Black Hawk Publicado 5 Abril 2017 Queres mesmo ir por ai? Nunca iria contra um nome como o Puyol porque era o capitão, maxima representação do Barcelonismo naquele balneário e que o Guardiola já conhecia bem. O Xavi tinhas de tirar 5 gajos para ele ser o lider ali, o Iniesta por exemplo nem calçava a titular até á chegada do Pep. Não vás mais longe, ainda este ano chegou ao City e mandou logo o Hart ir contar moscas para Itália. f*da-SE Compartilhar este post Link para o post
DS7 Publicado 5 Abril 2017 E é evidente que há muita coisa ai que o Eto`o diz sobre ele que também o diz por estar magoado e não gostar dele mas a realidade é que não é o único e lá terão as suas razões. Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 5 Abril 2017 Queres mesmo ir por ai? Nunca iria contra um nome como o Puyol porque era o capitão, maxima representação do Barcelonismo naquele balneário e que o Guardiola já conhecia bem. O Xavi tinhas de tirar 5 gajos para ele ser o lider ali, o Iniesta por exemplo nem calçava a titular até á chegada do Pep. Não vás mais longe, ainda este ano chegou ao City e mandou logo o Hart ir contar moscas para Itália. Fica só o bold, que é mais simples. Não é preciso muito mais. Se eu sou treinador e tenho gajos influentes no balneário com quem não conto ou em quem não confio totalmente fora do terreno de jogo, o que faço? Compartilhar este post Link para o post
DS7 Publicado 5 Abril 2017 (editado) f*da-SE Epa podes achar isto a maior barbaridade que já leste na vida, juro que não tenho problemas com isso. Tenho sim quando nem um argumento consegues apresentar, é mais fácil um gajo virar-se para a espertice. Fica só o bold, que é mais simples. Não é preciso muito mais. Se eu sou treinador e tenho gajos influentes no balneário com quem não conto ou em quem não confio totalmente fora do terreno de jogo, o que faço? Eu nunca aqui discuti se o Guardiola teve ou não razão em fazer o que fez, se estava certo ou errado No fim de contas ganhou e o resto é conversa, Estás muito defensivo para quê? É um dos maiores, calma. A única coisa que aqui referi foi que me parece um gajo que para marcar a sua posição estala muito contra gajos que ele considere que tenham peso suficiente no balneário e que ele consiga ganhar essa guerra para elevar a sua posição dentro da equipa. Ir contra o Eto`o não é o mesmo que ir contra o Xavi ou Puyol. Editado 5 Abril 2017 por DS7 Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 5 Abril 2017 Defensivo? Eu só apontei a minha resposta ao post, primeiro, e fiz uma pergunta, depois. Compartilhar este post Link para o post
DS7 Publicado 5 Abril 2017 Portanto o Guardiola mal chegou ao Barcelona conseguiu logo perceber em quem confiava totalmente não só dentro de campo mas como fora dele? O Eto`o que era só melhor avançado do mundo e que me lembre não tinha tido problemas com ninguem ficou logo riscado numa questão de dias. A melhor dessa história toda foi ele ter ido substituir o Eto`o com um tipo como o Zlatan. Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 5 Abril 2017 Eu retirei imensas coisas da entrevista. É que o essencial da entrevista nem sequer está relacionado com o Guardiola, o Eto'o, o Puyol, o Xavi, o Ronaldinho ou qualquer outro treinador/jogador em específico. Será que à terceira vamos poder saber? Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 5 Abril 2017 Epa podes achar isto a maior barbaridade que já leste na vida, juro que não tenho problemas com isso. Tenho sim quando nem um argumento consegues apresentar, é mais fácil um gajo virar-se para a espertice. E tu apresentaste algum argumento? Uma série de extrapolações baseadas em nada, sem qualquer facto que as sustentem, não são argumentos. Tu achas que o Guardiola afastou jogadores para marcar posição. Porquê? Não fazes ideia, não apresentas nenhuma justificação. Não afastou outros porque eram os líderes do balneário. Factos que possas apresentar para sustentar essa opinião? Nenhum. É uma pessoa difícil de lidar. Porquê? Porque te parece. E porque te parece isso? Porque... sim. É a este tipo de argumentos que esperas ter uma resposta fundamentada? Compartilhar este post Link para o post
