leugim Publicado 18 Junho 2017 Para além da aluvião de 2010, que me afetou diretamente, não tenho memória de uma tragédia desta dimensão. Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 18 Junho 2017 No ano passado, em Agosto, andou um incêndio do crl nesta zona. Eu ia no autocarro para a terra dos meus avós e parou em Pedrogão Grande (se não estou enganado) e estava um inferno. Nem consigo imaginar este incêndio. Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 18 Junho 2017 (editado) Para além da aluvião de 2010, que me afetou diretamente, não tenho memória de uma tragédia desta dimensão. os incendios de 2003 e 2005 embora não tenha presente o nº de vitimas mortais tb foram bastante grandes e graves como é que alguém ( Jaime Marta Soares ) é capaz de dizer que não falhou nada neste caso? é isso, continuem a por as culpas no vento e no calor e não façam nada Editado 18 Junho 2017 por lordbifana Compartilhar este post Link para o post
Carson Wentz Publicado 18 Junho 2017 os incendios de 2003 e 2005 embora não tenha presente o nº de vitimas mortais tb foram bastante grandes e graves Em 2003 morreram 21 pessoas, mas penso que não tudo de uma assentada só como hoje. Compartilhar este post Link para o post
fns Publicado 18 Junho 2017 O António Costa confirmou que já subiu para 24 vitimas mortais e que ainda não é o número final. Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 18 Junho 2017 Em 2003 morreram 21 pessoas, mas penso que não tudo de uma assentada só como hoje. sim sim estava a falar no geral tb me lembro da queda da ponte em entre-os-rios onde morreram 59pessoas Compartilhar este post Link para o post
fornix Publicado 18 Junho 2017 (editado) e não vair ficar por aqui. Há muitas pequenas povoações isoladas e cercadas pelas chamas, acessos horriveis, estradas que não foram cortadas a tempo. É todo um conjunto de condições geográficas e atmosféricas horripilantes. E não esquecer durante o dia so estiveram disponiveis 2 helicopetros, e agora de noite apenas podem atuar os meios terrestes. Editado 18 Junho 2017 por fornix Compartilhar este post Link para o post
depina Publicado 18 Junho 2017 Segundo o presidente da junta, é possível que o número aumente para 40. Compartilhar este post Link para o post
fns Publicado 18 Junho 2017 Irrita-me este discurso de culpar as questões climatéricas. Sim, foram propicias para o desenvolvimento do incêndio mas não pode ser sempre a justificação. Temos de inverter a tendência e finalmente investir na prevenção. Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 18 Junho 2017 e não vair ficar por aqui. Há muitas pequenas povoações isoladas e cercadas pelas chamas, acessos horriveis, estradas que não foram cortadas a tempo. É todo um conjunto de condições geográficas e atmosféricas horripilantes. E não esquecer durante o dia so estiveram disponiveis 2 helicopetros, e agora de noite apenas podem atuar os meios terrestes. é isso que o presidente da câmara disse...provavelmente há muita gente que ficou presa em casas ou nas estradas e o número de mortos vai subir Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 18 Junho 2017 Mas já se sabe o que causou o incêndio? Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 18 Junho 2017 Mas já se sabe o que causou o incêndio? é o menos importante aqui...quer seja fogo posto quer seja natural a falta de meios, pessoal, acessos e falta de cuidado nos terrenos está sempre presente Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 18 Junho 2017 Mas já se sabe o que causou o incêndio? Trovoadas secas, supostamente. Compartilhar este post Link para o post
Carson Wentz Publicado 18 Junho 2017 Irrita-me este discurso de culpar as questões climatéricas. Sim, foram propicias para o desenvolvimento do incêndio mas não pode ser sempre a justificação. Temos de inverter a tendência e finalmente investir na prevenção. Eu concordo contigo na generalidade, há demasiado trabalho de prevenção para ser feito, todos os anos se diz a mesma coisa, mas chega-se a Setembro, Outubro, acabam-se os incêndios e ninguém mais se lembra disso até começar o flagelo outra vez no ano seguinte. Mas que raio, se houve dia em que as condições climatéricas foram mesmo um fator hoje foi um deles. Temperaturas a atingirem os 45 graus em algumas zonas do país, ainda na casa dos 30 agora de noite, pouquíssima humidade, muito vento e até trovoadas houve. Compartilhar este post Link para o post
