Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
 Vítor Manuel Oliveira

[FM2021] A cadeira de sonho

Publicações recomendadas

b8GDUaa.png

Houve eleições em Marco de Canaveses. O presidente anterior não se quis candidatar mesmo podendo.

vgEEt7M.png

O novo presidente mostrou-se bastante interessado no meu trabalho e delineou os objetivos para a próxima época. É impressão minha ou ele exige que vença a liga? Ou é só ser competitivo? Não sei. Seja como for quero subir de divisão, isso é certo.

UTjDjxX.png

Recebi a resposta do Boavista. Sinceramente fiquei bastante feliz por não ter sido ignorado ou humilhado. Estou no caminho certo. Marco Silva foi o escolhido para suceder a Jesualdo Ferreira.

e1mCxvz.png

Efetuei alguns amigáveis onde experimentei jogadores e tácticas diferentes. Até mesmo com a época já iniciada chegaram jogadores novos o que obrigaram a mexidas a nível táctico.

AE7It9x.png

Os favoritos à subida são os seguintes. Aves continua a ser o claro favorito, devido ao nome mas acima de tudo pelo seu plantel rico. Sobem quatro clubes, dois por cada grupo. Pois... deste top 10 tenho no meu grupo o AD Várzea FC, Crestuma e... é só. Também tenho o São Vicente do Pinheiro, equipa que nos eliminou da taça na época anterior. Mas tive uma sorte descomunal no sorteio dos grupos. Sou o favorito a ganhar o nosso grupo.

3bnMuqE.png

Fui à procura de pastagens mais verdes. Poderia candidatar-me a clubes do terceiro escalão distrital de Lisboa, Braga ou Aveiro. Houveram propostas interessantes, mas ao ver que sou um dos favoritos a subir aqui, que o clube confia em mim e que ser um dos clubes mais reputados no terceiro (e quarto) escalão distrital são fatores mais que suficientes para declinar essas propostas. Eu sei, Aves, Aves, Aves e mais Aves.

R6LoWhD.png

Entrada de dez novos jogadores. Os nomes mais sonantes são o Carlos Fernandes (excêntrico guarda-redes que um dia o presidente do Steaua disse que pagava 100mil euros para ficarem com ele) ou o médio defensivo agressivo Emerson. Ambos representaram o Boavista e são internacionais;

Por falar em médio defensivo jogarei com dois, após a época passada jogar com nenhum. O outro contratado foi o Brian Silva;

Didi será o nosso extremo direito. Ao seu lado esquerdo temos Gavina como médio ofensivo. Outro médio ofensivo será o brasileiro Matheus Costa; Como extremo esquerdo não contratei ninguém confio que o Vítor Hugo dará conta do recado. E na verdade não encontrei ninguém interessado e interessante para jogar no clube;

A defesa será a quatro: Joel Oliveira na direita, Telmo na esquerda e para centrais o experiente João Marques acompanhará o promissor Massaia.

Estou satisfeito por ter segurado os melhor jogadores da época anterior e ter melhorado em todos os setores com jogadores com passado no Boavista. A táctica será estranha, mas faz parte do desafio. Defensivamente estamos seguros com dois médios defensivos, e na frente temos homens capazes de fazer a diferença.

73nU4gi.png

Muito feliz com a época até agora. Tivemos um empate, mas aceita-se. Entraram jogadores novos, andei a mexer na tática até ao dia 14 de novembro. Aí ficou definitiva. (Eu sei que ainda não cheguei lá. Da mesma forma que três jogadores contratados ainda não estavam no plantel aquando desta atualização. Muitos jogadores rejeitam a proposta, esperar pelos relatórios dos olheiros e não haver um fim do mercado de transferência (só em março) dificulta agilizar o processo. O próximo jogo será para a Taça e contra uma equipa da primeira divisão distrital. Claro que o meu central se lesionou para a taça.

3sqgrtv.png

Não posso dizer que algo está garantido, mas estamos fortes. Aquelas vitórias por 1-0 fizeram a diferença total. A equipa que nos eliminou na época passada está na zona de despromoção.

Y3vicBI.png

Ah! Em Agosto iniciei o estudo para adquirir a Licença Continental C. Em meados de dezembro devo-a concluir.

Citação de Martini Branco, Em 17/03/2021 at 21:32:

Excelente final de época 😉 Não tiveste arcaboiço para derrotar o Aves, no entanto, e mesmo não sendo campeão arranjas uma excelente subida de divisão. Boa época de estreia!

Agora vamos ver se irás parar ao teu Boavista. Ficava contente se assim fosse, parceiro. 

Era impossível sequer ser cogitado para o lugar. Mas fiquei feliz por saber que estou no caminho certo para os cativar. E tenho muito a aprender por estas bandas. E estou a gostar de treinar aqui, de o Aves subir connosco e ser uma clube que quero acompanhar nas subidas e quiçá até os bater. É uma rivalidade saudável (apesar de saber que não é mútua. Nós nunca lhes mostramos nada. Nunca o derrotamos.)

Muito obrigado!

Citação de cadete, Em 17/03/2021 at 22:13:

Aves muito forte e natural vencedor da divisão. Mas acabas muito próximo do super favorito, após uma época para recordar.

Estamos todos muito felizes. Daí não ter qualquer tipo de dúvida de ficar no projeto.

Citação de six_strings, Em 18/03/2021 at 11:15:

Parabéns foi uma subida a ferros e bem merecida.

PEACE

Obrigado. O mérito foi dos jogadores, que mostraram ter estaleca. Pena contra o Aves, mas faz crescer água na boca para os possíveis embates contra eles. E passar de uma primeira fase fácil para um grupo final da morte é muita diferença, mas é isso que adoramos.

Obrigado a todos que acompanham!

Editado por .Sousa
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

O Boavista, infelizmente, não te aceitou. O que era expectável!

Quanto ao resto, realizaste uma pré-temporada muito interessante e procuraste munir-te dos melhores recursos possíveis (em termos de contratações) para mais uma época segura e tranquila. Época essa que começou muitíssimo bem com onze jogos a serem realizados e ainda sem derrotas (apenas consentiste um empate). Tenho a certeza de que caminhas a passos largos para mais uma subida de divisão 😉 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de .Sousa, há 2 horas:

O novo presidente mostrou-se bastante interessado no meu trabalho e delineou os objetivos para a próxima época. É impressão minha ou ele exige que vença a liga? Ou é só ser competitivo? Não sei. Seja como for quero subir de divisão, isso é certo.

Exigem que subas btw. É algo que vais passar bastante nas lower tiers, se o teu plantel for acima da média (ou a tua direção achar isso), vão-te forçar a que ganhes a liga. Pode acontecer-se subires até ao CNS sempre com esse pedido.

Editado por Maffu
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda é cedo para o Boavista, mas qualquer dia estás a lhes fazer frente na Primeira Liga. Excelente início de Liga.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

b8GDUaa.png

Há muita coisa para contar nestes três meses. Onde oscilei entre o motivado e menos motivado. São ossos do ofício.

