Mister Master Publicado 10 Agosto 2017 Aqui na zona tem andado animado. Incêndio na Lagoa de Albufeira no início da semana, anteontem ardeu um bocado de mato no Casal do Marco e hoje foi na Quinta do Conde. O cheiro a queimado estava forte. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 10 Agosto 2017 Na zona de Coimbra está impossível. Hoje tive um incêndio a km e meio de casa, coisa que já não acontecia por cá há mais de dez anos, até porque isto não é propriamente uma zona de bosque. Coimbra já viu incêndios em todas as direcções, este verão. Surreal. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 10 Agosto 2017 (editado) https://www.facebook.com/Universidade.FM/videos/1521213161274687/ Bem feio este e está um vento do crl se vier mais pra baixo começam a evacuar :medinho: http://www.tvi24.iol.pt/videos/sociedade/fogo-em-vila-real-equipa-da-tvi-obrigada-a-refugiar-se-numa-casa/598b6f930cf2ab080d50846a fds :-| Ontem à noite contei uns 6/7 focos nas serras (Alvão/Marão), além desse incêndio maior. Não sei se por mão humana ou não, mas foi das coisas mais impressionantes que já vi em termos de fogos. Editado 10 Agosto 2017 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Alexis Ren Publicado 11 Agosto 2017 Noutro dia ainda tive ao lado da capela da Srª do Marão e já querem destruir esta bela paisagem natural? Compartilhar este post Link para o post
Siul Publicado 11 Agosto 2017 Em 3/4 horas passou-se de um ceu limpissimo pra completamente cinzento com o incendio de Santo Tirso Compartilhar este post Link para o post
Fuzila Publicado 11 Agosto 2017 Aqui na Mealhada tambem esta impossivel com dois fogos relativamente perto um do outro Parece-me que a A1 vai ser outra vez cortada porque um deles é na mesma zona do de ontem que levou ao corte Compartilhar este post Link para o post
Josep Publicado 11 Agosto 2017 O fumo do incêndio na zona da Trofa e Santo Tirso já chegou aqui a Gondomar. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 11 Agosto 2017 (editado) Tirada hoje de minha casa. Há mais de dez anos que não lavrava um incêndio a menos de 5 kms de onde vivo, mas hoje tive este belo cenário a 200 metros de casa. Aqui na zona não há muita zona verde para arder, a maior parte da região são campos de trigo, milho e outros cereais (zona do Baixo Mondego), mas o que havia de mancha verde ardeu. Houve quem tivesse passado pior. Editado 11 Agosto 2017 por Black Hawk Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 11 Agosto 2017 força aí a todos :compinchas: , sei bem o que é. muita calma, sangue frio e decisões informadas. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 11 Agosto 2017 Agora está tranquilo, o que havia para arder, já ardeu. O incêndio continua agora a alguns kms de distância, os bombeiros da zona já andam a pedir ajuda à população (água e alimentos, principalmente). Ontem e hoje chegaram a cortar o acesso à minha terra, só passavam os moradores. Pah, esteve feio, mas como aqui a vegetação é esparsa não cheguei a temer por mim ou pelos meus. Não é uma visão nada bonita ver labaredas a partir da minha varanda e o céu oculto sob uma mancha densa e sufocante, é certo, mas dentro do que se pode considerar seguro numa situação destas, julgo que nunca houve grande risco. O problema são as terriolas que ficam mais a norte, nos montes, essas sim estão rodeadas de mato e bosques e correram grande risco. No entanto, do que fui vendo e ouvindo, a situação está controlada. Agora é deixar isto assentar e contabilizar os estragos, muito do que ardeu era o sustento de famílias inteiras, entre árvores para venda, pastagens para gado, cultivos vários, material de agricultura... Vai ser terrível para muita gente daqui. Compartilhar este post Link para o post
Arnold Publicado 12 Agosto 2017 Ontem à noite contei uns 6/7 focos nas serras (Alvão/Marão), além desse incêndio maior. Não sei se por mão humana ou não, mas foi das coisas mais impressionantes que já vi em termos de fogos. Foram presos dois homens que tenha visto no dia seguinte a começarem fogos. Um em Lordelo, o outro não disseram de onde era ou se foi apanhado em flagrante mas supostamente foi o que começou um incendio em alijó. Compartilhar este post Link para o post
Alexis Ren Publicado 12 Agosto 2017 Daqui a uns dias tão cá fora só com termo de identidade e residência. Compartilhar este post Link para o post
