Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
pedropb13

[Benfica] Futebol

Publicações recomendadas

Estive em reflexão desde ontem. Como sabem, sempre fui crítico de algumas más atitudes do Luisão mas, ao mesmo tempo, sempre reconheci que o Lulu foi fundamental no nosso passado recente. Ontem, ao ouvi-lo, consegui fazer as pazes com alguma da revolta que tinha dentro de mim. É verdade que ele errou. Mas temos de olhar ao contexto. Ele chegou numa altura onde nem campo de treino tínhamos. Novo. Cometeu erros e era muito cobrado. Foi mal-amado durante uns tempos. Tomou decisões erradas e disse parvoíces (ele próprio conseguiu admitir isso). Mas quem de nós nunca errou? A verdade é que entre momentos menos bons, os bons foram largamente superiores e foram 15 anos dedicados ao Benfica. Formou dezenas de centrais. Segurou a equipa quando ela precisou. Esteve cá em momentos duros e respondeu presente. Obrigado Luisão, ontem fizemos as pazes. 

• Like 5

Compartilhar este post

Link para o post

Rui Vitória, treinador do Benfica, convocou 21 jogadores para o jogo frente ao Desportivo de Chaves, no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, relativo à 6.ª jornada da Liga NOS.

O início do desafio está marcado para as 20h15 de quinta-feira.

LISTA DE CONVOCADOS

Guarda-redes: Svilar, B. Varela e Odysseas;

Defesas: Conti, Grimaldo, Rúben Dias, Corchia, Jardel e André Almeida;

Médios: Fejsa, Gabriel, Cervi, Alfa Semedo, Zivkovic, Pizzi, Samaris, Rafa e Gedson;

Avançados: Jonas, Seferovic e Castillo.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Eu não sei quanto a vocês, mas por mais que o Luisão tenha dado ao Benfica, há coisas que não consigo apagar. Eu não me considero uma pessoa rancorosa, mas simplesmente há coisas que não se esquecem. O Benfica é algo de muito importante e querido para mim. Quando eu vejo alguém, quem quer que seja, a tentar tirar proveito disso para seu próprio benefício, acho mal. As sucessivas renovações de contrato chatearam-me, é verdade, mas não foi o que mais me revoltou. O que me revoltou foram umas declarações do Luisão, no aeroporto, provavelmente num daqueles verões onde fez birra para sair e acabou aumentado, a dizer que o facto de ele ser capitão não tinha muita importância, porque a braçadeira que ele usava era só um adereço à volta do braço que não tinha grande relevância. Um capitão do Benfica não pode nunca dizer uma coisa destas. É uma falta de respeito para a instituição, para os adeptos que sentem o clube, e revela que não tem bem noção do sítio onde está ou daquilo que representa.

Por isso, é o que ontem ou anteontem escrevi no tópico da despedida dele. Obrigado por tudo, é uma figura incontornável da história do Benfica e isso ninguém lhe tira, mas para mim não é ídolo nenhum. Nem sequer um exemplo. Nem sequer alguém que eu vou recordar com aquele carinho e nostalgia a gerações futuras.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de w0, há 6 horas:

Estive em reflexão desde ontem. Como sabem, sempre fui crítico de algumas más atitudes do Luisão mas, ao mesmo tempo, sempre reconheci que o Lulu foi fundamental no nosso passado recente. Ontem, ao ouvi-lo, consegui fazer as pazes com alguma da revolta que tinha dentro de mim. É verdade que ele errou. Mas temos de olhar ao contexto. Ele chegou numa altura onde nem campo de treino tínhamos. Novo. Cometeu erros e era muito cobrado. Foi mal-amado durante uns tempos. Tomou decisões erradas e disse parvoíces (ele próprio conseguiu admitir isso). Mas quem de nós nunca errou? A verdade é que entre momentos menos bons, os bons foram largamente superiores e foram 15 anos dedicados ao Benfica. Formou dezenas de centrais. Segurou a equipa quando ela precisou. Esteve cá em momentos duros e respondeu presente. Obrigado Luisão, ontem fizemos as pazes. 

