Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Moss

Rui Veloso sobre o hip-hop: “Fico baralhado quando chamam música àquilo. É poesia de rua”

Publicações recomendadas

Está visto que aqui todos percebem mais de música do que o Rui Veloso.

Não deve ser dificil. Ele prórpio, um cantor com tantos anos disto disse nessa mesma entrevista que não sabe ler pautas nem percebe nada de teoria. Depois ainda consegue criticar produtores musicais que percebem mais disto que ele mesmo a nascer 10x e a criticar generos muscais com letras muito superiores às que ele escreve. Mas ya, as letras dele é que são boas e intemporais porque fala de amor.

Compartilhar este post

Link para o post

Calma Gucci Gang, eu adoro o género e ouço desde que me lembro, não disse que o hip hop não é musica, nem disse que o hip hop não inova, apenas disse que poucos o faziam.

Por acaso diria que nos últimos 10 anos tem crescido por uma série de caminhos diferentes. Em termos de inovação, tenho dúvidas que haja algum género equiparável atm.

Consegues dizer-me qual é a génese do hip-hop?

É o sampling.

Compartilhar este post

Link para o post

É o sampling.

Opah era uma pergunta retórica.

Mas um exemplo curioso em relação à evolução do hip-hop é o primeiro hit mainstream do género. A Rapper's Delight mesmo tendo saído numa altura em que as grandes figuras do género eram os DJ's foi gravada em estúdio com uma banda. Mesmo tendo sido gravado por uma banda, samplaram uma música dos Chic e foram processados por eles. Para além disso, um dos versos foi roubado ao Grandmaster Caz. Só por aqui dá para ver que mesmo no começo do género as linhas do que era e não era o hip-hop eram apagadas constantemente, e talvez seja por isso que é o género mais relevante na actualidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Não deve ser dificil. Ele prórpio, um cantor com tantos anos disto disse nessa mesma entrevista que não sabe ler pautas nem percebe nada de teoria. Depois ainda consegue criticar produtores musicais que percebem mais disto que ele mesmo a nascer 10x e a criticar generos muscais com letras muito superiores às que ele escreve. Mas ya, as letras dele é que são boas e intemporais porque fala de amor.

a menos q tenham ido para uma universidade - ou semelhante - qualquer, duvido que haja por ai artistas que saibam ler pautas e q percebam muito de teoria. a menos se for um artista do clássico

os beatles não sabiam ler pautas e não é por isso que não percebiam de música. E como estes há mais uns quantos. No fundo, acabam por ser as horas gastas a praticar que ditam se um artista percebe de música ou não.

mas isto tudo das artes muito subjectivo, deixem lá o senhor dizer o que pensa e não gostar de hip hop

Editado por Plagio o Original

Compartilhar este post

Link para o post

Certezas em subjectividade são produto de ignorância.

Editado por Rōnin

Compartilhar este post

Link para o post

Certezas em subjectividade são produto de ignorância.

isto foi tão profundo q nem a adele conseguia rolling ai

não tenho argumentos

estou fora

Compartilhar este post

Link para o post

a menos q tenham ido para uma universidade - ou semelhante - qualquer, duvido que haja por ai artistas que saibam ler pautas e q percebam muito de teoria. a menos se for um artista do clássico

os beatles não sabiam ler pautas e não é por isso que não percebiam de música. E como estes há mais uns quantos. No fundo, acabam por ser as horas gastas a praticar que ditam se um artista percebe de música ou não.

mas isto tudo das artes muito subjectivo, deixem lá o senhor dizer o que pensa e não gostar de hip hop

Tambem não o critico por não saber ler pautas ou não saber teoria, critico sim o facto de ele admitir que não sabe e criticar malta que percebe mais daquilo que ele.

E cada um com a sua, também não gosto de Rock ou de metal. Mas de não gostar a tratar os estilos como ele tratou vai uma longa distância.

Compartilhar este post

Link para o post

resumindo e concluindo, as pessoas continuam a indignar-se com pouco

Compartilhar este post

Link para o post

resumindo e concluindo, as pessoas continuam a indignar-se com pouco

ai filha tu és tão básica e limitada, jesus nossa senhora

não tens nada para dizer arruma o saco e desampara, mulher, deixa quem está a falar sobre o assunto

Compartilhar este post

Link para o post

Calma Gucci Gang, eu adoro o género e ouço desde que me lembro, não disse que o hip hop não é musica, nem disse que o hip hop não inova, apenas disse que poucos o faziam. E já agora Mayday, se dizes que o HH explodiu nos últimos anos por causa de novas sonoridades, concordas cmg quando eu digo que está diferente da sua génese, certo? Não disse mentira nenhuma, regra geral dá para perceber bem o que é new school.

