Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
del9y

Sporting 2017/2018 - Rumores e Transferências

Publicações recomendadas

Chateia-me bastante não aproveitar aquela geração de 94 e arredores. Mas Gelson, Podence e Rúben Semedo foram apostas do Jesus.

O Jardim, que hoje é idolatrado (inclusive por mim), apostou no Carlos Mané e no William, num ano em que a qualidade das opções era péssima e tinha João Mário, Eric Dier, Iuri Medeiros, Filipe Chaby, Wallyson Mallmann e Ricardo Esgaio à disposição com 19/20 anos. O Marco Silva apostou no João Mário (depois de ele levar às costas o VFC) e no Tobias, este último por necessidade, porque a dupla inicial do Marco Silva era Naby Sarr e Maurício, sendo que o Naby Sarr estava próximo de ser o pior central que já vi jogar na primeira divisão.

Não é que não esteja chateado por ver que o Iuri Medeiros, o Francisco Geraldes, o Ryan Gauld e o Matheus Pereira vão ser desperdiçados pelo Jesus. Mas isto é erro comum há muito tempo e dizer que o Jesus apostou zero na formação é só falso. Mesmo no caso do Rúben Semedo quando isso serviu para sentar o Paulo Oliveira que era melhor que ele.

Na época do Jardim, percebo que não se tenha querido atirar demasiados miúdos às feras num ano zero, e quis-se dar oportunidade e prioridade a quem esteve emprestado na época anterior com boas prestações (casos do Wilson e do William). Mas aí só concordo com o caso do Dier, e talvez o Iuri mas só porque a concorrência era o Capel.

As opções para o meio campo eram William, Adrien, André Martins, Vítor e Gérson Magrão. Aqui percebo que o Magrão era péssimo e foi contratado apenas por ter sido pedido expresso do Jardim e fazia muitas posições. Já o João Mário foi encostado por uns tempos por um stress com o Abel (não teve nada a ver com o Jardim) e esteve meia época emprestado que lhe fez muito bem, entre isso e rodar entre o banco e a equipa B cá... e o Chaby vinha de duas épocas em que teve lesões chatas que o deixaram muito tempo no estaleiro. O Esgaio nunca foi nada de especial, não era melhor do que o Cédric nem o Piris.

Compartilhar este post

Link para o post

a seguir vêm logo os argumentos baseados no Rui Patrício, no William, no Adrien e em tantos outros,

Desde o Boloni, usando o zerozero e chamando aposta a um jogador que esteve nos 15 mais utilizados

2004: Custódio, Miguel Garcia

2005: Moutinho, Paíto

2006: Nani

2007. Miguel Veloso, Yannick Djaló

2008: Rui Patrício, Pereirinha

2009: Daniel Carriço

2010: Saleiro

2011: André Santos

2012: -

2013: Adrien, Cédric, André Martins

2014: William, Wilson Eduardo, Carlos Mané, Dier (chamar a isto aposta...)

2015: João Mário

2016: Gélson Martins, Rúben Semedo

2017: -

2018: Daniel Podence

Em que é que o Jesus está a ser diferente das últimas 14 épocas?

(E estou a concordar contigo!)

Editado por Carlos Gouveia

Compartilhar este post

Link para o post

A falta de aposta séria na formação, dada a formação que temos, não é problema de agora ou do Jesus. É histórica já. E já sei que a seguir vêm logo os argumentos baseados no Rui Patrício, no William, no Adrien e em tantos outros, esquecendo que para um clube que tem a nossa tradição e qualidade na formação, ter lá uns quantos jogadores no plantel principal não é apostar na formação, é cumprir uma obrigação natural.

Já deixei de me chatear com isso, sinceramente. Se o plantel tiver real qualidade, menos mal. E algo como Rúben, Vietto, Wendel, Pity e um central, com as saídas dos excedentários no contexto actual (Jonathan, Tobias, Bruno César, Petrovic, Mattheus, Alan Ruíz e Iuri), é muito bom. Não vai acontecer porque já estou a sonhar demais aqui. Mas é mesmo muito bom.

