JonasThern Publicado 24 Maio 2019 A remodelação do plantel era necessária e não deves ficar por aí para a próxima época. Não tiveste problemas de balneário quando vendeste o capitão de equipa? Nas Taças até estavas a avançar bem nas eliminatórias, mas depois o Mónaco estragou-te os planos, também não seria fácil contra as outras equipas que ainda estavam em prova. No campeonato, até Março tiveste resultados bons e somaste bastantes pontos, mas depois Abril e Maio foram terríveis. No final, deu para assegurar a manutenção que era o mais importante esta época. Financeiramente, fizeste uma grande gestão e o clube já não está no vermelho. Ainda estás longe de ter o orçamento necessário para fazer mais no campeonato e vais ter de optar por um plantel low cost. Compartilhar este post Link para o post
José Armando Publicado 24 Maio 2019 Acho que podias ter terminado um pouco acima mas ainda assim não foi mau de todo, boa recuperação! Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 25 Maio 2019 Pois a coisa vai mesmo precisar de algumas mudancas de fundo... Compartilhar este post Link para o post
Tuckius Publicado 27 Maio 2019 Final de época em quebra após uma grande série de resultados. Acabas por fazer uma boa recuperação na tabela com uma boa margem pontual para a linha de água. Compartilhar este post Link para o post
FabioK Publicado 27 Maio 2019 Citação de cadete, Em 23/05/2019 at 14:07: estiveste bem na Taca e recuperaste bem na Liga...mas depois que raio aconteceu? Uma bola de neve. A partir do momento em que garantimos a manutenção parece que a época acabou. Citação de Fajo, Em 24/05/2019 at 01:46: Ora aí está um belo desafio pela frente! Este clube na realidade também anda numa maré negativa, o que é pena porque lembro-me do Bordéus num patamar elevado e sempre com grandes jogadores ( o Pauleta lá era um deus, o Dugarry também jogava fixe, mais recente o Micoud era alto craque). Relativamente à tua realidade, acabaste por fazer uma boa época dada a situação delicada em que o clube estava. De facto, para alcançares o PSG vais ter de dar ao chinelo! Mas é destes desafios que a malta gosta, portanto é carregar nisso e tentar trutas escondidas por esses lados 😛 E foi aqui que despontou o Gourcuff ❤️ Ao chinelo é favor, vou precisar de dar à sapataria inteira tal não é a diferença do PSG para o resto do campeonato Citação de JonasThern, Em 24/05/2019 at 10:24: A remodelação do plantel era necessária e não deves ficar por aí para a próxima época. Não tiveste problemas de balneário quando vendeste o capitão de equipa? Nas Taças até estavas a avançar bem nas eliminatórias, mas depois o Mónaco estragou-te os planos, também não seria fácil contra as outras equipas que ainda estavam em prova. No campeonato, até Março tiveste resultados bons e somaste bastantes pontos, mas depois Abril e Maio foram terríveis. No final, deu para assegurar a manutenção que era o mais importante esta época. Financeiramente, fizeste uma grande gestão e o clube já não está no vermelho. Ainda estás longe de ter o orçamento necessário para fazer mais no campeonato e vais ter de optar por um plantel low cost. Não muitos. O Rojas (sub-capitão) foi o único que me veio abordar mas a coisa resolveu-se. Nas taças foi onde deu, mas o Mónaco é neste momento bem mais forte que nós também. Sem dúvida, tenho que continuar bastante atento à situação financeira. não pode haver investimentos desmedidos enquanto estivermos definitivamente estáveis. Para isso também é necessário conseguirmos receitas da Europa, quando e se lá chegarmos. Citação de José Armando, Em 24/05/2019 at 17:06: Acho que podias ter terminado um pouco acima mas ainda assim não foi mau de todo, boa recuperação! Podia, mas morremos para os resultados.. Citação de Burkina2008, Em 25/05/2019 at 11:56: Pois a coisa vai mesmo precisar de algumas mudancas de fundo... A fundo mesmo. Mas assim é que é giro! Citação de Tuckius, há 3 horas: Final de época em quebra após uma grande série de resultados. Acabas por fazer uma boa recuperação na tabela com uma boa margem pontual para a linha de água. Sim, até Março estivemos em grande forma, mas depois no fim desmoronou-se tudo....fica pelo menos a diferença pontual a provar que não andámos no fim com a corda na garganta. Obrigado a todos pelos comentários! 🙂 Compartilhar este post Link para o post
