Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
pedritsh

[Amigável] Espanha 0-0 Portugal (RF)

Publicações recomendadas

Citação de Descartes, há 3 horas:

Óbvio. É uma questão de conceito. O que é "classe mundial"? Para uns é o Top. Aquela meia dúzia que todos reconhecem como os melhores. Para outros é um grupo mais alargado. Ser de classe mundial implica estar constantemente presente nas Listas dos melhores do ano da FIFA? Talvez sim, talvez não. Implica ter lugar nos onzes dos maiores clubes do mundo? Talvez sim, talvez não.

O que é consensual é que o Moutinho é (foi) um extraordinário jogador de futebol. Com uma carreira que não envergonha ninguém. Dos melhores na sua posição. Dos melhores entre os melhores? Não. Também é consensual. Mas entre os melhores. Quantos? 10?20?50?100? Depende da interpretação de cada um.

É basicamente isto. Nunca referi que o Moutinho (ou o William) eram de top mundial, porque obviamente que não estavam na mesma categoria do #1 das suas respectivas posições. Mas no seu auge, estavam num grupo relativamente restrito de jogadores que tinham lugar em praticamente qualquer equipa.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 6 horas:

Eu olho para o Moutinho e para o auge da carreira e não sei como raio o conseguiria colocar ao lado de nomes como Iniesta, Xavi, Ozil, Modric, Busquets, Xabi Alonso, Pirlo e até mesmo o prime Yaya Toure.

Nem a mãe dele conseguiria coloca-lo aí.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 7 horas:

Por acaso acho precisamente o contrário. Não vejo nada que o Mourinho ofereça a uma equipa que o Lucho não fizesse, com o argentino depois a levar vantagem em tudo o que é chegada à área, finalização e se calhar até último passe. 

Nada disto invalida que o Moutinho tenha sido um grande médio. Não de primeira linha a nível mundial, mas no nível logo abaixo. 

O Moutinho era mais ágil o que dá jeito em espaços reduzidos. Também conseguia jogar mais recuado. Mas em contrapartida o Lucho era muito melhor finalizador e também um pouco mais imponente fisicamente. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 20 horas:

Eu concordo com o teu post todo. 

Há jogadores que se desenvolvem mais tarde, há jogadores que por um azar ou outro, lesão, um treinador que lhes tirou a confiança, uma depressão, um Mendy ou Kanté que andaram perdidos em equipas de 2ª liga e precisavam de uma mão, etc, e não conseguem atingir o nível. 

Bold: acreditas mesmo nessa história?

No entanto, lamento, mas é impossível dizerem-me que um jogador de classe mundial, ou seja os que são lembrados como os melhores da sua época, não passe pelos maiores clubes da Europa. Seja com 18, 30 ou 35. Ou o Moutinho será o único caso? 

Eu estou à vontade para falar porque quem se lembra de mim sempre fui um crítico do Moutinho no Sporting, não foi a mudança para o Porto que mudou essa opinião. Aliás nem é com o Moutinho em especial, era com o que fazem dele (ao nível do que faziam ao JVP). É um bom jogador mas sempre foi muito mais valorizado pelo treinador/adepto/comentador português do que realmente o seu valor. 

Ou então teve o azar a vida toda de nenhum treinador estrangeiro que treinasse equipas de topo no séc 20 (Barcelona, Real, Bayern, Juventus, Inter, Milan, Man Utd, Man City, Chelsea, Arsenal, Liverpool) ter perdido a cabeça e batido a nota por um jogador de classe mundial. 

Os únicos a terem tido sorte foram o Redondo, Davids, Modric, Zidane, Kroos, KdB, Pirlo, Vieira, Xabi Alonso, Ballack, Thiago, Kaká, Essien, Vidal, Rui Costa, Kanté, não posso meter Iniesta, Scholes, Xavi, Gerard, Lampard (foi jovem) porque tiveram a sorte de ser formados já nesses clubes. Não estou a dizer que sejam todos melhores que o Moutinho, estou a indicar N jogadores que em algum momento foram considerados de top mundial e a uma dada altura alguém chegou e bateu a nota por eles/acabaram contrato e puderam escolher os clubes. 

Só o Moutinho (de classe mundial) é que não teve essa sorte. Se me arranjarem 5 médios que lhes tenha acontecido o mesmo sem terem baixado de nível devido a lesão, algo que ele nunca teve, dou a mão à palmatória. 

Repito, é um excelente jogador, o meu problema aqui continua sempre a ser o nível a que o metem em Portugal. 

Quanto ao Bruno, não percebo a questão. Tanto é de classe mundial que o vieram buscar e mostrou. O Pizzi continua em Portugal. 

De a maçãzinha não ter hipótese de dizer não? Não necessariamente, estou só a comentar que acredito que mesmo que quissesse não poderia ter dito que não, mas também acredito que o Monaco lhe meteu tanto dinheiro à frente que ele foi de livre vontade.

Mas como já se falou, o Moutinho para sair do Sporting entrou num carrossel meio marado e acabou no Monaco quando podia ter ido para outros lados. Uma vez no Monaco já as portas para essas vias se tinham fechado.

No Bruno, a questão é muito simples: vieram buscá-lo após meses e meses e meses de indecisão. Levaram-no no final de Janeiro de 2020.

A mesma discussão que está a haver neste tópico, a ter lugar em Setembro 2019 chegaria à conclusão que o Bruno Fernandes não seria assim tão bom pois ninguém lhe pegou durante esse mercado de transferências. Aliás, isto nem é uma discussão hipotética, li-a na altura de adeptos do United que diziam que se ele fosse bom não teria saído de Itália para Portugal.

O Bruno que saiu em Janeiro 2020 não era melhor jogador do que no verão anterior, mas teve um impacto imediato no United e de repente já era jogador de classe mundial. O mesmo jogador, na mesma temporada, mudando apenas o símbolo que tinha no peito, mas a qualidade intrínseca era a mesma.

Acho que se dá demasiada importância aos clubes que os jogadores representam na hora de avaliar a qualidade destes, quando depois há coisas engraçadas como o Kane fazer uma carreira inteira não conseguindo melhor do que o Tottenham, mas o Choupa-Moutinho anda a jogar no Bayern. Lá está, há tantas variáveis que podem levar a desfechos destes...

Compartilhar este post

Link para o post

Não que ache que sirva de argumento, mas na altura o Moutinho saiu para um Monaco que se perspetivava vir a ser quase um PSG v2, um futuro clube de topo europeu, inclusivamente foram buscar o melhor Falcao ao Atlético Madrid. Só que depois acabou-se o chocapic.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 25 minutos:

Não que ache que sirva de argumento, mas na altura o Moutinho saiu para um Monaco que se perspetivava vir a ser quase um PSG v2, um futuro clube de topo europeu, inclusivamente foram buscar o melhor Falcao ao Atlético Madrid. Só que depois acabou-se o chocapic.

Que é como quem diz, a mulher do dono do Mónaco levou metade no divórcio e ele teve de parar de investir à maluca

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...