E dentro de campo foi sempre profissional. Sair acaba sempre por passar pela cabeça de todos os jogadores de qualidade e os jogadores têm a legitimidade de terem os seus objetivos e desejos, se até os portugueses que são benfiquistas/portistas de coração saem lá para fora, não vão ser os estrangeiros a querer ficar cá para sempre.

O importante é que se a decisão da estrutura/treinador for manter o jogador, este depois seja profissional e saiba ter a cabeça fresca para dar o melhor pelo clube durante a época. E nisso o Luisão foi exemplar. Por mais novelas de Verão que houvessem, fecha o mercado de transferências, entra em campo e dá o seu melhor. Quantos e quantos casos de falta de profissionalismo não vemos nós todos os mercados de jogadores que conseguem mesmo encostar o clube às cordas e sair? Às vezes fala-se do Luisão e parece que fez algo desse género, quando nunca foi esse o caso.

Falam-se de ídolos passados, que passaram quase toda a carreira no clube. Mas esses também terão tido as suas novelas, suas declarações menos felizes. Nós é que vivemos longe desse tempo e o tempo enaltece sempre o que foi feito de bom e ajuda a apagar os erros. Hoje o Luisão pode não ser considerado um ídolo para muitos adeptos, mas o tempo dar-lhe-á esse estatuto. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Krave, há 1 minuto:

E dentro de campo foi sempre profissional.

Não. Das que me marcaram foi ele insultar e mandar calar os adeptos num jogo qualquer, depois disse que os adeptos não são donos do Benfica, e aquela agressão ou lá o que foi aquilo, num jogo internacional, contra o árbitro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, há 4 minutos:

Não. Das que me marcaram foi ele insultar e mandar calar os adeptos num jogo qualquer, depois disse que os adeptos não são donos do Benfica, e aquela agressão ou lá o que foi aquilo, num jogo internacional, contra o árbitro.

Vou reformular. Foi sempre profissional no sentido de não parecer estar contrariado em campo, ou molengão. Mas ainda bem que ele se enervou, porque é sinal que sente as coisas. Não vou estar a ser c*na-mole só porque um capitão da minha equipa se revoltou de cabeça quente pelos jogadores estarem a ser assobiados, ou naquele caso creio que era o Maxi segundo a notícia: https://www.cmjornal.pt/desporto/detalhe/adeptos-indignados-com-gestos-de-luisao

Enerva-me sim se os jogadores andarem lá mortos, sem reacção. Se os adeptos estiverem a assobiar e depois marcam, fazem muito bem em mandar calar quem assobia nos festejos. Querem assobiar que fiquem em casa, se o Luisão se enervou foi porque estava a dar o seu melhor pelo nosso emblema e sentiu-se frustrado com levar assobios em vez de apoio para dar a volta à situação. Temos todos que remar para o mesmo lado e apoiar a equipa mesmo em desvantagem ou com as coisas a correr menos bem e no Benfica temos a sorte da grande maioria dos jogadores serem excelentes profissionais, com mais ou menos qualidade, e que defendem o escudo como se fossem Benfiquistas desde o berço. Eu pelo menos sinto-me honrado pelos jogadores que temos tido a defender o nosso manto nos últimos anos e são mais benfiquistas que muito benfiquista que senta o cu no estádio.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Krave, há 21 minutos:

image.png.3649acbb7f8c38ad542ce0a758c7be8c.png

Este episódio também marcou a passagem do Luisão.

Em que a razão estava do lado dele. Ele é capitão e chamar à atenção de colegas faz parte do ofício. Ademais, um central chamar à atenção do trinco não é coisa mais inaudita do mundo. O Grego é que reagiu dessa maneira, e fomos todos salomónicos a dar 50% da responsabilidade a cada um. Mas não foi isso que se passou.

Citação de Che, há 19 minutos:

Isso não se passou assim. O que ele fez foi defender o grupo de trabalho do qual é capitão. Foi pedir respeito e apoio. É sempre fácil, quando se perde, insultar a equipa e os jogadores, todos o fazemos. E estamos no nosso direito. Ele contrapôs exigindo respeito pelo grupo. E está no direito dele. Isso agora é desrespeitoso para com os adeptos? insultou-nos? Por amor de Deus...