Começaremos pela taça, a competição que nos assombra há um ano. Volto a lembrar que antes do jogo da taça o nosso melhor central se lesionou, claro. Assim como só a partir de 14 de novembro é que escolhi definitivamente uma tática para lutar por esta época.

WIahhzH.png

Um jogo contra uma equipa de meio da tabela da primeira divisão distrital do Porto. Apesar de termos sido mais produtivos o jogo foi jogado muito no meio campo. Mas sempre senti que seria nosso, apesar de termos levado com uma bola no poste ainda com ambas equipas empatadas. Vítor Hugo, quem mais, marcou o golo da vitória. Neste jogo senti que a equipa cresceu, que temos qualidade para irmos até ao topo do futebol distrital. Mas teremos de ser humildes e trabalhadores, como fomos neste jogo.

Um mês depois jogamos novamente para a taça. Claro que o nosso médio defensivo experiente (e na altura melhor marcador da equipa) fica lesionado no jogo anterior ao jogo da taça.

u9jXC8l.png

Pois... encontramos uma equipa que está a lutar pela subida de divisão na primeira divisão distrital. Entramos bem, jogamos bem, mandamos duas bolas ao ferro e uma até andou por cima da linha de golo. Quis o destino que eles mandassem também uma bola ao ferro e também andou a passear em cima da linha de golo mas neste caso entrou. Dez minutos marcam outro golo e a equipa foi muito abaixo. Arrisquei, e quando sofremos o terceiro ainda arrisquei mais. Até estreei um ponta-de-lança de 16 anos. Continuamos a jogar bem em termos de dinâmicas mas a falhar na criação de oportunidades. Estou orgulhoso da equipa mas um pouco desiludido por a taça ser demasiado para a nossa capacidade atual.

Logo a seguir à taça o Crestuma (única equipa a roubar-nos pontos até agora), decidiu aumentar o roubo e levar os três pontos. De resto foi a mostrar a qualidade que nos é reconhecida.

rTBQG7F.png

Estamos em primeiro, mas as muitas vitórias não refletem numa margem enorme para o segundo classificado. A única derrota deles foi imposta por nós. A ver se lhes ganhamos na segunda volta.

No "outro lado" os nossos conhecidos Aves e Pasteleira estão em primeiro e em segundo, respetivamente.

Edqb1WT.png

A 7 de dezembro consegui completar o nível Continental C. Pedi à direção para me financiarem-me o nível seguinte e nem sequer quiseram reunir-se comigo para ouvir os meus argumentos. Têm medo que eu seja um alvo (ainda) mais apetecível. Não compreendi já que não ouvi rumores sobre o interesse em mim por parte de equipas alheias. Penso que ter tido duas derrotas seguidas não tenha ajudado no pedido, mas fiquei de pé atrás com a direção. Se calhar estou só a fazer birra, eu sei.

A verdade é que após uns dias recebo propostas para entrevistas. E foi assim no mês de dezembro e janeiro.

IDAn97z.pngO Freamunde é uma equipa bastante conhecida que se encontrava em 6º lugar na principal divisão da AF Porto. Rejeitei prontamente.

WUCALPF.png

Bem, o Felgueiras encontrava-se em 1º no Grupo A do CNS. O seu antigo treinador foi para o Leixões. Rejeitei.

ncpwqvX.png

Apesar de estar na Terceira Divisão o Oriental está na zona de despromoção.

IcUAdPd.png

Acho que alguém esqueceu-se de tirar o fato de treino. É para me candidatar mais uma vez. (Sinceramente não gostaria de ir para o Boavista até eu próprio escalar tudo sozinho. Até porque não sei qual será a minha abordagem quando chegar lá. Jogadores nacionais? Da cantera? A custo zero? Não sei.)

No mercado de inverno dispensamos a nova contratação Matheus Costa. Seria titular mas não me convenceu e ele quis jogar mais. Não coloquei entraves e foi dispensado. Se fará falta no futuro? Sim, sem dúvidas, mas temos de pensar no bem-estar dos jogadores e consequentemente da equipa.

Citação de Martini Branco, há 13 horas:

O Boavista, infelizmente, não te aceitou. O que era expectável!

Quanto ao resto, realizaste uma pré-temporada muito interessante e procuraste munir-te dos melhores recursos possíveis (em termos de contratações) para mais uma época segura e tranquila. Época essa que começou muitíssimo bem com onze jogos a serem realizados e ainda sem derrotas (apenas consentiste um empate). Tenho a certeza de que caminhas a passos largos para mais uma subida de divisão 😉 

Ainda bem que não aceitou. Nem à parte da entrevista cheguei, mas fiquei feliz por não terem rido da minha candidatura. Deu-me força para continuar a crescer. Curiosamente agora volto a candidatar-me. Já devem estar fartos daquele rapaz sem experiência no futebol que já tem quatro cursos de treinador e farta-se de ganhar nas distritais. (Estou a pensar se na vida real alguém assim seria tido em consideração por um clube que anda nos lugares mais baixos da tabela da Primeira Liga. Eu penso que sim.)

As minhas pré-épocas parecem que vão até novembro porque até lá vou afinando a equipa. Mas o que conta é sempre como acaba.

E agora notei que se ficar nos dois primeiros lugares subo de divisão. Sei que os segundo está colado a mim, mas o terceiro está longe. Posso ser assegurar o meu lugar na divisão acima brevemente.

Citação de Maffu, há 11 horas:

Exigem que subas btw. É algo que vais passar bastante nas lower tiers, se o teu plantel for acima da média (ou a tua direção achar isso), vão-te forçar a que ganhes a liga. Pode acontecer-se subires até ao CNS sempre com esse pedido.

Obrigado pela informação. Por acaso já tinha reparado em FM's anteriores que havia uma época em que era indicado para meio da tabela, acabava por subir e já exigiam ser campeão. Bem, as reputações e planteis devem estar tão próximos que basta subires um bocado o nível ou reputação para já te exigirem isso. Mas na verdade eu quero o que eles querem, estamos em sintonia.

Citação de cadete, há 10 horas:

Ainda é cedo para o Boavista, mas qualquer dia estás a lhes fazer frente na Primeira Liga. Excelente início de Liga.

Se calhar até será mais cedo, na Segunda Divisão. As coisas não estão fáceis para os lados do Bessa. Pode ser que os encontre na Taça, e a turma Boavisteira tem muita dificuldade nas taças (principalmente na vida real). Pessoalmente quero ir subindo e não dar saltos gigantes. Espero que o próximo treinador fique por lá alguns anos, até eu chegar à primeira Liga. (Não propriamente com o Várzea).

Já agora, temos outro Várzea no nosso grupo mas são terras distintas.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem isso está a ir de vento em popa na nova divisão e prevê-se mais uma subida. 

