Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JonasThern

[FM2020] Onde começar?

Publicações recomendadas

Neste tópico podes pedir sugestões à comunidade CMPT sobre onde começar uma nova aventura no FM e assim teres a motivação necessária para continuares a jogar.

Já pensaste onde começar? Que projeto tens em mente para a nova versão? Dá-nos a conhecer as tuas ideias!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu neste vou fazer o desafio do Youth Challente (graças ao @Su1 😛 ), estou a apontar para o campeonato português. Salgueiro, União Tomar, alguma equipa com grande história.

Por outro lado, nas segundas divisões há muita equipa para voltar à ribalta.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Fajo, há 13 horas:

Eu neste vou fazer o desafio do Youth Challente (graças ao @Su1 😛 ), estou a apontar para o campeonato português. Salgueiro, União Tomar, alguma equipa com grande história.

Por outro lado, nas segundas divisões há muita equipa para voltar à ribalta.

Para vencer a Champions? Ehehe not.

Citação de Mo Salah, há 1 hora:

Beira-Mar vai ser um desafio interessante. 

Estão no CNS?

Citação de IlidioMA, há 13 horas:

eu fiquei viciado em treinar na MLS no FM 2019, acho que vou fazer um save lá.

Epah têm aquelas regras todas que um gajo cansa-se só de as ler.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JonasThern, há 1 minuto:

Estão no CNS?

Sim, subiram esta época para os CNS. 

Editado por Mo Salah

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mo Salah, Agora:

Sim, subiram esta época para os CNS. 

É interessante sim, à partida já têm um bom estádio para fazer o clube crescer, falta saber como estão financeiramente. De qualquer das formas, um plano de 3 ou 4 anos para subirem à I Liga, não me parece impossível. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JonasThern, há 6 minutos:

É interessante sim, à partida já têm um bom estádio para fazer o clube crescer, falta saber como estão financeiramente. De qualquer das formas, um plano de 3 ou 4 anos para subirem à I Liga, não me parece impossível. 

No FM 19 fiz um save no Beira-Mar por curiosidade e no final da 1º época que subi para os CNS a direção mudou logo o estatuto da equipa de semi-profissional (penso eu que era este que já tinham) para profissional e deram um orçamento de 1M€ para fazer um plantel competitivo, penso que no FM 20 será um bom desafio. 

Editado por Mo Salah

Compartilhar este post

Link para o post

Começar desempregado e ir subindo. Ainda estou a fazer isso no FM19 e bem longe dos meus objetivos ainda e, por isso, não vou comprar logo o FM20.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JonasThern, há 6 horas:

Epah têm aquelas regras todas que um gajo cansa-se só de as ler.

entendo o que estás a dizer, pois que em managers anterirores tentei a MLS e não pegou. Mas no 2019, peguei e adorei. Porque é muito diferente, é muito competitivo, dá para fazer trabalho engraçados, pois que as direcções são um pouco mais pacientes (já que ninguém desce). Deambulei por lá quase dez anos, umas 6 equipas, foi muito bom.

Quanto às regras....epa, nem as leio. Mas ao inicio tive algumas surpresas. Quando chega ao dia de inscrever os jogadores na Liga, só o podes fazer até mediante orçamento salarial. Os que passarem não são inscritos e são dispensado automaticamente. é muito equalitário aquilo. Ninguém tem um edge claro em relação aos demais. Por exemplo lembro me de ir a casa do lider dar 4, e na jornade seguinte levar quarto em casa de uma equipa mal classificada. Tirando o primeiro ano em que o Atlanta limpou a fase regular com 80 pontos, não me lmbro de alguma equipa fazer mais de 70 pontos. Há um equilibrio notável. E depois, toma lá a roller coaster dos play offs. epá é muito gratificante conseguires ganhar num campeonato desses. Ganhei três com três equipas diferentes. Curti milhões. 

Vou tentar de novo neste.

Compartilhar este post

Link para o post

Confesso que ainda não foi neste FM que treinei na MLS, já ando há algum tempo para isso. Sobre as regras, na altura do save do @infinito (ele na altura explicou detalhadamente todas as regras e isso, foi porreiro) comecei a perceber melhor a forma como aquilo funciona, e de facto é bastante diferente. Mas é um desafio diferente, acho bom um gajo testar novas ideias e formatos.

