Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

[TV] Festival RTP da Canção 2018

Publicações recomendadas

Sendo que o Piçarra terá praticamente os 12 do público assegurados, acho bastante improvável que ele não ganhe isto. Isto porque também deve levar uma bela pontuação do júri.

Compartilhar este post

Link para o post

Dizer mal do festival ninguém leva a mal: a segunda semifinal, canção a canção

Sónia Araújo, uma das apresentadoras, pergunta a Júlio Isidro, presidente de júri, se não há festival sem polémica. Na verdade, as polémicas que marcam este certame não são orquestradas – é um pueril anjinho quando comparado com a estreia de “Secret Story 7” que se dá uns canais ao lado. Sejam bananas transformadas em bolo alimentar em directo, seja uma bronca na contagem de votos da semifinal anterior (temos de parar de contratar pessoas de Humanidades), nada disso foi pensado — como não foi o fenómeno Salvador Sobral, verdade seja dita.

E porquê? Porque na sua génese este é mesmo um programa de televisão muito aborrecido, no qual bons cantores com o carisma de uma colcha de edredon e a capacidade de lidar com os nervos de um gato que levou com um balde de água fazem pela vida e tentam provar que é possível um relâmpago cair duas vezes no mesmo sítio. Há um ASS (Antes de Salvador Sobral) e um DSS (Depois de Salvador Sobral) e o caminho trilhado por ele é doce para quem assiste, mas amargo para quem tem que o tentar repetir, ali indeciso na bifurcação que separa a originalidade da tentação de repetir a “fórmula de não ter fórmula”. O importante são as canções, sim, mas só me lembro de um chefe que tive e que me dizia “eu quero é que inventes coisas que são sempre um sucesso, como os Beatles”.

Compartilhar este post

Link para o post

O Diogo Piçarra fez uma adopção ilegal de um tema da IURD! 😱

não é da IURD.

Btw, o Piçarra antes de ser famoso tocava numa banda onde um ou dois dos elementos eram evangélicos...

Compartilhar este post

Link para o post

Como é que em 2018 ainda se pensa que ninguém vai descobrir? Ainda por cima pessoas com milhares de fãs e num concurso com esta dimensão. Há sempre alguém que reconhece aquilo que estamos a copiar. E há sempre alguém ansioso por anunciar ao mundo.

Fim de carreira.

Editado por Mayday

Compartilhar este post

Link para o post

e no meio desta porcaria toda o JP Simões ficou pelo caminho...

Era das poucas que se safava, mas não é música para este tipo de concursos, não foi um grande choque. E até foi na outra SF :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

não é da IURD.

Btw, o Piçarra antes de ser famoso tocava numa banda onde um ou dois dos elementos eram evangélicos...

se não me engano era o baterista e o vocalista

Compartilhar este post

Link para o post

TytCXURmtZ4

f*da-se, que descarado. :lol:

e essa nem é a original lol, é uma adaptação de inglês para português.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Como é que em 2018 ainda se pensa que ninguém vai descobrir? Ainda por cima pessoas com milhares de fãs e num concurso com esta dimensão. Há sempre alguém que reconhece aquilo que estamos a copiar. E há sempre alguém ansioso por anunciar ao mundo.

Fim de carreira.

Porque as coisas na música não são preto no branco. Não me custa nada a acreditar que ele tenha plagiado a música de forma inconsciente, não é tão incomum quanto isso. É normal que pessoas que ouvem música diariamente durante anos e anos comecem a memorizar algumas progressões melódicas e depois, ao compor, vão cair numa armadilha mental que os leva a recrear a mesma progressão de uma música que tenham ouvido sem sequer se lembrarem que já ouviram algo assim. Isto porque quem toca algum tipo de instrumento e tenta compor um original não tem como saber se aquilo que acabou de tocar é bom por ser bom, ou se apenas soa bem porque já ouviu aquilo em algum lado.

Posto isto, já me aconteceu umas 2 ou 3 vezes nos últimos anos de tocar alguns riffs na guitarra que pensava serem bem conseguidos, e afinal vem depois alguém dizer que é da música x ou y. Muitas vezes bastam duas ou três notas para servir de ponta de novelo. E não acredito que alguém minimamente preocupado com a carreira na música fosse a um festival com exposição mediática internacional cantar uma música plagiada em plena era da internet.

Compartilhar este post

Link para o post

Porque as coisas na música não são preto no branco. Não me custa nada a acreditar que ele tenha plagiado a música de forma inconsciente, não é tão incomum quanto isso. É normal que pessoas que ouvem música diariamente durante anos e anos comecem a memorizar algumas progressões melódicas e depois, ao compor, vão cair numa armadilha mental que os leva a recrear a mesma progressão de uma música que tenham ouvido sem sequer se lembrarem que já ouviram algo assim. Isto porque quem toca algum tipo de instrumento e tenta compor um original não tem como saber se aquilo que acabou de tocar é bom por ser bom, ou se apenas soa bem porque já ouviu aquilo em algum lado.

Posto isto, já me aconteceu umas 2 ou 3 vezes nos últimos anos de tocar alguns riffs na guitarra que pensava serem bem conseguidos, e afinal vem depois alguém dizer que é da música x ou y. Muitas vezes bastam duas ou três notas para servir de ponta de novelo. E não acredito que alguém minimamente preocupado com a carreira na música fosse a um festival com exposição mediática internacional cantar uma música plagiada em plena era da internet.

até aceitava este argumento, mas quando até a melodia da voz é igual custa a acreditar

Editado por Plagio o Original

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

até aceitava este argumento, mas quando até a melodia da voz é igual custa a acreditar

Por isso mesmo! Ele caiu exactamente naquilo que lhe era familiar. E até foi mais do que a voz, o próprio contexto da música é semelhante e anda à volta do ver/não ver. Por isso é que me custa acreditar que alguém fosse tão idiota ao ponto de ser tão descarado no plágio.

Compartilhar este post

Link para o post

A culpa é tua.

Não existisses.

Compartilhar este post

Link para o post

e tenta compor um original não tem como saber se aquilo que acabou de tocar é bom por ser bom, ou se apenas soa bem porque já ouviu aquilo em algum lado.

Lol. Tu não consegues ter noção quando é que uma coisa é tua e se é bom ou não? Fds, não vás para músico.

Compartilhar este post

Link para o post

É esta?

hw7zqJgcDLA

mais ou menos, aí estão duas músicas. Quando começam a cantar in his time é outra.

edit: O Diogo Piçarra já assistiu a cultos da Hillsong e de outras Igrejas Evangélicas,e a Hillsong costuma tocar uma versão desta música...

Editado por Puto Perdiz

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Lol. Tu não consegues ter noção quando é que uma coisa é tua e se é bom ou não? Fds, não vás para músico.

Fazeres barulho no teu FL Studio também não te dá credibilidade para dizeres o que eu devo fazer ou deixar de fazer. É um facto que ao improvisar e tentar compor um original, é inevitável ir parar a um território familiar. Umas vezes reconheces e percebes de onde veio, outras vezes não e assumes como se tivesse saído no momento. Pode ter sido o caso, ou talvez não. Como acho que seria de uma burrice extrema ir a um evento deste tipo com uma música copiada, prefiro presumir que foi um acidente.

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...