Lugares interessantes para continuar a carreira mas fizeste bem em recusar. Acho interessante essa ideia de ir candidatando-se ao lugar do Boavista tipo um stalker até que eles aceitem falar contigo 🤣 Vai ser engraçado de ver a evolução das respostas à medida que os anos vão passando.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Bem estar dos jogadores está sempre primeiro. Fases bem em recusar esses clubes por agora pois estás em grande na Liga e espero, a caminho de mais uma promoção. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

b8GDUaa.png

O Olhanense também mostrou interessado nos meus serviços. Estavam em 3º na sua série do CNS porém com poucas hipóteses de lutar pelo lugar no playoff.

cAZds2o.png

Também obtive a resposta do Boavista. Tudo previsível mas fico feliz por o meu trabalho estar de acordo com a visão da direção do clube.

zuZumUN.png

O campeonato correu-me assim:

nR5PNSx.png

Logo no primeiro jogo subo de divisão. Sim, subo de divisão, está garantido e ninguém nos tira esse lugar. Agora é tentar ser campeão do grupo e futuramente da liga.

1AphRYn.pngxSGu6dA.png

Livração tem qualidade, mas os favoritos estão todos no outro grupo. Aves e Águas Santas serão duros. Aliás, todos serão durinhos.

f6rZGlb.pngEfzvax0.png

Dá para ver que Boateng está a mais nesta Liga. O Aves está a mais nesta Liga. Não temos ainda troféus graças a eles. Mas estaremos na luta!

O calendário ditou-nos que começaríamos contra o favoritíssimo Aves, de seguida iríamos bater contra o muito bom Águas Santas e depois, após muitos jogos intensos e seguidos, contra o nosso conhecido Livração. Assim será a primeira ronda do grupo de campeão.

uXz75BX.png

Eu sei, começar a perder não é bom e o Aves sempre teve o jogo na mão, mesmo connosco a crescer e a fazer-lhes frente. 3-0 é muito pesado, mas é circunstâncias do jogo.

T8x3RLX.png

Bem vos disse que iria ser duro. Mais duro quando começamos a perder, repusermos rápido e não concretizamos as oportunidades de ouro, como um penalti. Um ponto em dois jogos quando Aves já leva seis.

KJaUoOe.png

A equipa mostrou que está viva, mesmo com tantos jogos nas pernas. Não há muito a dizer e o Aves perdeu contra o Águas Santas abrindo a luta pelo lugar de campeão. Com uma ronda concluída temos 4 pontos, o Aves 6 e o Águas Santas 7. Matematicamente "basta" só ganhar todos os jogos.

5DzBZpr.png

Jogo contra o primeiro classificado. Um jogo ligado à tomada elétrica mas que nos sorriu. Elas entraram, ao contrário do último jogo contra eles. Neste momento tenho os mesmos pontos que o Águas Santas (7), o Aves tem 9 enquanto que o Livração é o bombo da festa, tendo zero.

DHcP7Pv.png

O jogo da época, sem dúvida. Em caso de vitória ficaríamos em primeiro no grupo devido ao confronto direto (contra o Águas Santas). Apesar de ter sido bem disputado, não sofrer ao abrir o jogo ajudou. Aves era claramente favorito mas sempre senti que éramos superiores. Obrigado Didi! Agora é só ganhar ao clube que perdeu mais uma vez, o Livração e seremos campeões.

CiAwZsm.png

Exato...

Um jogo onde tudo correu diferente dos outros. Éramos favoritos, motivação em alta, uma semana de descanso entre jogos, e um título em disputa enquanto que o Aves e Águas Santas iriam-se matar mutuamente. Estava tudo nas nossas mãos. Começamos a ganhar, outro cenário atípico e o que levou ao índice de bazófia disparar no seio da equipa. Se calhar também em mim, admito. E os jogadores ficaram chocados com a reação do bombo da festa. Do clube que parecia morto. Mas o orgulho (e a bazófia) são duas coisas que marcam a diferença no futebol ou na vida.

Não há seriedade por parte dos meus jogadores. E se calhar estou a ser duro com eles, mas nesta situação era fechar com chave de ouro.

O Aves acabou por ganhar e venceu o título mesmo partindo para a última jornada em terceiro lugar. Favorites gonna favoritate.

Q94ZuZl.png

Vou-vos mostrar os prémios da equipa por respeito a vocês, mas estou desolado.

CRzkxoZ.pngqIoTDTI.pngQSpHAj1.png

Vítor Hugo mereceu a confiança dada (porque também não encontrei alguém com qualidade para extremo esquerdo). Foi o melhor jogador na época passa e nesta. De notar que não há cartões vermelhos pela segunda época consecutiva. Se calhar um bocado mais de garra seria útil nos jogos onde temos de matar.

A direção irá construir um novo estádio. Seriam boas notícias, mas não enchemos o nosso estádio durante a época. Nem perto disso. Éramos a 5ª pior assistência da Liga, segundo os números adquiridos.

BzaHPJc.png

Sou contra este investimento. Também com o facto de me ter sido negado o financiamento para um novo curso também não ajuda.

eOmYxj2.png

Estas são as equipas de maior reputação que se encontram no segundo escalão do futebol português. O Aves continua no topo a par com a AD Oliveirense. É incrível. Eu vou tentar ir para pastos mais verdes porque sou aponto a meio da tabela, a nossa reputação é muito baixa comparando com os adversários e poderá haver projetos interessantes. Será que a possível próxima equipa estará nesta imagem? Nem eu sei. Sinceramente gostaria de mudar de ares, mas serei honesto nas entrevistas que possam surgir. 

Volto a lembrar que não posso dar um passo maior que a perna e terei de jogar em todos os níveis competitivos em Portugal. Se for com promoções mais justo será. Neste caso fui promovido da terceira para a segunda distrital. Posso ir para um outro clube da segunda.

Citação de Fluke, há 2 horas:

Bem isso está a ir de vento em popa na nova divisão e prevê-se mais uma subida. 

Lugares interessantes para continuar a carreira mas fizeste bem em recusar. Acho interessante essa ideia de ir candidatando-se ao lugar do Boavista tipo um stalker até que eles aceitem falar contigo 🤣 Vai ser engraçado de ver a evolução das respostas à medida que os anos vão passando.

Sou tanto stalker que tento pegar nos ex do Boavista e trazer para a minha equipa. Para mostrar que gostamos das mesmas coisas, mas ela não me liga. ahah Espero que o Bruno Lage se mantenha por lá alguns anos. Gostava de os defrontar na primeira divisão, ou segunda.

Por acaso fiquei surpreendido por assegurar a subida logo no dia 6 de fevereiro, mas boas notícias que venham sempre.

Citação de cadete, há 1 hora:

Bem estar dos jogadores está sempre primeiro. Fases bem em recusar esses clubes por agora pois estás em grande na Liga e espero, a caminho de mais uma promoção. 

O objetivo é crescer. A equipa ou a mim. Dois dos meus melhores jogadores vieram da época anterior. Um deles (o guarda-redes) estava cá quando cheguei. Aquela derrota no último dia e contra uma equipa que só perdeu no grupo final deixou marcas no seio da equipa.

