Pedro-SCP Publicado 7 Agosto 2017 E ainda bem que não. Apostar na formação mas em bons jogadores, o que o Palhinha não é. Compartilhar este post Link para o post
Ace Publicado 7 Agosto 2017 Além que os mais criativos ocupam todos o corredor central à excepção do iuri. Coates e Mathieu dentro das limitações próprias da posição até são jogadores que arriscam bastante em condução como em passes verticais. Depois William, Bruno Fernandes Podence, Ruiz e o Dost. Bastava transportar um pouco desta imaginação também para os corredores e podíamos ter uma estrutura de jogo muito mais forte por ser mais imprevisível. O Iuri por não corresponder ao que o Jesus tanto gosta nos corredores, a cavalice, vai ter muitas dificuldades em ter minutos. A melhor opção para ele, com o Jesus realço, era ele vê lo como um segundo AV e lutar com o Podence pela posição Compartilhar este post Link para o post
Oblivion Publicado 7 Agosto 2017 E ainda bem que não. Apostar na formação mas em bons jogadores, o que o Palhinha não é. Então quê, a aposta na formação resume-se a dois jogadores então? Grande gabarolas. Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 7 Agosto 2017 Além que os mais criativos ocupam todos o corredor central à excepção do iuri. Coates e Mathieu dentro das limitações próprias da posição até são jogadores que arriscam bastante em condução como em passes verticais. Depois William, Bruno Fernandes Podence, Ruiz e o Dost. Bastava transportar um pouco desta imaginação também para os corredores e podíamos ter uma estrutura de jogo muito mais forte por ser mais imprevisível. O Iuri por não corresponder ao que o Jesus tanto gosta nos corredores, a cavalice, vai ter muitas dificuldades em ter minutos. A melhor opção para ele, com o Jesus realço, era ele vê lo como um segundo AV e lutar com o Podence pela posição Volta Oceano, estás perdoado... Compartilhar este post Link para o post
Oblivion Publicado 7 Agosto 2017 também foi só a primeira jornada :lol: vamos ter calma com os exageros. Já temos este treinador há 69 jornadas, já devia dar para perceber o que a casa gasta. Compartilhar este post Link para o post
Modulor Publicado 7 Agosto 2017 Até é o que ele tem mais, dêem-lhe espaço depois do 1º drible e parece um Messi. Só o páram à porrada e mesmo assim é preciso que ele vá devagar. Ele não têm é capacidade de decisão (ou definição como dizem os jornaliscos) para saber o que fazer quando passa o 1º e tem outro logo em cima. Mesmo por isso tem a ganhar com os movimentos interiores, colocam-no em posições que depois de passar o 1º só há o redes. Aí ele faz o que sabe, chuta rápido, de instinto e à primeira, só isso vale meio golo. Aliás, ninguém referiu o 2º golo por ter pouca espectacularidade, mas é uma obra de arte que me fez lembrar o Klinsman (desculpem a heresia :mrgreen: ) Meh, isso é troca de palavras. Como tu dizes, o Gelson apertado e sem espaço depois de passar por um acaba por não fazer mais nada que fugir pa linha. Um jogador criativo está a passar pelo primeiro já com uma clara ideia do que vai fazer antes de chegar o segundo. O Gelson é ginga e instinto. Não tem grande imaginação no seu jogo, no sentido criativo. Por outro lado tem técnica e execução para, se lhe derem um milimetro, fazer uma cabaça de qualquer tipo que se ponha à frente dele. Mas isso para mim não é ser criativo. No máximo define-o como um jogador imprevisível, mas por culpa da sua qualidade/velocidade de execução que lhe dá sempre duas ou três maneiras diferentes de abordar o 1x1. Atenção que não o estou a criticar. É o tipo de jogador que ele é, e cada vez está a ficar melhor. Claro que com uma pitadinha a mais aqui e ali... Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 7 Agosto 2017 Não vejo problema nenhum nisso. Muito pelo contrário. Faz lá a lista dos jogadores de top que sairam da formação em PT e com que idade foram lançados a sério. Depois se isso não te convencer faz a lista das pseudo promessas lançadas aos 18 anos que deram em flop. Se formos por aí, o único jogador a sair da formação em PT e que realmente deu jogador TOP foi o Ronaldo. É que entre gajos que foram aposta com 18 anos e deram flop e gajos que foram aposta com 22 e foram flop depois os números devem estar ela por ela. Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 7 Agosto 2017 Meh, isso é troca de palavras. Como tu dizes, o Gelson apertado e sem espaço depois de passar por um acaba por não fazer mais nada que fugir pa linha. Um jogador criativo está a passar pelo primeiro já com uma clara ideia do que vai fazer antes de chegar o segundo. O Gelson é ginga e instinto. Não tem grande imaginação no seu jogo, no sentido criativo. Por outro lado tem técnica e execução para, se lhe derem um milimetro, fazer uma cabaça de qualquer tipo que se ponha à frente dele. Mas isso para mim não é ser criativo. No máximo define-o como um jogador imprevisível, mas por culpa da sua qualidade/velocidade de execução que lhe dá sempre duas ou três maneiras diferentes de abordar o 1x1. Atenção que não o estou a criticar. É o tipo de jogador que ele é, e cada vez está a ficar melhor. Claro que com uma pitadinha a mais aqui e ali... Yup. Acho que vocês estão a chamar criatividade ao que eu chamo decisão / definição. E a chamar capacidade de drible ao que eu chamo criatividade. Fds, tou velho, vou voltar para o lar que lá todos me entendem 8-) Compartilhar este post Link para o post
Longineu Publicado 7 Agosto 2017 Se formos por aí, o único jogador a sair da formação em PT e que realmente deu jogador TOP foi o Ronaldo. É que entre gajos que foram aposta com 18 anos e deram flop e gajos que foram aposta com 22 e foram flop depois os números devem estar ela por ela. E o Figo crl. Compartilhar este post Link para o post
Modulor Publicado 7 Agosto 2017 Yup. Acho que vocês estão a chamar criatividade ao que eu chamo decisão / definição. E a chamar capacidade de drible ao que eu chamo criatividade. Fds, tou velho, vou voltar para o lar que lá todos me entendem 8-) Ah ok, então afinal estamos todos de acordo :mrgreen: E deixa-te estar mais um pouco pa, a época ainda agora arrancou :rock: Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 7 Agosto 2017 Se formos por aí, o único jogador a sair da formação em PT e que realmente deu jogador TOP foi o Ronaldo. É que entre gajos que foram aposta com 18 anos e deram flop e gajos que foram aposta com 22 e foram flop depois os números devem estar ela por ela. Eu não estou a dizer que uma lista é maior que a outra. Estou a dizer que é normal um jogador da formação explodir aos 20-21 anos, pelo que o atraso não é crítico se acontecer aos 22-23 (Vamos ter que esperar um pouco mais pelo Palhinha :mrgreen: ). E o Figo crl. vai lá ver quantos jogos o Figo fez com 18 anos. Com 19 fez zero, e com 20 deixou de ser suplente do Capucho quase quando o Sir Rob foi despedido. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 7 Agosto 2017 Não vejo problema nenhum nisso. Muito pelo contrário. Faz lá a lista dos jogadores de top que sairam da formação em PT e com que idade foram lançados a sério. Depois se isso não te convencer faz a lista das pseudo promessas lançadas aos 18 anos que deram em flop. Pegando na equipa que fez a meia-final contra o Chile na Taça das Confederações (e contando a idade com que foram aposta a sério, não os empréstimos): Rui -19 anos Cedric - 20 anos no Sporting (após empréstimo na Briosa) Fonte - 20 anos no Felgueiras (após dispensa do Sporting) e 25 anos no Crystal Palace (após mais uma série de empréstimos pelo Benfica) Bruno Alves - 25 anos no Porto (após uma série de empréstimos onde foi sendo bem sucedido) Eliseu - 19 anos no Belenenses William - 21 anos no Sporting (após empréstimo ao Brugge) Adrien - 23 anos no Sporting (embora tenha sido titular em vários jogos entre os 18 e os 20 anos) André Gomes - 19 anos