Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Fajo

Big Brother 2020

Vencedor BB20  

31 votos

1. 1. Quero que ganhe

2. 2. Acho que vai ganhar

Publicações recomendadas

Vi que a polémica existia, fui ver o vídeo. A homofobia não tem lugar na televisão nem deve ser piadola. A normalização dos actos leva à aceitação e reprodução de comportamentos homofóbicos (e quem diz homofóbicos, fala de qualquer outro discriminatório).

A TVI já tinha explorado esta lógica logo a abrir ao anunciar concorrentes homossexuais e um homofóbico como se de equivalente se tratasse. Não é. Homofobia não é opinião, é crime. Se houvesse regulação em condições, seriam sancionados. E agora, para melhorar tudo, as pessoas ainda vão ter que dar dinheiro à TVI para tirar de lá o tipo. Só vitórias para quem não tem princípios.

Não podemos comparar sequer o que aconteceu há 20 anos (e só li esta página, tive medo de voltar atrás) para dizer que se não foi feito na altura, agora é muito pior. Provavelmente na altura devia-se ter feito muita coisa. A falta de conhecimento e/ou vontade impediu. Mas não é porque antes se agiu mal que agora se vai agir pior.

• Like 2
  • Concordo! 6

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Que snowflakes 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, há 1 hora:

Não podemos comparar sequer o que aconteceu há 20 anos (e só li esta página, tive medo de voltar atrás) para dizer que se não foi feito na altura, agora é muito pior. Provavelmente na altura devia-se ter feito muita coisa. A falta de conhecimento e/ou vontade impediu. Mas não é porque antes se agiu mal que agora se vai agir pior.

É a democracia no seu esplendor, opiniões diferentes e cada um com o direito à sua. Não concordo que tenha sido a falta de conhecimento ou vontade que tenha impedido fazer diferente. Simplesmente não havia nada no regulamento que o impedisse. Só mesmo agressão física. Embora todos entendamos que agressão psicológica possa ser bem mais violenta.

A TVI cavalga estas coisas como ninguém. O tipo há-de sair cá para fora com a imagem toda rebentada e a TVI procura alguma audiência com isto tudo. E depois ter o Cláudio Ramos nesta edição, ajuda à festa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Luís Silvares, há 2 minutos:

É a democracia no seu esplendor, opiniões diferentes e cada um com o direito à sua. Não concordo que tenha sido a falta de conhecimento ou vontade que tenha impedido fazer diferente. Simplesmente não havia nada no regulamento que o impedisse. Só mesmo agressão física. Embora todos entendamos que agressão psicológica possa ser bem mais violenta.

A TVI cavalga estas coisas como ninguém. O tipo há-de sair cá para fora com a imagem toda rebentada e a TVI procura alguma audiência com isto tudo. E depois ter o Cláudio Ramos nesta edição, ajuda à festa.

A democracia, no seu esplendor, criminaliza a discriminação por orientação sexual, e eu gosto de pensar que ali dentro as regras são as mesmas que para quem está cá fora. Com a agravante de não ser a casa deles e estar a ser transmitido para televisão e net a toda a hora. O que é dito chega a muita gente. Se há 20 anos estávamos pouco atentos a isso, hoje estamos bem mais (apesar de ainda haver muito caminho pela frente).

Um canal com responsabilidade social não pode pactuar com essas atitudes e não percebo a relevância do regulamento para tomarem a decisão necessária. Se não estiver lá nada a proibir racismo, passa a ser permitido?

Que cavalgam sei eu. Por isso digo que não têm princípios nem existe regulação para os meter na ordem. Ainda se torna mais caricato que tenha que ser o público a pagar para o tirar dali.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Gosto mais deste carro em branco do quem em preto

/racista

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lewa, há 14 minutos:

/racista

Já cá faltava o barbeiro macho com comparações sem sentido nenhum.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lewa, há 15 minutos:

/racista

Antes ser mulherengo do que gostar de pretos.