E a "agressão" não foi uma agressão propriamente dita. Ele foi a correr para o árbitro para defender um colega (é capitão) e não travou a atempo acabando por abalroar o dito. Cumpriu a sua suspensão (a meu ver imerecido, porque não foi uma agressão intencional).

Compartilhar este post

Link para o post

Tanto é que ele ontem admitiu que não o fez da melhor forma. Isto quando mandou os adeptos para o crl.

Editado por Casual 1904

Compartilhar este post

Link para o post

Fomos condenados pela FIFA a pagar 3.5M ao Bilal por termos posto o gajo no crl alegando justa causa.

p.s vamos recorrer 

Editado por diazevedo7

Compartilhar este post

Link para o post

LOL

o gajo nem aparecia nos treinos, nem estava em PT quando foi despedido

Compartilhar este post

Link para o post

Isto agora cada um lê o passado como entende.

Para mim, ele será sempre o capitão do Vieira, o braço direito do presidente. Não consigo deixar de o ver como um líder imposto que ultrapassou as suas competências há já largos anos. Dir-me-āo que estou a ser ingrato com quem assumiu a capitania de uma equipa aos cacos e que deu sempre tudo por ela. É verdade e sempre foi muito bem recompensado por isso, pelo que a gratidão está na sua conta bancária.

Esteve 14 anos no Benfica e nem em metade deles justificou dentro do campo o estatuto que ia granjeando. E fora dele nunca foi fonte de respeito e admiração. Além do caso do aeroporto há também o de ter sido apanhado embriagado às tantas da manhã. Acontece a qualquer um? Sim, claro! Mas não é qualquer um que tem a responsabilidade que o Luisāo teve todos estes anos.

Não deixa de ser uma referência e uma figura maior do clube por isso. Contudo, é-o por osmose, porque se proporcionou, porque soube ser oportunista e, evidentemente, porque se assumiu e sempre deu o corpo às balas.

Por tudo isto, apesar de não ter conseguido ganhar a minha admiração, terá sempre a minha gratidão.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Reverend, há 1 hora:

Isto agora cada um lê o passado como entende.

Para mim, ele será sempre o capitão do Vieira, o braço direito do presidente. Não consigo deixar de o ver como um líder imposto que ultrapassou as suas competências há já largos anos. Dir-me-āo que estou a ser ingrato com quem assumiu a capitania de uma equipa aos cacos e que deu sempre tudo por ela. É verdade e sempre foi muito bem recompensado por isso, pelo que a gratidão está na sua conta bancária.

Esteve 14 anos no Benfica e nem em metade deles justificou dentro do campo o estatuto que ia granjeando. E fora dele nunca foi fonte de respeito e admiração. Além do caso do aeroporto há também o de ter sido apanhado embriagado às tantas da manhã. Acontece a qualquer um? Sim, claro! Mas não é qualquer um que tem a responsabilidade que o Luisāo teve todos estes anos.

Não deixa de ser uma referência e uma figura maior do clube por isso. Contudo, é-o por osmose, porque se proporcionou, porque soube ser oportunista e, evidentemente, porque se assumiu e sempre deu o corpo às balas.

Por tudo isto, apesar de não ter conseguido ganhar a minha admiração, terá sempre a minha gratidão.

Por amor da Santa, ó reverendo!! Caramba, o ódio ao Vieira não pode chegar ponto de contagiar tudo quanto tenha andado no Benfica na era Vieira. É que não temos outro Benfica. É este que há, que tem havido. E este que há (o único Benfica), teve como expoente o Luisão.

Claro que podemos ficar ad aeternum a marinar no tempo do Shéu ou no tempo do Coluna, glorificando-os como tempos ideais, mas o único Benfica que temos é este. E não é crime nenhum construirmos as nossas próprias referências, independentemente de quem é o Presidente que o trouxe ou que gosta muito dele (aliás, se há coisa o Vieira esteve sempre certo foi o respaldo ao Luisão).  E se a referência até poder ser o jogador com mais títulos, mais jogos com a braçadeira, e o segundo com mais jogos pelo glorioso, melhor ainda. Ou não? Ou quem poderia ser a referência? Ou temos de ficar órfãos para sempre? Ou o Benfica acabou em 1989?

