Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

Citação de Rei_Patricio, há 3 horas:

Sim, mas acho que li que só nessa zona é que podiam haver cenas alusivas às claques. 

Isso já não sei. Mas isto é uma guerra do Sporting contra as claques, qualquer pretexto serve de justificação nesta fase.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rei_Patricio, há 4 horas:

Sim, mas acho que li que só nessa zona é que podiam haver cenas alusivas às claques. 

Só nessa zona é que pode haver faixas/bandeiras com dimensões superiores a 1x1m (e tambores, megafones, etc). Não haver nada referente às claques nos outros sectores é medida do Sporting que já vem da época 19/20.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lythari, há 3 horas:

transferir.png

Ou seja, como retaliação? Da mesma forma, então, na segunda volta o Sporting entregava bilhetes a 200 euros. Why not?

Cachopada do carago.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gorki, há 12 horas:

O limite máximo são os 93€. 

Still, isto é uma idiotice e o Braga já tinha feito o mesmo com o Benfica há uns anos. 

Tinha ideia que actualmente o limite máximo na nossa liga eram 75€, pelo menos acho que vi uma imagem com esse valor. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de rfss94, há 1 minuto:

Tinha ideia que actualmente o limite máximo na nossa liga eram 75€, pelo menos acho que vi uma imagem com esse valor. 

Para o do Braga é 93

Depende da "categoria" em que estádios estão inseridos 

Compartilhar este post

Link para o post

“João Mário? Só quem não viu o Matheus jogar pode ficar preocupado.” Falas tão bem, mister. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Raphinha que jogou no Sporting na seleção do Brasil. 

Ora aí está uma coisa que nunca pensei ver. 

Fico contente por ele. 

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Simeone, há 2 horas:

“João Mário? Só quem não viu o Matheus jogar pode ficar preocupado.” Falas tão bem, mister. 

Uma mentira dita muitas vezes não se torna verdade.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pedritsh, Agora:

Uma mentira dita muitas vezes não se torna verdade.

Não é mentira. O João Mário é bom jogador, mas certo é que o Matheus Nunes jogou muito nestes dois jogos. Vamos ver se aguenta o nível. Perdemos alguma capacidade de gestão do jogo e da posse sem o João, mas ganhamos alguma imprevisibilidade e velocidade com o Matheus.

Espero que amanhã faça mais um bom jogo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Simeone, há 2 minutos:

Não é mentira. O João Mário é bom jogador, mas certo é que o Matheus Nunes jogou muito nestes dois jogos. Vamos ver se aguenta o nível. Perdemos alguma capacidade de gestão do jogo e da posse sem o João, mas ganhamos alguma imprevisibilidade e velocidade com o Matheus.

Espero que amanhã faça mais um bom jogo.

Eu discordo. Ganham muito mais com um jogador do estilo do João Mário. Mesmo estes jogos provam isso. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pedritsh, há 11 minutos:

Eu discordo. Ganham muito mais com um jogador do estilo do João Mário. Mesmo estes jogos provam isso. 

Não vejo como. A nível ofensivo, em jogos teoricamente mais acessíveis, acho que até ganhamos algum poderio (isto partindo do pressuposto que o Matheus mantém mais ou menos este nível, claro). Contra equipas doutro nível, principalmente na Champions e nos Clássicos, ainda temos de ver. Acredito que aí se sinta mais a falta de um jogador com as caraterísticas e a experiência do João Mário.

Certo e sabido é que não vale a pena chorar por quem já foi. O Matheus e o Bragança só crescem se tiverem jogos nas pernas e agora têm uma oportunidade de ouro para isso mesmo. Idem aspas para o Ugarte, que acredito que faça parelha com o Palhinha nalguns jogos.

Editado por Simeone

Compartilhar este post

Link para o post

O Matheus esteve muito longe de jogar muito. É como digo, é um médio interessante e único no plantel mas estamos sempre a jogar com a táctica do buraco com ele em campo.