Acho que vocês se tocaram muitos na defesa do estilo musical e vêm-me falar de bons exemplos quando eu estou precisamente a falar no geral, ou seja, a criticar precisamente as tendenciais do youtube e a facilidade em que um single se torna viral e o conteúdo da musica na grande maioria é banal, os gajos não cantam nada, apenas têm boas produções etc, é por ai que eu apanho a ideia dele, afinal ele referia-se a quê mesmo? Não era às grandes massas e à nova geração de publico e a toda a industria que se criou com esta cena da ostentação etc?Já não me lembro bem da entrevista vou ser sincero, vi logo mal saiu mas acho que não fui só eu que percebi que ele estava a criticar essa quota de gente.Depois se ele acha que o Kendrick podia cantar mais ou menos isso já é pessoal, no entanto não fiquei com a ideia dele o criticar como artista nem como musico, nem tem como né? Se ele é radical no que diz, não sejam vocês tão radicais a interpretar as palavras dele.

Isso és tu que está a assumir, tirando durante tipo dez segundos em que tocam nesse ponto para referenciar o rap de ostentação, violência e mais meia dúzia de coisas, a conversa é sobre hip-hop, não é sobre o que aparece nas tendências e tudo mais. O sucesso comercial de músicas simples ou medíocres, o que lhe queiram chamar, é transversal a qualquer género, mas aí o Unas toca num ponto muito importante: há espaço para tudo. Basta ver que, no caso do hip-hop, gajos como o Kendrick, J. Cole, Logic e o Chance são ultra populares. Aliás, se fizermos um top 3 nesse sentido, provavelmente o Drake junta-se aos dois primeiros e está feito. Felizmente vivemos num período do género onde existe música para toda a gente e para qualquer estado de humor, desde o "real hip hop", passando pelo "rap pimba" e terminando nesta relativamente nova ascenção do "rap emo".

O Rui Veloso tem todo o direito a achar o que bem lhe apetecer, também era o que mais faltava, tal e qual como se pode discutir a opinião dele sem recorrer à carta de ser o Rui Veloso, é músico e como tal percebe muito de todo e qualquer género musical, principalmente quando demonstra o contrário nesta entrevista. O género evoluiu e diversificou-se, mas o que havia antes não deixou de haver. Quanto muito soa melhor, porque se formos ouvir rappers de registos mais underground, mais próximo daquilo que é o "real hip hop" ou o antigo, como lhe queiram chamar, comparando com os primórdios... é o dia e a noite. A diferença da qualidade do som em si é abismal e nem é preciso ser editor da Pitchfork com uns fones da Seinheiser. É natural que com todas essas melhoras que haja uma metamorfose e progressão do género. Por isso é que havia um fundo de razão na polémica entrevista do Joey Badass, quando disse que achava que era melhor que o 2Pac (ou algo nessas linhas). Se hoje há mais m*rda que havia dantes? Quase de certeza. Até porque, graças ao streaming, é muito mais fácil lançares as tuas músicas cá para fora, seja no Spotify, seja no Youtube, portanto fica muito mais em conta do que noutros tempos. Mas não é só negativos, a quantidade de m*rda aumentou, mas também aumentou muito a quantidade de bons artistas. É tudo uma questão de escolher ver o copo meio vazio, meio cheio, ou como copo.

Compartilhar este post

Link para o post

Calma Gucci Gang, eu adoro o género e ouço desde que me lembro, não disse que o hip hop não é musica, nem disse que o hip hop não inova, apenas disse que poucos o faziam. E já agora Mayday, se dizes que o HH explodiu nos últimos anos por causa de novas sonoridades, concordas cmg quando eu digo que está diferente da sua génese, certo? Não disse mentira nenhuma, regra geral dá para perceber bem o que é new school.

