Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

[UCL] Sporting 0-1 Barcelona (RF)

Publicações recomendadas

Concordo com a generalidade do comentário, mas aqui já é um bocado esticado. Acho que não é preciso pensar muito para ver a enorme diferença em termos de qualidade individual entre o Porto, o Sporting e o Barcelona.

O cerne da questao está precisamente aí, e estava à espera que alguem dissesse exatamente isso. O nosso processo ofensivo depende, na sua grande parte, da qualidade individual e construtiva dos nossos executantes, e em menor parte daquilo que o adversário nos deixa fazer. Ora se a qualidade individual é basicamente sempre a mesma (a nao ser que se mudem demasiados jogadores do 11, e rotinas, e por aí a fora...) é exigivel que o nosso processo ofensivo se mantenha +- constante (aumentando quando o adversário é mais fragil, e diminuindo quando é mais sólido). Este barcelona defensivamente não foi nenhum bicho-papão, não pôs a carne toda no assador e veio a Alvalade fazer um jogo de treino, e o nosso processo ofensivo foi inexistente.

O meu ponto é que temos jogadores que fazem muito melhor do que aquilo que fizeram ontem, independentemente de ter o Barcelona ou o Porto pela frente. Mas talvez por ser "O Barcelona" entraram acagaçados e nunca conseguiram fazer nada.

Compartilhar este post

Link para o post

A defesa do Barcelona, quanto a mim, esteve bastante bem, em particular o Umtiti, que foi provavelmente o melhor jogador em campo. Acagaçados não digo, mas houve momentos em que a equipa se descoordenou completamente, no momento de sair e onde faltou alguma precisão no momento de soltar a bola. Ora procurava a profundidade, e o jogador alvo vinha em apoio, ou acontecia o inverso, ou não entrava um passe ou uma recepção (lembro-me de dois lances na primeira parte em que se o William ou o Bruno calham a ter recebido bem a bola, já estávamos na linha de meio-campo a sair em superioridade numérica).

Compartilhar este post

Link para o post

O Bruno na 1ª parte faz um passe a virar o corredor para o Piccini com a bola no ar, de primeira (acho que foi de primeira), fdx, vim-me todo... Grande jogador!

E depois vejo o Patricio a sair no chão e o Sporting a tentar sair contra o Barça e vejo o Benfica a bater contra qualquer mija na escada da nossa liga e apetece-me logo chorar...

Compartilhar este post

Link para o post

O Bruno na 1ª parte faz um passe a virar o corredor para o Piccini com a bola no ar, de primeira (acho que foi de primeira), fdx, vim-me todo... Grande jogador!

E depois vejo o Patricio a sair no chão e o Sporting a tentar sair contra o Barça e vejo o Benfica a bater contra qualquer mija na escada da nossa liga e apetece-me logo chorar...

E tava de costas :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

dbe9691893a3096b520d9f17dc46a910.gif

Compartilhar este post

Link para o post

É isso. Foi a dois toques, mas o primeiro é uma recepção dificil. Que Deus!

O William espeta-lhe um cacau à altura do peito para o meio do campo e o gajo com toda a classe, controla e vira com ela no ar, rendonda no Piccini. :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

Vi poucas vezes o lance do Dost, mas acho que ele tomou a melhor decisão, tendo em conta que parece-me que o Umtiti vinha todo lançado para bloquear o remate. Assim o Bruno ficou só com o guarda redes pela frente, foi pena não ter conseguido desvia-la mais do guarda redes.

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente exibição da nossa parte. É nestas coisas que o JJ deixa-me maluco, faz uma preparação para um jogo destes de forma impressionante, com todos os detalhes e movimentações quase perfeitas dos jogadores. E noutras coisas...

Indiviualmente Battaglia (não, não foi apenas marcação individual ao Messi a todo o campo. Movimentação excelente, forte nas segundas bolas. Com bola nos pés não é nenhum fenómeno, mas cumpriu), William, Mathieu e Bruno. O francês então deu um show de bola, quer a defender como a atacar, que máquina.

Salientar a péssima entrada do Dost, o que com este tipo de jogo já se esperava. Trabalho de equipa é o normal, zero, agora não assumir em frente à baliza? Isso não é nada. A saída do Doumbia foi um golpe enorme para a nossa transição ofensiva, se tivesse o Podence no banco tenho quase a certeza que seria ele a entrar.

