lordbifana Publicado 12 Agosto 2017 Sim, é nessa zona. Tem umas povoações dispersas pelos montes, não faço ideia se estão ameaçadas pelas chamas. Espero que não, mas o cenário não é bonito. pois..eu já desci o mondego de canoa e realmente aquilo é como tudo por cá combustível pronto a arder.... espero que consigam resolver isto rapidamente....tenho um colega em alvaiazere que tb teve o fogo relativamente perto de casa mas ao que parece já foi para o outro lado Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 12 Agosto 2017 (editado) Incêndios: Fogo desaloja duas pessoas em aldeia de Miranda do Corvo O fogo que começou na tarde de sábado em Coimbra e que entrou no concelho de Miranda do Corvo destruiu pelo menos uma casa de primeira habitação, provocando dois desalojados na aldeia da Lata, afirmou o presidente da Câmara. De acordo com o presidente do município de Miranda do Corvo, Miguel Baptista, arderam duas casas, tendo a confirmação de que "pelo menos uma" era de primeira habitação, resultando em dois desalojados, mãe e filho, ambos adultos. As duas pessoas estão na sede de freguesia, Semide, acrescentou. Aquando da entrada do incêndio no concelho de Miranda do Corvo, foram feitas "algumas evacuações por questões de segurança", sendo que alguns dos habitantes das aldeias ameaçadas já regressaram às suas casas e outros estão em Semide à espera de poderem regressar, disse à agência Lusa Miguel Baptista. Segundo o autarca, o incêndio, que "tem várias frentes ativas", lavra "junto a casas" na aldeia de Senhor da Serra e uma das frentes "está próxima" de Semide. Até ao momento, registaram-se dois feridos, "mas sem gravidade", frisou, referindo que o centro de saúde "está aberto" para o caso de ser necessário prestar qualquer auxílio médico. Devido a este fogo, a estrada nacional (EN) 17, vulgarmente conhecida por Estrada da Beira, continua cortada ao trânsito entre Ceira e Ponte Velha. De acordo com a página da Proteção Civil na internet, pelas 23:40, este fogo, que mantinha duas frentes ativas, estava a ser combatido por mais de 280 operacionais, auxiliados por perto de uma centena de viaturas. O incêndio teve início pelas 16:30 de sábado em Carvalhosas, junto à praia fluvial do Mondego, em Torres do Mondego, no concelho de Coimbra, e alastrou ao concelho de Miranda do Corvo. Pouco diverso é o cenário relativo ao fogo que progride na zona de Trouxemil, Lamarosa, Andorinha e São Marcos, no concelho de Coimbra, e para o qual "foram também mobilizados meios do Exército", parte dos quais já estão no terreno, adiantou o presidente da Câmara, Manuel Machado. Este incêndio resulta do avanço das chamas que tiveram origem na região de Portunhos, no concelho de Cantanhede, pelas 14:50 de sexta-feira, e que sábado, pelas 23:30, estava a ser combatido por perto de quatro centenas de operacionais, apoiados por mais de uma centena de meios terrestres. "Até ao momento não foi dada ordem de evacuação" de qualquer localidade, mas essa eventualidade "ainda não pode ser totalmente" afastada, estando, por isso, todos os meios necessários preparados para essa eventualidade, sublinhou Manuel Machado. As câmaras de Coimbra e de Cantanhede mantêm ativados os respetivos planos municipais de Emergência de Proteção Civil, acionados na sexta-feira. Miranda do Corvo também ativou o seu plano municipal de emergência no sábado, dia em que também foi acionado o plano de emergência distrital de Coimbra. DN O incêndio de que temos falado já terá destruído uma casa e ameaça várias aldeias. A bold está o incêndio que atacou a minha zona, eu vivo numa das freguesias referidas. Editado 12 Agosto 2017 por Black Hawk Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 12 Agosto 2017 do que vês achas que há probabilidade de começar a afectar coimbra mais para estes lados? Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 12 Agosto 2017 As frentes que se vêem daqui continuam activas e surgiu uma nova não muito longe. Os clarões que se vêem deverão ser das frentes que lavram do outro lado da serra - e que não se vêem daqui - e estão mais intensos do que há uma hora. Se virão até às portas de Coimbra, não te sei dizer. Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 13 Agosto 2017 As frentes que se vêem daqui continuam activas e surgiu uma nova não muito longe. Os clarões que se vêem deverão ser das frentes que lavram do outro lado da serra - e que não se vêem daqui - e estão mais intensos do que há uma hora. Se virão até às portas de Coimbra, não te sei dizer. apesar de estar aqui ainda longe o medo é sempre real já dizia o ghelton :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 13 Agosto 2017 Tu, na zona da José Falcão, não corres qualquer perigo. Isso é no centro da cidade, teria de arder metade da cidade para te chegar a casa :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 13 Agosto 2017 (editado) Tu, na zona da José Falcão, não corres qualquer perigo. Isso é no centro da cidade, teria de arder metade da cidade para te chegar a casa :mrgreen: sim claro eu sei disso...apenas por exemplo o fumo pode tornar-se bastante insuportável e então posso abandonar e ir para leiria :mrgreen: Editado 13 Agosto 2017 por lordbifana Compartilhar este post Link para o post
