Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Rain Dog

Tópico oficial do colapso

Publicações recomendadas

servia a muita gente ver o discurso do Attenborough ontem na COP, porque há muito comentário na primeira página que vai envelhecer como leite. E não, não é preciso enfiar a carapuça ou chicotear-se de culpa.

Editado por Lip McBoatface
  • Like 3
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Axadrezado, há 44 minutos:

Já sobrevivi a uma pandemia, ao Bug do Milénio, uma serie de fins do mundo e ao Campeonato Nacional de Seniores, a única coisa que me mete medo são os cus gigantes que o @IlidioMA mete no fórum. 

O que mete medo é as caras associadas aos cus... Os cus não me afligem

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 1 hora:

Tens aqui para comecares a aprender o que é racionar...vindo directamente da capitalista Polonia em 1987

ssss.png

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Axadrezado, há 11 horas:

Já sobrevivi a uma pandemia, ao Bug do Milénio, uma serie de fins do mundo e ao Campeonato Nacional de Seniores, a única coisa que me mete medo são os cus gigantes que o @IlidioMA mete no fórum. 

Por falar em cus gigantes, antes de Agosto tive o gosto (ou o prazer) de estar umas semanas no Brasil em trabalho. Minha nossa… que país tão maravilhoso ❤️

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alvin Kamara, há 2 horas:

Por falar em cus gigantes, antes de Agosto tive o gosto (ou o prazer) de estar umas semanas no Brasil em trabalho. Minha nossa… que país tão maravilhoso ❤️

Gordura é formusura 😂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 13 horas:

O que mete medo é as caras associadas aos cus... Os cus não me afligem

A mim assusta-me o que se possa eventualmente ver se as modelos estiverem de frente e não de costas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 39 minutos:

A mim assusta-me o que se possa eventualmente ver se as modelos estiverem de frente e não de costas.

mas isso já é com o @IlidioMA 🤔

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 hora:

o mundo a acabar, e o que te preocupa é se a bunduda que te aparece na telinha possa ter pirilau?....

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 4 minutos:

o mundo a acabar, e o que te preocupa é se a bunduda que te aparece na telinha possa ter pirilau?....

É para veres como me preocupo contigo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 6 minutos:

É para veres como me preocupo contigo.

com a salvação da minha alma, né? Pois, de facto, o fim do mundo escatologicamente, trará o julgamento das almas. E vocês, já prepararam a vossa?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lip McBoatface, Em 02/11/2021 at 17:57:

servia a muita gente ver o discurso do Attenborough ontem na COP, porque há muito comentário na primeira página que vai envelhecer como leite. E não, não é preciso enfiar a carapuça ou chicotear-se de culpa.

Não sei se isto é um tópico só de memes ou não, mas este é um assunto que me interessa. E ao contrário do Attenborough confesso que não acho que hoje ainda vamos a tempo de alterar o que quer que seja e não tenho grandes dúvidas que iremos assistir a um sistemático "colapso" climático.

Colapso esse que tornará em certos momentos a vida diária bem complicada e onde a existência de fenómenos meteorológicos extremos será uma ocorrência comum. Não haverá um colapso da sociedade dum dia para o outro (pelo menos da nossa sociedade, o mesmo não pode ser dito de países do "Sul global") mas sim um declínio constante mascarado por soluções tecnológicas de conforto e conveniência momentânea. Será sentido o impacto ao nível da produção alimentar, logística, produção energética, tudo questões com potencial de gerar crises sociais, migrações e que são no fundo geradoras de um efeito borboleta que tende a favorecer politicas sociais e económicas auto-destruidoras de fronteiras fechadas e raiz identitária.

