Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sumudica by Night

Incêndio Pedrogão Grande: 64 vítimas mortais confirmadas

Publicações recomendadas

em principio no fds de 22 de Julho devo passar por Pedrogão (vou a Piódão), é preciso alguma coisa ? penso que vi que alimentação está tudo cheio

Não te sobraram casacos? :mrgreen: :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

por acaso não tenho muitos

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso a ideia pode não ser parva de todo, provavelmente pouca gente se lembrou de doar roupa de inverno, e daqui a uns meses (quando ng se lembrar destas pessoas) pode fazer falta.

Compartilhar este post

Link para o post

ao agora menos vejo algum planeamento no combate. Vem aí calor a sério, passaram o dia a mover helis e aviões pequenos direito ao pinhal interior.

e já agora, o moradores de Casal de São Simão (aldeia de xisto muito gira, penso que a mais a sul de todas) decidiram arrancar os eucaliptos à volta da aldeia, um detalhe que não resolveria nada por si, mas ao mesmo tempo vão criar uma faixa de segurança com árvores abrandadoras :handclap:

que mandem fotos para lx, sempre tem mais utilidade que comissões da treta.

O primeiros a tomar uma iniciativa desse género foram os moradores de Ferraria de São João (também uma aldeia de xisto).

Compartilhar este post

Link para o post

lopes likes this.

Compartilhar este post

Link para o post

O primeiros a tomar uma iniciativa desse género foram os moradores de Ferraria de São João (também uma aldeia de xisto).

Não sabia, gosto. Devia ser tudo apoiado pelo estado, com meios mas principalmente garantindo que há apoio técnico para fazer as coisas bem feitas. Não imaginam a confusão que me faz termos broncos na TV a dizer que se resolve tudo acabando com os eucaliptos, e ver tantos engenheiros florestais e licenciados em silvicultura no desemprego ou a emigrar. Conheço até um caso de um amigo engº florestal que está no Dubai, essa terra de florestas tropicais :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei muito, faz falta ler.

Só duas correcções (num texto tão grande é muito bom):

Ao contrário dos restantes países mediterrânicos, comparáveis em condições de clima, cujo número de ignições e de área ardida vem-se reduzindo nas últimas décadas, em Portugal aumentaram as ignições e aumento a área ardida. Gigantescas manchas contínuas de eucaliptos, de pinheiro, mistas e matos são a principal explicação para esta realidade. A sua expansão faz-se muito à custa do abandono rural, não quantificado devido à falta de cadastro florestal. Matos, eucaliptos e pinheiros são as componentes combustíveis mais importantes nos incêndios florestais em territórios nacionais. Se os matos são os mais combustíveis, é preciso referir que os mesmos não são plantados, pelo que o seu controlo e remoção é assumido unanimemente. Se o inflamabilidade de pinheiros e eucaliptos é muito próxima, a realidade do incêndio no eucaliptal, com características mais explosivas e projecções com um alcance impressionante (podendo projectar cascas e folhas incandescentes centenas de metros e atingindo inclusivamente quilómetros distância) revela algumas características preocupantes desta espécie.

O nosso clima não é puramente mediterrânico, até é mais atlântico em alguns parâmetros, como por exemplo a humidade relativa ou os ventos costeiros. Por isso é que o mato cresce tanto durante a primavera março-junho e cria o barril de pólvora que nos lixa uns meses depois. Comparem a % de área da Galiza em relação a espanha e a % de fogos na mesma relação na última década.

A segunda é que o pormaior do desordenamento é pouco aprofundado, e só começam a falar nele quando chega a parte dos recursos.

De resto, tudo muito bem pensado e escrito por gente que mostra que sabe do que fala: a crítica da monocultura, a diferenciação entre o pinheiro manso e o pinheiro bravo, as primeiras estimativas da enormidade de recursos que são necessários, e o alerta para as alterações climáticas que farão a situação no futuro ser mais difícil. Faltou a pedra de toque de referir que uma floresta bem ordenada e com diversidade é mais passiva em termos térmicos e de humidade relativa, ajudando a limitar as amplitudes térmicas anuais do interior que rondam os 50ºC.

É tudo muito bonito mas duvido que saia do papel.

Tu duvidas, imagina eu que leio coisas destas há 20 anos e...

Editado por Cabeça de giz

Compartilhar este post

Link para o post

A sic está a fazer o telejornal na estrada da morte em frente aos veiculos queimados não está? :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém a ver a emissãoda SIC notícias? Inferno nas aldeias de mação, e o jornalista é louco...

Compartilhar este post

Link para o post

passei o fim da tarde em casa e de mangueira na mão :mrgreen: a ver o fogo a passar e a respirar fuligem...

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

passei o fim da tarde em casa e de mangueira na mão :mrgreen: a ver o fogo a passar e a respirar fuligem...

