Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

Trapalhadas no Tugão

Publicações recomendadas

Não nos podemos esquecer que isto começou com a DGS a querer jogos no menor número de estádios possíveis para no final serem aprovados 16 em 18 e agora ainda ser realizada a Champions.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 11 horas:

Não nos podemos esquecer que isto começou com a DGS a querer jogos no menor número de estádios possíveis para no final serem aprovados 16 em 18 e agora ainda ser realizada a Champions.

Recordo-me que quando se sugeriu a realização de um playoff para resolver o imbróglio no CNS foi dito que o único futebol autorizado em Portugal era a Liga NOS e a final da Taça de Portugal. De exceção em exceção, já vamos na Liga dos Campeões...

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

.

Editado por bug

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, há 11 horas:

Até parece que as normas foram sendo adaptadas à realidade que íamos conhecendo.

Verdade, uma pena que as decisões da Federação não lhes tenham seguido as pisadas.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que já te perguntei mas vamos a isso outra vez. Quem pagava os estágios? Quem pagava os testes?

Na segunda liga ficava mais caro jogar do que não jogar. Imagino um playoff com 8 equipas de CNS.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, Agora:

Acho que já te perguntei mas vamos a isso outra vez. Quem pagava os estágios? Quem pagava os testes?

Na segunda liga ficava mais caro jogar do que não jogar. Imagino um playoff com 8 equipas de CNS.

Relembrar que para todos os efeitos grande parte dos jogadores e estrutura têm contratos amadores

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, há 23 minutos:

A FPF doou 1M de euros para o fundo de apoio à II Liga, já composto por 1.52M vindos da LPFP, o tal que aparentemente só se podia recorrer caso se aceitasse a decisão de não se jogar mais. Talvez esses 2.52M de euros teriam sido melhor empregues pela FPF caso fosse uma verba para adaptar estes estádios à nova situação, não nos podemos esquecer que quando isto recomeçar o vírus ainda andará por aí.

Quanto ao CPP havia a intenção de se jogar o play-off na Cidade do Futebol portanto...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 3 minutos:

A FPF doou 1M de euros para o fundo de apoio à II Liga, já composto por 1.52M vindos da LPFP, o tal que aparentemente só se podia recorrer caso se aceitasse a decisão de não se jogar mais. Talvez esses 2.52M de euros teriam sido melhor empregues pela FPF caso fosse uma verba para adaptar estes estádios à nova situação, não nos podemos esquecer que quando isto recomeçar o vírus ainda andará por aí.

Quanto ao CPP havia a intenção de se jogar o play-off na Cidade do Futebol portanto...

A Liga tem disponibilizado anualmente fundos para a renovação e remodelação de estádios. Em 2019/20, os projectos destacados eram para a melhoria das condições das zonas de imprensa (que bem precisam). Neste caso esses fundos foram disponibilizados sem projecto, portanto existia toda a possibilidade dos clubes financiarem as adaptações necessárias dos estádios. Isto se não tiverem salários e fornecedores para pagar, que é o mais provável. Se calhar o financiamento serviu para a sobrevivência imediata dos clubes.

...portanto a tua proposta é que a FPF financiasse os estágios e testes das 8 equipas, percebi bem? Muito bem, aceito. Mas compreendo que a FPF tenha entendido que não era um bom uso de recursos e que tenha optado por outro critério.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, há 3 horas:

A Liga tem disponibilizado anualmente fundos para a renovação e remodelação de estádios. Em 2019/20, os projectos destacados eram para a melhoria das condições das zonas de imprensa (que bem precisam). Neste caso esses fundos foram disponibilizados sem projecto, portanto existia toda a possibilidade dos clubes financiarem as adaptações necessárias dos estádios. Isto se não tiverem salários e fornecedores para pagar, que é o mais provável. Se calhar o financiamento serviu para a sobrevivência imediata dos clubes.