FabioK Publicado 27 Maio 2019 (editado) Expectativas Estas são as expectativas apresentadas para a época 2034/2035. Apesar do difícil ano que passou e de termos terminado mal, acredito plenamente que temos qualidade para nos colocarmos na primeira metade da tabela e por isso aponto a um top-8, sendo que o ideal será mesmo conseguir um lugar no top-6 que dá acesso às competições europeias. Vai mais ou menos de encontro ao que a imprensa prevê para nós, embora dê para perceber a distância significativa para as seis equipas à nossa frente. Apesar disto como podem ver o dinheiro escasseia. Fui presenteado com 574 mil euros para transferências e um orçamento para salários inferior a 700 mil euros, quando já estava planeado estar a gastar mais de 800 mil. Mercado de transferências O plano para este mercado de transferências era simples: vender. Já tinha alinhavado muitos reforços e por isso precisávamos de vender jogadores para encaixar dinheiro e melhorar a nossa situação financeira. Por isso mesmo não há inegociáveis no plantel. A partir do momento em que haja interesse nos nossos jogadores, se a proposta certa chegar, eu aceitei. Consequentemente temos que ir melhorando aquilo que recebemos das vendas. Quando aqui cheguei apenas 10% da verba das vendas nos era disponibilizada. Entretanto já melhorou para 35%. Só quando passarmos a receber 100% de todas as vendas que fazemos é que poderemos começar a pensar em investir de outra maneira. Falando então do mercado em si e começando pelas saídas, 22 jogadores abandonaram o clube, entre titulares e suplentes. Besse era o extremo direito suplente e rendeu 1,7 milhões que podem chegar a 2,1. Skogen era o extremo esquerdo suplente, Eslund era o extremo direito suplente e Seck o número 10 suplente. Fizemos boas vendas com Zito e Rojas que eram o 8 e o 10 titulares. A maior venda, contudo, acabou por ser Roux, de apenas 18 anos. Esteve emprestado ao Lyon e devem ter gostado dele pois avançaram para a sua compra em definitivo. Estava avaliado em apenas 875 mil euros, mas como tinha muito potencial apontei aos 10 milhões de euros. O Lyon subiu significativamente a primeira proposta que rondava o milhão, mas não ultrapassou os cinco. No fim depois de algumas rondas negociais o negócio ficou feito por 6,75 milhões e ainda ficámos com 50% de uma futura venda. Por fim acabámos por vender o extremo esquerdo titular, o brasileiro Abel. Iria ser suplente esta época e entrava no último ano de contrato. Estando já com 30 anos não lhe queria renovar o contrato pois iria ter que aumentar o salário e como tinha um valor de mercado interessante, optei pela venda. Rumou ao Chaves por 4,5 milhões de euros, a nossa segunda maior venda deste mercado. Tudo junto somámos 26,5 milhões de euros. Nas entradas temos 17 caras novas, sendo que o brasileiro Hulk acabou já emprestado neste mercado porque temos um limite de 4 extra-comunitários e não esperava que o guarda-redes Ellis que é britânico, valesse para essas contas. A maior parte dos reforços já estavam contratados desde Janeiro e por isso só iria ao mercado se encontrasse oportunidades únicas em termos económicos. Acabou por ser o que aconteceu com o Calor, o Krstic e o Dubois. Gastámos apenas 4,3 milhões de euros, pelo que gerámos um lucro de mais de 20 milhões de euros nesta janela de transferências Plantel Na baliza temos então dois guarda-redes novos, ambos da mesma idade e de qualidade parecida. Ellis já conta com uma internacionalização por Inglaterra, enquanto Yesin representou a Ucrânia apenas nos su-21. Vou ter que fazer uma rotação agressiva para agradar aos dois. No lado direito da defesa contratámos então Dubois que deverá ser o titular e temos Senechal, jovem de 20 anos que também dá imensas garantias. Na esquerda o