@IlidioMA tu que escreves bem podias ter partilhado algumas histórias de save, devem ter sido nice 😉 

Citação de Taka, há 6 horas:

Começar desempregado e ir subindo. Ainda estou a fazer isso no FM19 e bem longe dos meus objetivos ainda e, por isso, não vou comprar logo o FM20.

É sempre uma grande opção, a acaba por ser o mais "real" possível.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Fajo, há 15 minutos:

É sempre uma grande opção, a acaba por ser o mais "real" possível.

Nem me digas nada. Só em 2023 é que consegui tirar o primeiro curso. Só ao 3º clube, é que havia condições financeiras para tal. :7_sweat_smile:

Editado por Taka

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Taka, há 14 minutos:

Nem me digas nada. Só em 2023 é que consegui tirar o primeiro curso. Só ao 3º clube, é que havia condições financeiras para tal. :7_sweat_smile:

Uma nota, eu só consegui tirar cursos neste FM nos finais da época durante o verão (fora do período competitivo). Pode ter sido por acaso, mas fica aqui a dica.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Fajo, há 40 minutos:

Uma nota, eu só consegui tirar cursos neste FM nos finais da época durante o verão (fora do período competitivo). Pode ter sido por acaso, mas fica aqui a dica.

Sim, sim. Eu cheguei a pedir a meio do ano e eles disseram-me "Concentre-se mas é nos treinos" ahah 

Quando os jogadores foram de férias no final da época, eu pedi e foi tranquilo. Agora só no próximo Verão. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Fajo, há 4 horas:

Confesso que ainda não foi neste FM que treinei na MLS, já ando há algum tempo para isso. Sobre as regras, na altura do save do @infinito (ele na altura explicou detalhadamente todas as regras e isso, foi porreiro) comecei a perceber melhor a forma como aquilo funciona, e de facto é bastante diferente. Mas é um desafio diferente, acho bom um gajo testar novas ideias e formatos.

@IlidioMA tu que escreves bem podias ter partilhado algumas histórias de save, devem ter sido nice 😉 

epá, eu nunca tive grande pachorra para participar na secção do FM do CMPT. Eu sei, um enorme contra senso, num fórum dedicado..ao FM. E nem nunca criei um daqueles tópicos dos saves, nem segui muitos desses. Não o fiz no auge dessa moda, acho que não iria ser agora, aos 30 anos que iria começar, acho eu :7_sweat_smile:

Mas sim, na MLS acontecem sempre coisas fantásticas. As transferências entre clubes da MLS são frequentíssimas, e por troca, sempre. Troca-se tudo: lugares internacionais, lugares de drafts presentes e futuros, algum dinheiro, jogadores, enfim é um vale tudo. Mas há um lado surpreendente pois acontecem  transferências que na Europa seriam impensáveis. Tirando os Designated Players que são caros, têm salários altos e por isso são quase inamovíveis, todos os outros jogadores são transferíveis, por troca, mesmo entre rivais. Tu num ano vês um Sebastien Lletget a brilhar no LA Galaxy, e no outro, olha, foi transferido por troca para o LAFC. Por exemplo, a transferência de um Carbajal para o Barça seria impensável, mas lá o FC Dallas vai buscar um craque do Houston, e vice-versa, e no one bats an eye.

