Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

O sábado da discórdia na Autoeuropa

Publicações recomendadas

Visitante

Nunca na vida, a não ser que seja um ordenado bastante alto.

As horas extra de um sábado não são "grande coisa". Se se fizer as contas, o sábado em horas extra, dependendo do ordenado base, não é melhor que estas compensações.

E, com isto, não digo que as pessoas não devam lutar pelos seus direitos. Dinheiro não é tudo.

O único exemplo que conheço de alguém que trabalha numa fábrica recebe o dia completo por trabalhar até ao meio-dia, e tenho ideia de ser "prática" habitual. De qualquer forma, só repeti o que tinha lido antes nos jornais ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu compreendo perfeitamente que os trabalhadores não queiram trabalhar aos sábados. É normal e natural. A nossa sociedade está estruturada para não se trabalhar ao fim de semana e ter que alterar hábitos assim do dia para o outro é complicado. Principalmente quando tal medida afecta marido e mulher ao mesmo tempo.

Mas esclareçam-me: neste momento os trabalhadores da AE, quando trabalham aos sábados abdicam de uma folga para trabalhar, sendo pagos com trabalho extraordinário, precisamente por isso. Com a proposta da administração deixam de fazer esse trabalho extraordinário, uma vez que em vez de folgarem ao sábado passam a folgar a um dia de semana aleatório, certo?

Portanto, no fundo, para a mesma carga de trabalho a AE paga o mesmo que pagava, com um aumento de 16%, creio. Se os trabalhadores trabalharem nas folgas continuam a receber como horas extraordinárias, correcto?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, se trabalharem na folga como até aqui, por exemplo a folga ser terça feira e trabalharem este dia, recebem as horas extra.

Compartilhar este post

Link para o post

Fdx, até podiam meter-te sinalização luminosa e neons a brilhar à noite a indicar alguma coisa e mesmo assim não a encontravas. God damn...

Porquê ?

Tu / AE até podem ter razão mas 'comer e calar' é usado quando não recebes nada ou vais ter prejuízo o que não é o caso. Mas para mim é igual

Editado por Adriano17

Compartilhar este post

Link para o post

Está na noticia que o BH meteu ai atrás, o Sábado, ao passar de um dia facultativo para um dia obrigatório, passa a deixar de ser considerado como um dia de descanso (sendo pago como horas extras) para passar a ser pago como um dia normal. Portanto, vão passar a ter menos dias de descanso e efetivamente a empresa vai ter de pagar menos aos trabalhadores, mesmo "aumentando-os"

sábado ou dia de semana, é igual. trabalhar num dia de descanso que não domingo é 50% de bonificação. Num ordenado de 1000€ um sábado rende 70€ brutos + SR.

Eu compreendo perfeitamente que os trabalhadores não queiram trabalhar aos sábados. É normal e natural. A nossa sociedade está estruturada para não se trabalhar ao fim de semana e ter que alterar hábitos assim do dia para o outro é complicado. Principalmente quando tal medida afecta marido e mulher ao mesmo tempo.

Mas esclareçam-me: neste momento os trabalhadores da AE, quando trabalham aos sábados abdicam de uma folga para trabalhar, sendo pagos com trabalho extraordinário, precisamente por isso. Com a proposta da administração deixam de fazer esse trabalho extraordinário, uma vez que em vez de folgarem ao sábado passam a folgar a um dia de semana aleatório, certo?

Portanto, no fundo, para a mesma carga de trabalho a AE paga o mesmo que pagava, com um aumento de 16%, creio. Se os trabalhadores trabalharem nas folgas continuam a receber como horas extraordinárias, correcto?

Sim. Não é aleatório mas vai variando.

Deixam de 400 e tal euros por sábado ao mês para receber 100 e tal euros pelo mesmo trabalho, se não estou em erro.

Oh dear.

Sempre me fez confusão a malta que come argumentos à colher e ainda limpa os beiços, seja para um lado ou para outro. Nem que a bonificação do sábado fosse 100%, 400€ só calhava a salários brutos acima dos 2200.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

av-35864.jpg

Aposto que é assim que muito boa gente imagina os patrões da AE :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

av-35864.jpg

Aposto que é assim que muito boa gente imagina os patrões da AE :mrgreen:

é provável, e muita gente também imagina os trabalhadores como um cartoon de comunas de boina e bigode :mrgreen:

o mais correcto é um toon que mostre alguém a receber do estado para manter uma fábrica a trabalhar.

É um negócio aguentado por subsídios mas é sustentável indirectamente, porque só no IVA dos fornecedores o estado vai buscar muito muito mais do que mete na AE. Agora em termos de sustentabilidade de negócio industrial, onde as margens são mínimas quando comparadas com a banca, retalho ou obras, do que conheço o negócio está montado de forma similar à qimonda, ou à renault de cacia (entre outros).