DS7 Publicado 5 Abril 2017 (editado) E tu apresentaste algum argumento? Uma série de extrapolações baseadas em nada, sem qualquer facto que as sustentem, não são argumentos. Tu achas que o Guardiola afastou jogadores para marcar posição. Porquê? Não faço ideia? Então eu até dei o exemplo do Hart, tenho essa opinião porque o fez e em mais que um clube. Se posso estar errado? Epa absolutamente. não apresentas nenhuma justificação. Não afastou outros porque eram os líderes do balneário. Se achas que ir contra um Eto`o é a mesma coisa que ir contra um Puyol não posso dizer mais nada. É uma pessoa difícil de lidar. Porquê? Porque te parece. E porque te parece isso? Porque... sim. É a este tipo de argumentos que esperas ter uma resposta fundamentada? Repara que eu disse parece-me ou seja, estou logo á partida a por a hipótese que posso estar errado sobre isso, e porque me parece? Parece me pelas mais diversas opiniões que li sobre as pessoas que trabalharam e conviveram com ele. Desde de jogadores, técnicos e até a pessoas em Barcelona que não gostam dele. Vai perguntar á Cristina Cubero (ferrenha do Barcelona) a opinião dela sobre ele. Agora, escrevo isto como algo que acho uma verdade absoluta? Não, não o escrevi e volto a faze-lo. Agora vir para aqui escrever fdc ou meter uns smiles isso para mim não é nada, custava muito escreveres logo isto? Editado 5 Abril 2017 por DS7 Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 5 Abril 2017 Portanto o Guardiola mal chegou ao Barcelona conseguiu logo perceber em quem confiava totalmente não só dentro de campo mas como fora dele? O Eto`o que era só melhor avançado do mundo e que me lembre não tinha tido problemas com ninguem ficou logo riscado numa questão de dias. A melhor dessa história toda foi ele ter ido substituir o Eto`o com um tipo como o Zlatan. Será que não confiava? Ou não contava com ele? Estilos futebolísticos diferentes. O Eto'o não foi o primeiro, não foi o último e ainda estão mais para vir. Acontece com qualquer treinador. Será que à terceira vamos poder saber? O quê, o essencial ou as outras coisas todas? :mrgreen: O essencial é a entrevista ajudar a perceber que este tipo de relações estão longe, muito longe de serem simples, e que depois acabam por ter influência em tudo o resto. E é possível observar isto em qualquer equipa, seja com que treinador for. É só imaginar-se 25 personalidades como a da entrevista, todas enfiadas num balneário (com todas as relações sociais que daí advêm), comandadas por uma outra personalidade que tem o poder de tomar decisões que, muitas vezes, afectam brutalmente a vida e a carreira de um jogador. Compartilhar este post Link para o post
DS7 Publicado 5 Abril 2017 Será que não confiava? Ou não contava com ele? Estilos futebolísticos diferentes. O Eto'o não foi o primeiro, não foi o último e ainda estão mais para vir. Acontece com qualquer treinador. O quê, o essencial ou as outras coisas todas? :mrgreen: O essencial é a entrevista ajudar a perceber que este tipo de relações estão longe, muito longe de serem simples, e que depois acabam por ter influência em tudo o resto. E é possível observar isto em qualquer equipa, seja com que treinador for. É só imaginar-se 25 personalidades como a da entrevista, todas enfiadas num balneário (com todas as relações sociais que daí advêm), comandadas por uma outra personalidade que tem o poder de tomar decisões que, muitas vezes, afectam brutalmente a vida e a carreira de um jogador. Diz-me o que é que correu mal no estilo futebolistico do Eto`o em 2008\09 no Barcelona. E para mim por esta entrevista parece-me que o Eto`o até ficou mais lixado com ele por não ter sido mais honesto e frontal do que propriamente por o querer fora da equipa. Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 5 Abril 2017 Diz-me o que é que correu mal no estilo futebolistico do Eto`o em 2008\09 no Barcelona. O estilo dele mudou nessa época? Ainda só tinha visto isso acontecer, e parcialmente, com o Cristiano. Estamos a falar dos 36 golos, certo? Explica-me lá como é que isso define o estilo do Eto'o. Compartilhar este post Link para o post
johan Publicado 5 Abril 2017 Não deve ser nada fácil explicar a um tipo que faz 36 golos numa época que, apesar do rendimento desportivo absolutamente espetacular, não encaixa nas ideias da equipa. Compartilhar este post Link para o post
Leandro_169 Publicado 5 Abril 2017 (editado) Seja quem for, se se recusa a fazer o que o treinador pede, não pode ter lugar na equipa. Cabe ao treinador saber transmitir o que pretende e convencer o jogador, e é nisso que o Guardiola por vezes peca. Mas isso também pode ser uma questão de personalidade entre o jogador e treinador, o Eto com o Mourinho até a defesa esquerdo jogou e apenas muito ocasionalmente ficava a ponta de lança. Editado 5 Abril 2017 por Leandro_169 Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 6 Abril 2017 Não deve ser nada fácil explicar a um tipo que faz 36 golos numa época que, apesar do rendimento desportivo absolutamente espetacular, não encaixa nas ideias da equipa. Acredito que seja impossível, sem qualquer tipo de ironia. Seja porque o Guardiola não conseguiu abdicar daquilo que idealizava para encaixar um jogador que apresentou um rendimento brutal face à oportunidade que teve, seja porque o Eto'o nem sequer parece conceber essa possibilidade. Aliás, pela entrevista, acho que o Eto'o ainda hoje não entende. Neste caso específico, cada um seguiu o seu caminho, e foi o melhor que aconteceu a ambos. O Guardiola no Barça teve o sucesso que teve, e o Eto'o foi para o Inter ganhar praticamente tudo o que podia ganhar. Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 6 Abril 2017 Essa questão do estilo de jogador fica um bocadinho ameaçada quando o substituto é um jogador que nada tem a ver com o estilo do Barcelona, que tem um ego ainda maior que o Eto'o e no fim acaba por ter os mesmos problemas que este... Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 6 Abril 2017 Eu não podia discordar mais. Coitados dos treinadores que não foram jogadores. Na minha visão do jogo sim. Para mim é inconcebível chegares a um clube e meteres de lado o teu melhor marcador e pelos vistos um dos capitães de balneário porque "não encaixa" no modelo. Não se está a falar do Oleguer ou do Cuenca atenção. Então mas és treinador, ou tens um modelo fixo? Se tenho um gajo que marca 36 golos fora o resto que dá, tenho de o encaixar na minha equipa e potencia-lo. Tenho ali o Bas Dost que é fortissimo a responder a cruzamentos picados ao 2º poste mas vou descarta-lo para o ano porque o meu modelo de jogo são passes por debaixo da relva e o Bas Dost não combina. Ou vou encaixar o Bas Dost no modelo de jogo e depois mudo a movimentação que tinha pensado de modo a dar golo. Como é óbvio isto não é assim tão linear, mas não consigo perceber quem pensa que o treinador tem sempre razão porque ganha mais. O Guardiola tem muito mérito, mas tem muita sorte de no modelo de jogo dele ter tido um jogador chamado Messi que tornou tudo possível, e quando não era possível inventava. Este ano está-se a ver. "os jogadores não dão para o modelo". Então e quem está mal? Os jogadores ou o treinador que não consegue tirar o melhor dos jogadores? Para o ano dispensa 15 e vai buscar mais 15 que se adequam ao estilo dele, já volta a ser o melhor do mundo para alguns. Para mim não. É o melhor treinador que consegue comprar o que quer. Mas é como já disseram aí, foi o melhor para os dois. Um continuou a ganhar tudo no Barça e outro foi ganhar tudo para o Inter. Agora o não ter tomates para dizer na cara do homem que não contava com ele e apontar as razões certas mostra quem esteve mal. E também concordo com o Poeira que é fudidissimo controlar um balneário de 20 homens com personalidades destas. Compartilhar este post Link para o post
