Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Taka

[Liga NOS] Sporting CP 2-0 CD Feirense [RF]

Publicações recomendadas

Para alguém do golo anulado de forma ridícula, existem mais lances polémicos para haver toda esta indignação? Pergunta sincera, não vi o jogo sequer, só o resumo e os outros lances (penalti que depois foi anulado e golo anulado ao Gelson) pareceram-me bem ajuizados, apesar de serem motivos para dar um ataque de nervos aos adeptos do Sporting, tendo em conta o contexto do jogo.

Tu próprio dizes que é ridículo e depois questionas a indignação?

Mas além desse lance só houve outro que pode ser contestado, de uma mão dentro da área do Belenenses.

Compartilhar este post

Link para o post

a situação da mão causa-me mais indignação ele ir verificar um lance em que está super bem enquadrado para ver, marca penalti e retifica, mas um em que não está tão bem enquadrado, não assinala nada e não vai verificar

Editado por Oblivion

Compartilhar este post

Link para o post
CONSELHO DE ARBITRAGEM APONTA ERRO NO GOLO ANULADO AO SPORTING

Organismo explica lance revertido por falta de Bruno Fernandes no meio-campo

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol reconheceu que a equipa de arbitragem liderada por Luís Ferreira errou ao anular um golo a Doumbia no Sporting-Feirense (2-0). Em causa estava uma falta de Bruno Fernandes no meio-campo, mas o organismo liderado por José Fontelas Gomes revela que tanto o árbitro Luís Ferreira como o vídeo-árbitro Manuel Oliveira aplicaram o protocolo de forma errada. Para isso, explica o que é entendido como 'fase de ataque'.

"O Protocolo VAR define que se uma equipa cometer uma infração na fase de ataque e, como resultado dessa ação, obtiver golo ou beneficiar de um pontapé de penálti o lance deve ser revertido. Ou seja, o golo ou pontapé de penálti deverão ser anulados e assinalada a falta. O IFAB, num recente esclarecimento feito aos árbitros portugueses, definiu que a fase de ataque consiste numa jogada que vá rapidamente na direção da baliza adversária. Quando a equipa que desenvolve uma fase de ataque decide recuar em direção ao seu meio-campo ou a defesa adversária joga a bola passa a ser uma nova jogada, eliminando-se as eventuais infrações técnicas cometidas na anterior fase de ataque", pode ler-se num comunicado no site da FPF.

Ora, com esta explicação como base, a FPF explica que, na 22.ª jornada, "verificou-se um lance em que a equipa de arbitragem teve uma interpretação desajustada desta indicação do protocolo VAR, o que conduziu à errada anulação de um golo". Diga-se que tanto o árbitro como o vídeo-árbitro são avaliados por tudo o que fazem durante a partida.

Este esclarecimento do CA da FPF acaba por surgir de forma excecional, uma vez que o organismo entendeu que se tratou de um caso que se enquadra no âmbito da partilha de informação com os adeptos, de forma a esclarecer quaisquer dúvidas que pudessem suscitar. Este tipo de comunicações só vai acontecer, então, nesses casos em que possam ficar questões por responder.

Refira-se ainda que já houve dois lances nesta edição da Liga em que o protocolo foi aplicado de forma correta em casos semelhantes. Na 3.ª jornada, no V. Setúbal-Chaves, Manuel Mota assinalou penálti por mão de um atleta flaviense na área sadina, mas anulou essa decisão devido a uma falta de Gonçalo Paciência no movimento ofensivo da equipa da casa. Já na 4.ª ronda, o V. Guimarães viu um golo ser anulado em Paços de Ferreira devido a uma falta a meio-campo, também na mesma jogada ofensiva.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, a ideia é essa. Não foi um jogo soberbo, obviamente, mas viu-se uma facilidade muito interessante em entrar nas zonas perigosas, muito pelo que referes também do 11. Eu gostava de ver o Leão no lugar do Doumbia por acaso, acho que faria uma dupla muito boa com o Fredy, mas o Doumbia também é bem mais jogador do que tem mostrado.

Quanto aos assobios é o habitual, o gajo que estava ao meu lado no estádio estava aos berros com o Bryan naquele lance em que sacou aquele grande remate por não rematar mais cedo (se fosse possível antes de a bola lhe chegar ao pé...), e continuou a reclamar mesmo depois de ver o remate. Pode ser que o JJ faça do Montero um cavalo de batalha como fez com o Teo, que ainda cimentou mais o lugar no 11 por ser assobiado :lol:

Sim, o Doumbia é muito mais que isto. Aliás, ele não é propriamente um desconhecido. Quero acreditar que a maior parte do pessoal já o viu jogar uma ou outra vez no CSKA ou na Roma.