Por fim, dar os parabéns ao árbitro pela grandíssima exibição. Ontem tivemos direitos a tudo :prayer:

Esse hate :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

E só criticas o Piccini e o Battaglia, apesar do Coates ter feito um jogo horrível. E o Battaglia não estava sempre colado ao Messi, ele fez mais do que isso.

O Coates fez 45 minutos horríveis. Na primeira parte esteve bem. Mas sim, o Coates vem logo a seguir na lista.

O próprio Jesus disse que ele tinha a missão de andar em cima do Messi quando este pegasse na bola no meio-campo, e que perto da área seria o Mathieu.

Ele defensivamente fez um bom trabalho, dentro daquilo que lhe foi pedido. Mas porra, as deficiências dele com bola são demasiado óbvias para passar em claro.

Foi o que aconteceu, efectivamente. Agora, como é que eu vou elogiar alguém que, para cada coisa boa que faz sem bola, faz 2 ou 3 más com ela?

Um gajo tem passado os jogos todos a dar prayers ao Bruno, ao William e ao Mathieu porque têm jogado de forma soberba. Porque é que se vem criticar quando se faz o mesmo a um gajo que ontem fez o seu melhor jogo desde que está cá?

E oh Poeira, desculpa lá, mas elogiar um jogador como o Battaglia não é nada uma amostra da pequenez que somos nestes jogos.

Eu achei que ele fez um jogo na linha de todos os que fez por cá. Defensivamente é eficaz, ninguém lhe tira isso. Mas com bola, depois de efectivamente a recuperar, é 0, a este nível. Ontem, um dos lances mais prometedores de todo o jogo para nós estraga-se porque ele, à entrada do Piccini (ou Gelson, agora não tenho a certeza) já na área, com oportunidade para fazer golo, faz-lhe um passe...para trás. Isto nem contra o Tondela ou o Paços seria um erro aceitável. Quanto mais contra o Barcelona, onde é preciso ser-se praticamente perfeito no passe e na recepção durante 90 minutos, para se poder discutir minimamente o jogo com eles.

A pequenez está relacionada com o facto de se estar a destacar, no fundo, o trabalho de alguém que, no máximo, evitou que levássemos mais. Os elogios ao Battaglia, ao Piccini e até ao Mathieu pelo que fez defensivamente (eu, pelo menos, não o considerei o melhor da nossa parte apenas por ter estado impecável a defender, ou por ter feito um corte extraordinário ao Messi na segunda parte), para mim, são reflexo de satisfação por só termos perdido pela margem mínima. E se ainda tivéssemos forçado o Barça a puxar dos galões e a jogar ao seu melhor nível, eu até lidava bem com essa vitória moral. Até aceitava bem o orgulho no esforço da equipa (porque é o que está a acontecer aqui). Mas não me pareceu que isso tenha acontecido, de todo.

Concordo com a generalidade do comentário, mas aqui já é um bocado esticado. Acho que não é preciso pensar muito para ver a enorme diferença em termos de qualidade individual entre o Porto, o Sporting e o Barcelona.

Sinceramente, não sei o que é maior: a diferença de qualidade individual, ou a diferença de respeito e de cautela com que encaramos uma e outra equipa.

Outro dos nossos problemas é não estarmos habituados a estes patamares. Se andássemos todos os anos nisto, como o Porto, provavelmente a postura, a atitude e a confiança ontem seria ligeiramente diferente. Este tipo de jogos ainda são acontecimentos demasiado raros para nós.

Já vi algures pelas interwebz dizer-se que foi o pior em campo...

Não fosse ele e o William, e ficávamos 90 minutos apenas a servir de saco de pancada dentro de campo. Precisávamos era de mais 2 como eles, num mundo perfeito. Ou vá, mais 2 minimamente próximos daquele nível, com bola.

Dentro desse aspecto, aliás, posso dizer que gostei do Acuña ontem. O nível subiu, e ele correspondeu, mesmo debilitado fisicamente. Estava com medo que não o conseguisse.

Vi o jogo e a sensação que me deu é que o Barcelona veio displicente e o Sporting estava acagaçado.