Fuzila Publicado 13 Agosto 2017 (editado) Black hawk hoje estava a sair de Taveiro em direção a Coimbra e vi um incêndio enorme que estava a minha esquerda, é esse o da tua zona ? Eu sou da Mealhada mas tem sido tantos fogos em tantos sítios diferentes que infelizmente já me perco entre eles ... Da janela de minha casa , durante a tarde, se olhasse para a esquerda via esse que falei em cima, um bocadinho mais para a direita tinha o de Barcouço e ainda mais a direita tinha o de Cantanhede. "Engraçado" que esta a fazer precisamente 1 ano (10 agosto) que também tivemos aqui um incêndio na Mealhada que chegou mesmo ao limite da cidade onde ardeu tudo desde do luso/buçaco (menos a serra) Pelo que se estava a falar agora à noite, o incêndio de Barcouço continua ativo e a aldeia estava a ser evacuada. No pinhal em Cantanhede Foram encontrados fósforos agarrados por fita cola a cigarros :-| Editado 13 Agosto 2017 por Fuzila Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 13 Agosto 2017 Sim, era exactamente esse. Já não és a primeira pessoa a contar essa história dos cigarros presos a fósforos. Ao início ouvi isso com algumas dúvidas, pensei que se tratasse de um rumor espalhado pelas pessoas, mas a verdade é que já ouvi isso de várias fontes diferentes e não relacionadas entre si. Também explicaria o surgimento de vários focos distintos em poucos minutos. Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 13 Agosto 2017 Sim, era exactamente esse. Já não és a primeira pessoa a contar essa história dos cigarros presos a fósforos. Ao início ouvi isso com algumas dúvidas, pensei que se tratasse de um rumor espalhado pelas pessoas, mas a verdade é que já ouvi isso de várias fontes diferentes e não relacionadas entre si. Também explicaria o surgimento de vários focos distintos em poucos minutos. eu vi uma foto no face mas uma pessoa fica sempre a pensar se é tanga ou não...às tantas é mesmo verdade Compartilhar este post Link para o post
Siul Publicado 13 Agosto 2017 Imagens da NASA Isso é da agora? Aonde viste isso? Compartilhar este post Link para o post
fns Publicado 13 Agosto 2017 Isso é da agora? Aonde viste isso? Sim. Compartilhar este post Link para o post
Siul Publicado 13 Agosto 2017 Sim. https://www.facebook...?type=3&theater Obrigado Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 13 Agosto 2017 impressionante... :cry: Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 13 Agosto 2017 Pela primeira vez desde quinta-feira, hoje não houve frentes activas na minha zona. Chegou a ocorrer um pequeno reacendimento, mas foi rapidamente controlado e debelado. Ainda assim, o ar continuou impregnado de cinza, arde para norte e nordeste, calculo que sejam os incêndios na zona de Barcouço. Aquela história dos cigarros com fósforos confirma-se. Vi uma foto de um amigo que andou na frente de Andorinha, uma beata e um fósforo retorcido e negro com restos do que me pareceu um elástico a juntá-los. Uma cena doentia. Compartilhar este post Link para o post
Red Prince Publicado 13 Agosto 2017 Fiz hoje IP2 de Nisa + IC8 até Pombal e a paisagem é atroz. Noutro capítulo, creio que tenha visto o início do incêndio de Castelo Branco a partir de Marvão, pernoitei lá em cima à porta das muralhas e de repente durante a chuva de estrelas começou a aparecer um clarão no horizonte. Notifiquei o 117, segui pelo fogos.pt e reparei que estava aquele com um número significativo de homens e meios, mas até pensei que fosse demasiado longe para ser visível... Mas pelo que estava hoje de manhã era certamente esse. Ah e quanto a Coimbra alguém está muito interessado em plantar fogos à porta da cidade. E deve trabalhar, porque é a mesma m*rda sempre ao fim-de-semana. Compartilhar este post Link para o post
Mesut Ozil Publicado 13 Agosto 2017 Durante três dias vi a Serra da Estrela a arder. Ontem e hoje vejo a Gardunha. Quase há uma semana que ando a levar com fonas na tromba e com um ambiente super abafado aqui na zona. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 14 Agosto 2017 Foto de uma amiga, Coimbra no Sábado. Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 14 Agosto 2017 fds... tenho um amigo que mora junto à Serra de Tomar, diz que na sexta com o calor dos incêndios e as fagulhas no ar começaram a explodir fossas... agora além de não ter água nem luz, nem pode cagar em casa :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Alexis Ren Publicado 14 Agosto 2017 A CMTV faz dos incêndios florestais numa novela autêntica. Compartilhar este post Link para o post
Lage_Effect Publicado 14 Agosto 2017 (editado) Hoje de tarde ardeu um bocado de monte aqui na zona porque um carro incendiou-se na autoestrada e ao encostar na berma pegou fogo ao aterro e depois ao monte mais acima, acontece tudo este verão também :estrelas: Editado 14 Agosto 2017 por diazevedo7 Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 14 Agosto 2017 Hoje de tarde ardeu um bocado de monte aqui na zona porque um carro incendiou-se na autoestrada e ao encostar na berma pegou fogo ao aterro e depois ao monte mais acima, acontece tudo este verão também :estrelas: (lei de murphy + apostolado de improbabilidades idiotas)*2 aplicado aos incêndios... Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 14 Agosto 2017 (lei de murphy + apostolado de improbabilidades idiotas)*2 aplicado aos incêndios... + falta de limpeza imediatamente ao lado das AE Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 14 Agosto 2017 (editado) Tenho vista para toda a Serra da Gardunha, são kms e kms a arder e agora à noite dá para ter uma percepção da dimensão daquilo, é impressionante. Editado 14 Agosto 2017 por Enzo Dios Perez Compartilhar este post Link para o post