Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
IlidioMA

CAN jogada na Europa em 2019? Um cenário que parece possível

Publicações recomendadas

Citação de IlidioMA, há 1 hora:

Não creio que fosse significar um investimento muito grande em nenhum país potencialmente organizador (Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Alemanha). Só é dar 5 ou 6 estádios (que não precisariam de obra alguma, são melhores que os estádios africanos - menos os da África do Sul, por razões óbvias), instalações hoteleiras já existem, infra-estruturas de transportes também. Exisitiram apenas os normais custos de segurança e quê, mas isso é o mínimo, e até é positivo porque se ganha experiência de gestão de grandes eventos.

Eu acho que a França teria todo o interesse de o fazer, já que a maior parte das selecções normalmente qualificadas para a CAN são francófonas, com laços muito fortes com a França, havendo bastante potencial para estádios cheios devido à forte presença de africanos e afro-descendentes em França. Acho que seria bonito.

Mesmo nós não teríamos nada a perder em organizar a CAN. Braga-Guimarães-Dragão-Luz-Alvalade-Faro chegavam bem em termos de estádios, e todas essas regiões têm capacidade hoteleira e de infraestruturas bastantes para o efeito. Não nos ia custar nada de especial e seria uma festa bonita.

Realmente faz o seu sentido.

Quanto às França, será que seria benéfico com o ambiente merdum que se vive por esta altura?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 3 horas:

O que eu acho piada, no que toca a esse tipo de lógica, é que supostamente se baseiam em factos mas quem propaga esse tipo de teorias raramente aparece com estudos concretos. 

O que disseste aplica-se a 99% das teorias da conspiração. São todas baseadas em "factos".

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Takezo, há 39 minutos:

Realmente faz o seu sentido.

Quanto às França, será que seria benéfico com o ambiente merdum que se vive por esta altura?

Ah, a França está sempre nisto. E até lá estas manifestações já estarão há muito esquecidas. Se conseguiu organizar o Euro 2016 dentro de um clima de ameaça do DAESH, conseguirá organizar a CAN.

Mas voltando à questão dos estádios/infraestruturas. A CAF não exige construção de estádios de propósito para a CAN. Tirando a Guiné Equatorial (porque queria se afirmar no panorama internacional), não me lembro de uma CAN que tivesse estádio constridos de propósito para o evento. E mesmo se formos a falar de hoteis, por exemplo na segunda CAN que foi realizada na Guiné Equatorial, a escassez de hoteis e centros de estágio levou a que todas a selecções ficassem no mesmo hotel. Sim, todas no mesmo, com um horário para cada uma usar o campo de treinos, o ginásio e a piscina. E não veio mal ao mundo.

A FIFA e a UEFA é que têm muita mariquice para os seus torneios (principalmente a FIFA), exigem este mundo e outro, por isso é que já "ninguém" as quer organizar.

Compartilhar este post

Link para o post

A CAN faz sentido na França, nos outros países, nem tanto. Aqui em Portugal, de certo que os estádios teriam pouca assistência, excepto talvez nos jogos de Marrocos, tal como em Espanha.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pedropb13, há 1 hora:

Vai decorrer o Mundial Feminino de 7 de Junho a 7 de Julho em França. 

Então que seja em Portugal e Espanha. Era divertido. Um Madagáscar x Zambia no Camp Nou.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de totch, há 20 minutos:

Fazem isso na Amadora, Cabo Verde como país anfitrião. :1_grinning:

Cabo Verde vai este ano? Acho que ainda não terminou a qualificação e pelo tanto ainda não está afastado, mas tenho ideia que não está fácil.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 1 minuto:

Cabo Verde vai este ano? Acho que ainda não terminou a qualificação e pelo tanto ainda não está afastado, mas tenho ideia que não está fácil.

Ainda não terminou, mas estamos quase arrumados. Sinceramente não tenho muitas esperanças, mas nunca se sabe. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 21 horas:

E ele é o mais burro de todos nessa escala, pois parece-me um belo zero à esquerda.

em defesa dele, ainda não conheci ngm da europa do leste q fosse uma pessoa decente. em minha defesa, foram 3

a única excepção talvez seja o marx, mas esse não conheci

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 5 minutos:

em defesa dele, ainda não conheci ngm da europa do leste q fosse uma pessoa decente. em minha defesa, foram 3

a única excepção talvez seja o marx, mas esse não conheci

Trier é no Leste da Europa?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 13 horas:

O que eu acho piada, no que toca a esse tipo de lógica, é que supostamente se baseiam em factos mas quem propaga esse tipo de teorias raramente aparece com estudos concretos. 

