What Publicado 30 Novembro 2017 Zé Pedro, guitarrista e fundador dos Xutos & Pontapés e uma das figuras mais queridas da música portuguesa, morreu hoje, aos 61 anos. O músico faleceu em sua casa, em Lisboa. Zé Pedro vinha lutando há algum tempo com uma doença prolongada. Tendo estado na base daquela que é a mais duradoura e popular banda rock portuguesa, Zé Pedro está indelevelmente ligado à história da música elétrica em Portugal, não só pelo seu papel nos Xutos & Pontapés, como na ligação à sala de espetáculos Johnny Guitar e a outros projetos que abraçava com invariável entusiasmo. Os Maduros, Ladrões do Tempo e Palma's Gangs foram outros dos grupos a que Zé Pedro deu o seu contributo. No início de novembro, Zé Pedro deu o seu último concerto com os Xutos & Pontapés, no Coliseu de Lisboa, durante o qual os fãs lhe emprestaram o seu carinho. Em 2016, Zé Pedro celebrou 60 anos de vida e a BLITZ fez-lhe uma entrevista de vida, que pode recordar aqui. À família e aos amigos de Zé Pedro a BLITZ endereça as suas condolências. http://blitz.sapo.pt//principal/update/2017-11-30-Morreu-Ze-Pedro :( Compartilhar este post Link para o post
Thor Odinsson Publicado 30 Novembro 2017 Deixa muitas saudades. Carisma e bondade. Que descanse em paz. Compartilhar este post Link para o post
dragomir Publicado 30 Novembro 2017 Ainda em Setembro vi um excelente concerto dele. Que descanse em paz Compartilhar este post Link para o post
Oblivion Publicado 30 Novembro 2017 Tinha ideia que ele tinha sido diagnosticado com Hepatite C. Nunca foi um guitarrista propriamente brilhante em termos técnicos, mas o carisma ficará para sempre. Uma lenda do rock português. Compartilhar este post Link para o post
Koper Publicado 30 Novembro 2017 Qual doença? Hepatite C. Grande perda. Uma vez estive com amigos à conversa com ele e pareceu-me uma pessoa muito porreira e acessível. Acho que toda a gente viu um concerto dos Xutos, portanto isso diz muito. Compartilhar este post Link para o post
pedritsh Publicado 30 Novembro 2017 Hepatite C. Grande perda. Uma vez estive com amigos à conversa com ele e pareceu-me uma pessoa muito porreira e acessível. Acho que toda a gente viu um concerto dos Xutos, portanto isso diz muito. Verdade. Nem que seja na Queima. São presença assídua. Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 30 Novembro 2017 Ele tinha feito um transplante de fígado em 2011. Compartilhar este post Link para o post
JPNG Publicado 30 Novembro 2017 Descanse em Paz... PS: Não fazia ideia que os "Xutos" antes chamavam-se "Beijinhos e Parabéns" Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 30 Novembro 2017 Um dos melhores músicos da nossa história e (em principio) é o fim da maior banda da nossa música. Apesar de a morte dele ser algo já esperado, mesmo por quem lidava com ele diariamente, não deixou de me apanhar e de me comover. Vi vários concertos deles, ouvi praticamente todos os álbuns (nem que seja no carro com os meus pais) e cresci a ouvir Xutos. O melhor concerto que vi deles foi em Agosto, na Pampilhosa da Serra, num concerto em que estavam pouca gente tiveram uma atitude e uma performance como se tivesse a tocar num Meo Arena em sobrelotação. Obrigado por tudo Zé. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 30 Novembro 2017 Um dos melhores músicos da nossa história e (em principio) é o fim da maior banda da nossa música. Apesar de a morte dele ser algo já esperado, mesmo por quem lidava com ele diariamente, não deixou de me apanhar e de me comover. Vi vários concertos deles, ouvi praticamente todos os álbuns (nem que seja no carro com os meus pais) e cresci a ouvir Xutos. O melhor concerto que vi deles foi em Agosto, na Pampilhosa da Serra, num concerto em que estavam pouca gente tiveram uma atitude e uma performance como se tivesse a tocar num Meo Arena em sobrelotação. Obrigado por tudo Zé. Acho que não será bem assim. Por muito importante que o Zé Pedro fosse para os Xutos, a banda consegue prosseguir com a normalidade possível. Se fosse o Tim ou o João Cabeleira, aí acho que seria mais difícil conseguir substitui-los. Compartilhar este post Link para o post
Demander Publicado 30 Novembro 2017 (editado) Nunca fui um fã acerrimo de Xutos, mas gostava de varias musicas. O Zé Pedro em particular aprendi a respeita-lo ao longo do tempo pelo seu conhecimento musical e pela sua maneira de ser. Acompanhei também alguns dos projectos paralelos deles(ladrões do tempo em especifico). Quando ouvi a da Antena 3 a dar a noticia fiquei arrepiado mesmo sabendo-se que ja ão estava bem foi dificil ouvir a noticia. A Musica portuguesa fica mais pobre. Era muito agradavel ouvir as escolhas dele no Acordo de Cavalheiros da Radar. que descanse em paz Editado 30 Novembro 2017 por Demander Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Pinto Publicado 30 Novembro 2017 Apesar de nunca gostar muito dos Xutos, é inegável a contribuição deles para a música portuguesa, todos conhecemos várias músicas deles. RIP Compartilhar este post Link para o post
Shai Publicado 30 Novembro 2017 Por norma não gosto da música portuguesa mais popular, mas os Xutos tinham uma mística diferente. Quem consegue ser relevante durante várias gerações tem um mérito inegável. Já agora, espero que a banda continue, o Zé Pedro iria querer isso, o legado tem de continuar com ou sem ele. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 30 Novembro 2017 Já agora, espero que a banda continue, o Zé Pedro iria querer isso, o legado tem de continuar com ou sem ele. Deve ser difícil. O Zé Pedro era o "Homem do Leme" dos Xutos. Compartilhar este post Link para o post
pedritsh Publicado 30 Novembro 2017 Também acho que a banda nao deva terminar. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 30 Novembro 2017 Pela importância espiritual que tinha na banda, será uma perda quase irreparável. Pela capacidade técnica, tendo em conta que era um guitarrista mediano, não será complicado fazer a substituição. Sempre o achei um gajo porreiríssimo e teve a sua importância no desenvolvimento do rock português, é difícil não ficar indiferente e consternado com a sua partida. Que descanse em paz. :( Compartilhar este post Link para o post
bruno2 Publicado 30 Novembro 2017 Esta bateu-me forte. Ele já estava um bocado debilitado, sabia-se que era grave, mas apanha-nos sempre desprevenidos. Nunca o conheci, mas todagente diz que era uma excelente pessoa e isso via-se em todas as entrevistas que dava. Foi a banda que mais ouvi durante a adolescência, sei praticamente as letras de todas as músicas, comecei a tocar guitarra por causa deles... Sempre disseram que quando um deles morresse, a banda acabava. Vamos ver. Compartilhar este post Link para o post
Contador Publicado 30 Novembro 2017 Deixou e ajudou a deixar uma marca gigante na história da música portuguesa. Fazem faltas artistas como ele em Portugal. Até já, Zé Pedro! Compartilhar este post Link para o post