E não ver como ganhamos mais com um “João Mário” em campo do que com um “Matheus” ou é a azia a falar ou é não ter visto um jogo da época passada 😁

• Like 1
  • Concordo! 5

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que o Matheus jogou muito e estou longe de ser o único, até me arrisco a dizer que o mister partilha da opinião. É claro que a nível tática ainda tem algumas falhas porque não teve a sorte de fazer a formação num clube grande, mas está a crescer a olhos vistos. Tem uma velocidade e uma capacidade de 1x1 muito raras de encontrar num médio centro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Simeone, há 40 minutos:

Eu acho que o Matheus jogou muito e estou longe de ser o único, até me arrisco a dizer que o mister partilha da opinião. É claro que a nível tática ainda tem algumas falhas porque não teve a sorte de fazer a formação num clube grande, mas está a crescer a olhos vistos. Tem uma velocidade e uma capacidade de 1x1 muito raras de encontrar num médio centro.

Acredita que faz-me imensa confusão ler essa tua opinião. Parece completamente enviesada da realidade.

Compartilhar este post

Link para o post

O Matheus Nunes tem crescido e pode ser um jogador muito útil em determinados contextos, mas dizer que jogou muito estes dois jogos lol. Se o JM lá estivesse, continuaria a ser titular. 

O Rúben Amorim, como inteligente que é, deu uma resposta à altura e que só motiva a equipa e, principalmente, o jogador. Que sirva para continuar a evoluir e para espetar uma batata ao Braga, já agora.

Editado por ComiC

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vi o Matheus jogar e estou preocupado. E já estava ainda antes de o ver jogar.

Pouco me interessa o João Mário, já cá não está. Mas podem ter a certeza que vão haver jogos onde vamos culpar o relvado, o árbitro, a chuva e o tamanho das balizas... mas o que realmente vai fazer falta será um médio daquele perfil, que não perca a cabeça sempre que vê uma nesga de espaço, que não receba da esquerda para esticar na direita sem pensar, que não pareça um maluco a saltar na pressão (o que vale é que o Palhinha conta por dois) e por aí fora. Não é à toa que o Pote agora ainda está mais numa ilha do que dantes, por exemplo.

A partir daí, se o médio que falta é o João Mário, o Juan Marito ou o Jonas Marius, é indiferente. Faltam características, não faltam nomes.

Compartilhar este post

Link para o post

Yup, eu do Matheus e daquilo que deu/tirou, só me deixa um pouco preocupado. Aquele meio-campo torna-se uma anarquia total. Sim, é forte com bola, a transportar, a sair, a bater e comer linhas de pressão, mas imensas vezes exagera em situações de desvantagem numérica sem necessidade.
Este meio-campo funciona porque existe um Palhinha, que é um animal no momento defensivo e no raio de ação que tem e porque o outro médio tem de saber completar o espaço de forma perfeita e sem desequilibrar o processo.
O Matheus dá nas vistas e parece que joga muito porque é gingão, é mandão e gosta de ter bola (demasiado até), porque gosta de estar em e está em todo o lado (muitas vezes mal).
Eu espero que ele seja capaz de crescer e tornar-se um jogador mais ciente do espaço que deve ocupar (acho difícil porque me parecem vícios da sua formação e de sempre ter sido um médio mais avançado no terreno) porque as qualidade técnicas e físicas estão todas lá para render, falta-lhe é o resto.

Eu acho-o demasiado vertical e que parte a equipa vezes sem conta sem necessidade, espero estar enganado e que isso não nos custe pontos mas tenho a ligeira sensação que a primeira equipa que for capaz de aproveitar o lado mau do Matheus, vai fazer-nos passar um mau bocado, principalmente se ele continuar a saltar na pressão sem um gatilho lógico e concreto. É rezar para que ninguém seja capaz de bater a nossa primeira fase de pressão enquanto o Matheus não crescer nesse aspecto.