Su1 Publicado 6 Abril 2017 Na minha visão do jogo sim. Para mim é inconcebível chegares a um clube e meteres de lado o teu melhor marcador e pelos vistos um dos capitães de balneário porque "não encaixa" no modelo. Não se está a falar do Oleguer ou do Cuenca atenção. Então mas és treinador, ou tens um modelo fixo? Se tenho um gajo que marca 36 golos fora o resto que dá, tenho de o encaixar na minha equipa e potencia-lo. O mais importante é saber de que forma ele pode dar mais sucesso ao clube. Ainda para mais estamos a falar de uma opção em que fez com que o Messi jogasse no centro e o resto é história. Tenho ali o Bas Dost que é fortissimo a responder a cruzamentos picados ao 2º poste mas vou descarta-lo para o ano porque o meu modelo de jogo são passes por debaixo da relva e o Bas Dost não combina. Ou vou encaixar o Bas Dost no modelo de jogo e depois mudo a movimentação que tinha pensado de modo a dar golo. Como é óbvio isto não é assim tão linear, mas não consigo perceber quem pensa que o treinador tem sempre razão porque ganha mais. O Guardiola tem muito mérito, mas tem muita sorte de no modelo de jogo dele ter tido um jogador chamado Messi que tornou tudo possível, e quando não era possível inventava. Porque não? Quem te diz que sem o Bas Dost o Sporting não pode render mais? Há tantos casos no passado que comprovam isso. Sorte? Então o Guardiola despacha o Eto'o e outros porque quer construir a equipa à volta do Messi e isso é sorte? Estamos a criticar as decisões dele e depois dizemos que é sorte em ele ter apostado tudo no Messi? Se há pessoa que não teve sorte e sim mérito no Messi, é precisamente o Guardiola. Este ano está-se a ver. "os jogadores não dão para o modelo". Então e quem está mal? Os jogadores ou o treinador que não consegue tirar o melhor dos jogadores? Para o ano dispensa 15 e vai buscar mais 15 que se adequam ao estilo dele, já volta a ser o melhor do mundo para alguns. Para mim não. É o melhor treinador que consegue comprar o que quer. Bom, de minha parte não vou estar aqui a dizer se ele faz bem ou não. Volto à questão, o que é melhor para o clube? Se calhar o Guardiola não é. Mas é como já disseram aí, foi o melhor para os dois. Um continuou a ganhar tudo no Barça e outro foi ganhar tudo para o Inter. Agora o não ter tomates para dizer na cara do homem que não contava com ele e apontar as razões certas mostra quem esteve mal. E também concordo com o Poeira que é fudidissimo controlar um balneário de 20 homens com personalidades destas. E não vou por em causa a gestão humana do Guardiola. Parece-me que houve ali uma forma de actuar errada com o Eto'o e, por exemplo, o Zlatan mas também ouvir só a versão deles não ajuda. Compartilhar este post Link para o post
