Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sumudica by Night

Incêndio Pedrogão Grande: 64 vítimas mortais confirmadas

Publicações recomendadas

Isto está a mexer demasiado comigo, apesar de não conhecer ninguém ali da zona é um sitio onde passo todos os anos quando vou para a terra dos meus avós. Ainda no ano passado andou lá um fogo de grandes dimensões e parei em Pedrogão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera e estava um inferno. Nem consigo imaginar o que se passou neste incêndio. Os fogos é algo que me mete um medo inacreditável, em 2005 estava na aldeia dos meus avós materno, quando em poucas horas atearam um incêndio e acabou por cercar a aldeia, sem mortes felizmente, e foi algo que me marcou. Em 2013 (2014), voltou a passar lá um outro incêndio que este a poucos metros da nossa casa lá, e por muito pouco que não apanhava a casa. Neste incêndio não estava ninguém lá.

O que me assusta é que na aldeia dos meus avós paternos está tudo verde, uma mata brutal que chega quase dentro da povoação. No ano passado, andei lá com o meu pai, por caminhos que ninguém deve passar à uma eternidade e é assustador a quantidade de mata por limpar. É combustível em enormes quantidades, e borro-me todo de pensar no que poderia acontecer se deflagrasse um incêndio lá. A grande valia, é que no verão, é habito fechar a ribeira para fazer uma piscina.

E esta situação é igual no resto do país.

Compartilhar este post

Link para o post

O meu pai tem um amigo nos GIPS que disse que o incêndio ao pé de Avelar está difícil de controlar. A uns meros kms de minha casa. Meanwhile, ainda só vi um helicóptero, não sei se há mais ou não mas parece-me manifestamente pouco.

Prepara-te para o caso de ser preciso saíres daí. Tem monte aí perto?

Compartilhar este post

Link para o post

Prepara-te para o caso de ser preciso saíres daí. Tem monte aí perto?

Já estou mais ou menos mentalizado, caso seja necessário.

Compartilhar este post

Link para o post

Diz-se (não sei se é verdade ou não), que a maioria das vítimas no IC8 seriam "mirones".

Compartilhar este post

Link para o post

O meu pai tem um amigo nos GIPS que disse que o incêndio ao pé de Avelar está difícil de controlar. A uns meros kms de minha casa. Meanwhile, ainda só vi um helicóptero, não sei se há mais ou não mas parece-me manifestamente pouco.

Se o Marta Soares diz que há meios suficiente, é porque há. Que otário.

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu ouvi foi que por ali perto daquela estrada há uma praia fluvial e as pessoas estavam a vir de lá e depararam-se com aquilo.

Compartilhar este post

Link para o post

Diz-se (não sei se é verdade ou não), que a maioria das vítimas no IC8 seriam "mirones".

Qual é a relevância dessa informação mesmo?! Se forem "mirones" já podem morrer à vontade, porque a culpa é deles?

Compartilhar este post

Link para o post

Se o Marta Soares diz que há meios suficiente, é porque há.

Esse senhor sabe lá o que diz.

Está-se a ver que são necessários mais meios porque a situação está dificílima de controlar.

Compartilhar este post

Link para o post

Segundo ouvi, se não houver visibilidade para se pilotar um helicóptero não o podem fazer. Não sei como está o fumo por aí, mas deverá ser uma das razões, não?

Compartilhar este post

Link para o post

Qual é a relevância dessa informação mesmo?! Se forem "mirones" já podem morrer à vontade, porque a culpa é deles?

Sim, foi exatamente isso que ele disse.

Compartilhar este post

Link para o post

Ele disse isso apenas por curiosidade ou assim

Não sei como levas logo para esses lados

Compartilhar este post

Link para o post

Mas tu viste isso escrito em algum lado? Deixa de ser parvo.

O que eu retiro desta informação é que as pessoas devem seguir as recomendações dadas pelas responsáveis máximos, de ficar nas suas zonas e não se deslocarem para os locais dos incêndios por "curiosidade".

Compartilhar este post

Link para o post

A limpeza das matas privadas, se não forem feitas pelos proprietarios dos terrenos, devia ser feita por uma entidade qualquer pública. Mais tarde penaliza-se o dono do terreno (IRS, IMI, etc).

O que eu retiro desta informação é que as pessoas devem seguir as recomendações dadas pelas responsáveis máximos, de ficar nas suas zonas e não se deslocarem para os locais dos incêndios por "curiosidade".

O que se retira dessa informação é alguém a tentar mudar a atenção das responsabilidades.

Editado por kareca

Compartilhar este post

Link para o post

Critico porque conheço duas pessoas que passaram pela estrada uns minutos antes. Filtrar a informação é importante.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é que por vezes nem os donos sabem quais são os seus terrenos, ou não estão marcados e quando passam para outros familiares (filhos) estes acabam por não saber as dimensões dos terrenos, ou nem querem saber, e ficam abandonados. A ausência de cadastro dos terrenos e quase tão grave como a não limpeza da mata. Tu nem consegues impor essas penalizações, porque 1º nem o Estado limpa as suas matas, e depois não sabes a quem pertencem os terrenos.

Compartilhar este post

Link para o post

19357515_1541412639257375_1362578108_n.jpg?oh=bd28da1c0622105039a857664f52d198&oe=59490993

Era esta a minha vista há umas horas. Infernal, mesmo. Nunca vi nada assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Fazia-nos falta uns submarinos, agora. Gastámos tanto dinheiro em prevenção, meios e material contra incêndios e agora que vem o calor nem podemos ir ver o fundo do mar. Este país sempre de pernas para o ar. É o país que temos, parece-me.

f*dasse mano, baza daí.

Editado por Mayday

Compartilhar este post

Link para o post

19357515_1541412639257375_1362578108_n.jpg?oh=bd28da1c0622105039a857664f52d198&oe=59490993

Fds :medinho:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não entendo como um velho senil como o Marta Soares é presidente destas m*rda.

A quem (ainda) está perto de zonas não controladas, que se ponha a andar. Caso sejam apanhados vão para a casa de banho e metam toalhas molhadas a tapar as portas e janelas.

Compartilhar este post

Link para o post

A ausência de cadastro dos terrenos e quase tão grave como a não limpeza da mata. Tu nem consegues impor essas penalizações, porque 1º nem o Estado limpa as suas matas, e depois não sabes a quem pertencem os terrenos.

Eu que não conheço essa realidade tomo isso por garantido, mas tem de haver essa base para a prevenção.

Compartilhar este post

Link para o post

:(

Muita força, Simeone.

Compartilhar este post

Link para o post

Segundo ouvi, se não houver visibilidade para se pilotar um helicóptero não o podem fazer. Não sei como está o fumo por aí, mas deverá ser uma das razões, não?

É mesmo por aí. Coimbra está coberta de fumo, e o cheiro é intenso. E têm que estar as janelas fechadas, por causa da cinza. Se aqui está assim...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...