Pena é que em termos de análise política e económica não haja um único comentador com experiência industrial, também fruto do processo de desindustrialização que sofremos com custos de "saúde" da economia que ainda estamos a pagar / ainda vamos pagar no futuro. A classe trabalhadora está a ser conduzida no caminho do "salário mínimo para todos" que só pode ser sustentado nos serviços, daí que encontrar alguém que fale do que se passa nas fábricas (ou em alternativa na agricultura) e saiba do que está a falar é coisa rara.

Dá-me vontade de pedir ao autor da frase "a malta de lisboa que não se baixa para apanhar o cócó do cão a culpar os velhos do interior por não limparem a mata" para fazer uma sobre trabalhar na indústria :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Plot twist

Artigo do Observador e critica a empresa.

Compartilhar este post

Link para o post

Plot twist

Artigo do Observador e critica a empresa.

Olhe que não :) A ler com atenção, é sobre o início da AE.

Compartilhar este post

Link para o post

Imperialismo nazi alemão é aumentarem-me a m*rda do preço da lasanha do Lidl. pqp

Compartilhar este post

Link para o post

Imperialismo nazi alemão é aumentarem-me a m*rda do preço da lasanha do Lidl. pqp

:cry:

Compartilhar este post

Link para o post

Essa então da AE empregar 20/30% da população da Margem Sul devia dar barbaridade post do ano mas como o teu registo é de 2004 no pasa nada.

Eu nunca disse que empregada 20/30% mas entre fabricas que trabalham para enviar coisas para la, formacao, comida entre outros gostava de ver numeros se estou assim tam errado.

:lol: Quero ler mais disto, por favor.

QUeres ler mais entao ca vai:

Trabalhadores que nem o 12 ano teem a ganharem 700euros tendo em conta a realidade do pais e da margem sul e acima da media

Licenciados a serem pagos 1100 euros de entrada como e normal outra vez tendo em conta a media do pais e da margem sul e acima da media..

Acima de tudo a maioria das pessoas fora da AE sabem que quem la esta tem boa vida e por isso a maioria nem esta com eles... mas sim podem continuar a comprar a historia de que sao uns coitadinhos e que antes ganhavam 400 euros para trabalhar um sabado e agora ganham 100, porque como todos sabem a maioria das pessoas em portugal ganha normalmente 400 euros para trabalhar um sabado, ainda mais aqueles que nao teem qualquer escolaridade

Compartilhar este post

Link para o post

E o que é que interessam as médias do país e das restantes fábricas? Se o meu vizinho tiver cancro, eu não posso ficar aborrecido por ter uma constipação? Porra, se acham que ganham pouco só fazem bem é em manifestar-se. De certeza que não falta dinheiro à VW para pagar melhores salários.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, é a tal história de que se eu estou na m*rda, os outros também têm que estar. Se eles recebem acima da média, só têm é que abrir o pernil ao patronato, era só o que mais faltava eu ganhar 600 € no fim do mês e haver malta a ganhar mais 100 € ou 200 €, que reclama o que lhes está a ser proposto.

Compartilhar este post

Link para o post

É só triste.

Típico zé que mete um autocolante da Apple no vidro do carro.

Editado por kareca

Compartilhar este post

Link para o post

típica maneira de pensar tuga... se alguém não concorda com algo é invejoso ou inferior.... E claro que o mundo e todo preto w Branco... se eles se manifestam teem sempre razão... se calhar fazia bem a muita gente pensar pela própria cabeça em vez de estarem sempre a debitar aquilo que vos é incutido pelos meios de comunicação sensacionalistas.

se lerem o meu post anterior vão ver que eu disse que fazem bem em se manifestar e em lutar pelo que acham bem... no entanto não deixam de ser dos que menos razões teem para se queixar.

Compartilhar este post

Link para o post

Então isso quer dizer que neste país só tem direito a queixume quem ganha menos de 600 €, tudo o resto tem de comer e calar, porque não há razões para se queixarem, ganham acima da média e são mesquinhos. :lol: Epá, ganha um bocado de noção das barbaridades que estás a escrever. E isso inclui essa tirada brilhante dos meios de comunicação sensacionalistas, que como toda a gente tem tido oportunidade de observar, estão de braço dado com os trabalhadores e só têm desacreditado a administração da AE em todas as notícias que têm escrito.

Compartilhar este post

Link para o post

As pessoas tem todos os direitos e todas as razoes...depois quando passarem a producao para a Lituania ou qualquer Chinamarca, a CGTP da lhes direitos e razoes para alimentarem a boca dos filhos...

Curioso que estes que acham que teem razao quando toca a votar nunca passam dos 10%... :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...