E o elogio do Amorim parece-me valer zero em relação ao que ele pensa do jogador ou daquilo que ele dá, mau seria se ele viesse rasgar o Matheus para a CI. Eu ao meus, a todos eles também lhes dou uma moral do crl em público, não quer dizer que ache o mesmo no conforto de uma conversa privada.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 1 minuto:

Eu vi o Matheus jogar e estou preocupado. E já estava ainda antes de o ver jogar.

Pouco me interessa o João Mário, já cá não está. Mas podem ter a certeza que vão haver jogos onde vamos culpar o relvado, o árbitro, a chuva e o tamanho das balizas... mas o que realmente vai fazer falta será um médio daquele perfil, que não perca a cabeça sempre que vê uma nesga de espaço, que não receba da esquerda para esticar na direita sem pensar, que não pareça um maluco a saltar na pressão (o que vale é que o Palhinha conta por dois) e por aí fora. Não é à toa que o Pote agora ainda está mais numa ilha do que dantes, por exemplo.

A partir daí, se o médio que falta é o João Mário, o Juan Marito ou o Jonas Marius, é indiferente. Faltam características, não faltam nomes.

Claro, é isso. Não é o João Mário em si, isso é passado, é um médio que saiba ser um médio basicamente. De preferência melhor ainda que o João Mário.

Citação de Simeone, há 1 hora:

Mas imagina, também havia milhares de sportinguistas que adoravam o Battaglia e não é por isso que ele era bom. O Matheus é uma bomba constante. Amanhã perde um bocadinho de tempo e vê, por exemplo, duas coisas que o Matheus faz durante 90 minutos: Sair à maluca na pressão sem bola deixando quase sempre o Palhinha num 3 para 1; Desaparecer do meio campo quando temos a bola, deixando ironicamente novamente o Palhinha num 3 para 1 e obrigando os centrais a quase sempre bater. Se ele não fizer nenhuma destas pelo menos 5 vezes em cada parte então dou-te razão e está a evoluir a olhos vistos e etc.

Com bola no pé e espaço é um jogador muito interessante mas infelizmente ele tem muito mais que fazer que correr com a bola para a frente e em tudo o resto faz mais mal que bem. O Matheus, para mim claro, está atrás de toda a gente para jogar ali, incluindo do Tabata e do Ugarte que chegou agora. Pelo menos de início e na grande maioria dos jogos, é demasiado anárquico.

Em relação ao Amorim, o que mais faltava também era ele dizer ao jornalista que tinha razão e que o João Mário faz falta 😁

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pedritsh, há 18 minutos:

Obrigado.

Não julgo porque é fácil gostar do Matheus e deixar-nos levar. Veio do nada, conquistou o seu espaço a pulso, primeiro que o Amorim lançou da “formação”, tem ginga, tem golo e aparece nos momentos importantes. Falta-lhe o quase, no FM seria aquilo que se chama de atributos mentais, e como disse quando se falou da venda dele o que lhe falta não é fácil de ensinar.

O Matheus é um projeto de jogador que um certo treinador do nosso campeonato, que já passou nesta casa, ia adorar.

Editado por migxstoper

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se já disse isto aqui, mas o Matheus faz parte de um grupo de jogadores do plantel que eu vejo como muito úteis e importantes em certos aspectos do jogo, mas a quem idealmente não confiaria nunca a titularidade.

Ele, o Nuno Santos, o Tabata, o Matheus Reis, o Jovane e até o TT. Em certas circunstâncias, têm impacto no jogo. Ajudam muito a equipa. Fazem-nos estar mais próximos de vencer. Mas directamente no 11, para 90 minutos ou perto disso? Não me agradam e o nível raramente é o mesmo (o que é normal, porque o contexto muda). Isto independentemente da qualidade ou potencial que têm, que aí não estão todos no mesmo saco.

