Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sumudica by Night

Incêndio Pedrogão Grande: 64 vítimas mortais confirmadas

Publicações recomendadas

Aldeias cercadas, 20 feridos e dois desaparecidos em incêndio de Pedrógão Grande

Falta de electricidade e de comunicações preocupa população, que vê o vento forte a dificultar o combate às chamas. Autarca diz que há aldeias "em muito perigo, completamente cercadas".

Não há mortos confirmados nesta altura. Mas há 20 feridos, entre bombeiros e civis, confirmou o secretário de Estado da Administração Interna Jorge Gomes na noite deste sábado. São as consequências de um incêndio que lavra no concelho de Pedrógão Grande desde as 14h.

Dos 14 civis feridos dez estão em estado grave, segundo o governante. E há duas pessoas desaparecidas, afirmou aos jornalistas pelas 23h30. "Estas ainda carecem de confirmação", explicou. Entre os seis bombeiros feridos, "cinco foram evacuados", disse ainda Jorge Gomes que se encontra no local.

"Foi criado um posto do INEM no centro de saúde para poder socorrer quem for preciso. Temos quatro frentes activas, três das quais com uma violência muito grande" e "há localidades afectadas que ainda não conseguimos determinar porque não se consegue entrar nem na floresta nem nos caminhos para as aldeias".

Poucas horas antes, o presidente da câmara municipal, Valdemar Alves, dizia que havia aldeias "em muito perigo, completamente cercadas" e que queixava-se de alta de bombeiros no combate às chamas.

O incêndio já passou para o concelho de Figueiró dos Vinhos, também no distrito de Leiria, e diversos carros de bombeiros foram destruídos pelo fogo. Alguns populares foram mesmo obrigados a abandonar as casas em zonas mais remotas.

Segundo a SIC Notícias, o Presidente da República também está a caminho de Pedrógão Grande para se inteirar da situação.

Este incêndio, de acordo com a página da Protecção Civil, mobilizava (às 21h) 264 bombeiros, dois meios aéreos e 83 viaturas. O fogo começou nos Escalos Fundeiros, no norte do distrito, e já obrigou ao corte do Itinerário Complementar 8, bastante a sul do início do incêndio.

A ausência de electricidade e de comunicações está a preocupar a população, que à lusa disse ver o vento forte a tornar-se adversário no combate às chamas. "Estamos a tentar evacuar aldeias completamente cercadas e em muito perigo", sublinhou Valdemar Alves, referindo que as zonas mais afectadas são as de Mosteiro, Vila Facaia, Coelhal, Escalos Cimeiros, Regadas e Graça.

O autarca defende que o número de bombeiros a combater as chamas é "insuficiente". "É impossível acudirmos a todas as aldeias. Estamos a todo o custo a ver se nos chegam bombeiros de Lisboa", realçou o presidente da Câmara, visivelmente abalado, descrevendo a situação como "bastante dramática".

"Não tenho ideia de ter uma situação como esta em Pedrógão Grande. O fogo esteve às portas da vila, a 50 metros", disse, frisando que na localidade temeu-se o pior.

“Estou muito assustada e não me recordo de algum incêndio semelhante nos últimos 10 anos”, disse à Lusa uma moradora de Atalaia Fundeira. Às 19h30, em Pedrógão Grande, era praticamente de noite, tal o fumo que pairava pelo ar.

“Temos muito medo que o fogo venha por aí abaixo e nos atinja”, disse também Palmira Coelho, outra moradora, antes de se refugiar em casa para proteger os seus bens.

De acordo com um responsável da Protecção Civil, havia pelas 21h40 um total de 24 incêndios em curso em vários pontos do país, mais nove em fase de resolução e 51 em fase de conclusão. Um incêndio em resolução significa, de acordo com a Protecção Civil, que não há perigo de propagação além do perímetro já atingido. Um fogo em conclusão é um incêndio extinto com pequenos focos de combustão dentro do perímetro atingido.

Público

19 mortos confirmados.

Editado por Sumudica by Night

Compartilhar este post

Link para o post

O Secretário de Estado acabou de confirmar, 19 civis mortos. 16 desses morreram dentro dos carros, quando foram apanhados pelo fogo. 3 por inalação de fumo.

Compartilhar este post

Link para o post

Que números surreais. Quando estava a ver o desenrolar do incêndio nas notícias da tarde as vitimas mortais eram inimagináveis. Que tragédia. :(

Compartilhar este post

Link para o post

Uma situação trágica. :( Que descansem em paz os que partiram e que recuperem rapidamente os feridos.

Compartilhar este post

Link para o post

Que horror. Não tenho memória de um número assim de vítimas mortais num incêndio em Portugal.

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda o ano passado o estado se propôs a uma série de medidas urgentes para evitar estas m*rda porque estava tudo mal pensado e este ano isto.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o que é que aconteceu? Os carros tavam la parados?

Compartilhar este post

Link para o post

Enfim. Já começou o mesmo filme dos outros anos. Nunca há hipótese de viver um ano descansado para aqueles lados.

Um primo meu trabalha num Hotel em Pedrogrão Grande, tenho que ver se falo com ele.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei o que aconteceu, mas estou chocado.

Inimaginável, completamente inaceitável poder acontecer isto. 16 vitimas em carros? sem palavras.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o que é que aconteceu? Os carros tavam la parados?

Devem ter sido apanhados e cercados pelo incêndio de surpresa.

Compartilhar este post

Link para o post

Devem ter sido apanhados e cercados pelo incêndio de surpresa.

Mas tavam la parados? Se estavam, tavam a fazer o que , a ver o espetaculo?

Compartilhar este post

Link para o post

Provavelmente a circular, suponho eu. Se a estrada não estivesse cortada ao transito...

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que estavam a tentar fugir e ficaram presos na estrada. Isto está a passar-se mesmo aqui ao lado de casa (uns 20 km vá), estou com o coração nas mãos. Conheço imenso pessoal de Figueiró, nem posso pensar nisso...

Compartilhar este post

Link para o post

Provavelmente a circular, suponho eu. Se a estrada estivesse cortada ao transito...

Editado por porto264

Compartilhar este post

Link para o post

mas de qualquer forma daria para andar na estrada nem que fosse dar meia volta e voltar para trás

terão sido apanhado por que? pelo calor que as chamas geram no carro ou outro coisa? isto é a estrada por si não arde portanto para serem apanhados pelas chamas outras coisas estão envolvidas..alguem sabe explicar como?

Editado por lordbifana

Compartilhar este post

Link para o post

Os carros arderam completamente. Situação que acaba por ser normal, com o enorme vento que ficou, chamas dos dois lados da estrada e os carros são um combustível por si só.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...