...portanto a tua proposta é que a FPF financiasse os estágios e testes das 8 equipas, percebi bem? Muito bem, aceito. Mas compreendo que a FPF tenha entendido que não era um bom uso de recursos e que tenha optado por outro critério.

Não é a minha proposta, muita atenção, é a proposta apresentada pela FPF aos clubes antes de eles terem vendido a Cidade do Futebol ao Belenenses SAD e Santa Clara, como podes constatar pelas declarações de pelo menos Olhanense, Benfica e Castelo Branco, Fafe, Real e Lourosa.

Quanto à II Liga acho que seria muito mais lógico terminar no campo, como a Alemanha, Espanha, Inglaterra e Itália estão a tentar fazer, e adaptar já alguns campos de II Liga à Era Covid visto que isto não vai desaparecer até Setembro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, há 5 horas:

Mas não houve obrigatoriedade de estágios para a 1ª, porque haveria para eles?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 5 horas:

Não é a minha proposta, muita atenção, é a proposta apresentada pela FPF aos clubes antes de eles terem vendido a Cidade do Futebol ao Belenenses SAD e Santa Clara, como podes constatar pelas declarações de pelo menos Olhanense, Benfica e Castelo Branco, Fafe, Real e Lourosa.

Quanto à II Liga acho que seria muito mais lógico terminar no campo, como a Alemanha, Espanha, Inglaterra e Itália estão a tentar fazer, e adaptar já alguns campos de II Liga à Era Covid visto que isto não vai desaparecer até Setembro.

Que eu acredito ter sido uma ideia que depois foi abandonada, como está visto. Eventualmente os clubes estavam a contar que a FPF pagasse tudo e a FPF estava a contar com os clubes, por exemplo. É muito fácil imaginar o rumo dessas discussões. E, no final, "compreendo que a FPF tenha entendido que não era um bom uso de recursos e que tenha optado por outro critério."

Não só seria muito mais lógico como seria muito mais caro para os clubes. Ao contrário do que provavelmente acontece nesses campeonatos, com a necessidade extra de pagar testes, a larga maioria (para não dizer todos) dos clubes da II liga estariam a perder mais dinheiro a jogar do que parados, como estão agora. Falando do caso que melhor conheço, tenho sérias dúvidas que a Académica acabasse esse hipotético campeonato e se pudesse inscrever para o ano nos campeonatos profissionais.

Eu imagino uma ou outra solução potencialmente mais satisfatória (nomeadamente o congelamento de descidas), mas não vejo forma de ficar toda a gente contente. Acho um caso demasiado complicado para querer uma solução perfeita. A justiça desportiva é muito importante mas a sustentabilidade também.

Citação de kareca, há 3 horas:

Mas não houve obrigatoriedade de estágios para a 1ª, porque haveria para eles?

Vou imaginar que o playoff serviria para terminar a coisa de forma relativamente rápida. Se não houvesse estágios, teria que haver deslocações bi-semanais de clubes como o Vizela, o Fafe ou o Olhanense até Oeiras. Também se pagam. Isto já dando de barato que o Praiense arranjasse maneira de lá ficar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, há 2 minutos:

Vou imaginar que o playoff serviria para terminar a coisa de forma relativamente rápida. Se não houvesse estágios, teria que haver deslocações bi-semanais de clubes como o Vizela, o Fafe ou o Olhanense até Oeiras. Também se pagam. Isto já dando de barato que o Praiense arranjasse maneira de lá ficar.

Não fica mais barato alugar autocarros? E duvido muito que alguns municípios não ajudem já alguns clubes nessa questão.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 2 minutos:

Não fica mais barato alugar autocarros? E duvido muito que alguns municípios não ajudem já alguns clubes nessa questão.