É assim, não é?

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de Jpa, há 31 minutos:

LOL mas barbeiro macho porquê diz lá.

Se encontrares algum comentário meu homofóbico pago-te 1 jantar.

Já tu já fizeste comentários sobre a minha sexualidade... estou ofendido e reportei, seu heterofobico de m*rda.

Citação de andriy pereplyotkin, há 30 minutos:

É assim, não é?

É isso é, foi claramente a comparação que o concorrente fez. 

Sabes o que é que se chama a isso? tempo livre a mais.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NunoC89, há 2 minutos:

Mas existe um video da continuação da conversa em que a rapariga vai perguntar ao outro rapaz que disse que era homofóbico e parece que ele falou o mesmo que este. 

https://streamable.com/1h37od

Sim, que não gostaria de ter o filho em frente a um casal de gays no marmelanço, tal como não quereria se fosse um casal hetero. Mas essa parte não dá jeito para o linchamento do homem...

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, há 41 minutos:

É assim, não é?

Eu percebo que seja preferível fazer passar o sujeito por homofóbico para não se correr o risco de banalizar o discurso preconceituoso e deixá-lo escalar impunemente. Mas não estou tão certo quanto ao preconceito existente neste caso. A mim parece-me mais ser uma necessidade de se distanciar do estereotipo sexual oposto, quiça para esconder alguma insegurança. Daí o desconforto sentido em relação à homosexualidade masculina- aposto que o tipo até curte lésbicas.

É o típico machista azeiteiro com problemas de identidade e um QI reduzido. O que não significa que não possa e não deva ser corrigido e o seu comportamento exposto. 

Editado por John Bonifácio
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de John Bonifácio, há 5 minutos:

Eu percebo que seja preferível fazer passar o sujeito por homofóbico para não se correr o risco de banalizar o discurso preconceituoso e deixá-lo escalar impunemente. Mas não estou tão certo quanto ao preconceito existente neste caso. A mim parece-me mais ser uma necessidade de se distanciar do estereotipo sexual oposto, quiça para esconder alguma insegurança. Daí o desconforto sentido em relação à homosexualidade masculina- aposto que o tipo até curte lésbicas.

É o típico machista azeiteiro com problemas de identidade e um QI reduzido. O que não significa que não possa e não deva ser corrigido e o seu comportamento exposto. 

Thank you, basicamente é isto.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lewa, Agora:

LOL mas barbeiro macho porquê diz lá.

Se encontrares algum comentário meu homofóbico pago-te 1 jantar.

Já tu já fizeste comentários sobre a minha sexualidade... estou ofendido e reportei, seu heterofobico de m*rda.

É isso é, foi claramente a comparação que o concorrente fez. 

Sabes o que é que se chama a isso? tempo livre a mais.

Eu fiz a comparação dele, alhos com bugalhos. Se quer manter-se no tema, que diga "antes ser mulherengo que monogâmico" ou outra que o valha. A orientação sexual de outras pessoas não deve servir de termo de comparação, muito menos para dizer que é algo "pior". É o que é, nem melhor nem pior.

A piada da heterofobia é um clássico, também. É uma boa equiparação.

Citação de John Bonifácio, há 3 minutos:

Ele até pode não ser homofóbico por todos esses motivos e ter-lhe saído com azar - o que é apenas prova de que o discurso está banalizado (que é no que resulta a permissividade com estes comportamentos em televisão... uma boa bola de neve). Aliás nem conheço a peça nem planeio vir a conhecer. Mas as palavras em si são-no e é aí que reside o problema.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, Agora:

Eu fiz a comparação dele, alhos com bugalhos. Se quer manter-se no tema, que diga "antes ser mulherengo que monogâmico" ou outra que o valha. A orientação sexual de outras pessoas não deve servir de termo de comparação, muito menos para dizer que é algo "pior". É o que é, nem melhor nem pior.