Xi, fizeste-me lembrar uma discussão bastante prolongada que tive uma vez neste fórum, mas já nos tempos quase imemoriais disto, com um user que se chamava pisgote, ou pesgote ou lá como era o nick dele. Apareceu aqui com a teoria - profundamente enraizada entre a malta de extrema-direita, diga-se, da qual ele era claro adepto - de que a prova de como os caucasianos - ele chamou-lhes "europeus nativos" - são mais inteligentes do que os africanos - ele tratou-os indiscriminadamente por "pretos", apesar de nem todos os africanos o serem - é que os países destes últimos estão bastantes degraus abaixo dos europeus no que respeita à evolução das suas sociedades, do estado da democracia e por aí fora.

Claro que ignorou colonialismos, neo-colonialismos, raízes ancestrais e étnicas, o facto de as fronteiras de África terem sido criadas artificialmente há mais de cem anos e isso ainda hoje impedir qualquer cenário de paz e tranquilidade política e social... No fundo, ignorou isto tudo. Pior, quando comecei a falar disso, pareceu-me que ele desconhecia genuinamente o impacto de todas estas condicionantes e como estas tornam inviável uma comparação direta em relação aos países europeus.

Bons tempos em que tinha tempo para perder horas e horas a discutir estes assuntos e paciência para escrever textos com dez vezes a dimensão deste post...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 11 horas:

Xi, fizeste-me lembrar uma discussão bastante prolongada que tive uma vez neste fórum, mas já nos tempos quase imemoriais disto, com um user que se chamava pisgote, ou pesgote ou lá como era o nick dele. Apareceu aqui com a teoria - profundamente enraizada entre a malta de extrema-direita, diga-se, da qual ele era claro adepto - de que a prova de como os caucasianos - ele chamou-lhes "europeus nativos" - são mais inteligentes do que os africanos - ele tratou-os indiscriminadamente por "pretos", apesar de nem todos os africanos o serem - é que os países destes últimos estão bastantes degraus abaixo dos europeus no que respeita à evolução das suas sociedades, do estado da democracia e por aí fora.

Claro que ignorou colonialismos, neo-colonialismos, raízes ancestrais e étnicas, o facto de as fronteiras de África terem sido criadas artificialmente há mais de cem anos e isso ainda hoje impedir qualquer cenário de paz e tranquilidade política e social... No fundo, ignorou isto tudo. Pior, quando comecei a falar disso, pareceu-me que ele desconhecia genuinamente o impacto de todas estas condicionantes e como estas tornam inviável uma comparação direta em relação aos países europeus.

Bons tempos em que tinha tempo para perder horas e horas a discutir estes assuntos e paciência para escrever textos com dez vezes a dimensão deste post...

Ainda e mais grave do que o que mencionas aqui. No seculo XIX com a exploracao do interior do continente africano, os colonizadores tiveram a necessidade de criar limites territoriais administrativos a volta de "tribos". Na realidade sabe-se hoje, que estas tribos, sao uma ficcao com que classificaram os nativos em muitos casos mesmo em bilhetes oficiais de identificacao. No Congo Belga por exemplo muitas das denominacoes tribais eram dadas a vastos grupos de populacao que habitavam em regioes do tamanho de Portugal, com caracteristicas, lingua e tradicioes completamente diferentes de Norte a Sul.

Muita da tensao "racial" ou "tribal" em Africa vem deste tipo de pratica, que acabou por ficar enraizada na populacao durante os 100 anos de colonizacao que se seguiram...ou seja a Europa acaba por ser em muito responsavel pelas actuais tensoes em Africa.

No ano passado li um livro muito interessante sobre isto, Congo: The Epic History of a People. E bastante massivo com mais de 650 paginas, mas para mim de longe o melhor estudo sobre a colonizacao na Africa sub-sahariana.

Nao sei se concordas @Black Hawk

Compartilhar este post

Link para o post

E existe Europa em África, como é que os bimbos conciliam esta dissonância?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, Em 14/12/2018 at 15:46:

Então que seja em Portugal e Espanha. Era divertido. Um Madagáscar x Zambia no Camp Nou.

Só se trouxessem camarão.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pedropb13, há 3 minutos:

Vai ser no Egipto. 

Pois, bem me parecia que aquela Limpeza que o Mubarak II fez à coisa de duas semanas, fazendo vários raids e limpando o sarampo a uns cento e tal extremistas islâmicos não era sem um motivo ulterior. Está explicado: limpar os terroristas para garantir uma CAN segura. Por mim, safoda, não tenho simpatia pelos salafistas inquisitoriais.

Compartilhar este post

Link para o post

Não há tópico mais adequado para isto portanto pode ficar aqui: Angola conseguiu hoje o apuramento para a fase final da CAN.

Vitória por 0-1 no Botswana com golo do Wilson Eduardo, na 1ª internacionalização.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...