Contador Publicado 12 Agosto 2017 Foram presos dois homens que tenha visto no dia seguinte a começarem fogos. Um em Lordelo, o outro não disseram de onde era ou se foi apanhado em flagrante mas supostamente foi o que começou um incendio em alijó. E o meu vizinho também é capaz de ser apanhado :mrgreen: Isto de ficar bêbado e só ir para os montes tentar meter aquilo a arder é muito triste :lol: O lado positivo é que a p*ta que apanha deve ser tão boa que aquilo só faz é praticamente uma fogueira :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 12 Agosto 2017 Já devia saber que por mais terrível que uma situação seja, haverá sempre margem para piorar. Ontem disse que já tinha ardido o que havia para arder, mas afinal as chamas ainda estavam com fome. Desta vez não se aproximou tanto de minha casa, mas a frente do incêndio chegou aos limites das aldeias vizinhas num anel contínuo de norte para leste. A certo ponto deixei de ver o céu e o ar ficou repleto de fagulhas, tal como nos filmes em que um vulcão explode cinza vulcânica. Andaram por aqui três aviões e um helicóptero a despejar água. Sei que ardeu uma casa e uma serração, e uma senhora morreu de ataque cardíaco. Os prejuízos materiais ainda não são calculáveis. Além do incêndio que tem afectado a minha região, sei que há outros para os lados de Montemor-o-Velho, Mealhada e Torres do Mondego. Os arredores de Coimbra estão literalmente a arder por todos os lados, e isto já dura há dois meses quase ininterruptamente. Até o Baixo Mondego, região de campos de cultivo e repletos de canais de irrigação, arde. Já me estou a preparar para mais um dia de m*rda, amanhã. Não sei onde, mas tenho a certeza que vão surgir mais focos aqui perto. Nunca mais acaba o Verão. Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 12 Agosto 2017 é uma zona que conheço qb, os meus avós maternos eram de perto de mira, e passei por aí muitos verões. não me lembro de ser zona de muitos fogos :cry: imagino que nem dá para dormir, só a pensar no que pode mudar durante a noite. força aí. abraço Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 12 Agosto 2017 (editado) As chamas de Torres do Mondego são claramente visíveis a partir de Coimbra. Em 10 minutos apareceram três linhas distintas de incêndio. Ainda não se chegou ao ponto de 2005, julgo que foi em 2005, em que as chamas estiveram literalmente nos limites da cidade, mas o cenário não é nada animador. Editado 12 Agosto 2017 por Black Hawk Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 12 Agosto 2017 eu em celas de dia via imenso fumo...vivo junto à josé falcão e não consigo ver o fogo...só o fumo Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 12 Agosto 2017 Daí não se vê. São os montes para o lado das serras, veem-se da baixa e de Santa Clara. No miradouro do Vale do Inferno (olha a ironia...), então, é uma vista impressionante. Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 12 Agosto 2017 Eu já comecei a ficar sem água da EDP na minha zona. Vai e vem, ontem estive sem água durante a maior parte do dia. A maioria das pessoas também tem poço, mas por esta altura do ano estão todos vazios... não dá para tentar guardar alguma qtd quando há? pode vir a fazer falta numa hora de aperto... Compartilhar este post Link para o post
Alexis Ren Publicado 12 Agosto 2017 É impossível andar na rua com um cheiro a queimo que até incomoda. Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 12 Agosto 2017 (editado) btw hoje à hora de almoço ~13h vi um kamov ir buscar agua ao mondego ali na zona da estação nova Editado 12 Agosto 2017 por lordbifana Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 12 Agosto 2017 Calculei que fossem abastecer-se aí. Eles andaram a combater as chamas aqui na minha zona. A cena em Torres do Mondego está pior, a m*rda das chamas parecem lagartas de fogo a mover-se na escuridão. Compartilhar este post Link para o post
marte Publicado 12 Agosto 2017 (editado) Daí não se vê. São os montes para o lado das serras, veem-se da baixa e de Santa Clara. No miradouro do Vale do Inferno (olha a ironia...), então, é uma vista impressionante. Eu vivo perto do Miradouro e é no mínimo assustadora a vista. Que arrepiante. Editado 12 Agosto 2017 por marte Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 12 Agosto 2017 Calculei que fossem abastecer-se aí. Eles andaram a combater as chamas aqui na minha zona. A cena em Torres do Mondego está pior, a m*rda das chamas parecem lagartas de fogo a mover-se na escuridão. isso ao certo é um pouco antes da praia fluvial de quem vai de coimbra certo? não conheço bem essa zona...tem muitas casas? Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 12 Agosto 2017 Sim, é nessa zona. Tem umas povoações dispersas pelos montes, não faço ideia se estão ameaçadas pelas chamas. Espero que não, mas o cenário não é bonito. Compartilhar este post Link para o post