O problema é que só por este grupo se vê logo que era bom ter alguém para juntar ao Pote e ao Paulinho, além do médio. E eu não acredito que esses jogadores cheguem.

Vamos com os que temos, e como o colectivo está bem oleado e o grupo está confiante, seremos sempre muito competitivos. É esperar que isso chegue.

Compartilhar este post

Link para o post

Estive a fazer um rewind às opções do Amorim desde que chegou ao Sporting e a conclusão a que cheguei é que ele não gosta do João Mário. Melhor dizendo, não é do João Mário em si, mas do perfil do jogador.

Quando ele chegou ao Sporting, a primeira dupla de meio-campo que utilizou foi Battaglia e Wendel. Nos primeiros dois ou três jogos testou algumas variantes com várias combinações entre Battaglia, Wendel, Matheus Nunes e Doumbia, até se fixar na dupla Matheus Nunes e Wendel, a mais utilizada na reta final da temporada 2019/20.

Com óbvias diferenças entre eles, todos partilhavam o facto de serem bastante energéticos e cobrirem um largo raio de acção.

Com o início da temporada 2020/21, e com o Palhinha afastado devido ao Covid, manteve a aposta na dupla Matheus Nunes e Wendel até o brasileiro ser vendido, dando um bem-vindo desafogo financeiro, mas criando um buraco nas opções à disposição do Amorim, que ficou apenas com Palhinha, Matheus Nunes e Bragança. Com o regresso do Palhinha, rapidamente o emparelhou com o Matheus Nunes e foi essa a dupla durante um punhado de jogos - houve apenas Portimão pelo meio em que a dupla foi Matheus Nunes e Pedro Gonçalves, pois o Palhinha ainda não estava disponível.

De notar que o Bragança não foi opção inicial em nenhum momento até este período.

O João Mário apareceu como uma excelente oportunidade de negócio para cobrir o buraco deixado pela saída do Wendel e foi entrando aos poucos, acabando por ocupar o lugar do Matheus Nunes. Os efeitos também foram imediatos: nos três primeiros jogos a titular, vencemos Tondela, Guimarães e Sacavenense marcando 15 golos em três jogos.

A minha interpretação por esta altura, olhando para trás, é que o João Mário surgiu apesar de não ter o perfil desejado pelo Amorim, mas por ser uma oportunidade de reforçar o plantel em qualidade e numa posição carenciada sem implicar um grande investimento financeiro. O Amorim acabou por se aperceber que a diferença entre o Matheus Nunes e o João Mário ainda era gigante, embora prefira claramente o perfil do primeiro para a posição. E para suportar isto recorro a três argumentos:

1) o Matheus Nunes foi recorrentemente a primeira opção para refrescar a equipa saindo do banco;

2) o Bragança foi sempre preterido por ele apesar de demonstrar qualidade sempre que entrava, e muitas foram as vezes que ao entrar acabava a jogar mais adiantado do que seria natural;

3) a certo ponto da temporada, mais para o seu final, o João Mário foi testado a jogar adiantado, basicamente no trio de ataque, no que me pareceu uma tentativa de o retirar do meio-campo para abrir espaço para a entrada do Matheus Nunes, opção preferida do Amorim.

Ou seja, o Amorim sempre deu prioridade ao Matheus Nunes face ao João Mário, mas teve de se render à evidência de ele não estar ao nível deste - ainda. Ao longo da temporada terá entendido que o rapaz estava a evoluir e estaria a aproximar-se do seu patamar. Ainda tentou encontrar uma forma de os conjugar adiantando o João Mário no terreno, mas aquilo não correu nada bem.

Com o final da temporada, e já neste Verão, o Amorim claramente acredita que a evolução do Matheus Nunes foi suficiente para assumir a posição - basta ver as declarações dele esta sexta-feira. Por isso, o Sporting não terá investido forte na manutenção do João Mário. Certo, seria sempre um elemento importante para a equipa, mas não é o perfil procurado pelo Amorim para aquela posição e não se justificaria um grande investimento financeiro num jogador que não será inteiramente do seu agrado. Se desse para ficar, tanto melhor, mas se implicasse um esforço significativo... não valeria a pena.

