reunir-se com os representantes do curso de Biologia Aplicada que protagonizaram a situação. Já nas redes sociais a discussão está muito mais polarizada, convocando a memória história do Holocausto. “Vou dar conhecimento deste ato à comunidade judaica de Lisboa”, diz Ricardo Sant’Anna, judeu que vive em Braga e um dos contestatários da praxe que envolveu simbolos nazis, ao “JN”.A Universidade do Minho faz parte das três instituições de ensino portuguesas que todos os anos geram mais queixas devido às praxes.Não se sabe ao certo, mas tudo aponta que o caloiro que usou a braçadeira e foi fotografado com ela terá sido obrigado a tal pelos praxistas, como parte do ritual académico. Compartilhar este post Link para o post
Robe Publicado 16 Fevereiro 2017 (editado) “Tenho pena que haja alunos que usem braçadeira nazi Oi? Editado 16 Fevereiro 2017 por Robe Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 16 Fevereiro 2017 É a melhor forma de interiorizarem a hierarquia e o respeito pelos superiores. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 16 Fevereiro 2017 pq q eles disseram a msma frase 2 vezes? Compartilhar este post Link para o post
Wincing Hálldor Publicado 16 Fevereiro 2017 Praxes no segundo semestre? Compartilhar este post Link para o post
Robe Publicado 16 Fevereiro 2017 Praxes no segundo semestre? A praxe aqui dura até maio Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 16 Fevereiro 2017 Fotografias começaram a circular na internet há alguns dias e deram mote a muitas discussões As redes sociais são uma praga :lol: Compartilhar este post Link para o post
Inkie Publicado 16 Fevereiro 2017 (editado) Também fiz uma saudação nazi durante as minhas praxes. Felizmente não fui fotografado, aparentemente, porque retirada do contexto onde foi feita provavelmente ia ser a mesma história que está a acontecer com esta. Editado 16 Fevereiro 2017 por Inkie Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 16 Fevereiro 2017 Quando não me sinto integrado num grupo eu próprio saco da minha própria braçadeira nazi e passo a utilizá-la nos nossos convívios, não estou a entender o celeuma. Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 16 Fevereiro 2017 (editado) Também fiz uma saudação nazi durante as minhas praxes. Felizmente não fui fotografado, aparentemente, porque retirada do contexto onde foi feita provavelmente ia ser a mesma história que está a acontecer com esta. Qual é o contexto bom para fazer a saudação nazi? O Reichstag em 1941? Editado 16 Fevereiro 2017 por Sumudica by Night Compartilhar este post Link para o post
Inkie Publicado 16 Fevereiro 2017 (editado) Qual é o contexto bom para fazer a saudação nazi? Teatro. Em Setúbal, todas as escolas se juntam num dia para "competir" em várias provas, uma delas de teatro. Nós fizemos uma representação de como as praxes são vistas pelos estudantes, pelos pais e pela comunicação social, sendo esta última uma marcha com uma saudação nazi no fim. Aliás, tecnicamente, eu não a fiz, porque fiz o papel de "veterano" e não de "caloiro", mas o grupo de caloiros fez. Mas sim, o Reichstag também era um bom contexto. Editado 16 Fevereiro 2017 por Inkie Compartilhar este post Link para o post
Robe Publicado 16 Fevereiro 2017 Neste caso também foi para uma peça de teatro. Compartilhar este post Link para o post
Dominator Publicado 16 Fevereiro 2017 f*da-se, ao que isto chega. Na minha Praxe tinhamos uma cena que se chamava "Guerra de Tribos", em que cada grupo era uma tribo e tínhamos um Deus, e a partir daí inventavamos tudo. Podiamos ser primitivos, Village People, o crl que nos apetecesse. Vi um dos grupos serem Nazis Abichanados. Nao teve la a CS porque? Compartilhar este post Link para o post