A piada da heterofobia é um clássico, também. É uma boa equiparação.

Ele até pode não ser homofóbico por todos esses motivos e ter-lhe saído com azar - o que é apenas prova de que o discurso está banalizado (que é no que resulta a permissividade com estes comportamentos em televisão... uma boa bola de neve). Aliás nem conheço a peça nem planeio vir a conhecer. Mas as palavras em si são-no e é aí que reside o problema.

As palavras em si não são coisa nenhuma sem um contexto. Ignorar isso e fazer julgamentos de valor também não me parece ser a atitude mais correta e equilibrada. E atenção que eu concordo que o sujeito em si é a parte que menos importa neste celeuma.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 2 minutos:

As palavras em si não são coisa nenhuma sem um contexto. Ignorar isso e fazer julgamentos de valor também não me parece ser a atitude mais correta e equilibrada. E atenção que eu concordo que o sujeito em si é a parte que menos importa neste celeuma.

Pelo contrário, dá muito jeito ignorar o contexto para montar teses e teorias.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, Agora:

Exceptuando a sátira, com o objectivo de desconstruir o tema, não há um contexto em que aquele comentário se possa aceitar. Muito menos em televisão. Para mim é um ponto fixo, radical e que até ser seguido continuará a promover a aceitação de "contextos" para comentários discriminatórios.

O julgamento de valor que faço é a TVI, quer no lançamento do programa quer na inacção presente.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de andriy pereplyotkin, há 13 minutos:

uffff....Meu, eu tou a trollar.... respira um bocadinho. Acho que em 2020 ninguém quer saber da tua orientação sexual para nada. 

Agora, a sério, qual é a cena da disparidade entre a comunidade LGBT sobre a sexualidade?
Uns levam tudo a peito e os outros tão mesmo extremo oposto.

Conheço um casal que tão-se completamente a cagar para estas cenas e ainda avacalham os outros.
Dizem-te 10x pior na tua cara e ainda se riem.

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lewa, Agora:

uffff....Meu, eu tou a trollar.... respira um bocadinho. Acho que em 2020 ninguém quer saber da tua orientação sexual para nada. 

Agora, a sério, qual é a cena da disparidade entre a comunidade LGBT sobre a sexualidade?
Uns levam tudo a peito e os outros tão mesmo extremo oposto.

Conheço um casal que tão-se completamente a cagar para estas cenas e ainda avacalham os outros. 

A homossexualidade, tal como outras orientações sexuais ditas "diferentes", continua a ser um ponto de discriminação. Eu sei que temos essa ideia de que já é uma coisa bem resolvida entre nós mas não é assim tanto. Tal como todos os outros tipos de discriminação, continuam a ser prejudicados no emprego e nas relações sociais. Felizmente há muita malta como eu ou tu que já não quer saber disso para nada. Mas ainda há muita discriminação.

Eu não posso levar a mal um tipo de 50 anos que, na sua consciência, quer que o filho adolescente não seja homossexual. É um reflexo de muita coisa. Mas posso saber reconhecer que se ele pensa isto é porque ainda existe um preconceito, como se ser homossexual fosse diferente. E claro que este é um caso do mais suave que existe.

Temos percorrido um caminho, lentamente, para continuar a combater a discriminação. Mas começam-se a abrir brechas como partidos de extrema-direita. Por isso ainda se torna mais importante ter muito cuidado e por isso me deixa incomodado que uma televisão utilize a orientação sexual de pessoas para fazer uns cobres.

É natural que haja quem leve a peito e quem se esteja a cagar. São pessoas e vêem os problemas de forma diferente. O Cláudio Ramos é homossexual e já proferiu na carreira comentários que roçam com alguma facilidade o teor homofóbico. É um produto dos valores com que cresceu, do ambiente que o rodeia, etc.