titular deverá ser Lisicki, já foi meu jogador no Estugarda e é internacional pela Polónia. Para suplente temos Vukoje que foi internacional sub-21 pela Sérvia. No centro da defesa transitam os espanhóis Lucas e José Alberto e gastámos 900 mil euros em Krstic, que é de longe o nosso melhor central. Deverá fazer dupla com o Lucas. Para 4º opção tenho o argentino Christian Ruiz. É lateral esquerdo de origem, mas como tenho que aproveitar todos os recursos que tenho e já tenho dois laterais esquerdos definidos, este vai tapar buracos no centro da defesa. No meio-campo continuam Pieroni, uma das figuras da equipa e Diogo Costa. Em princípio Diogo Costa perderá algum espaço para Calero, comprado por apenas 1,1 milhões ao Atlético Madrid, sendo a meu ver o melhor jogador desta equipa. Como opção contratamos ainda o italiano Nuccio Chiellini. Para a posição 10 comprámos a custo zero o brasileiro Izoppo e o espanhol El Tahir. Duas boas opções, embora me pareça que Izoppo leva ligeira vantagem. Para as alas foi algo difícil encontrar jogadores bons a custo zero, ao contrário dos avançados. Comprei muitos avançados, mas como quase todos podem jogar nos corredores, vou aproveitar essa polivalência. Blasquez é avançado mas vai ser o titular do lado direito e terá a sombra de Enrico Nocerino que é extremo de raiz. Na esquerda vamos ter o norueguês Vik , pelos atributos não parece nada de mais, mas esteve em bom plano no Saint Etienne por empréstimo da Roma, e tem a vantagem de ser jogador de corredor. Tenho também o Villanueva, que atuou por empréstimo no Guingamp o ano passado e até foi o melhor marcador do campeonato francês. Esteve seis meses sob as minhas ordens, também no Estugarda, por empréstimo. Na frente de ataque tenho muitas esperanças no uruguaio Alonso. Jogador de qualidade, vindo do Marselha. Como suplente temos Couturier, jovem de 20 anos que deu nas vistas na segunda metada da época no ano passado. Por fim também trouxemos o alemão Christiansen, para ser 3º opção e para eventualmente render alguma coisa daqui a um tempo. Pré-época A pré-época não foi muito longa, com apenas cinco jogos. Não perdemos qualquer jogo, somámos três vitórias e dois empates, tendo ganho ao Dínamo Zagreb e empatado com o Everton. Pré-época vale sempre o que vale, vi algumas coisas que me agradaram e outras nem por isso, como o empate no último jogo frente a uma equipa mais fraca. Finanças A nível financeiro estamos a bater perto dos 20 milhões de euros positivos, o que é otimo. Temos que continuar a melhorar esta parte, essencialmente pela questão das percentagens de vendas que me é dado e que depois me permite reforçar o plantel. Editado 28 Maio 2019 por FabioK Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 27 Maio 2019 Financas de altos e baixos...a vervamos...os amigaveis tambem um pouco um enigma! Compartilhar este post Link para o post
cadete Publicado 27 Maio 2019 limpeza normal de balneario. veremos o que aguardar na nova epoca Compartilhar este post Link para o post
José Armando Publicado 27 Maio 2019 Finanças num nível a que já não andavam á muito tempo! Muito bem 😄 Compartilhar este post Link para o post
Fajo Publicado 27 Maio 2019 Bem isso é que é quase recomeçar do zero. Em relação aos jogadores, gosto muito do ponta de lança e também do Blasquez. O resto são gajos razoáveis/bons, com alguma margem de progressão. É necessário subir gradualmente as finanças, portanto é conseguir gajos com potencial relativamente baratos e potenciar. Curioso para ver a entrada na tua campeonato, conseguir um top 6 seria mesmo brutal. Compartilhar este post Link para o post
six_strings Publicado 28 Maio 2019 Espectativas baixas para um clube que já foi grande 😞 Acredito que vais mudar isso. Força PEACE Compartilhar este post Link para o post