Acho que vocês se tocaram muitos na defesa do estilo musical e vêm-me falar de bons exemplos quando eu estou precisamente a falar no geral, ou seja, a criticar precisamente as tendenciais do youtube e a facilidade em que um single se torna viral e o conteúdo da musica na grande maioria é banal, os gajos não cantam nada, apenas têm boas produções etc, é por ai que eu apanho a ideia dele, afinal ele referia-se a quê mesmo? Não era às grandes massas e à nova geração de publico e a toda a industria que se criou com esta cena da ostentação etc?Já não me lembro bem da entrevista vou ser sincero, vi logo mal saiu mas acho que não fui só eu que percebi que ele estava a criticar essa quota de gente.Depois se ele acha que o Kendrick podia cantar mais ou menos isso já é pessoal, no entanto não fiquei com a ideia dele o criticar como artista nem como musico, nem tem como né? Se ele é radical no que diz, não sejam vocês tão radicais a interpretar as palavras dele.

Porque é que continuas a usar a palavra cantar quando sabes (se ouves desde que te lembras) que os rappers não cantam? Quando o Rui Veloso diz que o Kendrick fala demais ele está a ser sarcástico. O problema é o kendrick não cantar. Mas não cantar, não é cantar bem ou cantar mal - no sentido de ser desafinado - É o Kendrick, falar. Spoken word. Uma característica do Rap.

Eu não sou radical a interpretar as palavras dele, tu é que não estás a perceber nada.

Portanto, tu estás a falar no geral (tal como o Rui Veloso), mas, ou seja, estás a falar das tendências e do que é mainstream. Isso não é o geral.

É no geral, mas a tua base de análise é as tendências do youtube? - que nem é sequer referenciado nesta discussão - mas tu conseguiste apanhar a ideia dele por aí, embora ele esteja a generalizar o mais que pode quando diz que fica baralhado quando chamam o Hip-Hop música porque os rappers não cantam, falam, e não há instrumentos, 'há uns samples em loop lá por trás'. Nunca foi sobre o Hip-Hop de hoje ou sobre o Hip-Hop das tendências, foi sobre o estilo musical, per se.

Tu tens um problema com a new school e a sua diversidade (que conquistaram as tendências), acho normal, eu próprio tenho as minhas reservas, mas, lamento, isso não é o geral e isso não é o Hip-Hop. É uma franja, apenas.

Talvez te queiras referir às lyrics e à mensagem. Mas a tua base de comparação - as tendências do youtube - não ajuda muito. É muito limitado.

A ostentação no hip-hop não é uma coisa de hoje, existe desde o inicio do Hip-Hop. E, nesse ponto, o problema do Rui Veloso é dizer que o Hip-Hop é só isso, mesmo quando o Rui Unas tenta explicar que o Hip-Hop não é só ostentação e bitches.

Editado por Mayday

Compartilhar este post

Link para o post

O hip-hop tem crescido e tem vindo a ser o principal género musical e isso acaba por trazer consequências para quem se quer manter na ignorância e exprimir opiniões sem conhecimento. Qualquer género de música que se torna comercial acaba sempre por atrair músicas vazias, em que a batida muitas vezes é o que mais interessa e a qualidade é duvidosa. Mas duvido que sejam essas músicas que venham a perdurar e a figurar na história do género em causa.

Alias, qualquer género, seja pop, rock, indie, eletrónica, etc., tem sempre músicas que tocam mais e que mais gente conhece mas não é por isso que o género não tem qualidade. Eu não acho que o pop rock se defina a singles recentes de Coldplay nem a eletrónica se defina a hits do David Guetta. O que não falta por aí é qualidade no hip-hop e, sinceramente, há mais variedade, qualidade e estilos que agradem a quem realmente gosta.

Anw, tem todo o direito de não gostar, como qualquer pessoa. Mas cingir-se ao hip-hop que passa na rádio e que aparece nas tendências para formar a sua opinião, só demonstra desconhecimento.

:smilie_cmpt:

Compartilhar este post

Link para o post

:smilie_cmpt:

Rap overtakes rock as most popular genre in the US

Spotify's Most Popular Artists Of 2017 5 artistas de hip-hop nos artistas mais ouvidos no Spotify, em 2017.

Se quiseres acrescentar algo à discussão, é tranquilo. Se preferes deixar só uma posta de pescada pelo facto do Rui ser músico, por isso percebe mais do que nós e não vale a pena discutir e deixar bonecos, não vale muito a pena.

Compartilhar este post

Link para o post

Rap overtakes rock as most popular genre in the US

Spotify's Most Popular Artists Of 2017 5 artistas de hip-hop nos artistas mais ouvidos no Spotify, em 2017.

