Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sumudica by Night

Incêndio Pedrogão Grande: 64 vítimas mortais confirmadas

Publicações recomendadas

Hoje de tarde ardeu um bocado de monte aqui na zona porque um carro incendiou-se na autoestrada e ao encostar na berma pegou fogo ao aterro e depois ao monte mais acima, acontece tudo este verão também :estrelas:

Eu não percebi foi onde foi pelas notícias. Foi ao pé da entrada do tunel do marão ou foi naquele viaduto grande que se vê da cidade?

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho vista para toda a Serra da Gardunha, são kms e kms a arder e agora à noite dá para ter uma percepção da dimensão daquilo, é impressionante.

És de onde?

O dia de hoje foi horrível para a propagação do incêndio. Andou à vontade uns 20/25 km em direcção ao Fundão. Património histórico como Castelo Novo e Alpedrinha estão a ir à vida. Milhares de cerejeiras que são o sustento de famílias inteiras estão queimadas. Há casas que não têm possibilidade de receber ajuda, um amigo meu está com as chamas à porta mas o fogo criou como que um tampão. Ninguém passa do Fundão para o lado de lá da serra, nem o contrário, os bombeiros não têm como passar e muitos dos de Castelo Branco estão para Abrantes.

Compartilhar este post

Link para o post

És de onde?

O dia de hoje foi horrível para a propagação do incêndio. Andou à vontade uns 20/25 km em direcção ao Fundão. Património histórico como Castelo Novo e Alpedrinha estão a ir à vida. Milhares de cerejeiras que são o sustento de famílias inteiras estão queimadas. Há casas que não têm possibilidade de receber ajuda, um amigo meu está com as chamas à porta mas o fogo criou como que um tampão. Ninguém passa do Fundão para o lado de lá da serra, nem o contrário, os bombeiros não têm como passar e muitos dos de Castelo Branco estão para Abrantes.

Torto.

Castelo Novo é uma aldeia fantástica, vou lá de vez em quando e nem quero imaginar o que se perdeu. Sabes se o castelo foi afectado? É possível que tenha sido porque está mesmo ali no topo. É difícil combater o fogo mesmo dentro da aldeia porque os caminhos são muito estreitos e é tudo empedrado, e o acesso à Serra para aqueles lados é muito complicado mesmo a pé, quanto mais de carro. Ainda nem há coisa de uns meses estive lá e surgiu a conversa de que se houvesse ali um incêndio ardia tudo e não tinham meios para conseguir travá-lo, dito e feito. Mostraram umas casas a arder na tv mas ainda não consegui ter bem uma noção da dimensão dos estragos, se bem que ali qualquer coisa que arda é sempre uma perda enorme pois tudo tem muitos anos de história.

Ontem estive no Fundão e notava-se perfeitamente o ar pesado que pairava no ar, depois dei um salto à Covilhã e já se respirava melhor, mas só agora é que reparei que conseguia ver o fogo daqui e a dimensão daquilo é assustadora.

Editado por Enzo Dios Perez

Compartilhar este post

Link para o post

Onde raio fica isso? :mrgreen:

Acho que o castelo ainda não teve nada, pelo que me foi surgindo, pior está Alpedrinha porque o vento virou em direcção à Idanha (só para teres uma noção melhor da coisa).

Compartilhar este post

Link para o post

Tá muito ruim para esses lados, muita força para o pessoal cá do burgo que esteja a ser efetado por estes incêndios.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não percebi foi onde foi pelas notícias. Foi ao pé da entrada do tunel do marão ou foi naquele viaduto grande que se vê da cidade?

Foi ali em Folhadela ao pé da emissora mesmo no fim da Vasco da Gama dos pobres ( :mrgreen: )

Ps: Afina não encostaram o carro a berma o vento é que levou o fogo da estrada para lá.

Editado por diazevedo7

Compartilhar este post

Link para o post

até estou em stress de voltar para casa hoje. acho que vou de noite para só me aperceber a sério quando sair para o trabalho amanhã...

Compartilhar este post

Link para o post

Já mal tenho, ou não tenho mesmo, lá família, os mais chegados vieram para Lisboa quando o meu pai ainda era pequeno, mas não me deixa de custar ver a Gardunha a arder assim :(

Compartilhar este post

Link para o post

Aquilo na Louriceira (mação) é verdade??? Ter sido destruída pelas chamas?? Segundo a tvi24

Compartilhar este post

Link para o post

a nuvem de fumo negro que se via esta manhã desde Tomar e Torres era simplesmente assustadora, e já estou mais que habituado a ver nuvens de fumo com kms de altura a sair do pinhal interior.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto era a zona do Fundão ontem à noite... :-|

Saí do Fundão na segunda ao final da tarde e o cenário já era dantesco.

Compartilhar este post

Link para o post

és de abrantes?

EDIT: SIC notícias, um pouco fora da régua habitual. Gosto.

Editado por Cabeça de giz

Compartilhar este post

Link para o post

aqui em ponte de sor às 6 da tarde era de noite, praticamente

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, sou.

Sou de Tomar. Hoje fui levar a maria a ABT ai ao trabalho e vim pelo nó do Sardoal, fds que nervos, o da semana passada chegou mesmo à chainça e a rio de moinhos, imagino o stress esta noite. força aí.

Compartilhar este post

Link para o post

kkB9dMI.jpg

Há bocado estava assim aqui, não percebi de onde era o incêndio mas está a diminuir. Do outro lado da cidade anda outro

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...