JonasThern Publicado 28 Maio 2019 Vai ser a tua época zero no Bordéus. Penso que os objetivos que propuseste são racionais e nada de irrealistas. Em relação ao plantel, foram muitas as saídas e do que analisei, faltam-te algumas soluções para os extremos e um central. Que tática vais usar? Vais jogar sem extremos? Se calhar devias ter feito mais uns jogos na pré época, a dinâmica da equipa deve estar muito pobre, não? Financeiramente, fizeste um bom trabalho ao recuperar das contas negativas da época passada. Compartilhar este post Link para o post
FabioK Publicado 28 Maio 2019 Citação de Burkina2008, há 22 horas: Financas de altos e baixos...a vervamos...os amigaveis tambem um pouco um enigma! Desde que eu entrei estão mais no alto que em baixo 😄 Citação de cadete, há 22 horas: limpeza normal de balneario. veremos o que aguardar na nova epoca Tinha que ser para começarmos a arrepiar caminho. Citação de José Armando, há 18 horas: Finanças num nível a que já não andavam á muito tempo! Muito bem 😄 Mesmo assim ainda vão requerer algum trabalho e alguma atenção 😄 Citação de Fajo, há 13 horas: Bem isso é que é quase recomeçar do zero. Em relação aos jogadores, gosto muito do ponta de lança e também do Blasquez. O resto são gajos razoáveis/bons, com alguma margem de progressão. É necessário subir gradualmente as finanças, portanto é conseguir gajos com potencial relativamente baratos e potenciar. Curioso para ver a entrada na tua campeonato, conseguir um top 6 seria mesmo brutal. Exato, foi nessa ótica financeira que muitos dos reforços vieram... chegam a custo 0, se fizermos uma boa época valorizam e vamos vender e depois tentamos trazer melhores. Top-6 é peaners oh Fajo 😎 Citação de six_strings, há 2 horas: Espectativas baixas para um clube que já foi grande 😞 Acredito que vais mudar isso. Força PEACE É verdade, infelizmente são as expectativas realistas para o momento. Citação de JonasThern, há 2 horas: Vai ser a tua época zero no Bordéus. Penso que os objetivos que propuseste são racionais e nada de irrealistas. Em relação ao plantel, foram muitas as saídas e do que analisei, faltam-te algumas soluções para os extremos e um central. Que tática vais usar? Vais jogar sem extremos? Se calhar devias ter feito mais uns jogos na pré época, a dinâmica da equipa deve estar muito pobre, não? Financeiramente, fizeste um bom trabalho ao recuperar das contas negativas da época passada. Não. Vamos jogar na mesma tática, mas vou aproveitar ao máximo os recursos que trouxe. Em termos de central quem vai fazer o papel que falta é o argentino Ruiz. É lateral esquerdo de origem mas faz de central e defesa direito também. Nos extremos também serão adaptações. O titular na direita é o Blasquez, pois é um avançado com muito drible mas pouca finalização. Na esquerda o titular será o Vik que é médio esquerdo, portanto não é uma adaptação tão grande e conto para lá com o Villanueva também. Obrigado a todos pelos comentários! 🙂 Compartilhar este post Link para o post
FabioK Publicado 28 Maio 2019 Campeonato Abrimos o campeonato em casa frente ao Reims e queria entrar bem, frente aos nossos adeptos. No entanto a primeira contrariedade surgiu logo aos 11 minutos quando o Reims fez o 0-1. Não fomos abaixo, jogámos bastante bem, mas pecámos na finalização. Contudo o golo do empate surgiu aos 87 minutos por Couturier. Às vezes ainda não tenho bem noção da realidade em que estou inserido, onde muitas vezes é preferível preservar o empate. Deixei toda a gente ao ataque e sofremos dois golos nos descontos perdendo então por 3-1. Na 2ª jornada fomos logo a Paris, defrontar o PSG. Jogo terrível, o PSG fez o que bem lhe apeteceu e fomos goleados por 5-0. Ao fim de dois jogos éramos últimos e os únicos que ainda não tinham somado qualquer ponto no campeonato. Não foi o inicio que tinha planeado. As coisas começaram depois a mudar. Vencemos em casa do Troyes por 2-0 e pusemos fim a uma série de sete jogos sem vencer para o campeonato. Recebemos o Lyon e vencemos por 3-2, num jogo com duas reviravoltas em que estivemos a ganhar por 1-0, depois a perder por 2-1. Somámos mais três vitórias seguidas, todas elas pela margem mínima, frente a Caen, Nice e Toulouse, fazendo cinco vitórias seguidas no campeonato. Fomos travados em Rennes, também pela margem mínima e num jogo onde até