Só há dois down-sides de treinar na MLS. O futebol jovem é um m*rda. Normalmente só tens um jogador (um regen) pronto para jogar na tua equipa aos 24, 25 anos, o que é uma m*rda. É que, ainda que as equipas da MLS tenham todas ou quase todas a sua Academy,  está predefinido  que os miudos se graduem logo aos 17 anos (muito precocemente) e são colocados no plantel principal. Mas como só se pode inscrever um máximo de 30 jogadores OU os jogadores suficientes até preencher um determinado limite salarial (se se tiver um grupo de três ou quatro mais caros, ás vezes só dá para ter um plantel de 22 à justa), significa que eles ou são automaticamente dispensados, ou seguem por empréstimo. Porém o empréstimo também não é uma ideia muito exequivel no imediato, pois que, ainda que quase todos os clubes da MLS tenham um afiliado na USL (muitos até têm mesmo uma equipe B), putos de 17 anos vão para lá e não jogam. As vezes andam lá 4 anos emprestados para só jogarem no último ano. E não dá verdadeiramente para os emprestar a equipes de lower leagues, pois que essas são equipes fantasma, de liga não jogáveis, e não pedem ninguém por empréstimo. Uma pessoa oferece um miudo de 17 anos por empréstimo e não surgem interessados. Só mandando para o estrangeiro, se se escolher outros países como jogável (o que, nesta medida, eu aconselho). Ademais, no superdraft anual aparecem-te miudos já com 21, 22 anos, que ainda não vêm prontos a jogar (porque vêm de equipas de m*rda lá das catacumbas do soccer, dos Brooklyn Italians e Misssissipi Brilla, e m*rda assim), tens de os pôr um ano ou dois a rodar na tua equipa afiliada do USL. Ergo, só aos 24 anos é que está pronto para entrar na tua equipa. Isto é especialmente mau se fores seleccionador, porque nunca tens miudos novos para te garantirem a geração seguinte.

A outra pecha são as competições continentais. Essas não valem nada, não têm competitividade nenhuma, ou ganha um clube do México ou um clube da MLS.  Deixa muito a desejar. E fica-se com a certeza de que uma Copa dos Libertadores que abarcasse todo o continente americano era um ideia muito melhor. Já imaginaram o Chivas, o NY Red Bulls, o Boca e o Flamengo na meia final de uma Libertadores? Isso sim seria fantástico [tenho de investigar se há algum mod na net que dê um overhaul às competições continentais nas Ameéricas].

Aliás, até ao nivel das selecções as duas Américas deviam formar uma unidade, permitindo aos dois grande da américa do norte terem verdadeira competição (treinei a selecção dos EUA e aquilo é um passeio, contra as Bahamas e coisas do género) e permitiria às pequenas selecções do Caribe, outro tipo de competição. A FIFA deveria look into it, especialmente agora em que o Mundial vai passar a 48 equipas a partir de 2026, com 6 das 10 sul americanas com entrada directa. Faz pouco sentido esse cenário. But I diverge from topic.

No geral, ao principio aquilo confunde, mas depois vicia. Passei a seguir a MLS na Sporttv à pala disso tb. 'Merica, fuck yeah!!! 

Editado por IlidioMA
  • Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

IlidioMA, nunca é tarde para começar, aliás, aos 30 estás no ponto para começar a tua carreira de treinador.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, já sigo o fórum a bastante tempo mas vou comentar pela primeira vez.. 

Estive a ver e dois bons desafios parecem-me ser o Bolton que está na 3 divisão inglesa com pontos negativos e as finanças não estão nada famosas e o Palermo de Itália que desceu este ano na secretaria devido a resultados combinados se não me engano.. Penso que são equipas que irão dar luta 

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a pensar regressar ao EMEM. Fazer o que mais gosto, que são saves com ficção. E talvez seja desta que concluo a história do Lion Blood e do There Is Only A Cloud In The Sky. Vamos ver. 

Em save experimental, provavelmente pego no meu Sporting e tento fazer em 4/5 épocas um plantel 100% caseiro.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já tenho mais ou menos planeado os dois primeiros saves.

Na Beta e até finais de Novembro faço com o Sporting que é para testar todas as funcionalidades do jogo.

Depois EMEM. Já tenho equipa escolhida para iniciar o save mas para já é segredo

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Espero que voltem os dois ao EMEM. Apesar do nosso menos tempo, sempre vamos jogando e atualizando o EMEM. Com calma.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JonasThern, há 8 horas:

Espero que voltem os dois ao EMEM. Apesar do nosso menos tempo, sempre vamos jogando e atualizando o EMEM. Com calma.

Jogar sem ter o meu espaço lá não é a mesma coisa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JonasThern, há 8 horas:

Assino por baixo, voltem à secção que fazem falta com as vossas excelentes aventuras 😉

Compartilhar este post

Link para o post

Uma outra aventura em termos d FM que tenho vontade de fazer é começar nas equipas do escalão inglês mais baixo e ir subindo. Deve ser giro.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...