É muito isto. E é isto que me tira do sério. O Barça, tal como o Real e o Dortmund já tinham feito cá e lá (o jogo de Madrid foi excepção), tratou-nos da mesma forma que nós tratamos um Paços em casa depois de 5 vitórias consecutivas, ou uma qualquer equipa da 2ª Liga na Taça de Portugal. Tratou-nos como uma equipa pequena, e assumiu que a vitória estava garantida. E nós não somos equipa pequena nenhuma, para nos contentarmos em perder pela margem mínima seja com quem for. Sobretudo quando, do outro lado, está um adversário a jogar sem total motivação, ou pelo menos sem aquela intensidade própria dos grandes jogos europeus.

O resultado foram 0 pontos, ontem. 0 pontos são iguais em qualquer caso, quer se perca 1-0 ou 5-0. E eu preferia ter levado 5, mas ter obrigado o Barcelona a estar no seu melhor e a respeitar por inteiro o seu adversário, do que ter perdido 1-0 contra uma equipa que chegou, jogou e saiu de cá a pensar que, se precisassem, bastava terem subido o nível para conseguirem a vitória. No caso de jogadores como o Piqué e o Busquets, então, a displicência foi quase insultuosa. Mas a culpa é do Sporting, que tem de lhes impor este respeito. Da mesma forma que o Porto o impôs ao Monaco (e se o Porto tivesse apenas sido bom sem bola, e não tivesse apresentado verdadeira qualidade quando a teve, não tinha saído do Monaco com 3 pontos), ou que o Shakhtar o impôs ao City, só para não fugir desta jornada europeia.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse hate :lol:

Fartou-se de pressionar os defesas e vir atrás buscar jogo. Foi zero, mas também dele não espero nada. Por isso é que quando o Doumbia saiu, as nossas transições puff. Com aquela dinâmica e plano de jogo ele estava completamente fora, daí dizer que tendo o Podence ele não entrava.

Faz uma análise do jogo camarada :)

Compartilhar este post

Link para o post

Vi poucas vezes o lance do Dost, mas acho que ele tomou a melhor decisão, tendo em conta que parece-me que o Umtiti vinha todo lançado para bloquear o remate. Assim o Bruno ficou só com o guarda redes pela frente, foi pena não ter conseguido desvia-la mais do guarda redes.

Tenho exactamente a mesma opinião. O Dost nesse lance tem a pressão de um defesa, está desenquadrado com a baliza e os apoios nem sequer estão prontos para rematar de primeira em condições para a baliza. Ali, para mim tomou a melhor opção.

f*deu o movimento ao central que lhe estava na marcação, obrigou o Ter Stegen a reajustar posição e deu num colega melhor colocado para atirar. Se o Bruno acredita que o Dost lhe mete a bola, aquilo dava golo.

Ainda assim, passou ao lado do jogo. Também não era jogo para ele.

Eu achei que ele fez um jogo na linha de todos os que fez por cá. Defensivamente é eficaz, ninguém lhe tira isso. Mas com bola, depois de efectivamente a recuperar, é 0, a este nível. Ontem, um dos lances mais prometedores de todo o jogo para nós estraga-se porque ele, à entrada do Piccini (ou Gelson, agora não tenho a certeza) já na área, com oportunidade para fazer golo, faz-lhe um passe...para trás. Isto nem contra o Tondela ou o Paços seria um erro aceitável. Quanto mais contra o Barcelona, onde é preciso ser-se praticamente perfeito no passe e na recepção durante 90 minutos, para se poder discutir minimamente o jogo com eles.

Para de me repetir.

Elogios ao Battaglia ? Só se for pelos últimos 15 minutos do jogo onde jogou mais com o coração que com a cabeça e andou a fazer piscinas de um lado ao outro do campo. Passou os primeiros 75 minutos do jogo atrás do Messi, era com cada buraco no nosso meio-campo que até metia impressão.

Esteve claramente acima do que é habitual, principalmente porque foi menos labrego na abordagem à bola mas fds, tem lá um lance em transição ofensiva em que faz um passe para trás para o Gelson. Numa jogada em que a equipa do Barça está toda desposicionada, ele sai bem do primeiro adversário, transporta a bola uns bons 20 metros e depois faz-me um passe de m*rda que trava a entrada do Gelson pelo lado direito.