Refutador Publicado 6 Abril 2017 Essa questão do estilo de jogador fica um bocadinho ameaçada quando o substituto é um jogador que nada tem a ver com o estilo do Barcelona, que tem um ego ainda maior que o Eto'o e no fim acaba por ter os mesmos problemas que este... O Zlatan não foi um pedido do Guardiola. Desde cedo que a ideia dele foi construir a equipa em torno do Messi, com este a jogar no meio...Aliás, na recta final da primeira época, o Eto'o chegou a jogar como extremo, em trocas posicionais com o Messi. Depois foi despachado para o Inter para vir um avançado que jogasse nas alas (acho que o Villa era o preferido), mas pronto, houve a hipótese Zlatan e acabou por acontecer. Isso é referido em muita bibliografia. Independentemente disso, acho que o Zlatan tem tudo a ver com o estilo do Barcelona e não concordo que não se tenha adaptado. Não se adaptou foi ao estilo de liderança do Guardiola, nem ao protagonismo crescente do Messi. Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Pinto Publicado 6 Abril 2017 Se há algo que bate certo nas entrevistas dadas sobre o Guardiola, é que ele como pessoa ser cobarde, ter sempre medo de confrontar os jogadores e como tal, usa os companheiros de equipa e jogos para os enfrentar. Dito nesta entrevista pelo Eto'o, dito anteriormente pelo Zlatan... As coisas no Bayern também não lhe correram muito bem. Infelizmente não tenho andado muito atento a este City. Compartilhar este post Link para o post
xicantonio Publicado 6 Abril 2017 Se eu sou treinador e tenho gajos influentes no balneário com quem não conto ou em quem não confio totalmente fora do terreno de jogo, o que faço? O que fazes? Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 6 Abril 2017 Na minha visão do jogo sim. Para mim é inconcebível chegares a um clube e meteres de lado o teu melhor marcador e pelos vistos um dos capitães de balneário porque "não encaixa" no modelo. Não se está a falar do Oleguer ou do Cuenca atenção. Então mas és treinador, ou tens um modelo fixo? Se tenho um gajo que marca 36 golos fora o resto que dá, tenho de o encaixar na minha equipa e potencia-lo. Tenho ali o Bas Dost que é fortissimo a responder a cruzamentos picados ao 2º poste mas vou descarta-lo para o ano porque o meu modelo de jogo são passes por debaixo da relva e o Bas Dost não combina. Ou vou encaixar o Bas Dost no modelo de jogo e depois mudo a movimentação que tinha pensado de modo a dar golo. Como é óbvio isto não é assim tão linear, mas não consigo perceber quem pensa que o treinador tem sempre razão porque ganha mais. O Guardiola tem muito mérito, mas tem muita sorte de no modelo de jogo dele ter tido um jogador chamado Messi que tornou tudo possível, e quando não era possível inventava. Este ano está-se a ver. "os jogadores não dão para o modelo". Então e quem está mal? Os jogadores ou o treinador que não consegue tirar o melhor dos jogadores? Para o ano dispensa 15 e vai buscar mais 15 que se adequam ao estilo dele, já volta a ser o melhor do mundo para alguns. Para mim não. É o melhor treinador que consegue comprar o que quer. Mas é como já disseram aí, foi o melhor para os dois. Um continuou a ganhar tudo no Barça e outro foi ganhar tudo para o Inter. Agora o não ter tomates para dizer na cara do homem que não contava com ele e apontar as razões certas mostra quem esteve mal. E também concordo com o Poeira que é fudidissimo controlar um balneário de 20 homens com personalidades destas. Estás a assumir que o único treinador de sucesso é aquele que se adapta ao que tem. Porque não pode um treinador radicalmente fiel às suas ideias ser um treinador de grande sucesso? Eu acho que um treinador deve trabalhar da forma como se sente mais confortável. Só assim poderão fazer o seu melhor. Achas que o Ancelotti, que para mim é o melhor gestor de balneários do futebol actual, faria um grande trabalho se lhe pedissem para chegar a um clube e construir uma filosofia de jogo de raíz, com princípios e ideias bem vincadas? Achas que o Simeone faria um grande trabalho se chegasse a um clube e lhe exigissem um futebol de claro pendor ofensivo, que procurasse não só vencer como também entreter? Aliás, tenho outro exemplo concreto mais fácil e próximo. Jorge Jesus a trabalhar num clube que, pelo menos na teoria (nem sempre é assim), faz da formação a base do seu futebol profissional. Fará isso natural