Se quiseres acrescentar algo à discussão, é tranquilo. Se preferes deixar só uma posta de pescada pelo facto do Rui ser músico, por isso percebe mais do que nós e não vale a pena discutir e deixar bonecos, não vale muito a pena.

É um genero bastante ouvido, que dá bastantes influencias para todos os outros estilos mas o principal continua a ser o Pop. É o que mais vende, é o que mais é reproduzido e o que mais lucra. Mas o hip hop está lá no topo tambem.

Mas hoje em dia qualquer tipo de musica (dos mais comerciais) têm mais facilidade em chegar ao topo. Tens o Drake a fazer alguma coisa a chegar ao topo, tens os Chainsmokers a chegar ao topo, tens a Rihanna a chegar ao topo...

Dizer que é o melhor ou mais ouvido estilo da atualidade é arriscado

Compartilhar este post

Link para o post

É um genero bastante ouvido, que dá bastantes influencias para todos os outros estilos mas o principal continua a ser o Pop. É o que mais vende, é o que mais é reproduzido e o que mais lucra. Mas o hip hop está lá no topo tambem.

Mas hoje em dia qualquer tipo de musica (dos mais comerciais) têm mais facilidade em chegar ao topo. Tens o Drake a fazer alguma coisa a chegar ao topo, tens os Chainsmokers a chegar ao topo, tens a Rihanna a chegar ao topo...

Ao que o Koper colocou podemos acrescentar os cartazes dos festivais. Dos cabeças de cartaz os grandes nomes são do Hip-Hop. Pode ser só uma tendência, mas neste momento o Hip-Hop é o estilo mais procurado, nos mais variados sentidos.

Compartilhar este post

Link para o post

Ao que o Koper colocou podemos acrescentar os cartazes dos festivais. Dos cabeças de cartaz os grandes nomes são do Hip-Hop. Pode ser só uma tendência, mas neste momento o Hip-Hop é o estilo mais procurado, nos mais variados sentidos.

Não é só Hip Hop que tem nos cartazes. Tens também os artistas Pop, tens os de eletrónica. São neste momento os estilos mais ouvidos, provavelmente a eletrónica em 3º lugar mas não deixam de ser os 3 com mais fama e como disse, continua a ser o mesmo a comandar isto.

Agora se compararmos um cartaz de um festival em 2007 com um de 2017 então sim, há mais artistas de hip-hop como tens tambem outros estilos a crescer.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não disse que era só Hip-Hop, disse que os nomes principais e mais procurados eram do Hip-Hop.

Compartilhar este post

Link para o post

Não disse que era o mais ouvido ou o melhor (isso depende de cada um). Só disse que tem vindo a crescer e que tem vindo a ser o mais importante neste momento. Artistas mais populares, a par da pop, mais mediáticos, mais músicas mainstream, etc. etc. Com isto não estou a engrandecer o hip-hop e a desvirtuar os outros géneros, só que, neste momento, fala-se cada vez mais de hip-hop e ouve-se cada vez mais comparando com há 5 ou 6 anos atrás.

Compartilhar este post

Link para o post

Basta ver que, no caso do hip-hop, gajos como o Kendrick, J. Cole, Logic e o Chance são ultra populares. Aliás, se fizermos um top 3 nesse sentido, provavelmente o Drake junta-se aos dois primeiros e está feito.

Mas, curiosamente, diria que nenhum deles é das maiores referências (no que diz respeito à influência na evolução da música) dentro do estilo. Talvez o Chance seja o que tem mais, por vir de um grupo relativamente grande de artistas e por vir ganhando força em Chicago, que está sempre cheio de hip-hop. O Kendrick está a ter imensa influência na cena californiana mas até diria que mais fora do hip-hop do que dentro. É o maior artista do hip-hop neste momento, está a ganhar estatuto de rockstar e todos os putos o ouvem, mas ainda não se reflectiu no estilo (porque, como é óbvio, essas influências ainda demoram). Logic e J.Cole são quase irrelevantes nisto (e acho meso que nem faz sentido meter o Logic no mesmo barco dos outros, seu fanboy :lol: ). Já o Drake domina a cena canadiana mas acima de tudo pela OVO. Ainda assim o Tory Lanez tem bastante impacto no hip-hop dos gajos.