É nestes momentos que dá para perceber que não vai dar mais que isto. É bom para bater e correr atrás deles, é um gajo forte e sem medo da disputa mas quando precisamos de algo mais para poder levar a equipa para a frente é para esquecer.

O William acabou o jogo de rastos e o Bruno também, foram obrigados a ser as únicas referências para os períodos em que tinhamos bola e foram completamente massacrados nesse aspecto.

Ainda assim, hoje a melhor exibição é do Mathieu. Que jogo do crl, que continue assim.

Foi um bom jogo, podiamos ter conseguido algo mais se temos mais audacia mas não se pode criticar. A equipa tentou nos limites daquilo que tinha e conseguia dar.

O único ponto negativo é a substituição do Bruno Cesar, continuo sem perceber o porquê de ser sempre a principal arma a saltar do banco.

Editado por Pickle Rick

Compartilhar este post

Link para o post

Meh, passou-me. E agora que revi o lance do Dost, concordo contigo. Voltou a tomar a melhor decisão. Mas é um facto que a confiança dele anda nas lonas.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual seria a tua estratégia para o jogo frente a este Barcelona que tem tanta qualidade com bola que 90% dos jogadores já combinam de olhos fechados? Ter 70% posse de bola? Pressionar em toda a largura do terreno nos 90 minutos e ser surpreendido 10 vezes nas costas? Jogar com a defesa nos 50 metros?

A sério que gostava de perceber, até acho que quem já faz uma estratégia dessas, tipo o Paco Jemez, levava o que, uns 6 ou 7? Claro, marcava 2 ou 3, mas de que valia? O futebol é para isso, ou para ganhar? Isto de se achar que se ganha com 11 Podences tem muito que se lhe diga. A estratégia faz tanta parte do futebol como o próprio modelo de jogo, de resto as equipas que sabem executar uma estratégia em função do próprio modelo de jogo, que são adaptáveis aos contextos, são as equipas que mais longe chegam. Óbvio, há exceções ao longo do tempo (Barcelona de Pep, por exemplo), mas confirmam a regra.

A leitura do Jorge Jesus pós-jogo é a certa: estávamos a defrontar a melhor equipa do mundo com bola, na pior das hipóteses a segunda melhor porque o City luta por isso. Então tinhamos de ser fortíssimos sem bola, e fomos. O Barcelona teve o quê? 2 oportunidades de um para um o jogo? Marcaram quase sem querer? Se isto não é anular uma equipa com esta qualidade, então o que será...e também tivémos os nossos momentos.

A aposta no Battaglia foi correta, fez uma cobertura excepcional do espaço, compensando até imensas vezes o próprio William que, quando a equipa tem de assumir sem bola, é praticamente menos um, quer queiramos quer não. É forte nos duelos, mas joga num raio de 15 metros e quando assim é, frente a equipa que com bola exigem mais intensidade, perde-se um pouco no campo. Hoje foi assim para o Sir William...e o Barcelona foi muito inteligente em tapar o William aquando das nossas saídas para o ataque, o que resultava na bola cair sempre no Bruno Fernandes que hoje, infelizmente, decidiu muito mal no primeiro passe para a transição apesar de ter feito, no global, uma exibição acima da média.

De resto, fomos péssimos nesse momento...devíamos ter ganho as costas do adversário com mais frequência, apesar do Ter Stegen cobrir bem esses terrenos. Inevitavelmente, a bola caía no Gelson ou no Acuna e estes estavam a dar pouca largura, acabam por não ter espaço para partir com mais coragem e intensidade para finta e não tinhamos nenhum lateral para dar um apoio à frente pela sobreposição...e com a bola demasiado presa no centro do terreno, onde o Barcelona é demasiado forte, fomos ineficazes ofensivamente em 70% do jogo (exceptuando entre os 60 e os 80 onde fomos fortes e podíamos ter tido sorte).