sentido? Gostos à parte agora, porque tu tens os teus, eu tenho os meus e toda a gente os tem, todos estes nomes são para mim grandes treinadores. E não me parece que um deles tenha menos legitimidade do que os outros para ter sucesso, apenas porque prefere criar um contexto do que adaptar-se ao contexto já existente. O Zlatan não foi um pedido do Guardiola. Desde cedo que a ideia dele foi construir a equipa em torno do Messi, com este a jogar no meio...Aliás, na recta final da primeira época, o Eto'o chegou a jogar como extremo, em trocas posicionais com o Messi. Depois foi despachado para o Inter para vir um avançado que jogasse nas alas (acho que o Villa era o preferido), mas pronto, houve a hipótese Zlatan e acabou por acontecer. Isso é referido em muita bibliografia. Independentemente disso, acho que o Zlatan tem tudo a ver com o estilo do Barcelona e não concordo que não se tenha adaptado. Não se adaptou foi ao estilo de liderança do Guardiola, nem ao protagonismo crescente do Messi. Concordo. Mas, embora perceba a razão da contratação, acho que foi um erro do Guardiola. O Zlatan sempre demonstrou bem a personalidade forte e influente que tem. Não era preciso trabalhar com ele para se perceber que dificilmente aceitaria assumir um papel de total altruísmo e até de quase inferioridade relativamente a outro jogador (neste caso, o Messi, que começou aí a transformar-se naquilo que é hoje). Se há algo que bate certo nas entrevistas dadas sobre o Guardiola, é que ele como pessoa ser cobarde, ter sempre medo de confrontar os jogadores e como tal, usa os companheiros de equipa e jogos para os enfrentar. Dito nesta entrevista pelo Eto'o, dito anteriormente pelo Zlatan... As coisas no Bayern também não lhe correram muito bem. Infelizmente não tenho andado muito atento a este City. Portanto, é possível assumir o mesmo para o Mourinho, o Jesus e inúmeros outros treinadores, certo? É que também encontro entrevistas/declarações de jogadores sobre esses treinadores, na mesma toada destas declarações do Eto'o. Aliás, o próprio Eto'o, há uns tempos atrás, esteve envolvido numa polémica com o Mourinho. As coisas no Bayern correram-lhe bem, sim. E se tivesse ganho a Champions, era mais um trabalho genial. Teria ganho tudo o que podia ganhar, com uma forma de jogar que, desde o primeiro dia, gerou imensos anti-corpos na Alemanha e inclusive dentro do clube (e o SAS, se passar por aqui, saberá bem melhor do que eu o quanto as ideias do Guardiola incomodavam figuras históricas do Bayern, com peso dentro do clube). O que fazes? Fico com ele, fazemos as pazes e depois cantamos o "Kumbaya" juntos, debaixo de um céu estrelado. Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Pinto Publicado 6 Abril 2017 Portanto, é possível assumir o mesmo para o Mourinho, o Jesus e inúmeros outros treinadores, certo? É que também encontro entrevistas/declarações de jogadores sobre esses treinadores, na mesma toada destas declarações do Eto'o. Aliás, o próprio Eto'o, há uns tempos atrás, esteve envolvido numa polémica com o Mourinho. As coisas no Bayern correram-lhe bem, sim. E se tivesse ganho a Champions, era mais um trabalho genial. Teria ganho tudo o que podia ganhar, com uma forma de jogar que, desde o primeiro dia, gerou imensos anti-corpos na Alemanha e inclusive dentro do clube (e o SAS, se passar por aqui, saberá bem melhor do que eu o quanto as ideias do Guardiola incomodavam figuras históricas do Bayern, com peso dentro do clube). No Bayern não falei a nível desportivo, mas dou-te apenas um exemplo, pois é o primeiro que me lembro, os problemas que teve com os médicos do clube... Em relação à primeira parte não é bem assim... Mas não vou continuar esta discussão, já deu para perceber que és fã do Guardiola, nunca iremos chegar a um consenso. Compartilhar este post Link para o post