Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sumudica by Night

Incêndio Pedrogão Grande: 64 vítimas mortais confirmadas

Publicações recomendadas

"Sinto necessidade de vos contar o que eu e o Rui Castro vimos, sentimos. Saímos às 2h de Gaia, chegamos às 4h a Pedrogão. Os acessos estavam todos cortados. Percorremos centenas de kms e não havia sinal de bombeiros. As pessoas estavam todas na rua. Todas. Só depois das 5h é que conseguimos andar por estradas que ainda não estavam interditas, mas com fogo por todos os lados. Conseguimos passar. Às 6h começamos a encontrar os primeiros carros incendiados. Uns atrás dos outros. Desfeitos. 6h30, já com luz do dia, descobrimos umas aldeias no meio do fumo que cega de tão denso. Começam a surgir os corpos. Não consigo descrever bem, a partir daqui, o que aconteceu. Uns atrás dos outros. Famílias inteiras no chão, carbonizadas, e não dentro dos carros como alguns jornalistas têm avançado. Casas completamente destruídas pelas chamas. "São imensos menina, mas não podemos apanhá-los, não temos autorização" disse-me um bombeiro quando lhe perguntei pelos corpos. Falei com moradores de duas aldeias com cerca de 80/100 habitantes que já não diziam coisa, com coisa. Só falavam nas pessoas desaparecidas. "Isto é o inferno na terra, meu amor" disse-me uma idosa em lágrimas. Certo é que os bombeiros nunca lá foram até agora. Muitos dos que morreram são locais, fugiam de carro quando se despistaram, explodiram, ou simplesmente sufocaram. Nunca vi nada assim. E assim, só nós RTP captamos isto."

Terrivel. Vontade de chorar.

Compartilhar este post

Link para o post
A seleção portuguesa de futebol presente na Rússia, palco da Taça das Confederações, solidarizou-se hoje com as vítimas do incêndio rural que deflagrou no sábado em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria.

"O dia em que iniciamos a participação na Taça das Confederações é igualmente um dia de grande consternação e dor para o País que orgulhosamente representamos", começa por referir o comunicado assinado por todos os elementos da comitiva lusa, em Kazan.

Mecanismo europeu de protecção civil activado:

Z3Rws23.png

Casa Real Espanhola:

K9TeJiP.png

Terrivel. Vontade de chorar.

Também achei estranho quando falaram em corpos dentro dos carros. A maioria provavelmente saiu dos carros sem saber o que fazer e foi apanhada. Isto é desolador.

Compartilhar este post

Link para o post

Também achei estranho quando falaram em corpos dentro dos carros. A maioria provavelmente saiu dos carros sem saber o que fazer e foi apanhada. Isto é desolador.

Muitos deles estavam a fugir das suas próprias casas. De carro, a pé... familias inteiras...

Editado por Mayday

Compartilhar este post

Link para o post

Esse relato que o Mayday pôs em cima é dramático e chocante. Não dá nem sequer para imaginar.

Compartilhar este post

Link para o post

Não consigo imaginar o estado caótico que aquilo deve estar neste momento, tão poucos bombeiros para tantos pedidos de ajuda é quase impossível.

Editado por Tecatito

Compartilhar este post

Link para o post

Que desgraça. :( Imaginar os últimos momentos de quem ficou preso nas chamas é desolador. Nunca pensei que um incêndio pudesse causar tantos mortos, é assustador pensar que pode acontecer algo semelhante na terra da minha família.

Prefiro passar longe dos noticiários...

Compartilhar este post

Link para o post

Nem dormi nada, está cada vez mais perto de minha casa. E 57 mortos...morreu alguém que eu conhecia, de certeza. E deve ser a morte mais cruel que existe, nem consigo imaginar.

Compartilhar este post

Link para o post

Não há palavras para tamanha tragédia. E aqui pouco adianta encontrar culpados. Somos uma tristeza a nível de prevenção, é certo, principalmente no que toca a limpeza de matas e meios de combate, mas aqui isso pouco importa. Pelos relatos que ouvi a força da natureza foi mais forte do que tudo, completamente imprevisível. E acho que se isto calha a acontecer num mês de Agosto, onde os meios de combate estão ainda mais dispersos e mais cansados a tragédia podia ter ainda proporções mais graves.

Muita força para quem ficou sem nada, para quem perdeu familiares e para quem lá anda a ajudar da forma que pode. E que isto sirva por cá para termos noção que os incêndios são de facto um perigo, quem faz disto um passatempo nos meses de verão que ganhe alguma noção do que realmente isto pode fazer.

Editado por DonSk

Compartilhar este post

Link para o post

E assim, só nós RTP captamos isto.

Mas para que é esta m*rda?

Editado por kareca

Compartilhar este post

Link para o post

Na CMTV uma avó a descobrir que o neto de 4 anos estava entre as vítimas mortais. Chocante, mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Nem dormi nada, está cada vez mais perto de minha casa. E 57 mortos...morreu alguém que eu conhecia, de certeza. E deve ser a morte mais cruel que existe, nem consigo imaginar.

Tu vai-nos dando noticias homem :c

Compartilhar este post

Link para o post

Vão haver muitas mais, ainda não cobriram nem metade do terreno. Há aldeias que arderam por completo.

Compartilhar este post

Link para o post

O meu pai tem um amigo nos GIPS que disse que o incêndio ao pé de Avelar está difícil de controlar. A uns meros kms de minha casa. Meanwhile, ainda só vi um helicóptero, não sei se há mais ou não mas parece-me manifestamente pouco.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...