Note-se, novamente, que a ausência de minutos do Bragança continua a ser coerente com esta linha de pensamento. O jogador mais parecido com o João Mário... não joga. Jogava o João Mário porque era tão bom por comparação com os restantes que valia a pena adaptar a equipa à sua presença, mas o Bragança não justifica essa adaptação. E a evolução do Matheus Nunes terá, pelo menos para o Amorim, tapado quase na totalidade esse fosso que existia há um ano para o João Mário.

Repare-se também que o Sporting foi buscar o Ugarte para a posição deixada vaga pelo João Mário - mais um médio energético. Com um investimento que poderia ter sido feito no João Mário caso ele realmente fosse opção primordial para o Amorim.

Tudo isto para chegar aqui: o Matheus Nunes não é melhor do que o João Mário, mas é o estilo de médio que o Amorim quer ali e este entenderá que por esta altura a diferença entre ambos já não justifica andar a adaptar as suas ideias. É uma opção técnica baseada numa certa ideologia de jogo. Uma aposta arriscada e audaz, e que temo que nos venha a sair bem cara, mas com a qual teremos de viver.

O Amorim não nos tem desiludido com as suas apostas, espero que esteja certo mais uma vez.

Até porque, cheira-me, o João Mário vai ser largamente bem sucedido no Benfica e se nós não o formos esta época, ele será comido vivo por causa desta decisão.

Editado por Black Hawk
  • Like 8
  • Concordo! 6

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 6 minutos:

Estive a fazer um rewind às opções do Amorim desde que chegou ao Sporting e a conclusão a que cheguei é que ele não gosta do João Mário. Melhor dizendo, não é do João Mário em si, mas do perfil do jogador.

Quando ele chegou ao Sporting, a primeira dupla de meio-campo que utilizou foi Battaglia e Wendel. Nos primeiros dois ou três jogos testou algumas variantes com várias combinações entre Battaglia, Wendel, Matheus Nunes e Doumbia, até se fixar na dupla Matheus Nunes e Wendel, a mais utilizada na reta final da temporada 2019/20.

Com óbvias diferenças entre eles, todos partilhavam o facto de serem bastante energéticos e cobrirem um largo raio de acção.

Com o início da temporada 2020/21, e com o Palhinha afastado devido ao Covid, manteve a aposta na dupla Matheus Nunes e Wendel até o brasileiro ser vendido, dando um bem-vindo desafogo financeiro, mas criando um buraco nas opções à disposição do Amorim, que ficou apenas com Palhinha, Matheus Nunes e Bragança. Com o regresso do Palhinha, rapidamente o emparelhou com o Matheus Nunes e foi essa a dupla durante um punhado de jogos - houve apenas Portimão pelo meio em que a dupla foi Matheus Nunes e Pedro Gonçalves, pois o Palhinha ainda não estava disponível.

De notar que o Bragança não foi opção inicial em nenhum momento até este período.

O João Mário apareceu como uma excelente oportunidade de negócio para cobrir o buraco deixado pela saída do Wendel e foi entrando aos poucos, acabando por ocupar o lugar do Matheus Nunes. Os efeitos também foram imediatos: nos três primeiros jogos a titular, vencemos Tondela, Guimarães e Sacavenense marcando 15 golos em três jogos.