Compartilhar este post

Link para o post

qHpF8Lo.png

Após várias entrevistas, vários contactos acabei por decidir em ir para o distrito de Leiria, mais concretamente para a Nazaré. Estava em dúvida entre os Nazarenos e o GD Parada, de Viseu. Mas a história é muito mais rica para os lados da ondas gigantes. Estádio maior, história muito mais rica e pelas camadas jovens do clube passaram jogadores como o mítico Peixe, ou mais recentemente os irmãos Esgaio ou o Eustáquio.

sVQeVAj.png

Terra de futebol de praia, vamos tentar que também se jogue na relva. Clube que já jogou no segundo maior escalão do futebol português, temos de mostrar dentro de campo a grande história que este clube possui.

5OtU2qr.png

Somos apontados ao quarto lugar. Na fase de grupos 3 passam, há dois grupos. Mas só dois é que podem subir de divisão. Por isso mesmo que correspondamos à imprensa estaremos com o dobro de lugares permitidos para a promoção.

sEQ4WSx.png

O clube exige passarmos este grupo, e eu aceito o desafio. Nota para o facto da minha namorada ser da terra de um clube que calhou na nossa série, o Beneditense.

K4mQJsT.png

Em termos de plantel entraram nove jogadores. Todos passaram pelo Boavista, e dois deles pelo plantel principal, bem recentemente e ambos cabo-verdianos. Kuca e Brito dispensam apresentações e o Kuca é um jogador claramente mais nesta equipa. Apesar de a equipa ser ligeiramente melhor do que aquele que tinha no Várzea do Douro, estou pouco satisfeito com as contratações. Ao ter mais reputação acreditei conseguir atrair jogadores doutro calibre. Mas vamos com este à guerra.

Outro fator importante na decisão é competirmos na Taça de Portugal. É óbvio que nos calhou um clube de dois escalões acima.

Jogo muito renhido e quando pensava que iríamos a prolongamento eles marcam um golo com várias recargas. Foi aos 93:12, o árbitro só deu 3 minutos de compensação. É a vida, fico satisfeito pelo que vi, até porque foi o primeiro jogo da época.

J58XOmp.png

Tivemos também o primeiro jogo para a taça. Apesar de entrarmos a perder conseguimos dar a volta ainda na primeira parte confirmando a vitória a faltar dez minutos para os noventa. O Aires Silva é também um jogador bastante jovem e dos melhores da equipa. Já estava cá e tem infinitas equipas atrás dele. Acabou por sair e optei por não contratar um substituto.

Sinto que a equipa tem qualidade, já que o Pombal se encontra numa divisão acima da nossa.

5lDMsvp.png

Na Liga? Tivemos duas derrotas seguidas. Curiosamente, ou não, o Kuca (o tal jogador claramente mais nesta equipa) lesiona-se por três meses. E a equipa ressentiu imenso disso.

AfRXFVx.png

Mas o primeiro lugar é nosso, por agora.

6nBEd3C.png

Compartilhar este post

Link para o post

Vou ser sincero, estou um pouco desiludido com o clube pois acredito que podias ter feito melhor porque o distrito de Leiria não é o mais "sexy" no que toca a clube, mas estou claramente consciente que vais fechar-me a matraca e mostrar-me que estou errado. Por enquanto tiveste um excelente começo e agora é ver como vai seguir...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

O que dizer? A segunda época no Várzea foi muito boa. Na primeira fase do campeonato a equipa conseguiu responder de forma muito positiva e afirmar-se no primeiro posto da tabela. Na fase decisiva mostrou-se mais débil. Quando a vitória por 1x0 perante o Aves, fazia crer que serias promovido, a última jornada deitou tudo a perder. Que amargo de boca, fds! 

Procuraste sair em grande e o clube que se segue são os Nazarenos. Leiria é um distrito que precisa de ter intervenção e evolução no futebol. E penso que este é o clube certo. Reforçaste te com jogadores que já passaram pelo Bessa e onde o Brito e o Kuca serão destaques. Entraste muito bem no campeonato e so espero a promoção 😎

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Estiveste bem no Várzea mas agora foi um passo interessante ao ires para a terra das ondas gigantes. O início foi muito bom e quem sabe não levas o Nazarenos a voos mais altos para voltarem a ver jogadores com a qualidade do Peixe ou do Esgaio? 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

qHpF8Lo.png

Três meses duros em termos de competitividade para o campeonato. Já falarei sobre isso. Começaremos pela taça.

sImCuaD.png

Até pensei que eles fossem empatar e dar a volta mas entramos muito fortes na segunda parte. Mais uma equipa de um escalão superior.

sUGnk9y.png

Jogo aborrecido na primeira parte, mas marcamos no fecho da mesma o que nos facilitou a vida. Estamos na meia-fina da liga, o que me alegra muito. Afinal consigo ganhar eliminatórias. Na meia-final jogarei contra o Alegre e Unido. Espero que estejam desmoralizados nesse dia. São da divisão superior à nossa.

Os resultados dos últimos três meses é o seguinte. Tivemos "só" duas derrotas mas no final de janeiro estávamos me quinto lugar. Aquelas quatro vitórias consecutivas em fevereiro vieram ajudar a subir na tabela, principalmente a última, contra o primeiro classificado Alqueidão da Serra.

uLbpTuW.png

Estamos somente a um ponto e ganhamos vantagem sobre o quarto classificado. A equipa parece que atinou com a formação e o Kuca ter voltado da lesão que durou três meses faz toda a diferença.

iEzYc30.png

Para finalizar concluí a formação Continental B, pedi à direção a formação da Continental A e aceitaram sem espinhas. Tem duração de um ano, e caso a conclua ficará somente a faltar a Licença Pro Continental.

Citação de Fluke, há 1 hora:

Vou ser sincero, estou um pouco desiludido com o clube pois acredito que podias ter feito melhor porque o distrito de Leiria não é o mais "sexy" no que toca a clube, mas estou claramente consciente que vais fechar-me a matraca e mostrar-me que estou errado. Por enquanto tiveste um excelente começo e agora é ver como vai seguir...

Concordo inteiramente contigo. A AF Leiria não é apelava. Porto ou Braga dizem-me mais, e em termos de competição é muito elevado. (Assim como Lisboa ou se calhar até mesmo Aveiro. Falo de AF que possuem 3 (ou mais, no caso do Porto) divisões. Logo não estão as equipas "fracas" no segundo escalão dessas associações. Mas posso-te dizer que está a ser uma dor de cabeça. Tenho de ganhar todos os jogos e ponto. Na taça gostei da participação porque consegui ultrapassar algumas eliminatórias.

E o que achei sexy foi a minha namorada participação na Taça de Portugal. Sabia que era difícil tirar qualquer coisa de lá, mas gostei de participar na nossa Taça.

Citação de Martini Branco, há 1 hora:

O que dizer? A segunda época no Várzea foi muito boa. Na primeira fase do campeonato a equipa conseguiu responder de forma muito positiva e afirmar-se no primeiro posto da tabela. Na fase decisiva mostrou-se mais débil. Quando a vitória por 1x0 perante o Aves, fazia crer que serias promovido, a última jornada deitou tudo a perder. Que amargo de boca, fds! 