Para já, eu comprava bem o Leão numa ala. Então na esquerda, para rodar com o Bryan, está óptimo. Sei que foi apenas circunstancial, porque estávamos empatados, mas ontem fiquei agradavelmente surpreendido por ver entrar um avançado destro para a ala esquerda. O Jesus enlouqueceu.

Até podem decidir deixar cair o VAR, embora improvável.

Aqui a questão não é o mesmo ser bom e mau. Alguém já se esqueceu da quantidade de boas decisões que fez? Obviamente que também têm ocorrido problemas, mas normalmente os mesmos são causados por decisões humanas. E quando uma decisão humana é feita a quebrar um protocolo...

São todos, porque continuam a ser humanos a decidir. O VAR é uma tecnologia subjectiva também. Não veio introduzir nada que não possa ser rebatido com base em diferentes interpretações.

A menos que a ideia seja matar definitivamente o jogo, o VAR está a travar uma batalha cuja probabilidade de vitória é utópica, na melhor das hipóteses. Quer com o VAR, quer com qualquer outra tecnologia do género, os erros vão continuar a acontecer em doses substanciais, tão somente porque, em muitos e muitos casos, o que para mim é um erro pode não o ser para ti, ou para diferentes árbitros. Neste mesmo tópico há opiniões diferentes sobre o lance do golo anulado, salvo erro. É apenas uma outra forma de gerar polémica.

Só há uma tecnologia preparada para ser utilizada no futebol, neste momento. É a tecnologia da linha de golo. E mesmo essa tem tido algumas falhas, pelo que já tenho visto e lido. Mas falhas da tecnologia em si, que são passíveis de correcção total (ou virtualmente total, vá). Não erros humanos. Esses são virtualmente impossíveis de corrigir. A menos que, de alguma forma ou feitio, se crie uma tecnologia com erro mínimo que permita suprimir as equipas de arbitragem.

Compartilhar este post

Link para o post

São todos, porque continuam a ser humanos a decidir. O VAR é uma tecnologia subjectiva também. Não veio introduzir nada que não possa ser rebatido com base em diferentes interpretações.

A menos que a ideia seja matar definitivamente o jogo, o VAR está a travar uma batalha cuja probabilidade de vitória é utópica, na melhor das hipóteses. Quer com o VAR, quer com qualquer outra tecnologia do género, os erros vão continuar a acontecer em doses substanciais, tão somente porque, em muitos e muitos casos, o que para mim é um erro pode não o ser para ti, ou para diferentes árbitros. Neste mesmo tópico há opiniões diferentes sobre o lance do golo anulado, salvo erro. É apenas uma outra forma de gerar polémica.

Acho que só faltou dizer que o VAR está somente em fase de testes. E que o facto de a malta querer que resolva todos os males do mundo não ajuda nada. Até porque, cá em Portugal, dos 3 estarolas só um pode ser campeão. É certo que 2 equipas vão culpar o VAR em Abril/Maio

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que só faltou dizer que o VAR está somente em fase de testes. E que o facto de a malta querer que resolva todos os males do mundo não ajuda nada. Até porque, cá em Portugal, dos 3 estarolas só um pode ser campeão. É certo que 2 equipas vão culpar o VAR em Abril/Maio

A minha crítica sempre se dirigiu e continua a dirigir à tecnologia em si. O estar em fase de testes acaba por ser irrelevante.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema também está na expectativa geral de que o VAR vem por si só fornecer a verdade inequívoca dos lances de futebol. Era preciso toda a gente mentalizar-se que o VAR vem apenas dar mais e melhor possibilidades de análise dos lances, aumentando assim a probabibilidade de tomar uma decisão correta.

Ainda não está é bem otimizado e está a ser encarado com a expetativa errada. Não tenho dúvidas de que eventualmente as análises do VAR serão bem mais fluídas e eficientes no futuro. O erro vai ser sempre inevitável, mas é preciso ter isso em conta e de que o objetivo está em minimizá-lo.

Compartilhar este post

Link para o post

A questão, para além da fluidez, é a existência de erros graves e inequívocos. Só nas últimas semanas há o golo anulado do Sporting - Feirense e o lance do vídeo que o Tio pôs, já nem me lembro da equipa. E acredito que existam muitos outros ao longo de toda a época. Não estamos a falar de lances duvidosos, esses sempre irão existir.

Acho que eventualmente chegaremos a um ponto de maturação em que os árbitros em caso de dúvida deixam jogar e o VAR em casa de dúvida não altera nunca a decisão do árbitro principal. Em particular em situações de possível fora de jogo. Provavelmente até é o que está escrito para acontecer, mas ainda não se verifica na prática. Agora não pode é haver medo de contrariar a decisão do árbitro principal quando o lance é completamente evidente.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...