Fdx, confesso que me faz alguma impressão como consegues viver com essa preocupação constante em ter incêndios aí tão próximos... foram vários momentos ao longo do tópico que falaste nessa situação, espero que até ao fim do Verão não apanhes sustos de maior :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Fdx, confesso que me faz alguma impressão como consegues viver com essa preocupação constante em ter incêndios aí tão próximos... foram vários momentos ao longo do tópico que falaste nessa situação, espero que até ao fim do Verão não apanhes sustos de maior :compinchas:

Infelizmente começa a ser uma hábito, já é automático (não significa que goste). Estava no trabalho e começo a ouvir um "zum zum", alguém vem ter comigo e diz "você não mora em X? há fogo". É normal as pessoas irem-se avisando por sms, w'app ou até videos, com a info do local e quem recebe vai passando palavra. Sai eu e mais uns 4, tudo a morar aqui perto.

Mas é angustiante, vou de férias 2 semanas e a meio venho a casa pelo menos 1 vez para ver se está tudo ok, etc. E por isso é que o assunto me interessa, há 20 anos que leio muito sobre fogos e floresta, documentários, etc, como muita gente do interior. Depois quando vemos a malta das grandes cidades a dar palpites, a criar comissões de inquérito, politiquices e o diabo a quatro, ficamos f*didos e a sentirmo-nos como portugueses de 2a. tanto que pela 1a vez em 20 anos estou a pensar seriamente em nem ir votar (voto 90% das vezes em branco, mas vou lá sempre).

EDIT: angústia deve estar a sentir a malta de Proença e Sertã, ontem vim do sul e depois de Santarém já se via a núvem, hoje está do mesmo tamanho. O que eu apanhei foi um fogacho de 4h, nem sei se chegou a arder 1 hectare.

Compartilhar este post

Link para o post

E pelos vistos, a proteção civil voltou a meter a pata na poça. Desta vez no Algarve, ao que parece.

Compartilhar este post

Link para o post

Sei que é a politica mas não sei como é que se consegue fazê-la com gente que morreu no pior dos cenários. Se depois dos falsos suicidios ainda são capazes de fazer isto criando confusão com o numero de mortos...

Enfim, que encontrem Cérbero à porta do inferno quando lá chegarem. Amen.

Compartilhar este post

Link para o post

o número de morto é BEM mais alto. Mete-me nojo o aproveitamento como me mete nojo (ainda mais) o encobrimento protegido pelos média.

Compartilhar este post

Link para o post

eu acho giro que todos os anos temos incêndios graves. todos os anos pessoas perdem tudo. e todos os anos tudo se mantém. com tanto doutor e engenheiro não um filho da p*ta de um politico neste país que pare um bocadinho para pensar nisto?

Compartilhar este post

Link para o post

o número de morto é BEM mais alto. Mete-me nojo o aproveitamento como me mete nojo (ainda mais) o encobrimento protegido pelos média.

Os media? Não ligaste as TVs hoje pois não? Não brinques. Se isto é encobrir :lol:

Eu não meto as mãos no fogo, mas é muito grave afirmar que o numero de mortos não é o divulgado. A oposição sabia que o governo nunca podia divulgar o que quer que fosse e por isso criou este circo. A resposta seria sempre, não mostramos, e por isso benéfica.

E a fonte para o numero de mortos ser BEM maior é uma empresária. Que contradiz o MP. Depois um coveiro. E depois um habitante não sei de onde. Um disse 80. O outro já disse 90 e tal e já se fala em centenas :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Os media? Não ligaste as TVs hoje pois não? Não brinques. Se isto é encobrir :lol:

Eu não meto as mãos no fogo, mas é muito grave afirmar que o numero de mortos não é o divulgado. A oposição sabia que o governo nunca podia divulgar o que quer que fosse e por isso criou este circo. A resposta seria sempre, não mostramos, e por isso benéfica.

E a fonte para o numero de mortos ser BEM maior é uma empresária. Que contradiz o MP. Depois um coveiro. E depois um habitante não sei de onde. Um disse 80. O outro já disse 90 e tal e já se fala em centenas :lol:

podes meter os :lol: que quiseres, faço copy paste ganho na boa 8-)

como disse antes, por causa destas politiquices e jogos de m*rda é que nos sentimos tugas de 2a. são mais, são bastante mais e não se soube hoje, já sabemos há umas semanas. o menor número que se confirma em várias fontes é 81. maybe a informação chegou agora a lx, e a alguém com acesso aos jornais. mas isso não é um país nem uma comunicação social minimamente decente.

mas divirtam-se aí a discutir se é o partido da cor ou o odiado que tem razão, se imaginassem o que isso faz aos 10% do país que são os provincianos do interior... quando chegas ao café da aldeia e vês uma senhora a chorar quando começa a ouvir um político na tv, algo está profundamente errado na base do sistema da pseudo-democracia em que nos obrigam a viver. com tanta lágrima, já ferve.

Compartilhar este post

Link para o post

eu acho giro que todos os anos temos incêndios graves. todos os anos pessoas perdem tudo. e todos os anos tudo se mantém. com tanto doutor e engenheiro não um filho da p*ta de um politico neste país que pare um bocadinho para pensar nisto?

O problema é que apesar do politicamente correto "vamos apostar na prevenção", isso funciona na saúde mas nos incêndios não é assim tão imediato. Estamos a falar de milhares de milhões de euros, para 70% da área do país mas que não chega a eleger 20% dos deputados. Portanto há que fazer conversa da treta, joguinhos e comissões que há-de passar. Deja vú :facepalm:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...