Procuraste sair em grande e o clube que se segue são os Nazarenos. Leiria é um distrito que precisa de ter intervenção e evolução no futebol. E penso que este é o clube certo. Reforçaste te com jogadores que já passaram pelo Bessa e onde o Brito e o Kuca serão destaques. Entraste muito bem no campeonato e so espero a promoção 😎

Neste caso as melhores equipas estavam do "outro lado", logo o Aves e Águas Santas eram claramente favoritos. Acreditei numa segunda volta onde limparia tudo. Ganhei contra os dois "maus" e contra a equipa com zero pontos até ao último jogo, perdemos. E isso marcou-nos. Seja a mim, aos jogadores, direção ou adeptos.

Pela primeira vez as melhores equipas - as favoritas para subir - estão no nosso grupo. Logo a competitividade está ao rubro. No fim do mal afamado mês de janeiro estávamos em quinto lugar. Pensei em adquirir alguns jogadores, mas o problema não é eu perder uma vez ou outro, mas sim os outros nunca perderem. Estarem também fortes. Por isso decidi continuar com os mesmos. Espero que o Kuca se aguente até ao fim da época. Já tem 33 anos e os atributos caem a pique. O Brito nem tem sido titular absoluto porque com 35 anos os atributos caem a cada treino que não temos (somos amadores). Sinceramente pensei que fosse passeio, mas não consegui jogadores claramente melhores do que já tinha aqui, tampouco claramente melhores do que os que tinha no antigo clube.

Citação de cadete, há 4 minutos:

Estiveste bem no Várzea mas agora foi um passo interessante ao ires para a terra das ondas gigantes. O início foi muito bom e quem sabe não levas o Nazarenos a voos mais altos para voltarem a ver jogadores com a qualidade do Peixe ou do Esgaio? 

Falas das ondas gigante e de voos mais altos. Eu digo que para isso temos de ter os pés assentes na terra e que temos de respirar antes de cada jogo. Só para completar os quatro elementos.

Mas sendo mais objetivo, espero que eu e a equipa subamos juntos. Eu sei que a qualidade dos jogadores adquiridos não é culpa do clube. Há jogadores interessantes e interessados em jogar aqui, mas tento seguir as regras impostas por mim, o que me limita um pouco. E esta competitividade louca e só haver duas vagas de subida está-me a tirar horas de sono, admito. Mas também só ficar ligado à tomada no final da época é um pouco aborrecido, admiro.

Obrigado pelos mensagens, amigos!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Foram três meses bem durinhos e cheios de competitividade. Mas conseguiste dar uma resposta bem interessante. É certo que as derrotas te levaram para o 2º lugar. Mas se formos a ver, ganhaste 3x0 (sem espinhas) no atual primeiro classificado. Digo atual, porque sei que os Nazarenos terminarão em primeiro no final da temporada 😎

Na Taça de Leiria continua a passeata, desta feita com goleada perante uma equipa da divisão superior. Vamos em frente Nazarenos. Continuas também a evoluir em termos de licenças de treinador. É esse o caminho, parceiro! 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

qHpF8Lo.png

Começaremos pela Taça.

w8rJKIB.png

Afinal eles estavam alegres e unidos. Sofrer golo logo a abrir o jogo? Check. Empatar e sofrer quase no fim? Check. Fiquei tão ofensivo que invés de ser eu a criar perigo foram eles. Foi bom enquanto durou. Posso desculpar-me com o calendário apertado, até porque usei sempre o mesmo onze. Ou por a equipa ser da liga acima da nossa. Mas estou mais preocupado com a promoção. Taças não dão promoções, apesar de ser sempre um título e para já tenho zero na carreira.

ivBbN1r.pngYGfynj3.png

Finalizamos bem o campeonato só com vitórias, dando o primeiro lugar à nossa equipa. Os três primeiros de cada grupo vão lutar por duas vagas na primeira divisão distrital de Leiria. Venha de lá esse grupo de apuramento de campeão.

NWEG8dZ.png

Empate. Se deveríamos de ter marcado? Sim, mas não aconteceu. Estamos só a começar, são dez jogos.

xAuAGbk.png

Novo empate três dias depois do jogo anterior. Mais uma vez produzimos mais do que suficiente, mas se não entram...

JM4gI1y.png

Um jogo muito mais equilibrado, contra uma equipa muito difícil, primeiro jogo fora, muita chuva e ganhamos. Se futebol fosse uma ciência exata não haveria apostas.

uGFsfw4.png

Um já conhecido nosso. Mais um jogo em casa sem sabor da vitória apesar de termos uma maior caudal ofensivo. Marcaram nos últimos minutos quando eu já pensava que um empate seria mau para as nossas aspirações.

Onl22hY.png

Jogar fora resulta, mesmo com um jogo mais equilibrado. Neste caso até fomos piores que o adversário mas ganhamos neste jogo de xadrez onde cada tiro cada melro. A verdade é que após meia volta estamos em 3º lugar com menos quatro pontos que o segundo classificado (que dá promoção).

JYckyr7.png

Um jogo fora de casa contra o último classificado. Ainda beneficiamos de uma expulsão adversária mas o resultado manteve-se nulo. Na verdade não fomos superiores a eles, nem com menos um. Os jogadores estão a acusar a fadiga e não tenho muitas opções (preocupação que tenho desde o início da época). Descemos para o 4º lugar (devido às regras de desempate entre equipas). Felizmente que os outros empataram também. Está feio para estes lado a faltarem 4 jogos.

is6Y8XE.png

Decidi rodar boa parte da equipa, não tinha nada a perder. Começou bem, continuou bem, acabou bem. Vitória sem espinhas contra a equipa que estava empatada pontualmente connosco no quarto lugar. Beneficiamos do empate do segundo classificado e subimos ao terceiro lugar com os mesmos pontos do segundo.

wgZglxj.png

Os jogos fora continuam a dar-nos o que não recebemos em casa. Jogo equilibrado mas com a vitória a sorrir para o nosso lado. Números demasiado expressivos para o que se viu em campo, mas também tivemos aqueles empates e até derrotas sem também os merecer. A parte melhor é que esta era a equipa que se encontrava em segundo lugar. A que está em primeiro continua a ganhar, mas nós mantemos a distância de dois pontos para eles.

gKx9jUl.png

Jogo em casa contra o primeiro. Se calhar o segredo é mesmo ser um jogo equilibrado, e aí Kuca parte tudo. Desequilibra imenso. Há espaço para correr. Fomos felizes, novamente. Coisa que não fomos durante mais do que meia volta. Estamos em primeiro, com a promoção garantida.

SgroUyI.png

Jogo contra o último na última jornada e em casa? O ano passado vi o campeonato escapar-me contra o último classificado. Mas eles vieram para discutir o jogo. Prova disso foi estarem a ganhar por 2-0 aos 23 minutos, tal e qual como Inglaterra em 2000 contra Portugal. Depois o nosso Figo, o nosso João Vieira Pinto e o nosso Nuno Gomes viraram o jogo. Campeões! Primeiro título da minha carreira. Estou muito satisfeito por conseguir escalar esta montanha. Rodar a equipa a quatro jogos do fim ajudou os mais velhos respirarem e os mais novos assumirem papel de destaque (alguns até continuarem nos restantes jogos).

pfJg6dU.png

Esta é a qualificação final. O Meirinhas foi claramente o adversário mais regular (estiveram sempre em primeiro até serem ultrapassados por nós).