estivemos a ganhar por 1-0. Reagimos vencendo o Lille em mais uma reviravolta, como têm sido quase todos os jogos. Sofremos o 0-1 aos sete minutos e na segunda parte Couturier aos 49 minutos e Alonso aos 88 deram-nos a vitória. Acabámos esta fase no terreno do Marselha, 2º classificado. Entrámos muito mal e aos 11 minutos já perdíamos por 2-0. Caiu-nos um penalty do céu nos descontos da primeira parte e reduzimos para 2-1 que nos deu algum alento para a segunda parte. Jogámos um pouco melhor nessa altura, mas o resultado não se alterou. Depois do mau início tínhamos agora um saldo positivo de seis vitórias contra quatro derrotas. Recebemos o recém-promovido Chateroux e vencemos por 2-0. Não conseguimos dar continuidade pois perdemos por 2-1 no terreno do Mónaco. Contudo, conseguimos arrancar a partir daqui. No que restava de Novembro vencemos o Metz por 2-0 e o Guingamp por 2-1. Iniciámos Dezembro a vencer o Montpellier por 1-0 e de seguida demos espetáculo no melhor jogo da liga até ao momento, vencendo no terreno do Nantes por 5-4, num jogo onde houve quatro reviravoltas no marcador (de 0-1 para 2-1, para 2-3, para 4-3 e por fim para 4-5) onde Couturier foi o homem do jogo com quatro golos marcados, sendo que o último foi de penalty aos 90+4, que acabou por nos dar a vitória. Acabámos por interromper a série vitoriosa com um empate em casa frente ao Saint Etienne a uma bola, mas logo retomámos o caminho das vitórias vencendo o Amiens em casa por 1-0 e no terreno do Angers por 3-1. Para terminar o ano civil jogávamos com o PSG. Tendo em conta a nossa boa forma sabia que o jogo seria diferente daquele que teve lugar no inicio do campeonato e não iríamos sair vergados a uma derrota pesada. Contava até que pudéssemos dar luta e tentar um resultado positivo. Mas estava longe de imaginar que iríamos dominar e vencer o líder destacado do campeonato francês. Estivemos sempre por cima do encontro e o resultado ganhou forma com os golos de Vik e Couturier. Para terem noção do ridículo que é o passeio do PSG, apesar de terem perdido sete pontos em 18 jogos até ao momento, só tinham sofrido dois golos em todo o campeonato. Nós marcámos tantos golos neste jogo como o resto do campeonato lhes marcou em 18 jornadas. Classificação Ao final de 20 jogos, mais de uma volta, estamos num espetacular 2º lugar. Temos quatro pontos de avanço do Marselha, mas mais um jogo. O 4º lugar surpreendentemente é o Reims, o que ajuda a atenuar um pouco aquela derrota inicial no campeonato. Logo a seguir vem o Lyon. O Mónaco está a fazer um ano bastante abaixo do que é costume, tal como o Amiens, estando já um pouco longe de nós. Somos o segundo melhor ataque do campeonato, com apenas cinco golos a menos que o PSG, mas já encaixámos 26 golos em apenas 20 jornadas. Isto deve-se ao facto de muitas das nossas vitórias serem pela margem mínima e como tal quando marcamos dois ou três golos, acabamos sempre por sofrer. É sem dúvida o aspeto a tentar melhor, porque o Marselha que é o 3º classificado também ainda não chegou à dezena de golos sofridos. O meu trabalho não passou despercebido à direção do clube e como tal foi me proposto a renovação de contrato, a qual foi prontamente aceite. Dá já estabilidade ao clube para os anos que aí vêm. Coupe de la Ligue Na primeira metade da temporada a taça em foco é a taça da liga, denominada Coupe de la Ligue. As taças não deverão ser alvo de grande atenção da minha parte, a menos que vamos avançando na prova. Serão essencialmente para rodar e guardar a equipa para os jogos do campeonato. Até agora fizemos dois jogos, vencemos no terreno do Montpellier por 2-1 (com alguma surpresa minha confesso) e depois de um empate a uma bola frente ao Nymes, seguimos em frente nos penalties. Os quartos de final ditaram que vamos receber o PSG. Aqui o caso já é um pouco diferente. Precisamos das melhores armas para vencer o PSG (agora que vejo que é possível) e a verdade é que se o conseguirmos somos sérios candidatos a vencer a prova dado que o Mónaco e o Marselha já estão fora dela. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 29 Maio 2019 Ai esse PSG e os seus petro dollars! Compartilhar este post Link para o post