Inkie Publicado 16 Fevereiro 2017 Não sei o contexto deste caso. Mas não me surpreende ver a brigada das redes sociais em ação por causa daquela foto. Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 16 Fevereiro 2017 (editado) Sim, esses selvagens das redes sociais a julgarem inocentes, que só subjugaram a uma autoridade de plástico um bando de miúdos para os fazer ostentar em público um símbolo de antissemitismo, chacina e ódio racial. De facto, esta gente das redes sociais lembra-se de cada coisa... Editado 16 Fevereiro 2017 por Chandler Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 16 Fevereiro 2017 Qual é o contexto bom para fazer a saudação nazi? O Reichstag em 1941? A própria notícia fala em sátira. Tudo bem que o contexto internacional torna as pessoas mais susceptíveis a este tipo de assuntos, mas por amor de Deus, que exagero que vai no fb. Um dia destes já nem vou poder coçar o nariz enquanto mantenho uma conversa em alemão, não vá alguém filmar :lol: Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 16 Fevereiro 2017 (editado) A própria notícia fala em sátira. Tudo bem que o contexto internacional torna as pessoas mais susceptíveis a este tipo de assuntos, mas por amor de Deus, que exagero que vai no fb. Um dia destes já nem vou poder coçar o nariz enquanto mantenho uma conversa em alemão, não vá alguém filmar :lol: É parecido, usar um símbolo nazi, falar alemão, gasear uns judeus, gritar pelo Bayern... eu normalmente confundo tudo até. Editado 16 Fevereiro 2017 por Chandler Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 16 Fevereiro 2017 É parecido, usar um símbolo nazi, falar alemão, gasear uns judeus, gritar pelo Bayern... eu normalmente confundo tudo até. Mais uma vez, era uma sátira. Um teatro. Qual é o problema de usar adereços? Eu ficaria mais preocupado se visse alguém a usar a braçadeira aí na rua de forma casual. Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 16 Fevereiro 2017 As redes sociais são uma praga :lol: Off-topic. Não sei se já te perguntei, pois há algum tempo que tinha intenção de perguntar, mas acho que me vou esquecendo. Já alguma vez viste "Seinfeld"? Num dos episódios ("The Jacket") um retrato do Black Hawk, idêntico ao do teu avatar, aparece emoldurado. A série tem muitas referências históricas, porque o Larry David, cocriador e argumentista, formou-se em História. _____________________ On-topic. "Our stock will rise high!" Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 16 Fevereiro 2017 Quando não me sinto integrado num grupo eu próprio saco da minha própria braçadeira nazi e passo a utilizá-la nos nossos convívios, não estou a entender o celeuma. Tu também? Foi assim que me integrei em todas as turmas por onde passei, no dia de apresentação lá estava eu com a braçadeira. Só na galhofa, para fazer amigos. Compartilhar este post Link para o post
G1njas Publicado 16 Fevereiro 2017 Mas a malta não se cansa de andar sempre indignada nas redes sociais? Todas as semanas há qualquer coisa nova. Compartilhar este post Link para o post
Inkie Publicado 16 Fevereiro 2017 (editado) Sim, esses selvagens das redes sociais a julgarem inocentes, que só subjugaram a uma autoridade de plástico um bando de miúdos para os fazer ostentar em público um símbolo de antissemitismo, chacina e ódio racial. De facto, esta gente das redes sociais lembra-se de cada coisa... Honestamente, nem valia a pena discutir isto outra vez, porque já o foi feito aqui milhares de vezes e tanto tu como eu sabemos onde isto vai parar. Mas eu mordo o isco. Se o teu problema é ter sido feita uma sátira ao nazismo, então temos visões diferentes de liberdade. Se o teu problema é com a hierarquização das praxes, então não sabes qual o contexto em que foi feita a sátira, não sabes se o caloiro foi obrigado a usar a braçadeira (porque os caloiros não são obrigados a fazer tudo aquilo que lhes pedem - na minha peça de teatro, por exemplo, foi-nos dito e ficou bem claro que quem estivesse contra o que se ia fazer não tinha que participar), não sabes nada do que aconteceu naquele sítio, assim como eu não sei. Talvez seja melhor esperares para se saber primeiro as circunstâncias do que avançar para essas críticas bacocas. Editado 16 Fevereiro 2017 por Inkie Compartilhar este post Link para o post
Senhor Moina Publicado 16 Fevereiro 2017 A foto é nos prédios onde moro :lol: Só peço que se f*dam todos os que andam na praxe que me acordam de manhã aos berros. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 16 Fevereiro 2017 Estou num dilema complicado em relação a este assunto. Praxes e indignação nas redes sociais. Dois dos temas que mais me irritam. E neste caso não posso "bater" nos dois ao mesmo tempo. Compartilhar este post Link para o post