Se falasse puramente de influências, acho que ainda não há quem ultrapasse o Kanye e o Lil' Wayne, ainda se nota dedo deles por todo o lado. Depois há Chief Keef e Migos, que são ENORMES em Chicago e Atlanta, respectivamente, e já têm imensa influência no que se passa no hip-hop dos dois centros, apesar das carreiras bem mais curtas.

Para deixar claro, não estou a falar dos fãs propriamente ditos ou na dimensão mundial que têm. Nisso Kendrick e Drake não têm igual neste momento. Estou a falar da forma como alguma malta tem mudado o hip-hop.

E sei que o tópico não é sobre isso mas nqs.

Compartilhar este post

Link para o post

O que me incomodou foi a desvalorização que fez ao "rapper". O resto é a opinião de uma pessoa que não foi exposta a esse tipo de música na sua vida.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas, curiosamente, diria que nenhum deles é das maiores referências (no que diz respeito à influência na evolução da música) dentro do estilo. Talvez o Chance seja o que tem mais, por vir de um grupo relativamente grande de artistas e por vir ganhando força em Chicago, que está sempre cheio de hip-hop. O Kendrick está a ter imensa influência na cena californiana mas até diria que mais fora do hip-hop do que dentro. É o maior artista do hip-hop neste momento, está a ganhar estatuto de rockstar e todos os putos o ouvem, mas ainda não se reflectiu no estilo (porque, como é óbvio, essas influências ainda demoram). Logic e J.Cole são quase irrelevantes nisto (e acho meso que nem faz sentido meter o Logic no mesmo barco dos outros, seu fanboy :lol: ). Já o Drake domina a cena canadiana mas acima de tudo pela OVO. Ainda assim o Tory Lanez tem bastante impacto no hip-hop dos gajos.

Se falasse puramente de influências, acho que ainda não há quem ultrapasse o Kanye e o Lil' Wayne, ainda se nota dedo deles por todo o lado. Depois há Chief Keef e Migos, que são ENORMES em Chicago e Atlanta, respectivamente, e já têm imensa influência no que se passa no hip-hop dos dois centros, apesar das carreiras bem mais curtas.

Para deixar claro, não estou a falar dos fãs propriamente ditos ou na dimensão mundial que têm. Nisso Kendrick e Drake não têm igual neste momento. Estou a falar da forma como alguma malta tem mudado o hip-hop.

E sei que o tópico não é sobre isso mas nqs.

Eu já acho diferente, o Chance não é referencia assim tão grande como o queres fazer parecer. E meto-o no mesmo saco do Logic só que um bocadinho acima.

Compartilhar este post

Link para o post

Por falarem aí no Chief Keef, incrível como o gajo influenciou tanta gente com um álbum que ele fez com 17 anos. Tipos como o Uzi foram buscar imenso ao gajo. Sobre artistas influentes, junta-se o Gucci Mane e, bem mais para trás, os Three 6 Mafia que com o memphis rap que faziam nos anos 90 criaram grande parte das bases para o trap de hoje, o crunk dos anos 2000 e também o cloud rap, que é mais nicho. Aliás, sem os Three 6 não tinhas Migos.

Como disseram atrás, é totalmente certo que o hip hop tem boa parte da sua origem na festa e ostentação. Os primeiros hits não tinham grande foco nas letras e o DJ tinha maior destaque que os MC. É algo que hoje se vê um pouco, com gajos como o Metro Boomin (especialmente este), o Mike Will Made It, o Pierre Bourne, etc. Mesmo nos anos 90 houve muito espaço para esse tipo de rap, apesar de ser a época mais "real shit" e politico-social, portanto sempre fez-me alguma confusão quando pessoas dizem que antigamente é que havia significado no hip hop.

Compartilhar este post

Link para o post

Será que agora vamos ter um "beef" entre o *introduzir nome de rapper* vs Rui Veloso?

Compartilhar este post

Link para o post

É impossivel dizer que o rap não tem inovado. Eu ouço imensos géneros musicais, incluindo rap, e quem diz que o rap não inova... existem imensos artistas que estão constantemente a inovar, como foi falado antes, Migos, por exemplo. Lil Uzi Vert, também. Ghostemane, quem não conhece devia ouvir. E outra coisa, rap não tem musicalidade? Ouçam Lil Peep, Lil Tracy, Brennan Savage ou Lund... Existe tantos artistas que inovam, que fazem coisas completamente diferentes, dizer que rap não inova é de quem fica preso aos recomendados do YouTube.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...