Provavelmente, mas há um motivo para o CdP estar dividido por zonas. Não só temos o custo como o tempo das deslocações. De Fafe e de Vizela devem ser 4 horas para cada lado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, há 7 horas:

Que eu acredito ter sido uma ideia que depois foi abandonada, como está visto. Eventualmente os clubes estavam a contar que a FPF pagasse tudo e a FPF estava a contar com os clubes, por exemplo. É muito fácil imaginar o rumo dessas discussões. E, no final, "compreendo que a FPF tenha entendido que não era um bom uso de recursos e que tenha optado por outro critério."

Não só seria muito mais lógico como seria muito mais caro para os clubes. Ao contrário do que provavelmente acontece nesses campeonatos, com a necessidade extra de pagar testes, a larga maioria (para não dizer todos) dos clubes da II liga estariam a perder mais dinheiro a jogar do que parados, como estão agora. Falando do caso que melhor conheço, tenho sérias dúvidas que a Académica acabasse esse hipotético campeonato e se pudesse inscrever para o ano nos campeonatos profissionais.

Eu imagino uma ou outra solução potencialmente mais satisfatória (nomeadamente o congelamento de descidas), mas não vejo forma de ficar toda a gente contente. Acho um caso demasiado complicado para querer uma solução perfeita. A justiça desportiva é muito importante mas a sustentabilidade também.

Mas porque razão os clubes teriam que pagar? A FPF é quem organiza, é da responsabilidade da FPF pagar quando estes imprevistos acontecem. Se a FPF anda a meter dinheiro em fundos de apoio de uma Liga que nem sequer organiza só tem que se chegar à frente para resolver o CPP, uma Liga onde eles de facto têm responsabilidades organizativas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação

Ceferin diz a Olhanense para falar com Federação

Novo capítulo na história da contestação dos clubes do Campeonato de Portugal que clamam  injustiça pelas consequências da decisão administrativa da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em relação à competição.

O Olhanense, líder da Série D, escreveu ao presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, extensa missiva «a contar tudo, o historial das decisões, os critérios, o porquê dos critérios, os comunicados da Federação», detalhou o presidente da SAD do clube algarvio, Luís Torres, a A BOLA.

A resposta de Ceferin chegou a Olhão na última sexta-feira, ainda que não fosse ao encontro das pretensões da equipa algarvia, que  apelava a intervenção do organismo que rege o futebol europeu nesta matéria. Este, contudo, alegou tratar-se de tema da esfera da FPF e remeteu o Olhanense para as cúpulas da Cidade do Futebol.

«Mandaram-nos falar com a Federação, é verdade, o problema é que a Federação não fala connosco. Já mandámos 25 emails a Fernando Gomes [presidente da FPF] e não nos responde. O que a UEFA nos mandou fazer é o que andamos a tentar fazer desde o dia 2 de maio. O que me faz mesmo confusão é que recebemos resposta do presidente da UEFA em dois dias, dois dias! E a Federação há mais de mês e meio que não nos responde. O senhor Ceferin pelos vistos tem menos trabalho que o senhor Fernando Gomes e conseguiu responder rapidamente a email que era bem extenso», reagiu Luís Torres, que estará na manifestação de amanhã na Cidade do Futebol.

«Vamos voltar a pedir para falar com Fernando Gomes. Também já escrevemos ao secretário de Estado do Desporto [João Paulo Rebelo] e ao Presidente da República dentro da mesma lógica, a apelar ao bom senso de todas as partes. São situações absurdas que vão ter de ser pagas pela FPF num futuro próximo, são decisões ilegais, e basta ver o que está a acontecer nos tribunais em França [anuladas despromoções de Amiens e Toulouse]», concluiu.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, há 7 horas:

Provavelmente, mas há um motivo para o CdP estar dividido por zonas. Não só temos o custo como o tempo das deslocações. De Fafe e de Vizela devem ser 4 horas para cada lado.

Isto é uma situação excepcional. A FPF até consegue isso de borla à Rede Expressos, se fosse preciso. Mas por alguma razão não quiseram ter trabalho de fazer as coisas acontecer, mas diria por preguiça e que ninguém se ia insurgir contra.