E o Rafael Leão, jovane? Fez como possíveis titulares daqui a uns anos?

E porque estás a meter aí o Pity? Achas mesmo que vem depois do Wendel ser contratado?

Compartilhar este post

Link para o post

O Dier não era o tal que tinha uma clausula de 5 milhões e não jogava mais porque não queria renovar,certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Desde o Boloni, usando o zerozero e chamando aposta a um jogador que esteve nos 15 mais utilizados

Pois, não está. A essa lista, em condições normais, teriam-se juntado muitos outros nomes.

E o Rafael Leão, jovane? Fez como possíveis titulares daqui a uns anos?

E porque estás a meter aí o Pity? Achas mesmo que vem depois do Wendel ser contratado?

O Jovane não. O Rafael depende. É muito talentoso, mas também tem muito de irregular, e tem algumas falhas graves que ainda precisa de corrigir. Precisa de tempo e de jogar. Não digo já em Janeiro, mas a 1ª Liga é o próximo passo natural para ele.

Não me parece que venham aqueles todos, mas não acho impossível. O facto de serem investimentos avultados, à primeira vista, não impede que sejam possíveis. O Sporting não vai pagar a totalidade dos valores logo a pronto, nem sequer metade disso. E tal como suspeitava, o Wendel deve chegar por via de uma terceira parte, que deve avançar com o dinheiro. O Sporting será uma espécie de trampolim para ele, caso tudo corra bem. Está cá um par de épocas e dá o salto para as grandes ligas, e nessa altura os empresários metem uma parte do dinheiro ao bolso, como compensação.

Eu vejo sentido em Rúben, Pity e Vietto, contando que saem Jonathan, Iuri, Alan Ruíz e Mattheus. O Bruno César fica para as sobras (ou sai também), o Acuña vai recuando progressivamente para lateral, e entram dois jogadores para a ala esquerda, que também podem jogar no meio. É a oportunidade de ficarmos com dois jogadores de qualidade em cada posição do ataque. Aliás, em praticamente todas as posições. Com aqueles jogadores que referi, seria a primeira vez desde que me lembro em que o Sporting teria, de facto, um verdadeiro plantel de muita qualidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu continuo sem ver sentido algum na contratação do Rúben e irei continuar com a mesma opinião mesmo que despachemos os excendentários. O Rúben não vem acrescentar nada que o Matheus não fizesse com a agravante de ter quase mais 10 anos e nos ir custar dinheiro.

É daquelas contratações desnecessárias tal como foi o Douglas, tal como o Petrovic acabou por ser, o Matheus Oliveira, o Weldinho, o Gerson Magrão, o Shikabala, o Sarr, o Barcos, o Elias, o Meli, o Paulista, o André, o Castaignos e por aí fora. É contratar por contratar, e tendo a figura que todos fizeram, não é nada que um jogador que jogue regularmente pela B não possa fazer quando for chamado à equipa principal.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu continuo sem ver sentido algum na contratação do Rúben e irei continuar com a mesma opinião mesmo que despachemos os excendentários. O Rúben não vem acrescentar nada que o Matheus não fizesse com a agravante de ter quase mais 10 anos e nos ir custar dinheiro.

É daquelas contratações desnecessárias tal como foi o Douglas, tal como o Petrovic acabou por ser, o Matheus Oliveira, o Weldinho, o Gerson Magrão, o Shikabala, o Sarr, o Barcos, o Elias, o Meli, o Paulista, o André, o Castaignos e por aí fora. É contratar por contratar, e tendo a figura que todos fizeram, não é nada que um jogador que jogue regularmente pela B não possa fazer quando for chamado à equipa principal.

Isso também não me parece verdade, até porque são jogadores bem diferentes. O Mattheus só é ala mesmo na cabeça do Jesus, porque tudo nele aponta para o corredor central, e talvez até mesmo para a posição 6.

Eu não contratava o Rúben porque, para o que ele vem fazer (em termos teóricos), já nós temos miúdos que chegam e sobram para isso. E acho que o Mattheus nem sequer teve hipótese de ter sucesso cá, porque o Jesus não percebe bem que tipo de jogador é que ele é. Mas a fazer a comparação com alguma potencial contratação, seria com o Wendel. Esse sim, pisa os mesmos terrenos que o Mattheus deve pisar (embora o perfil de ambos seja muito diferente).