Bernardo Silva - 19 anos (20 se contarmos que o seu lançamento ocorreu no Mónaco pelos motivos que todos sabemos) André Silva - 20 anos Cristiano - 17 anos Se olhares para os suplentes mais utilizados: Gelson Martins - 20 anos Moutinho - 18 anos Nani - 19 anos Pepe - 19 anos Danilo - 20 anos no Roda (não sei se emprestado por alguém) Quaresma - 18 anos Além de quase todos eles terem sido lançados bem mais jovens do que Podence ou Iuri, nota-se que os que passaram mais tempo em empréstimos (Bruno Alves, Fonte e Adrien) saíram prejudicados com isso. O Fonte, em especial, acabou por só se revelar quando deixou de andar a rodar em empréstimos aleatórios e se tornou aposta regular num clube específico. O Bruno Alves e o Adrien demonstravam tanta qualidade nos empréstimos em que andaram que a sua afirmação poderia ter sido feita bem antes nos clubes de origem. Isto só serve para corroborar aquilo que deixei implícito no outro post: a aposta na formação faz-se entre os 18/19 e os 21, conforme a maturidade e qualidade de cada jogador. Apostar neles aos 22 ou 23 anos não é 'apostar na formação', bem pelo contrário, é apenas adiar a afirmação de jovens talentos que, por essa altura, já deveriam estar integrados na equipa, não a procurar o seu espaço numa idade tão tardia. Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 7 Agosto 2017 O Podence por exemplo leva um ano de atraso na sua integração na equipa. Já o ano passado devia ter sido aposta depois da pré-época que fez. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 7 Agosto 2017 Por acaso nem tava a falar do Palhinha mas sim do Tobias, nesse caso são 4. Se acham que um plantel em que, por enquanto, temos quase uma dezena de jogadores da formação, sendo que todos menos o Patricio (e talvez o Adrien, vá) foram só aposta do BdC, ainda com casos de jogadores da formação a saírem durante a sua direção por grandes valores, não mostra aposta na formação, estão a atirar areia para os próprios olhos. E btw, relativamente ao post sobre a idade dos jogadores: o Adrien antes do empréstimo na Académica era banal. Tão banal que mesmo depois disso aqui no fórum diziam que ele não valia um chavelho. Compartilhar este post Link para o post
Fajo Publicado 7 Agosto 2017 Fds Fajo :lol: E argumentar? É que até os jornais falam nisso, e as pessoas com quem estava diziam a mesma coisa. É bom que comece a marcar golos o senhor pinheiro. Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 7 Agosto 2017 Isto só serve para corroborar aquilo que deixei implícito no outro post: a aposta na formação faz-se entre os 18/19 e os 21, conforme a maturidade e qualidade de cada jogador. Apostar neles aos 22 ou 23 anos não é 'apostar na formação', bem pelo contrário, é apenas adiar a afirmação de jovens talentos que, por essa altura, já deveriam estar integrados na equipa, não a procurar o seu espaço numa idade tão tardia. Continua a não me parecer crítico a diferença dos 20-21 (tira o CR por motivos óbvios e o Eliseu... porque sim) para os 22-23. São no máximo 2 épocas. E se fizeres a mesma análise para as gerações anteriores vai bater no mesmo. A única coisa que me enerva é meter no percurso "normal" quem tem qualidade e maturidade para ser aposta aos 18. Mas essa conversa é outra. E btw, relativamente ao post sobre a idade dos jogadores: o Adrien antes do empréstimo na Académica era banal. Tão banal que mesmo depois disso aqui no fórum diziam que ele não valia um chavelho. No 1º ano de Sporting o discurso era o mesmo. The point, é que a ideia antiga e formatada que um jogador tem que ser lançado aos 18-20 anos, que o pico da carreira é dos 24 aos 28 e que aos 31 está velho está desajustada da realidade, e cada vez vai ficar mais desajustada. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 7 Agosto 2017 Continua a não me parecer crítico a diferença dos 20-21 (tira o CR por motivos óbvios e o Eliseu... porque sim) para os 22-23. São no máximo 2 épocas. E se fizeres a mesma análise para as gerações anteriores vai bater no mesmo. A única coisa que me enerva é meter no percurso "normal" quem tem qualidade e maturidade para ser aposta aos 18. Mas essa conversa é outra. Com isso concordo a 100%, e acho que o JJ não tem olho para o talento de alguns jogadores. O que não invalida a aposta na formação, só que não nos jogadores mais talentosos. O Gelson, por exemplo, não era nada de especial antes de chegar às mãos do JJ, e o Semedo também rendeu muito naquela ultima metade de época, sendo que antes também era muito mal visto. Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 7 Agosto 2017 Com isso concordo a 100%, e acho que o JJ não tem olho para o talento de alguns jogadores. O que não invalida a aposta na formação, só que não nos jogadores mais talentosos. O Gelson, por exemplo, não era nada de especial antes de chegar às mãos do JJ, e o Semedo também rendeu muito naquela ultima metade de época, sendo que antes também era muito mal visto. Não sei se é não ter olho, se é preparar um esquema táctico com o que acha que o plantel vale e não ter flexibilidade para o mudar por causa de um jogador. às vezes acho que se lhe dessem um Messi em Janeiro, o coitado ia aquecer o banco 6 meses e depois era titularíssimo a partir da época seguinte, Compartilhar este post Link para o post
Jardel_ Publicado 7 Agosto 2017 E argumentar? É que até os jornais falam nisso, e as pessoas com quem estava diziam a mesma coisa. É bom que comece a marcar golos o senhor pinheiro. Pinheiro :heart: Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 7 Agosto 2017 Continua a não me parecer crítico a diferença dos 20-21 (tira o CR por motivos óbvios e o Eliseu... porque sim) para os 22-23. São no máximo 2 épocas. E se fizeres a mesma análise para as gerações anteriores vai bater no mesmo. A única coisa que me enerva é meter no percurso "normal" quem tem qualidade e maturidade para ser aposta aos 18. Mas essa conversa é outra. Já para mim é uma diferença crítica. É a diferença entre apostar na formação ou apostar em jogadores feitos. Um jogador de futebol aos 23 anos já não é um miúdo. Fazê-los rodar até aos 23, 24 ou 25 anos (como no caso do Bruno Alves) é esperar para ver se eles são ou não jogadores e depois sim, investir neles. No produto já feito, por outros e não por nós. O que não tem mal algum se funcionar, mas isso já não é 'aposta na formação'. É mandar os putos para fora quando saem dos nossos escalões de formação e trazê-los de volta se revelarem qualidade ao fim de alguns anos. Aposta na formação é o que faz o Ajax, que os integram na equipa principal após completarem os escalões de formação. Se os andamos a emprestar anos a fio para depois os trazer de volta quando já nem idade para jogar nos sub 21 têm... Compartilhar este post Link para o post
Modulor Publicado 7 Agosto 2017 O Fajo com o Dost está como aquele user do "Como conquistar" e as perguntas engraçadas. Quanto mais lhe derem atenção mais ele abusa do brinquedo... Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 8 Agosto 2017 (editado) Já agora, só um aparte. Os bilhetes para a Champions são colocados à venda hoje e o site foi abaixo :lol: Supostamente estarão disponíveis no site a partir das 10h. Editado 8 Agosto 2017 por Black Hawk Compartilhar este post Link para o post