Pronto, deixemos lá isso. Estou cansado de vir aqui defender o meu capitão. Ainda bem que se reformou, para isto deixar de ser tópico. 

Tempo de inserir os modos "Defesa do Jardel", "Defesa do Salvio", "Defesa do André Almeida"; que esses patinhos feios também já têm uma década de águia ao peito e permanecem fora do coração dos adeptos.

PS: A ingratidão no Benfica não é coisa nova. Sem recuar muito, todos sabemos como nós nos referíamos ao Nuno Gomes (aqui sou culpado por igual), que jogou connosco épocas de caraças, que foi para Itália e escolheu regressar ao pior Benfica da história (pode  ter ido fazer carreira em qualquer Fulham, Espanyol ou Udinese, no mínimo). Enquanto cá esteve, era a Nuna, a menina, não valia nada, apenas quando deu dois bananos ao Jesualdo é que subiu na nossa consideração. E desde que se reformou, passou a ser tido em melhor conta.

Não preciso de recuar a um Benfica-Boavista em que o Estádio da Luz decidiu assobiar colectivamente o nosso capitão durante os anos mais negros da nossa história, e que nunca nos abandonou, apesar de ter propostas de todos os laods e de...jogar num Benfica de m*rda, tendo apenas saído porque foi despedido pelo sacana do Vale e Azevedo, pois não?

E se quisermos recuar um pouco mais, o Nené, o nosso glorioso Nené de quem só falamos bem, durante o tempo que jogou (já o via e ouvi afirmado por muita gente da época) era o "Rei do Assobio" da Luz assobiado em permanência pelo terceiro anel. Aquela lenda que nos contaram com um spin positivo (de que nunca sujou um calção) era  o  motivo: nunca sujou um calção porque era calão. Mas bastou reformar-se para a malta ver "espera aí. este gajo fez quase 600 jogos connosco, em 19 épocas, se calhar é um dos grandes"...

A lista é longa, e eu aqui no núcleo já vi mandarem abaixo todo o tipo de jogadores que fizerem algumas épocas connosco. Algumas das críticas prendem-se invariavelmente com o facto de terem querido sair nalguns verões. Mas nunca vi se manifestarem contra alguns que só fizeram um ano ou dois e saíram de facto. O querer sair é pior do que o sair de facto. É incrível, mas na bancada da Luz faz sentido. Eu não sei que tempos gloriosos a generalidade do pessoal aqui assistiu, que os faça desdenhar o Luisão, o Simão, o Jardel, o Nuno Gomes, o Quim, o Salvio, etc. Eu vi os tempos tenebrosos do Pringle, do Harkness, do Escalona, do Machairidis, do Dudic, do Marcelo, do Paredão, do Nelo, do Nandinho, do Carlitos...Eu dou graças aos céus por qualquer Samaris, qualquer Sílvio, qualquer Lima, qualquer Eliseu, qualquer Carlos Martins, qualquer Cervi que apareça no Benfica. 

Pronto, este PS ainda é maior que o post principal, o que devia dar uma sanção qualquer...

Editado por IlidioMA
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Krave, há 3 horas:

image.png.3649acbb7f8c38ad542ce0a758c7be8c.png

Este episódio também marcou a passagem do Luisão.

Metam aí o vídeo da peitada ao árbitro, muito me RI eu nesse dia

Compartilhar este post

Link para o post

Com todo o respeito que te tenho- e tu sabes que tenho bastante- Ilidio: outra vez o discurso conformista? A lenga-lenga do derrotado? A estorieta do timorato?

Desculpa, mas o Benfica que temos não é o Benfica que devíamos ter. Talvez seja o que merecemos: por endeusarmos jogadores como o Luisão, digo eu; por os menosprezamos, dirás tu.

Contudo, numa coisa estamos completamente de acordo. O benfiquista sempre foi demasiado exigente. Uns dirão que não temos motivos para ser assim, outros que não podemos ser de outra maneira. Podemos não ter acabado, mas também não fomos refundados. A história do Benfica não se apaga só porque troca de Luz. Os grandes homens do Benfica não desapareceram no pó de outros tempos do Museu Cosme Damião. Pode não parecer, mas ainda temos um termo de comparação muito presente, apesar de já ser passado. Tal como o VA é passado, ainda que mais recente. Ambos fazem parte do Benfica. Cabe a cada um escolher a bitola que vai reger as suas emoções.