Em termos climáticos, temos aqui ao lado o exemplo do Atlântico. A simples incerteza que um aquecimento do Ártico coloca num fenómeno climático que é a North Atlantic Oscillation (NAO), que simplificando é a relação entre as zonas de pressão da Islândia ou dos Açores. Relação que influencia o clima Europeu entre mais ou menos seco, mais ou menos frio, mostra que é já hoje um dado adquirido de que o clima na zona que nos diz mais respeito vai provavelmente deixar de seguir padrões minimamente previsíveis e reconhecidos, já que foi adicionado um elemento novo. Essa incerteza sozinha gera um potencial enorme para que haja fenómenos como secas extremas associadas a frio invulgar, ou por outro lado períodos de chuva anormalmente prolongados e temperaturas record. A pressão social que isso tem o potencial de causar é suficiente para nos colocar de sobreaviso. Imaginem-se 10 verões de incêndios enormes consecutivos, ou 10 invernos gelados seguidos, tudo fenómenos capazes de gerar "bolas de neve" sociais, politicas e de infraestrutura, capazes de abalar as fundações de qualquer Estado.

Tirando para os experts, as causas climáticas são normalmente ignoradas no estudo e análise da história das civilizações, mas uma pesquisa rápida mostra os inúmeros trabalhos académicos que analisam a relação do clima, dos fenómenos oceanográficos e do estado do Sol, com o florescer ou desaparecimento dos impérios e civilizações históricas. Mais recentemente temos até a guerra da Síria, que bem lá no inicio há quem diga que foi causada por um evento climático extremo, causador de perda de colheitas, fome, tomada de decisões politicas erradas. Achar que somos imunes a isso é um erro.

Editado por antifa
  • Like 13
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post

o melhor mesmo é parte do aquecimento global estar a ser acelerado por criptomoedas e nfts 

f*der o planeta por m*rda digitais lel

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rōnin, há 32 minutos:

o melhor mesmo é parte do aquecimento global estar a ser acelerado por criptomoedas e nfts 

f*der o planeta por m*rda digitais lel

Pensando bem, não é muito diferente do aquecimento global provocado pela Revolução Industrial: fazer dinheiro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 hora:

Pensando bem, não é muito diferente do aquecimento global provocado pela Revolução Industrial: fazer dinheiro.

É um bocado diferente tendo em conta o que a revolução industrial significou em termos de desenvolvimento.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, Em 03/11/2021 at 20:29:

Eu percebo o ponto de vista dele, ele tem uma noção muito boa do poder que a natureza tem, se deixarmos, de regenerar. São biliões de anos de engenharia, por muito que inovemos a nossa melhor chance é uma combinação de aproveitamento inteligente de recursos naturais e infinitos que a natureza tem, renovação de espaço verde, mudança de certos hábitos e infelizmente precisamos já também de soluções de captura de carbono e metano do ar.

Quanto aos eventos extremos como causadores de conflitos ou catalisadores também já me parece difícil de argumentar contra. Estes eventos levam ao desespero das pessoas dum dia para o outro. Quando a estrutura social e económica não serve essas pessoas, é quando essa estrutura deixa de fazer sentido. Li noutro dia que 320 e tal ppm de CO2 é o ponto ao qual a sociedade deixa de ser governável, e nós já vamos nos 414ppm, e provavelmente estamos com a mesma situação de há umas décadas atrás em que estamos a fazer danos que nós ainda não temos noção do que serão até daqui a uns anos ou décadas. Estes eventos que passamos agora são consequências não de agora mas sim de há anos ou décadas atrás.

O que torna isto extremamente crítico e percebo quem considere irreparável. Nós temos conhecimento para descer imenso este número, e se o COVID não foi suficiente para forçar passos verdadeiros, o eventual colapso financeiro que vem aí talvez traga esse desespero.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

https://open.spotify.com/episode/2fp6O8oAYbegrMqVnbjZju?si=81b82102b85f42d0t

ou

Muito bom podcast sobre o colapso das grandes civilizações da Idade do Bronze.

O final é interessante, sobre a especulação que os misteriosos "sea peoples" (confederação de povos mencionado na história quase de maneira mitológica) que atacaram essas civilizações poderiam ser no fundo refugiados climáticos.

( @Black Hawk és capaz de curtir)

Editado por antifa
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...