JonasThern Publicado 29 Maio 2019 Não começaste o campeonato da melhor maneira, o que pensaste depois daquelas duas derrotas seguidas? Depois desse mau inicio, a equipa começou a somar vitórias e em 20 jogos, 5 derrotas, sendo que a única derrota mais fora do normal terá sido logo na 1ª jornada contra o Reims e talvez a do Rennes. Excelentes meses de Novembro e Dezembro. Não ficarei surpreendido se conseguires um lugar no top4, mas vais ter de melhorar o facto de estares a sofrer muitos golos. Na Taça da Liga, conseguiste passar os menos favoritos e nos quartos de final, o PSG pode ser um obstáculo difícil de ultrapassar. Compartilhar este post Link para o post
six_strings Publicado 29 Maio 2019 Inicio frouxo, mas lá conseguiste encontrar o ritmo certo. PSG muito forte, mas veremos onde o Bordeaux chegará. A taça da liga é um troféu que te assentava bem. PEACE Compartilhar este post Link para o post
cadete Publicado 29 Maio 2019 boa epoca ate ao momento mas PSG é...o PSG Compartilhar este post Link para o post
Fajo Publicado 30 Maio 2019 Apesar de um inicio complicado a equipa entrou no ritmo e está a fazer uma época brutal. Quem diria que irias estar já a lutar pelo titulo! Vai ser complicado ser campeão, mas ficar em 2º é um milagre. Carrega na Taça, pode ser que consigas conquistar um titulo num curto espaço de equipa, seria top. Compartilhar este post Link para o post
FabioK Publicado 2 Junho 2019 Citação de Burkina2008, Em 29/05/2019 at 05:36: Ai esse PSG e os seus petro dollars! Já sabia ao que vinha. Citação de JonasThern, Em 29/05/2019 at 12:20: Não começaste o campeonato da melhor maneira, o que pensaste depois daquelas duas derrotas seguidas? Depois desse mau inicio, a equipa começou a somar vitórias e em 20 jogos, 5 derrotas, sendo que a única derrota mais fora do normal terá sido logo na 1ª jornada contra o Reims e talvez a do Rennes. Excelentes meses de Novembro e Dezembro. Não ficarei surpreendido se conseguires um lugar no top4, mas vais ter de melhorar o facto de estares a sofrer muitos golos. Na Taça da Liga, conseguiste passar os menos favoritos e nos quartos de final, o PSG pode ser um obstáculo difícil de ultrapassar. Olha pensei " pronto, já tá tudo f*dido" 😄 O PSG é o pior obstáculo que nos podia calhar, mas tentamos fazer sempre o nosso melhor. Citação de six_strings, Em 29/05/2019 at 15:03: Inicio frouxo, mas lá conseguiste encontrar o ritmo certo. PSG muito forte, mas veremos onde o Bordeaux chegará. A taça da liga é um troféu que te assentava bem. PEACE Qualquer troféu nos assentava bem, se for para nós significa que não vai para o PSG basicamente... Citação de cadete, Em 29/05/2019 at 16:33: boa epoca ate ao momento mas PSG é...o PSG É, mas já sabia que seria esse o desafio. Citação de Fajo, Em 30/05/2019 at 02:16: Apesar de um inicio complicado a equipa entrou no ritmo e está a fazer uma época brutal. Quem diria que irias estar já a lutar pelo titulo! Vai ser complicado ser campeão, mas ficar em 2º é um milagre. Carrega na Taça, pode ser que consigas conquistar um titulo num curto espaço de equipa, seria top. Não acho que estamos a lutar pelo título. Estamos a lutar pelo 2º lugar, que é o mais realista que temos por aqui 😄 Nas taças começo a carregar forte sempre a partir de eliminatórias mais avançadas. Citação de Pedrovsky, há 18 horas: Já actualizavas isto. 😎 Oh meu amigo, é que é já a seguir! Obrigado a todos pelos comentários 🙂 Compartilhar este post Link para o post