As estatísticas da liga:

ArwWMn2.pngGHbp6sJ.png

Não temos  melhor marcador da competição, mas os nossos dois Gonçalos fecharam o pódio. Kuca a ser determinante, coesão defensiva também presente e Bruninho a representar o que é ser Boavista. (Foi importante ter um jogador agressivo no meio campo (e a defesa direito, quando rodei a equipa).

4J8Wa4a.pngyA4gfCq.pngKl6QF4l.png

Mais uma época sem expulsões (tenho muito cuidado para tirar os jogadores amarelados). A luta pelo melhor jogador da época foi muito renhida, não havendo consenso geral. Se fosse eu a escolher seria o Kuca. Jogador mais do início até ao fim da época. Pena a lesão de três meses, mas a sua ausência foi muito sentida. Até mesmo num trabalho mais invisível escolheria o Bruninho que sempre foi consistente. Mas houve espírito de equipa quando as coisas estavam mais apertadas. Tenho orgulho nos meus jogadores.

Sobre a nova época somos apontados a um fantástico lugar a meio da tabela.

qyxuJii.png

A nossa direção está a ambição tão alta que quer que apenas lutemos por tentar, talvez, se quisermos, descer. Ironia? Não conheço.

Mas a verdade é que me deixa desmotivado trabalhar numa equipa que tem qualidade clara para lutar por um top 5 e ter as ambições tão baixas. Somos campeões da segunda divisão e na taça fomos até à meia-final. Há qualidade e novos jogadores chegarão. Se calhar vou tentar ir para outra praia com ondas maiores.

Estas são as equipas mais reputadas na primeira divisão distrital. Desta lista algumas estão disponíveis, como Canelas ou o Belenenses. Porque não? Serei sincero nas entrevistas e não vou prometer lealdade ao clube mas sim vitórias. Óbvio que isso será algo contra mim, mas não vou mentir.

LuEwOqI.png

Noutras notícias -  tristes - o Várzea do Douro desceu de divisão quando tinham equipa para tentar lutar. Nota para o Aves que continua a subir de divisão em divisão e é dos clubes mais reputados a nível distrital.

Citação de Martini Branco, há 14 minutos:

Foram três meses bem durinhos e cheios de competitividade. Mas conseguiste dar uma resposta bem interessante. É certo que as derrotas te levaram para o 2º lugar. Mas se formos a ver, ganhaste 3x0 (sem espinhas) no atual primeiro classificado. Digo atual, porque sei que os Nazarenos terminarão em primeiro no final da temporada 😎

Na Taça de Leiria continua a passeata, desta feita com goleada perante uma equipa da divisão superior. Vamos em frente Nazarenos. Continuas também a evoluir em termos de licenças de treinador. É esse o caminho, parceiro! 

Eu estou admirado por conseguir fazer os cursos sem entraves por parte da direção. De vez em quando lá tenho de ir a uma reunião para dar alguns argumentos mas exceptuando aquele hiato temporal no final da época passada no Várzea, sempre consegui.

Fui feliz, mas temi imenso em não conseguir a promoção. As coisas não estavam a sair, até que decidi dar oportunidade a jogadores menos conceituados mas que entravam sempre bem nos jogos. Foi a chave, até porque estava desesperado em encontrar o caminho da baliza. Fomos do 8 ao 80 em termos de eficácia. De fazer muito e marcar quase nada, a fazer algum e marcar tudo.

Obrigado a quem acompanha.

Editado por .Sousa
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Últimos jogos foram fantásticos e acabas vencendo o primeiro título da carreira. Parabéns. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Incrível final! ❤️ Inicialmente temi que pudesses cair, porque essa primeira volta da fase de promoção foi dura e com resultados menos bons. No entanto, a segunda volta foi triunfal, com resultados bem mais expressivos e a demonstrarem que a equipa estava comprometida com a causa. Estás de parabéns! A vitória na jornada final foi excelente (só de me lembrar que no Várzea falhaste no instante final, temia que pudesse voltar a suceder-se algo do género). 

Na próxima época é cumprir e ficar (no mínimo a meio da tabela). Acho que serás novamente campeão. Easy! 😎

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente, essa passagem para os Nazarenos foi acertada. o coração bateu forte até final, mas saíste por cima. Parabéns

PEACE

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

C5MydZ4.png

A primeira grande equipa a requisitar os meus serviços foi o Montemor, do distrito de Évora, que desceu às distritais após duas épocas no Campeonato de Portugal. Mas o Pedras Rubras, terra onde já vivi, também se me teu na luta e rejeitei o Montemor.

Para vos ser sincero esperei pela proposta do Belenenses. Fizeram-me entrevista, correu muito bem e pensava que seria convidado. Não consegui adiar mais a proposta do Pedras Rubras e decidi rejeitar. Afinal ainda estava ligado contratualmente (a zero) aos Nazarenos, não iria ficar sem emprego. Mas o Belenenses rejeitou e arranjei um clube com uma reputação (ainda mais) elevada.

cdqlh2v.png

Um clube que ainda há pouco tempo jogava na primeira divisão, uma das equipas com mais sucesso da ilha da Madeira.

YBX6qcx.png

É uma das equipas que mais depressa caiu. Caiu tanto que apesar de haver só um lugar de promoção, eles só exigem ficar em segundo.

m3zcZ0A.png

E visitando as casas de apostas verificamos que não somos favoritos.

6Nq6X2e.png

O desafio é maior quando sei que os jogadores têm aversão em ir jogar para as ilhas. Só se forem miúdos que não atingiram o seu potencial, ou jogadores que já terminaram a carreira mas continuam a jogar. O clima aqui é ótimo, e isso é atraente. Não há ondas gigantes e ainda bem.

Curioso que apesar de estar numa ilha, a equipa favorita para subir faz parte de outra ilha.

cn6ytZE.png

Só consegui contratar estes 4 jogadores. E o último é péssimo, mas será o meu defesa esquerdo titular. Estou nada confiante. A ver se o Uchebo nos salva, como salvou a carreira do Messi. E é óbvio que aquele Diego Llorente não é aquele Diego Llorente

546f49e3d41f217dda14f2b73ce9cd9a.jpg

Primeiros três meses, nove jogos, um empate e uma derrota. A liga é muito competitiva no topo, estou a adorar. Uchebo tenta dar o ar da sua graça.

7cSiy52.png

Estamos em "primeiro". A única derrota foi contra o primeiro e apesar daquele arranque em falso conseguimos subir de rendimento e estabilizar, apesar de sofrermos sempre um golo todos os jogos. Mas como disse é difícil arranjar jogadores que tenham vestido xadrez e queiram vir para a ilha.

gQ7GEgn.png

Terminei a Licença Continental A. A direção rejeitou financiar-me o último nível.