Continuo a achar que temos de evoluir com bola, o Acuna tem de evoluir muito sobre os momentos em que pisa a largura ou o centro do terreno, e o Bruno Fernandes tem que procurar as combinações com os alas. Sei bem que é no centro e nos últimos 30 metros que ganha mais influência, mas se não estiver ali ninguém ao pé dos alas, as coisas acabam mais vezes com a bola para a área. Sem bola, estou muito satisfeito com o que tenho visto. Só falta é o Coentrão estar em forma...nem parece estar a 50%.

MoM: Mathieu. Intransponível, sem erros, uma das melhores exibições que já vi um central fazer no Sporting.

Ganhámos por quanto?

Compartilhar este post

Link para o post

Esta obsessão (incapacidade?) em avaliar futebol só em função da bola no pé e de só conhecer transições ofensivas e movimentos de posse de bola, revela um pouco sobre o que é o adepto Português.

Junta-se isso aos ódios de estimação, amores do peito, meia dúzia de exemplos de maradonas incompreendidos e avaliar os jogadores em muito bons e muito maus, como se não houvesse mais critério nenhum pelo meio. Ficamos a saber o que é o Sportinguista.

Podia desiludir-me um pouco, mas fica apenas um sabor agridoce de ver quem em trinta anos as coisas não mudaram muito.

Pode ser que nos próximos trinta ganhemos mais dois ou três campeonatos, sabendo já que a cada treinador que entre, de preferência pelo menos uma vez por época, se vai exigir (e aplaudir) uma limpeza de balneário.

Editado por Cabeça de giz

Compartilhar este post

Link para o post

Meh, passou-me. E agora que revi o lance do Dost, concordo contigo. Voltou a tomar a melhor decisão. Mas é um facto que a confiança dele anda nas lonas.

:mrgreen:

Esta obsessão (incapacidade?) em avaliar futebol só em função da bola no pé e de só conhecer transições ofensivas e movimentos de posse de bola, revela um pouco sobre o que é o adepto Português.

Junta-se isso aos ódios de estimação, amores do peito, meia dúzia de exemplos de maradonas incompreendidos e avaliar os jogadores em muito bons e muito maus, como se não houvesse mais critério nenhum pelo meio. Ficamos a saber o que é o Sportinguista.

Podia desiludir-me um pouco, mas fica apenas um sabor agridoce de ver quem em trinta anos as coisas não mudaram muito.

Pode ser que nos próximos trinta ganhemos mais dois ou três campeonatos, sabendo já que a cada treinador que entre, de preferência pelo menos uma vez por época, se vai exigir (e aplaudir) uma limpeza de balneário.

Wtf Cabeça, não percebi muito bem o intuito. Querias atingir quem? :grin:

Compartilhar este post

Link para o post

Wtf Cabeça, não percebi muito bem o intuito. Querias atingir quem? :grin:

Ninguém particular.

Talvez os velhos que chamam molengão ao William, ou os que detestam o Bat porque não viram o clube campeão com o "Vidigal mais dez". Talvez os que idolatram o Barbosa pelos últimos 2 anos, ou os que lhe chamaram "pastelão tosco" nos 4 primeiros. Ou então os que assobiavam o Nani antes da 1a saída quando falhava uma finta, e aplaudiam o Ismailov porque tinha muita garra.

Todos os que não sabem fazer uma análise limpa, isenta e sem preconceitos. A grande grande maioria dos Sportinguistas. E sempre foi assim, pelo menos desde que me lembro. Não me perguntes porquê.

Todos os sportinguistas, suponho.

A grande maioria, pelo menos.

Compartilhar este post

Link para o post

Sabes o que me lixa, mosquito vermelho? Não é nada disso que referes por aí, mas ver como nos tornámos num clube pequenino. Os adeptos ficam contentes por perder por poucos contra os tubarões europeus, adoram os jogadores medianos que pouco acrescentam além da raça, são muito pouco exigentes e insurgem-se contra quem exige mais.

Isto não é o Sporting que eu idealizo, que seria uma equipa capaz de chegar com frequência aos Oitavos e Quartos de final da Champions, capaz de se bater contra qualquer adversário sem se rebaixar, ser pelo menos uma equipa contra a qual ninguém goste de jogar. Uma equipa de renome europeu.