A minha interpretação por esta altura, olhando para trás, é que o João Mário surgiu apesar de não ter o perfil desejado pelo Amorim, mas por ser uma oportunidade de reforçar o plantel em qualidade e numa posição carenciada sem implicar um grande investimento financeiro. O Amorim acabou por se aperceber que a diferença entre o Matheus Nunes e o João Mário ainda era gigante, embora prefira claramente o perfil do primeiro para a posição. E para suportar isto recorro a três argumentos:

1) o Matheus Nunes foi recorrentemente a primeira opção para refrescar a equipa saindo do banco;

2) o Bragança foi sempre preterido por ele apesar de demonstrar qualidade sempre que entrava, e muitas foram as vezes que ao entrar acabava a jogar mais adiantado do que seria natural;

3) a certo ponto da temporada, mais para o seu final, o João Mário foi testado a jogar adiantado, basicamente no trio de ataque, no que me pareceu uma tentativa de o retirar do meio-campo para abrir espaço para a entrada do Matheus Nunes, opção preferida do Amorim.

Ou seja, o Amorim sempre deu prioridade ao Matheus Nunes face ao João Mário, mas teve de se render à evidência de ele não estar ao nível deste - ainda. Ao longo da temporada terá entendido que o rapaz estava a evoluir e estaria a aproximar-se do seu patamar. Ainda tentou encontrar uma forma de os conjugar adiantando o João Mário no terreno, mas aquilo não correu nada bem.

Com o final da temporada, e já neste Verão, o Amorim claramente acredita que a evolução do Matheus Nunes foi suficiente para assumir a posição - basta ver as declarações dele esta sexta-feira. Por isso, o Sporting não terá investido forte na manutenção do João Mário. Certo, seria sempre um elemento importante para a equipa, mas não é o perfil procurado pelo Amorim para aquela posição e não se justificaria um grande investimento financeiro num jogador que não será inteiramente do seu agrado. Se desse para ficar, tanto melhor, mas se implicasse um esforço significativo... não valeria a pena.

Note-se, novamente, que a ausência de minutos do Bragança continua a ser coerente com esta linha de pensamento. O jogador mais parecido com o João Mário... não joga. Jogava o João Mário porque era tão bom por comparação com os restantes que valia a pena adaptar a equipa à sua presença, mas o Bragança não justifica essa adaptação. E a evolução do Matheus Nunes terá, pelo menos para o Amorim, tapado quase na totalidade esse fosso que existia há um ano para o João Mário.

Repare-se também que o Sporting foi buscar o Ugarte para a posição deixada vaga pelo João Mário - mais um médio energético. Com um investimento que poderia ter sido feito no João Mário caso ele realmente fosse opção primordial para o Amorim.

Tudo isto para chegar aqui: o Matheus Nunes não é melhor do que o João Mário, mas é o estilo de médio que o Amorim quer ali e este entenderá que por esta altura a diferença entre ambos já não justifica andar a adaptar as suas ideias. É uma opção técnica baseada numa certa ideologia de jogo. Uma aposta arriscada e audaz, e que temo que nos venha a sair bem cara, mas com a qual teremos de viver.

O Amorim não nos tem desiludido com as suas apostas, espero que esteja certo mais uma vez.

Era basicamente o post que eu queria fazer (mas faltou a vontade). É totalmente isto.

Se já dantes haviam indícios que apontavam nesse sentido, neste momento é evidente que, na óptica do Amorim, as coisas correram bem apesar do João Mário, e não por causa do João Mário. É também com isso que eu sempre tive e tenho um problema.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 10 minutos:

Era basicamente o post que eu queria fazer (mas faltou a vontade). É totalmente isto.

Se já dantes haviam indícios que apontavam nesse sentido, neste momento é evidente que, na óptica do Amorim, as coisas correram bem apesar do João Mário, e não por causa do João Mário. É também com isso que eu sempre tive e tenho um problema.

E há uma outra cena que me lembrei já ao terminar o post: olhando em retrospetiva, não me parece agora inocente a escolha de palavras do Frederico Varandas sobre o Matheus Nunes naquela célebre entrevista.

Hoje, acredito que ele tenha referido o Matheus Nunes porque o Ruben Amorim o terá referido explicitamente como alguém com quem contava com convicção para o futuro do seu Sporting.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...