Sobre os jogadores, eu defendo os bons jogadores e os bons profissionais. Geralmente e de preferência nesta ordem. No futebol, a idade não é um posto. A qualidade sim. Um jogador mediano não pode ser colocado num patamar superior a um bom jogador só porque tem mais anos de casa. E o terceiro anel sabe disso. Por isso é que não costuma guardar rancor aos bons jogadores que passam e vão. Porque não se esquece do regalo que foi vê-los jogar e do quanto nos deram durante as suas passagens.

E desses que mencionaste escapam o Nuno, o JVP e o Jardel- não me posso pronunciar sobre o Nené. Escapar é uma palavra redutora, especialmente para os 2 portugueses os quais, esses sim, mereciam figurar no mesmo panteão onde querem colocar agora o Luisão. Porque sempre foram referências em Portugal nas suas posições, sempre deram tudo o que tinham em prol do clube e ajudaram a elevar o Benfica a vôos para os quais não tinha asas. 

Para terminar, que já me alongo demasiado, não consigo conceber que um jogador mediano seja designado como uma referência do clube apenas pela sua longevidade. Tem de haver algo de extraordinário que justifique a honra. Ou, pelo menos, devia...

Editado por John Reverend

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Almeno, há 14 horas:

LOL

o gajo nem aparecia nos treinos, nem estava em PT quando foi despedido

Ia para casa do Labyad jogar PS

Compartilhar este post

Link para o post

sdds Bilal. 

Gajo que no espaço de dias é expulso dos sub-19 da Holanda por ter levado prostitutas para o estágio da seleção, é também apanhado em excesso de velocidade em França, e fica duas semanas fugido e sem dizer nada ao Benfica, lenda.

Editado por Chet Faker

Compartilhar este post

Link para o post

@John Reverend só para pormos isto para trás das costas (e porque concordo com muitos dos pontos que realças no teu post, pelo que não vejo necessidade de contraditar), diz-me só (e isto é aberto a todos os users que "repudiem" o Luisão) que outras referências, então, podemos ter? Se, dos jogadores que cá vimos, o Luisão não pode/deve ser destacado como referência, que outros jogadores, nesse mesmo âmbito, o podem ser? Estou genuinamente curioso.

Compartilhar este post

Link para o post

O Luisão deve ser considerado como referência mas no período em que ele cá esteve podemos considerar o Aimar, o Nico e o Cardozo como referências também, por diversos motivos

Compartilhar este post

Link para o post

Esse é um dos nossos graves problemas. A falta de referências. Aqueles que podiam tê-lo sido foram invariavelmente vendidos ou desvalorizados. A rapaziada da formação é o exemplo óbvio, mas esses compreendo que seja quase impossível evitar que saiam. Contudo, tínhamos a obrigação de os manter por mais tempo e não só pelos motivos desportivos evidentes. A réstia de mística que há está neles, que sentem o clube desde crianças, praticamente.

Sobram os jogadores de eleição, respeitados pelo seu profissionalismo e rendimento. Falo de jogadores como o Nuno, o Aimar, o Jonas ou o Garay. Homens com todos os atributos para serem tratados como referências pelo clube. Porque são exemplos de qualidade a toda linha, respeitados pelos seus pares, admirados pelos adeptos e com larga e reconhecida produtividade em campo. São/foram líderes.

Falta-lhes a longevidade, é verdade, o que não deixa de ser importante. A questão aqui é a nossa incapacidade em produzir verdadeiras referências para o clube. E ambos sabemos as razões para isso.

Editado por John Reverend

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 19 horas:

Em que a razão estava do lado dele. Ele é capitão e chamar à atenção de colegas faz parte do ofício.

Tinha uma braçadeira esquisita, nessa foto. Transparente.

Citação de paladino77, há 1 hora:

O Luisão deve ser considerado como referência mas no período em que ele cá esteve podemos considerar o Aimar, o Nico e o Cardozo como referências também, por diversos motivos

Nuno Gomes, Simão...

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...