1906 Publicado 8 Agosto 2017 E argumentar? É que até os jornais falam nisso, e as pessoas com quem estava diziam a mesma coisa. É bom que comece a marcar golos o senhor pinheiro. Mesmo que marque estás cá sempre batido a mandar vir, é indiferente. Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 8 Agosto 2017 Por acaso nem tava a falar do Palhinha mas sim do Tobias, nesse caso são 4. Se acham que um plantel em que, por enquanto, temos quase uma dezena de jogadores da formação, sendo que todos menos o Patricio (e talvez o Adrien, vá) foram só aposta do BdC, ainda com casos de jogadores da formação a saírem durante a sua direção por grandes valores, não mostra aposta na formação, estão a atirar areia para os próprios olhos. E btw, relativamente ao post sobre a idade dos jogadores: o Adrien antes do empréstimo na Académica era banal. Tão banal que mesmo depois disso aqui no fórum diziam que ele não valia um chavelho. Quem foram os jogadores da formação a saírem por grandes valores ? Tivemos o João Mário e o negócio do Semedo que rendeu 14M. O Bruma saiu por 10M fruto dos acontecimentos e incompatibilidades entre agentes sendo que entretanto foi vendido por 13M. O Ilori foi vendido por 7M e o Dier por 5M. Eu não vejo onde estão os grandes valores e muito menos a aposta na formação. Se é para falar de números, falamos de números. O Sporting tem neste momento 8 jogadores da formação do plantel, sendo que desses 8 na primeira convocatória estiveram 6 na convocatória (Palhinha e Iuri de fora). Desses 6, 4 foram titulares sendo que apenas 2 apareceram no periodo da direção do Bruno de Carvalho (William e Gelson). Dos 2 que ficaram no banco apenas 1 entrou. Desde que o BdC é presidente, o Sporting contratou 52 jogadores. São eles: Vitor Silva, Gerson Magrão, Shikabala, Slimani, Mauricio, Jefferson, Montero, Heldon, Ewerton, Tanaka, Sarr, Rosell, Paulo Oliveira, Nani, Slavchev, Jonathan Silva, Gauld, Ciani, João Pereira, Bruno Cesar, Aquilani, Jug, Schelotto, Barcos, Zeegelaar, Coates, Bryan Ruiz, Naldo, Teo, Beto, Meli, Douglas, André, Petrovic, Spalvis, Castaignos, Elias, Alan Ruiz, Bas Dost, Campbell, Markovic, Doumbia, Battaglia, Coentrão, Mathieu, André Pinto, Salin, Matheus, Piccini, Bruno Fernandes, Acunã, Ristovski. Durante esse mesmo período, jogadores da formação do Sporting que fizeram parte do plantel principal foram 12. Foi o Wilson Eduardo, William Carvalho, Mané, Esgaio, Tobias, João Mário, Matheus, Semedo, Gelson, Palhinha, Podence e ao que tudo indica Iuri. Destes 12 jogadores, o Sporting mantém no seu plantel 5. O Wilson foi despachado, o Mané emprestado, o Esgaio usado como moeda de troca no negócio de um argenino para o meio-campo, o Tobias é quarta opção, o Matheus foi emprestado, o Gelson é uma aposta ganha, o Palhinha está a fazer número e o Podence é a alternativa ao segundo avançado quando isso devia ter sido feito o ano passado e este ano já devia ser titular. O Iuri para já é uma incógnita quanto ao seu futuro. Sobram o William e o João Mário que se tornaram jogadores de top mundial. Portanto, o Sporting em 5 anos de BdC apostou em 12 jogadores da formação, sendo que desses 12 apenas 4 foram opções para a titularidade. E é aqui que algo está mal, ou temos de facto a melhor formação do mundo e a trabalhamos como ninguém, ou não apostamos assim tanto como se diz. Eu acho curto, demasiado curto para a realidade de um clube como o Sporting que todos os anos teima em fazer no minimo uma contratação desnecessária que podia ser colmatada com alguém da formação, que é o que acaba por acontecer no futuro. E argumentar? É que até os jornais falam nisso, e as pessoas com quem estava diziam a mesma coisa. É bom que comece a marcar golos o senhor pinheiro. Argumentar o quê? Vale mesmo a pena falar sobre este assunto com alguém com a mente formatada devido a fisionomia de um certo tipo de jogador ? Está ao alcance de observação de toda a gente que o Bas Dost não é um pinheiro mas tu teimas nessa ideia peregrina de que ele só está em campo para as meter lá dentro. E como é óbvio tem sempre a sua piada ver-te com a mesma lenga-lenga de sempre quando o rapaz não marca golo mesmo que a presença dele no onze seja importante para a manobra ofensiva da equipa. Eu gosto de ti, mas o teu ódio ao rapaz tem piada, e tem ainda mais piada por ser completamente injusto e sem razão nenhuma. Compartilhar este post Link para o post
Jardel_ Publicado 8 Agosto 2017 Tem quase 2 metros -> é pinheiro Compartilhar este post Link para o post