Citação de cadete, há 11 horas:

Últimos jogos foram fantásticos e acabas vencendo o primeiro título da carreira. Parabéns. 

Eu já estava a pensar "vou ficar cá, irei ao mercado forte e vamos limpar isto tudo!". Mas depois tive a sorte de rodar a equipa, descansar os jogadores importantes (e mais velhos), e deixar os mais novos crescerem. E na verdade se ganhássemos todos os jogos subiríamos. Mas foi mesmo muito complicado. Tive a sorte que não tive na primeira volta. Basicamente se o jogo equilibrado teríamos mais hipóteses de ganhar.

Obrigado!

Citação de Martini Branco, há 11 horas:

Incrível final! ❤️ Inicialmente temi que pudesses cair, porque essa primeira volta da fase de promoção foi dura e com resultados menos bons. No entanto, a segunda volta foi triunfal, com resultados bem mais expressivos e a demonstrarem que a equipa estava comprometida com a causa. Estás de parabéns! A vitória na jornada final foi excelente (só de me lembrar que no Várzea falhaste no instante final, temia que pudesse voltar a suceder-se algo do género). 

Na próxima época é cumprir e ficar (no mínimo a meio da tabela). Acho que serás novamente campeão. Easy! 😎

Como já disse aos outros colegas, foi mesmo tenso. Mas o resultado final foi o melhor até agora. Até mesmo em termos de satisfação. Mas agora vou para a ilha onde está difícil arranjar jogadores. Uchebo foi bem sacado. O David (Kong) é também um jogador interessante. E o plantel que me foi deixado também é razoável. Não sei se chegará para subir, porque só sobe um. Espera-me mais um desafio, mas estamos juntos.

Obrigado por acompanhares.

Citação de six_strings, há 6 horas:

Excelente, essa passagem para os Nazarenos foi acertada. o coração bateu forte até final, mas saíste por cima. Parabéns

PEACE

Uff, foi um sufoco. Mas é por isso que treinamos. Penso que as regras que auto-impus são severas e vou sentir dificuldades quando o nível de profissionalismo subir. Mas até me travar estarei com essa ideia. 

Muito obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

C5MydZ4.png

Começaremos pelo percurso na Taça da Madeira.

IApyZDd.png

Claro que começar a perder já é apanágio das minhas equipas. O "União da Bola" (como é carinhosamente apelidado o clube) apareceu neste jogo.

sb07TwW.png

Já neste... Cada remate deles era golo, ou dois, nem sei. Perdi a contagem. Claro que quando arrisquei pior ficou. Mas vou-vos mostrar o calendário nestes últimos três meses.

frpSNvC.png

Mais de um mês sem uma única vitória. Animicamente a equipa estava esgotada. Não tinham rotinas táticas entre eles, mesmo com o facto de ter fechado o plantel e escolhido a tática muito antes do começo do campeonato. Logo é muito estranho.

Ter efetuado somente quatro reforços (onde só três é que são mais valias) também não ajuda.

M9U3ePV.png

Quando uma lenda do clube vem falar a público sobre o seu clube, algo de muito mal estará. Soaram os alarmes!

Temi pelo meu lugar, afinal estava em quarto a cinco pontos do primeiro. Aqui cinco pontos é muito, a liga é muito desnivelada e os do topo ganham sempre. Após perder contra o Ribeira Brava decidi ir buscar todos os jogadores possíveis que estavam na minha shortlist de jogadores que vestiram xadrez alguma vez na vida. E na verdade eram só seis. Ninguém quer vir para a ilha. Ou já estão cá, ou estão na reforma ou então são futuras promessas com vinte e tal anos sem se terem afirmado em lado algum.

Nesse primeiro jogo já tinha alguma profundidade na equipa. Estrearam-se cinco jogadores nesse encontro. Ganhamos por 6-0 tendo o Kundik e Mulemessa marcado dois golos na sua estreia. Apesar de prometedor o mercado fechava no final do mês de fevereiro e tinha de ganhar todos os jogos se queria sonhar em ser campeão. Todos os jogos e mesmo assim poderia não ser suficiente.

O que fiz? Fui ao mercado, ignorei as minhas regras e mandei vir barcos e barcos cheios de jogadores. Jovens com algum jeito para a bola e velhos bem conhecidos. De todas as nacionalidades possíveis. Se não os quisesse depois dispensaria, são grátis e não há tempo para observar todos em tão poucos dias até ao fecho do mercado. Digo que quase contratei a "olho". Porque não? Alguns já estavam referenciados pelo nosso staff. Aproveitei.

Dos nomes mais sonantes destaco: Hamsik, Reus, Mata, Wass, Leiva e Taison. Juntando a Uchebo e aos miúdos temos equipa. Agora já jogamos futebol. Seis vitórias seguidas.

uSx5JsE.png

Mesmo assim insuficientes para assaltar o primeiro lugar. Portosantense não dá hipóteses e as duas equipas favoritas estão nos seus lugares previstos. Faltam seis jogos, temos de ganhar todos. Principalmente contra o Pontassolense e Portosantense. Mas de que serve ganhar esses jogos se claudicarmos noutro jogo qualquer? Confio nos novos (e velhos) rapazes. A ideia era mesmo para ajudarem a crescer a curto prazo (todos os nomes que citei irão retirar-se no fim da época).

Uma não notícia é o clube continua a não querer inscrever-me no curso de nível Continental Pro.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois bem, depois da experiência nos Nazarenos, esperava que ficasses por lá durante mais algum tempo. Optaste por não fazer dessa forma. Tinha sido interessante teres entrado no verdadeiro Belenenses, no entanto, acabou por não se dar o acordo. Caíste e muito bem num clube histórico da Madeira que ainda há poucos anos andava na alta roda do futebol nacional. 

As coisas não têm sido fáceis. Há sempre esse grave problema de levar jogadores com qualidade para as ilhas. Vá lá que o Uchebo aceitou e tem sido o homem mais deste União 🙂

Nos últimos 3 meses atravessaste ali uma fase péssima em que a equipa foi até goleada contra os homens de Porto Santo na Taça da Madeira. Felizmente mudaste o chip e continuas na luta. Serás campeão. I'm sure 😎

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz foste para uma equipa da minha terra e joguei várias vezes contra eles nas camadas jovens. Trazem-me boas recordações pois fui campeão de juvenis pelo Marítimo depois de uma vitória contra o União e venci a Taça da Madeira de Juniores pelo Ribeira Brava, ao derrotar o União na final. O União da Bola é um clube histórico e o Portossantense está muito forte e a dar luta. É a única equipa no Porto Santo e por isso tem que jogar contra as restantes equipas da Madeira. Depois ainda tenho carinho pelo Ribeira Brava (joguei lá e é a terra da minha mãe) e pelo Estrela da Calheta (equipa da terra da minha mulher e onde meu sobrinho joga nos iniciados). A que mais odeio, o Pontassolense, pois fica entre Ribeira Brava e Calheta e é rival de ambas. Curioso também é a equipa Os Xavelhas. São de Câmara de Lobos mas é um termo usado para chamar os locais. Podia ficar aqui horas a falar cos clubes da minha terra...hehe 

image.png.14e694901621e55dee503fd89b6f069b.png

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Estás um salta pocinhas, não posso desviar os olhos e já foste para outro clube. União, clube da ilha do @cadete tens de suar a camisola, senão o HSBC corta os fundos.