Em vez disso somos uns coitados que perdem com todos os grandalhões, volta e meia perdemos também com alguns desgraçados, ninguém nos respeita na Europa, somos conhecidos apenas por termos formado o Ronaldo e o nosso único orgulho em termos futebolísticos é termos formado um gajo que já se foi há 15 anos e se está a cagar para nós.

E os adeptos ficam todos contentes por não termos perdido por muitos com o Barcelona, num jogo em que parecíamos o Tondela a jogar na Luz ou em Alvalade, ficamos delirantes por o Messi não ter feito um bom jogo e andamos de peito feito por o Benfica ter perdido por mais do que nós.

Para alguns adeptos devemos ter ganho, só sofrer um golo do Barcelona deve ser o equivalente a um golo e o Benfica ter perdido também deve valer outro golo. É um Handicap +2, ganhámos 2-1 ao Barcelona na Liga dos Campeões da Moral. Somos os maiores.

O Sporting não ganha um das Caldas há 40 anos, os adeptos continuam a achar que é a jogar à pequenino que vamos inverter algo que, após 40 anos, não funcionou. "Preferem jogar bonito e perder ou jogar mal e ganhar?", porra, eu vejo o Sporting jogar mal há mais de 20 anos e não ganhamos m*rda nenhuma, não estará na hora de mudar alguma coisa?

Só queria ter orgulho no meu clube, em termos futebolísticos, uma vez antes de morrer. Por este andar nem os meus netos, pobres coitados.

Editado por Black Hawk

Compartilhar este post

Link para o post

O todo poderoso Barcelona joga com o Sporting e ganha com um pisso, mas era preferível levar 5 ou 6 mas jogar de peito feito, é exactamente igual aos elogios ao Portimonense contra o Porto, levou 5 mas não retrancou, aplausos, se sacasse pontos com o Bus era horrível e péssimo para o futebol porque não foi bonito.

O Sporting (a equipa pequena é triste mas comparado com Barcelona é...) jogou e adaptou o jogo ao "grande" que tinha pela frente, e esteve bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Fartou-se de pressionar os defesas e vir atrás buscar jogo. Foi zero, mas também dele não espero nada. Por isso é que quando o Doumbia saiu, as nossas transições puff. Com aquela dinâmica e plano de jogo ele estava completamente fora, daí dizer que tendo o Podence ele não entrava.

Faz uma análise do jogo camarada :)

Tive uns stresses em casa, não vi a 2ª parte como deve ser..

Compartilhar este post

Link para o post

Toda a gente tem as suas razões para usar os argumentos que referi antes.

Todos tiveram motivos para aplaudir o Veloso quando se arrastava, ou rebaixar o montinho quando jogava igual. Menosprezar o CR quando começou da mesma forma que aplaudiam quando quiseram emprestar o Futre à Académica, porque ia crescer. Chamar gordo ao Jardel enquanto se aplaudia o Niculae que só jogava 40 minutos. Escolher que jogador foi o melhor em campo só depois de ouvir os comentários da renascença no fim do jogo, ou defender jogadores que nunca passaram de "potencial" só porque no cmpt toda a gente diz que são "muita bons".

Podia escrever aqui dezenas de exemplos, mas deixo o resumo: não há só Ronaldos e Schelotos, não há só muito bons e muito maus seja em capacidades, perfil ou na avaliação de um jogo.

A minha exigência, que já expliquei muitas vezes até sobre o actual plantel, é extrema. Mas também o é nos adeptos. Como dizia um user cá do burgo, "vai até à forma como se corta a relva".

O todo poderoso Barcelona joga com o Sporting e ganha com um pisso, mas era preferível levar 5 ou 6 mas jogar de peito feito, é exactamente igual aos elogios ao Portimonense contra o Porto, levou 5 mas não retrancou, aplausos, se sacasse pontos com o Bus era horrível e péssimo para o futebol porque não foi bonito.

O Sporting (a equipa pequena é triste mas comparado com Barcelona é...) jogou e adaptou o jogo ao "grande" que tinha pela frente, e esteve bem.

é pragmatismo. não gosto mas aceito, se corresse bem até aplaudia.

Compartilhar este post

Link para o post

Há pessoal que tem é de começar a perceber que há mil e uma maneiras para se ganhar consistentemente. Não é só com gajos que tratam bem a bola nem é só com equipas que são boas com a bola no pé.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...