FabioK Publicado 2 Junho 2019 Mercado de transferências No mercado de transferências de Inverno houve pouca coisa a acontecer. Nas saídas emprestámos um jovem extremo esquerdo e vendemos o avançado Alonso. Vinha para ser titular mas não apresentou nada de mais na primeira metade da época e decidi vendê-lo para não desvalorizar mais. Conseguimos oito milhões de euros, que podem chegar a dez, sendo assim a nossa maior venda até ao momento. Nas entradas também não ia buscar ninguém mas apareceu uma oportunidade de negócio com o brasileiro Guaraná, de apenas 20 anos, que chegou a custo 0 depois de ter terminado o contrato com o Fluminense. Coupe de la Ligue Chegaram então os quartos de final da Taça da Liga frente ao PSG. Estava bastante esperançado que conseguíssemos passar esta eliminatória, tendo em conta o jogo que fizemos a contar para o campeonato. No entanto não apresentámos o mesmo nível que apresentámos nesse jogo. O PSG esteve muito forte na primeira parte, no entanto conseguimos conter a equipa parisiense até aos 43 minutos quando Spanó fez o 0-1 após um canto. Na segunda parte estivemos um pouquinho melhor, insuficiente contudo para chegar ao empate e assim saímos da competição. Coupe de France Na Coupe de France fui fiel às minhas ideias para esta época e fui usando sobretudo os suplentes. Foi o suficiente para bater o Toulouse em casa por 3-1, mas na eliminatória seguinte suámos frente ao Brest tendo conseguido apenas a passagem nos penaltys. Eliminámos sem grande dificuldade o Boulougne, vencendo por 3-0 e a partir daqui mudei a forma de atuar. Já estávamos nos quartos de final e a meu ver tínhamos boas possibilidades de conquistar a Taça. Tínhamos contudo um teste duríssimo frente ao Nantes. Foi um jogaço de bola, com reviravoltas no mercador, 120 minutos de jogo e a nossa passagem nos penalties. Na meia-final o sorteio ditou que jogávamos em casa e recebemos o Nice. Éramos claros favoritos e apesar de termos confirmado esse favoritismo sendo superiores ao Nice, vencemos apenas por 1-0 com o golo da vitória a ser marcado pelo lateral direito Dubois à passagem dos 23 minutos. Coupe de France – Final época 2034/2035 Chegámos então à minha primeira final a nível interno e quem estava no nosso caminho era obviamente o PSG. Este jogo foi o último da época e por isso não podíamos poupar a esforços para tentar ganhar a taça. Tentei inovar um pouco no onze, remodelei a ala esquerda com a titularidade de Lasicki e Villanueva e lancei Guaraná de princípio na posição 10. Estivemos melhor neste jogo do que estivemos na Taça da Liga e por isso mesmo ganhámos legitimidade em acreditar na vitória. No entanto logo aos 15 minutos o PSG adiantou-se no marcador. O grosso da ação desta final esteve reservado para a segunda parte. Entrámos muito bem depois do intervalo e Blasquez fez o 1-1 aos 62 minutos. Estávamos por cima do PSG e foi aqui que comecei a acreditar na vitória, mas ficou bem patente a facilidade em desequilibrar o marcador, por parte da equipa de Paris. Em apenas dois minutos marcaram dois golos e colocaram o resultado em 1-3, que só não foi conclusivo porque apenas dois minutos depois Blasquez fez novamente o gosto ao pé e reduziu para 2-3. Até final tivemos uma grande oportunidade com Villanueva a aparecer na cara de De León, mas o guarda-redes italiano conseguiu uma defesa estupenda e segurou a taça para o PSG. Campeonato No regresso do campeonato vencemos o Troyes por 2-0 antes da visita ao terreno do Lyon. Aí estivemos a perder por 1-0 desde os 12 minutos e foi um jogo muito complicado que parecia que ia terminar em derrota. Diogo Costa foi a minha última opção a sair do banco e foi ele que aos 84 minutos fez o 1-1 com um espetacular remate fora da área. O português esteve também em destaque na vitória seguinte marcando dois dos três golos frente ao Nice. No terreno do Caen começámos a perder aos 11 minutos, Couturier empatou aos 29 e depois dominámos o jogo mas estava difícil chegar à vitória. Até que…entrou Diogo Costa. De pé quente, o português voltou a sacar uma bomboca fora de área e deu-nos os três pontos. Depois quebrámos, principalmente no capítulo da finalização e somámos três empates consecutivos a zero frente ao Toulouse, ao Rennes e ao Chateauroux. Depois de despediçar seis pontos nestes jogos tínhamos dois jogos importantíssimos em casa e felizmente mostrámos a nossa melhor cara e vencemos o Marselha por 2-0 e o Mónaco por 1-0 e isolámo-nos no segundo lugar, com praticamente mais 10 pontos que o terceiro. No