fns Publicado 18 Junho 2017 Eu concordo contigo na generalidade, há demasiado trabalho de prevenção para ser feito, todos os anos se diz a mesma coisa, mas chega-se a Setembro, Outubro, acabam-se os incêndios e ninguém mais se lembra disso até começar o flagelo outra vez no ano seguinte. Mas que raio, se houve dia em que as condições climatéricas foram mesmo um fator hoje foi um deles. Temperaturas a atingirem os 45 graus em algumas zonas do país, ainda na casa dos 30 agora de noite, pouquíssima humidade, muito vento e até trovoadas houve. Sim, sem dúvida. Não o nego. Primeiro também gostaria de saber se não será fogo posto...A primeira conclusão que retiro em relação às condições climatéricas foi a forma como se propagou o incêndio. Acho que nunca vi algo assim. Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 18 Junho 2017 (editado) Eu concordo contigo na generalidade, há demasiado trabalho de prevenção para ser feito, todos os anos se diz a mesma coisa, mas chega-se a Setembro, Outubro, acabam-se os incêndios e ninguém mais se lembra disso até começar o flagelo outra vez no ano seguinte. Mas que raio, se houve dia em que as condições climatéricas foram mesmo um fator hoje foi um deles. Temperaturas a atingirem os 45 graus em algumas zonas do país, ainda na casa dos 30 agora de noite, pouquíssima humidade, muito vento e até trovoadas houve. mas muito se passa fora isso...por exemplonão deveria de haver qualquer árvore num Xraio duma casa ( e devia ser definido por lei )...ora bem eu vou a casa da minha avó e é só àrvores e mato literalmente colado às casas...como disse no comentário anterior há imensas coisas sempre presentes ano após ano que podem ser evitadas e assim em vez de 20factores a contribuir para isto tinhamos so um ou dois http://www.multas.pt/ate-15-de-abril-limpe-faixa-de-protecao-de-edificios-contra-incendios Editado 18 Junho 2017 por lordbifana Compartilhar este post Link para o post
fornix Publicado 18 Junho 2017 A probabilidade face ao fogo posto é elevada. Pelo que eu pude observar, eram vários focos de incêndio em localidades que ainda distavam alguns kms entre si. Compartilhar este post Link para o post
Carson Wentz Publicado 18 Junho 2017 mas muito se passa fora isso...por exemplonão deveria de haver qualquer árvore num Xraio duma casa ( e devia ser definido por lei )...ora bem eu vou a casa da minha avó e é só àrvores e mato literalmente colado às casas...como disse no comentário anterior há imensas coisas sempre presentes ano após ano que podem ser evitadas e assim em vez de 20factores a contribuir para isto tinhamos so um ou dois http://www.multas.pt/ate-15-de-abril-limpe-faixa-de-protecao-de-edificios-contra-incendios Óbvio. E já vi até coisas mais ridículas: aqui há uns quatro ou cinco anos um sujeito da minha freguesia mora ao lado de um armazém que nas traseiras tem um arvoredo enorme e mato, com ligação para um monte. Enviou carta para o dono do terreno do armazém que não é de cá, resposta zero. Ligou para a câmara a perguntar como podia agir, ligou para a GNR, toda a gente cagou e andou. Uma bela tarde entra pelo terreno dentro e começa a cortar as silvas e alguns ramos das árvores mais próximos do terreno dele. Em menos de uma hora estava lá a GNR com uma queixa de invasão de propriedade privada. Compartilhar este post Link para o post
rfss94 Publicado 18 Junho 2017 (editado) Imagens que impõem respeito. É impossível imaginar o que as pessoas estão a passar neste momento, só de ver pela TV um gajo já fica em choque. Parece que não há nenhum canal neste momento a transmitir em directo. Editado 18 Junho 2017 por rfss94 Compartilhar este post Link para o post
leugim Publicado 18 Junho 2017 A Tomar TV, canal amador, está em direto. Compartilhar este post Link para o post
Enzo Publicado 18 Junho 2017 (editado) Eu por acaso tenho a sorte de viver num concelho em que depois do desastre que aconteceu no ano de 2003, passou a ser a própria autarquia a definir os seus próprios planos de prevenção, de combate e de ordenamento do território, e com sucesso, sendo um exemplo a nível nacional. Mas isso não acontece em todo o lado, e fala-se muito e põe-se muita coisa em papel, e tal, mas ano após ano é a desgraça que é. Não sei o que é que é preciso acontecer mais para que efectivamente se tomem medidas adequadas, e principalmente, se faça investimento sério. É óbvio que as condições climatéricas de hoje foram decisivas, mas é a primeira vez que isto se faz sentir? Não há dias assim quase todos os anos? E já agora é incrível a maneira como os nossos governantes ano após ano, década após década foram negligenciando cada vez mais o interior, estavam à espera do quê? Foi-se praticamente promovendo o abandono total de terrenos de cultivo, permitiu-se a plantação desmesurada de eucaliptos motivada pela ganância, a manutenção inexistente dos caminhos florestais, e só para citar algumas coisas. O que é que uma pessoa numa daquelas aldeias pensa numa situação destas? Há gente que vive completamente esquecida, que só é português para pagar impostos e pouco mais, é triste mas é verdade. A Tomar TV, canal amador, está em direto. Não é o mesmo incêndio. esse é em Ferreira de Zêzere se não estou em erro. Editado 18 Junho 2017 por Enzo Compartilhar este post Link para o post
Resende93 Publicado 18 Junho 2017 p*ta de palhaçada Isto não é normal, é claro que agora vão culpar os atrasados mentais dos incendiários, as condições climatéricas e mil e uma m*rda e ninguém consegue ver a big picture que é a falta de meios, a falta de aviões, falta de bombeiros, falta de meios para os bombeiros, falta de limpeza das matas, falta de prevenção . falta de investimento têm de haver responsáveis, tem de haver gente, sobretudo no ministério da admnistração interna que explique o que se passou aqui porque o ano passado, Portugal representou metade da área ardida na europa inteira e este ano num incêndio já morreram 24 pessoas and counting Compartilhar este post Link para o post