PEACE

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

C5MydZ4.png

Claro que nos dois últimos jogos importantes (contra o 2º e 3º na altura) perdi o meu médio defensivo (Lucas Leiva) por dois meses. Não havia necessidade FM, não havia necessidade.

6YF8roz.png

Apenas houve aquele percalço contra o Porto da Cruz, de resto sofremos em todos os jogos pelo menos um golo, mas marcamos sempre mais. É o que importa. Sinto que fiz "batota" ao contratar jogadores fora das minhas regras e tantos! Mas desesperei, a equipa tinha muitas lacunas, em todas as áreas. Estava desanimada, sem chama ou alma. Deixo-vos esta confissão. Mas posso-me orgulhar de ter treinado o Reus, Mata ou Hamsik. Estes jogadores mais velhos retiraram-se no final da época.

xqnWU7M.png

Na classificação geral ficamos com 7 pontos de avanço. Mas isto foi porque os dois clubes atrás de nós perderam os dois últimos jogos (um dos dois contra nós). Fizemos o que nos competia, mas esteve difícil. Muito difícil.

pbISrrp.pngMdObPgY.pngsjn1SS5.png

Estes são os prémios da época. Destaque para a classificação médio onde aparecem os melhores jogadores. Mas Mata, apesar das limitações físicas, foi o melhor. Pelos golos e pelas assistências. Veio com a atitude de alguém que não tinha ganho nada ainda. Humilde e com ganas de vencer. E isso galvanizou a equipa à sua volta.

Na primeira fase só dava Uchebo. Era o homem mais. Merecia melhores resultados. Tive pena de o encostar.

t7TEZaY.png

Encontro-me nas equipas com mais reputação do Campeonato de Portugal. Existem quatro grupos, sobe só uma equipa por grupo. Depois há o playoff de campeão que só dá o troféu de campeão das Campeonato de Portugal. O importante é mesmo ganhar o grupo.

A equipa tornou-se semi-profissional e consegui que me financiassem o último nível de curso de treinador. Daqui a um ano terei todas as competências para treinar na primeira liga. Não haverá casos à minha volta, se sou ou não treinador. O primeiro objetivo está quase concluído.

Citação de Martini Branco, há 8 horas:

Pois bem, depois da experiência nos Nazarenos, esperava que ficasses por lá durante mais algum tempo. Optaste por não fazer dessa forma. Tinha sido interessante teres entrado no verdadeiro Belenenses, no entanto, acabou por não se dar o acordo. Caíste e muito bem num clube histórico da Madeira que ainda há poucos anos andava na alta roda do futebol nacional. 

As coisas não têm sido fáceis. Há sempre esse grave problema de levar jogadores com qualidade para as ilhas. Vá lá que o Uchebo aceitou e tem sido o homem mais deste União 🙂

Nos últimos 3 meses atravessaste ali uma fase péssima em que a equipa foi até goleada contra os homens de Porto Santo na Taça da Madeira. Felizmente mudaste o chip e continuas na luta. Serás campeão. I'm sure 😎

Também pensei em ficar por lá, mas o objetivo é lutar pela subida. Se a direção não tem ambição, então é meio caminho andado para - se tiver ofertas - ir para uns pastos mais verdes. Neste caso tive mesmo esperança de ir para o Belenenses. O União não é tão histórico mas tem história. E sabia que teria dificuldade em conseguir arranjar jogadores que já não jogassem na ilha, que estivessem em final de carreira ou que fossem jovens de 23/24 anos dispensados de equipas grandes.

A mudança do chip foi mandar vir várias jogadores. Uns vieram da wish, outros são o crème de la crème.

Fomos campeões, não cedemos nos últimos dois encontros, apesar de mesmo assim termos dado um empate a zeros pelo caminho.

Citação de cadete, há 8 horas:

Rapaz foste para uma equipa da minha terra e joguei várias vezes contra eles nas camadas jovens. Trazem-me boas recordações pois fui campeão de juvenis pelo Marítimo depois de uma vitória contra o União e venci a Taça da Madeira de Juniores pelo Ribeira Brava, ao derrotar o União na final. O União da Bola é um clube histórico e o Portossantense está muito forte e a dar luta. É a única equipa no Porto Santo e por isso tem que jogar contra as restantes equipas da Madeira. Depois ainda tenho carinho pelo Ribeira Brava (joguei lá e é a terra da minha mãe) e pelo Estrela da Calheta (equipa da terra da minha mulher e onde meu sobrinho joga nos iniciados). A que mais odeio, o Pontassolense, pois fica entre Ribeira Brava e Calheta e é rival de ambas. Curioso também é a equipa Os Xavelhas. São de Câmara de Lobos mas é um termo usado para chamar os locais. Podia ficar aqui horas a falar cos clubes da minha terra...hehe 

image.png.14e694901621e55dee503fd89b6f069b.png

Já tive o prazer de visitar a tua ilha. Fui a todos os canto da mesma. Tive mesmo pena de não ir a Porto Santo.

E vi alguns campos de futebol espalhados ao longo da ilha. O clima também é fantástico (pena que quando fui a Pico Ruivo estivesse nevoeiro).

Conheci um local que era da zona de Machico e Caniçal. Ir a Santana pelas casas típicas também é um clássico. Mas as pessoas fora do Funchal pareciam que não curtiam os sacanas do continente. (Pode ter sido só impressão minha mas podes confirmar se é facto ou não. Mas eu esto mal habituado. Sou de Viana e as pessoas cá são quase excessivamente hospitaleiras. O @Martini Branco pode confirmar)

Mas falando do resto da Madeira também gostei de Porto Moniz. E ao atravessar pelas terras que mencionaste tentei ir por "fora" e não pelos túneis.

Falando de Câmara de Lobos lembro-me bastante bem do Cabo Girão e inclinação das estradas é algo que me assusta. Parece a tabela classificativa. Ah, Curral das Freiras também foi outro sítio fantástico. Tive pena de não ter andado mais, mas foi um sítio onde fui muito feliz.

Citação de six_strings, há 8 horas:

Estás um salta pocinhas, não posso desviar os olhos e já foste para outro clube. União, clube da ilha do @cadete tens de suar a camisola, senão o HSBC corta os fundos.

PEACE

A ver se não salto mais. E desde cedo notei que teríamos de suar a camisola. A liga é competitiva. Os melhores clubes ganham quase sempre, mas os que estão por baixo podem sempre dar-te uma alfinetada. A minha equipa é que desligou durante mais de um mês, os alarmes soaram e tive de apostar as fichas todas. Ou era isso ou a União ficaria ainda mais SAD. (Fica mesmo mal União SAD. União da Bola ou da Madeira soa sempre melhor)

Obrigado a todos!

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...