Luís Silvares Publicado 6 Maio 2020 Mais uma vez, serviço público prestado pelo CMPT. As burlas e esquemas associadas ao MBWay estão na berra e têm estado a aumentar significativamente neste momento de confinamento. O esquema mais recente vai ao ponto de usar o teu número de telefone associado à tua conta bancária. Sim, isso mesmo. Percebe como: Tem muito cuidado com estes esquemas e, na dúvida, não arrisques. Não aceites este tipo de contactos e instruções para associação/operações MBWay à distância. EDIT: Mais um vídeo bastante interessante. 3 Compartilhar este post Link para o post
Caviar Publicado 6 Maio 2020 Se não estou enganado a burla não funciona da maneira que ele descreveu. Mas também não me parece boa ideia estar a descrevê-la e nem sequer é relevante. O que importa é que ao ativar o MBWay no multibanco: 1) apenas devem inserir o vosso número de telemóvel, nunca o de outros; 2) o PIN deve ser escolhido por vocês e nunca o devem revelar a outros, e; 3) nunca devem revelar o código de confirmação que recebem. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 8 Maio 2020 Eu entendo que pessoas menos esclarecidas podem facilmente cair nisto, mas a app está bastante bem feita e, se usada bem, é 100% segura. Parece-me importante deixar esta nota, porque toda esta publicidade negativa pode destruir uma app que é excelente e incrivelmente útil, e mostra o quanto o nosso sistema bancário está avançado. 2 Compartilhar este post Link para o post
pm2lp Publicado 9 Maio 2020 (editado) Achei piada numa notícia que vi sobre este assunto uma pessoa que se queixou ao banco e que eles disseram que não podiam fazer nada, que a chamaram de burra, exatamente o que eu estava a pensar desde que ela começou a falar. Alguém que vende algo no OLX, ao preço que compraram (às vezes mais caro do que se encontra novo) e que acham que venderam isso sem terem regateado o preço e que lhes vão pagar sem verem os artigos, na hora, e com uma forma de pagamento que nunca usaram, perdoem-me, mas essas pessoas merecem ser burladas. Editado 9 Maio 2020 por pm2lp Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 9 Maio 2020 O facto de serem ignorantes faz com que mereçam ser vítimas de um crime? Como os velhos que trocam notas? Compartilhar este post Link para o post
pm2lp Publicado 9 Maio 2020 Não, essa comparação não faz nenhum sentido. Os idosos que caem nessas burlas não estão a tentar fazer dinheiro, acham que é só uma troca legítima de notas e são pessoas pouco informadas que se compreende que não tenham informação suficiente para se salvaguardar, quem mete anúncios na net tem obrigação de saber uma coisinha ou outra sobre burlas, mas claro que quando aparece um burro qualquer a querer comprar o sofá usado lá de casa e me paga o que eu quero, o dinheiro e a ganância vão me cegar e nem vou usar a lógica para perceber que é impossível isso acontecer. O problema está aí. Compartilhar este post Link para o post
Longineu Publicado 9 Maio 2020 é tudo a preto e branco, né @pm2lp? Compartilhar este post Link para o post
pm2lp Publicado 10 Maio 2020 Na minha cabeça é. Quando tinha 13 anos paguei 100€ por um sabonete em forma de nokia 6600 (que custava 500€ na altura) e a partir daí aprendi que só se consegue algo lutando e trabalhando para isso. E incomoda-me um bocado quem tenta ir por atalhos, tenho mesmo dificuldade em sentir pena ou compaixão por elas quando caem em esquemas destes, ou pirâmides ou outra coisa qualquer do género, desculpem la a sinceridade. Compartilhar este post Link para o post
WormboY Publicado 10 Maio 2020 Citação de pm2lp, há 9 horas: Na minha cabeça é. Quando tinha 13 anos paguei 100€ por um sabonete em forma de nokia 6600 (que custava 500€ na altura) e a partir daí aprendi que só se consegue algo lutando e trabalhando para isso. E incomoda-me um bocado quem tenta ir por atalhos, tenho mesmo dificuldade em sentir pena ou compaixão por elas quando caem em esquemas destes, ou pirâmides ou outra coisa qualquer do género, desculpem la a sinceridade. 😂 Compartilhar este post Link para o post
MacGyver Publicado 10 Maio 2020 lembro-me de na escola existirem vários casos de pessoas a trocar telemóveis + dinheiro por sabonetes Compartilhar este post Link para o post
Koper Publicado 10 Maio 2020 Citação de pm2lp, há 14 horas: Na minha cabeça é. Quando tinha 13 anos paguei 100€ por um sabonete em forma de nokia 6600 (que custava 500€ na altura) e a partir daí aprendi que só se consegue algo lutando e trabalhando para isso. E incomoda-me um bocado quem tenta ir por atalhos, tenho mesmo dificuldade em sentir pena ou compaixão por elas quando caem em esquemas destes, ou pirâmides ou outra coisa qualquer do género, desculpem la a sinceridade. Que estupidez autêntica. Agora quem mete um anúncio no OLX e cai numa burla "merece ser burlado". Melhor que isso só o discurso motivacional de "aprendi que só se consegue algo lutando e trabalhando para isso" que tem tudo a ver com esta situação. As vítimas aqui são quem sofreu as consequências e estava de boa-fé, pura e simplesmente isso. Achar o contrário é simplesmente ignorância. Nem toda as pessoas podem ser iluminadas como tu. Compartilhar este post Link para o post
Erwin Publicado 10 Maio 2020 Depois de ler isto tudo, a única coisa que sinto é pena que só tenhas perdido 100€ na altura. 1 Compartilhar este post Link para o post