jogo frente ao Lille acabei por poupar os titulares dado que jogávamos com o Nantes para a Taça e agora já tínhamos folga para arriscar. Sacámos um empate, que não foi mau de todo. Contra o Guingamp também poupei os titulares. Acabámos por fazer 120 minutos frente ao Nantes e não tinha a equipa em condições. Foi um jogo equilibrado, com maior ascendente nosso, sendo que o 0-0 se manteve até praticamente perto do final, quando aos 90+2 o Guingamp teve um penalty e surpreendentemente sacou a vitória. Esta derrota colocou um ponto final a 18 jogos sem perder para a liga. De seguida ganhámos por 4-3 no terreno do Montpellier, mas percebi que a equipa tinha chegado ao limite. Não dava para mais. Baixámos o rendimento, não jogamos tão bem nem de forma tão dominadora como fizemos em grande parte dos jogos até aqui. Também deixámos de ser elemento surpresa neste campeonato, pelo que estávamos espremidos ao máximo. Não foi por isso surpreendente que voltássemos a perder em casa, desta vez com o Nantes, novamente por 1-0. Tínhamos uma boa margem pontual no 2º lugar mas era necessário consumá-lo o quanto antes. Felizmente voltámos a entrar numa série positiva de resultados, vencemos o Saint Etienne, o Metz e o Amiens, tendo empatado com o Angers quando ganhávamos por 2-0. Terminámos este campeonato como começámos: a perder com o Reims. Não tínhamos nada em jogo, ao contrário do Reims e quis poupar os jogadores para a final da Taça. Classificação Primeira época completa ao serviço do clube e somos vice-campeões. É um 2º lugar agridoce. É excelente termos a qualificação para a Champions que nos vai ajudar em termos de dinheiro e de reputação. Contudo é uma situação algo complicada. Será difícil fazer melhor que isto, para já, pois fazer melhor implica ser campeão. Pelo que vamos começar todas as épocas com a pressão de ser 2º para não fazer pior. O objetivo para já é, contudo, manter-nos na elite do top-francês e para isso temos mais alguma folga dado que o 3º lugar também dá acesso à Champions. Convém também ver que beneficiámos de um péssimo campeonato do Mónaco, que recuperou muito bem na 2º volta e entrou no último jogo no 3º lugar, tendo perdido por 5-1 em Paris e dado o lugar da Champions ao Marselha. Melhorámos um pouco defensivamente na segunda volta, mesmo assim sofremos 38 golos, que dá a média de um golo por jogo. Ofensivamente é que regredimos também, o que não é de estranhar dado que as nossas exibições pioraram nestes últimos dois meses e com elas veio também a descida no número de golos marcados. Estatísticas E as estatísticas dos jogadores. Couturier foi o nosso melhor marcador com 20 golos, onde 19 foram na liga que fizeram dele o 2º melhor marcador. Não houve contudo mais nenhum marcador regular de golos. De resto o tipo em destaque é o lateral direito Dubois. Foi o que fez mais assistências, foi mais vezes nomeado para homem do jogo e teve maior média exibicional. Um reforço em cheio. Continuamos com uma média exibicional baixinha, com quase todos os jogadores abaixo de 7. Ainda assim tenho também que falar do italiano Pieroni que foi nomeado para a equipa do ano…. Ao lado de 10 jogadores do PSG. Finanças Voltámos a cair na zona negativa, mas com o fim da época as finanças voltaram ao positivo, num valor de 13 milhões. Acredito que a ida à Champions irá ajudar a estabilizar esta parte e posteriormente a crescer. Agora é tempo de preparar a próxima época. Compartilhar este post Link para o post
LUIZ CESAR Publicado 2 Junho 2019 Parabéns pelo segundo lugar e pode-se dizer que foi uma excelente época.O PSG com 101 pontos? Que máquina é essa. Compartilhar este post Link para o post
six_strings Publicado 2 Junho 2019 O primeiro dos últimos tendo em conta o monstro que foi o PSG é uma excelente temporada. Para o ano é a Champions. PEACE Compartilhar este post Link para o post
cadete Publicado 2 Junho 2019 quebra de forma na fase final mas fizeste uma epoca fantastica. PSG ainda esta muito forte e como podemos ver, é a equipa a abater. Compartilhar este post Link para o post