Editado por kareca

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, há 10 horas:

De autocarro? Até é capaz de ser coisa para mais, de Fafe ao Porto eu demorava quase 90 minutos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 7 horas:

Mas porque razão os clubes teriam que pagar? A FPF é quem organiza, é da responsabilidade da FPF pagar quando estes imprevistos acontecem. Se a FPF anda a meter dinheiro em fundos de apoio de uma Liga que nem sequer organiza só tem que se chegar à frente para resolver o CPP, uma Liga onde eles de facto têm responsabilidades organizativas.

Na Liga são os clubes a pagar, apliquei a mesma regra, pareceu-me lógico. Discordamos nessa responsabilidade. Acho mais importante que usem fundos para garantir a sustentabilidade dos clubes do que para organizar playoffs quando há soluções alternativas a isso.

Citação de kareca, há 6 horas:

Isto é uma situação excepcional. A FPF até consegue isso de borla à Rede Expressos, se fosse preciso. Mas por alguma razão não quiseram ter trabalho de fazer as coisas acontecer, mas diria por preguiça e que ninguém se ia insurgir contra.

Não faço ideia se consegue. Sei que não me parece grande solução, também.

Citação de El Colosso, há 2 horas:

De autocarro? Até é capaz de ser coisa para mais, de Fafe ao Porto eu demorava quase 90 minutos

Pois, não sei, falei por alto, nunca fiz a travessia haha

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, há 1 hora:

Não faço ideia se consegue. Sei que não me parece grande solução, também.

Não é solução fazer viagens de autocarro? Ou ser a FPF a pagar? E porque não?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 2 horas:

Não é solução fazer viagens de autocarro? Ou ser a FPF a pagar? E porque não?

"Acho mais importante que usem fundos para garantir a sustentabilidade dos clubes do que para organizar playoffs quando há soluções alternativas a isso."

Eu já disse que imagino melhores soluções. Por exemplo: a subida dos quatro primeiros (como devia ser), sem descidas da Liga Pro, e um modelo alternativo para a próxima época na segunda liga. Sendo, necessariamente, que isso teria que passar por aprovação da Liga e dos clubes profissionais. O que não acho é que o playoff seja essencial e acho que a sobrevivência financeira dos clubes deve ser a prioridade.

Continuo também sem perceber porque é que o critério de "estar em posição de playoff" serve para definir os clubes que iam a playoff mas não serve para as subidas e descidas da Liga Pro. É que também havia mais equipas na luta no Campeonato de Portugal, não eram apenas 8. Como em todas as hipóteses há sempre beneficiados e prejudicados, não há solução perfeita em termos desportivos.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, há 1 hora:

"Acho mais importante que usem fundos para garantir a sustentabilidade dos clubes do que para organizar playoffs quando há soluções alternativas a isso."

Eu já disse que imagino melhores soluções. Por exemplo: a subida dos quatro primeiros (como devia ser), sem descidas da Liga Pro, e um modelo alternativo para a próxima época na segunda liga. Sendo, necessariamente, que isso teria que passar por aprovação da Liga e dos clubes profissionais. O que não acho é que o playoff seja essencial e acho que a sobrevivência financeira dos clubes deve ser a prioridade.

Continuo também sem perceber porque é que o critério de "estar em posição de playoff" serve para definir os clubes que iam a playoff mas não serve para as subidas e descidas da Liga Pro. É que também havia mais equipas na luta no Campeonato de Portugal, não eram apenas 8. Como em todas as hipóteses há sempre beneficiados e prejudicados, não há solução perfeita em termos desportivos.

Sim, no fundo o que se discute é qual seria a solução menos má. E a solução das linhas de crédito para sobrevivencia financeira dos clubes parece irreal, ainda mais se aquele valor dos prémios que os jogadores da selecção abdicaram para ajudar esses clubes também está aí incluído.
Nada parece muito bright, para os clubes.

Editado por kareca
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...