E estou bem tranquilo, não te preocupes, sei que aqui há juízo na generalidade 🙂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jpa, há 1 hora:

Esse comentário foi barbeirófóbico.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, há 12 minutos:

Exceptuando a sátira, com o objectivo de desconstruir o tema, não há um contexto em que aquele comentário se possa aceitar. Muito menos em televisão. Para mim é um ponto fixo, radical e que até ser seguido continuará a promover a aceitação de "contextos" para comentários discriminatórios.

O julgamento de valor que faço é a TVI, quer no lançamento do programa quer na inacção presente.

Não consigo ser assim tão rígido, porque não acredito que a melhor forma de combater o preconceito, de que ordem for, seja através de atitudes com a mesma falta de flexibilidade mental e moral. Não se trata de aceitar contextos, antes de promover o entendimento como forma de induzir a introspeção e evitar o amesquinhar de quem revela ideias preconceituosas.

Quanto às intenções da TVI, sim, são inqualificáveis. Não tomar uma aitude exemplar e deixar nas mãos da opinião pública o julgamento do sujeito é prestar um horrível serviço público e abrir uma porta muito perigosa em que se transmite a ideia que há valores passíveis de serem questionados via votação desinformada.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 1 minuto:

Não consigo ser assim tão rígido, porque não acredito que a melhor forma de combater o preconceito, de que ordem for, seja através de atitudes com a mesma falta de flexibilidade mental e moral. Não se trata de aceitar contextos, antes de promover o entendimento como forma de induzir a introspeção e evitar o amesquinhar de quem revela ideias preconceituosas.

Quanto às intenções da TVI, sim, são inqualificáveis. Não tomar uma aitude exemplar e deixar nas mãos da opinião pública o julgamento do sujeito é prestar um horrível serviço público e abrir uma porta muito perigosa em que se transmite a ideia que há valores passíveis de serem questionados via votação desinformada.

Acho que não é particularmente diferente do que penso. Aceito e quero todo o tratamento do preconceito com vista à educação e utópica erradicação da discriminação. "Apenas" rejeito todo o uso que não levar a esses pontos como legítimo.

Certíssimo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, há 1 minuto:

Acho que não é particularmente diferente do que penso. Aceito e quero todo o tratamento do preconceito com vista à educação e utópica erradicação da discriminação. "Apenas" rejeito todo o uso que não levar a esses pontos como legítimo.

Certíssimo.

É saber escolher as batalhas e não dar armas ao preconceito para justificar a sua preguiça mental e evitar entrar numa batalha de desgaste em que o soundbite se sobrepõem à ária.

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não deixa de ser curioso como os grandes catalisadores ao debate sobre descriminação na nossa sociedade recentemente tenham sido o Futebol e o Big Brother. Ainda há uns tempos discuti com amigos como eles reagiriam se os seus filhos hipoteticamente lhes contassem que eram gays. A resposta mais consensual era: "f*da-se, já viste o que era saberes que o teu filho estava a levar no cu no quarto?" Eu gosto sempre de pensar que com o passar dos anos e das gerações, assuntos como o racismo, misoginia ou homofobia vão deixar de ser cada vez menos assunto. Esses meus amigos que agora só ficariam um bocado incomodados por o filho gostar de levar no cu, se fosse há uns 60 anos provavelmente davam-lhe um enxerto de porrada e expulsavam o rapaz de casa. É alguma melhoria.  

Se o gajo merece ser expulso? Não sei. Não acompanho isto, apenas me chamou a atenção todo o buzz que este caso estava a levantar. A mim não me incomodou muito, mas imagino que se fosse homossexual não ia gostar de ver alguém condenar a minha preferência sexual como sendo algo reprovável. Não digo que o homem seja uma pessoa de m*rda, não acompanho isto e ninguém é perfeito. Mas aquilo saiu-lhe um bocado mal. Pior que isto, a tentativa nojenta da TVI em ganhar audiência com o incidente.

Ao menos estas palermices como isto e o caso Marega vieram levantar algo saudável, que é o debate e troca de ideias. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...