Compartilhar este post

Link para o post

Isso também não me parece verdade, até porque são jogadores bem diferentes. O Mattheus só é ala mesmo na cabeça do Jesus, porque tudo nele aponta para o corredor central, e talvez até mesmo para a posição 6.

Eu não contratava o Rúben porque, para o que ele vem fazer (em termos teóricos), já nós temos miúdos que chegam e sobram para isso. E acho que o Mattheus nem sequer teve hipótese de ter sucesso cá, porque o Jesus não percebe bem que tipo de jogador é que ele é. Mas a fazer a comparação com alguma potencial contratação, seria com o Wendel. Esse sim, pisa os mesmos terrenos que o Mattheus deve pisar (embora o perfil de ambos seja muito diferente).

É o Pereira, o nosso que anda pelo Chaves. Não vejo qualquer superioridade no Rúben Ribeiro ao nosso, e temos a vantagem de ser mais novo e já ser nosso. Mas contratações assim já estou farto de ver, parece que não nos fartamos de comprar só porque sim.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah ok, vi um "t" a mais :mrgreen:

É, eu também não o contratava, por causa do Matheus e de outros casos. Mas eu já deixei de acreditar que eles vão ser aproveitados. Daqui por uns tempos, vamos ter adeptos a dizer que ele afinal, "se não vingou, é porque não era assim tão bom". E o mesmo vale para o Gauld e para o Geraldes.

Compartilhar este post

Link para o post

A contratação do Wendel não está fácil.

os juristas do Fluminense desconfiam da participação do Deportivo Maldonado e da proveniência do dinheiro. Mesmo assim, o Sporting acredita que vai assegurar o jogador.

Compartilhar este post

Link para o post

É estas coisas que não entendo, o Porto e o Benfica faziam sempre estes esquemas e era na boa. Quando é o Sporting, já os clubes todos desconfiam :mrgreen: já com o Cervi foi igual

Compartilhar este post

Link para o post

Isto é muito interessante. Foste tu que fizeste a recolha dos dados? Bom trabalho!

Compartilhar este post

Link para o post

Isto é muito interessante. Foste tu que fizeste a recolha dos dados? Bom trabalho!

Nem foi muito difícil, defini o critério dos 15 mais uitilizados porque era o que aparecia no ecrã, assim nem scroll tinha de fazer :mrgreen:

Mas é possível que haja erros.

Compartilhar este post

Link para o post

Não falta por ai o Pedro Mendes, por exemplo. Se bem que só jogou para ver se renovava :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Bem fica pró ano. Vamos só ficar com o Ruben Ribeiro :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Só a ler a capa do Record, não sabendo se está descontextualizado, dá ideia que vamos ter um ou outro de valor acrescido.

"JJ pediu-me prendas, eu pedi a Liga Europa"

Se arranjarem a entrevista, depois ponham aqui sff.

Compartilhar este post

Link para o post

Fico com pena se o Vietto não vier. Entre ele e o Wendel prefiro o argentino neste momento, acho que teria mais impacto na equipa. Apesar de que com o Wendel haja mais hipótese de realizar um grande encaixe financeiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Não falta por ai o Pedro Mendes, por exemplo. Se bem que só jogou para ver se renovava :lol:

Ou me esqueci, ou não está nos 15 com mais minutos, o que me parece provável, que ele apanha aquele ano em que, se não me engano, tivemos Boulahrouz, Xandão, Onyewu, Polga, Dier*, Rojo, Ilori e Pedro Mendes a centrais.

*O Dier até jogou mais a médio

Editado por Carlos Gouveia

Compartilhar este post

Link para o post

Juro que ainda ontem estava a pensar como se andou a falar em Vietto, Pitys e Canales, mas ainda acabaríamos com Rúben Ribeiro e Raphinha. Vintage Sporting :mrgreen:

Só falta o Wendel escapar e trazermos o Yebda ou coisa do género.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...