Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
F. Mota

[FM22] Champion from A to Z

Publicações recomendadas

A pausa para a CAN fez te bem. Com o campeonato a ir para o Sundowns é segurar o segundo lugar e atacar a taça. 

Compartilhar este post

Link para o post

Apenas o futuro campeão e melhor equipa nacional te conseguiu vencer nesta série excelente de resultados. Venceste os demais jogos realizados para o campeonato e estás a querer cimentar-te (e de que bela forma) na 2ª posição da tabela. Parece-me que tens mais do que arcaboiço para isso. Engraçado que nos dois jogos que postas as estatísticas, para além de teres dominado, sofreste primeiro. É ótimo ver que a equipa consegue reagir e recuperar, capitalizando com isso, vitórias muito importantes.

O Kameni deve ser (ainda) um senhor e acredito que possa ser um trunfo importante. Quanto ao Adebayor ❤️ 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de cadete, Em 09/09/2022 at 20:01:

Pena o Sundowns estar a ter uma época de glória.

Outro nível, são o Bayern da África do Sul. Fico contente de os ter derrotado pelo menos uma vez esta época

Citação de Tuckius, Em 09/09/2022 at 20:01:

A pausa para a CAN fez te bem. Com o campeonato a ir para o Sundowns é segurar o segundo lugar e atacar a taça. 

Claramente, deu para treinar e descansar os jogadores, vieram todos malucos da pausa e com vontade de mostrar serviço!

Citação de Martini Branco, Em 10/09/2022 at 11:40:

Apenas o futuro campeão e melhor equipa nacional te conseguiu vencer nesta série excelente de resultados. Venceste os demais jogos realizados para o campeonato e estás a querer cimentar-te (e de que bela forma) na 2ª posição da tabela. Parece-me que tens mais do que arcaboiço para isso. Engraçado que nos dois jogos que postas as estatísticas, para além de teres dominado, sofreste primeiro. É ótimo ver que a equipa consegue reagir e recuperar, capitalizando com isso, vitórias muito importantes.

O Kameni deve ser (ainda) um senhor e acredito que possa ser um trunfo importante. Quanto ao Adebayor ❤️ 

Acabar em 2º depois de termos feito um 12º o ano passado era um progresso incrível, quase ao nível Falkirk 😂 A equipa por norma tem sabido reagir às adversidades e a estar a perder, muito por culpa de termos jogadores com muita experiência (apesar da direção querer contratar sub-23...), tem sido fundamental ter gajos como o Adebayor, Tshabalala, Vuka.... e o Kameni agora, que continua um bicho apesar da idade, já foi muias vezes salvador.

Sobre o Adebayor, nota que vai sair no final da época, apareceu o Plzen com um contrato melhor e pronto... Nada que eu possa/consiga contrariar.

Citação de Burkina2008, há 11 horas:

Os Sundowns estao imbativeis....vamos ter de esperar mais uma epoca?

Ui esperemos nós que seja só mais uma época 😅 são de outro nível mesmo, não vai ser nada fácil destroná-los aqui... O gap é muito grande ainda, é preciso primeiro encurtar.

Obrigado a todos! 

______________________________________________________________________________________

image.png.235c6faa174286e230e6ca9f1fb02e42.png

ABRIL E MAIO

jogos.png.d2e7c3ee832d077cc47fb596da78a179.png

Final do campeonato, altura decisiva da temporada. Íamos dando o maior choke da história, a parte final foi complicada de aguentar, parecia que não ganhávamos a ninguém e quer o Baroka quer o Amazulu ameaçavam a nossa posição na liga. Estava tudo muito seguido, havia umas 4 equipas com aspiração ao segundo lugar (que dá acesso aos playoffs da Champions Africana). Eu a falar da experiência e íamos sendo naives máximos depois de uma temporada incrível. 

Isto até nos custou a taça SAFA, onde éramos os campeões em título. Com o Sundowns fora desde a primeira ronda, tínhamos tudo para ganhar o título, mas fomos perder contra uma equipa manifestamente inferior a nós. Veio na altura errada, este jogo, claramente... Ao mesmo tempo, coincidência ou não, pedi à direção que me deixasse tirar um curso de treinador, já a pensar no futuro: no Marumo aguento-me assim, mas e quando for para sair? Foi rejeitado...

MARUMO 7x1 CHIPPA UTD

jogo71.png.c8f8a05001ef1ffac8d5b179c01fd371.png

Maior goleada da nossa curta história, foram 7 mas podiam ter sido muitos mais! As substituições na 2ªparte tiraram ritmo e poderio ofensivo à equipa, porque isto podia ter ido aos dois dígitos. Em grande Adebayor, Vuka e Ndlovu, cada um com um bis até que Adebayor quis ser protagonista e meteu o hattrick. O Chippa carregou nos últimos 20min, quando nós rodámos os estarolas principais, e acabou por ter o seu golo de honra que, tenho de admitir, mereceram. Entrada de rompante nesta série de jogos que nada fazia antever o que vinha aí...

MARUMO 1x2 CHIPPA UTD

jogo12.png.5976056295ffca79b3e2dd84bd21c68d.png

Mesmo adversário do jogo em destaque acima, praticamente um mês depois da goleada. Meias finais da taça SAFA, oportunidade de ouro para ir à minha primeira final com o Marumo, achei que estaria no bolso a final e fiz alguma rotação. Erro crasso e ao intervalo perdíamos e perdíamos bem, com apenas 1 remate feito em toda a primeira parte! Meti a carne toda no assador, entraram os que nunca deveriam ter começado de fora, e marcámos antes do minuto 60. Com 30min para jogar, achei que iríamos dar a volta e carimbar o passaporte para o jogo decisivo, mas a bola não quis entrar - tivemos duas no poste, por Vuka. Complicado de aceitar, vendo o Sundowns de fora, mas tenho de admitir que foi bem feito e uma aprendizagem para mim. Além disso, o jogo foi no meio da série mais negra de resultados desde que cá cheguei, com 6 jogos sem vencer.

ROYAL AM 1x6 MARUMO

jogo16.png.53dd411c374aa1fab7198992cc37762f.png

Não me podia dar ao luxo de não ganhar este jogo. Os adversários diretos estavam a 3 pontos e tinham feito o seu trabalho nesta jornada, portanto era ganhar e assegurar o segundo lugar antes de enfrentar o Amazulu, que andou a cheirar durante grande parte do campeonato e apenas vacilou na parte final. Entrada a todo o gás, mensagem de urgência para a equipa marcar primeiro e descansar com o resultado, e assim foi: Vuka fez questão de mostrar presente quando mais precisei e deixou-me tranquilo. Depois apareceu Adebayor para fazer o mesmo, de facto foi uma "luta" incrível entre estes dois meninos. Acabou em goleada e confirmada a melhor classificação de sempre do clube, um 2º lugar com direito a jogos da Champions no próximo ano! (playoff, para já). E ver o Mokoena marcar dá sempre um calor no coração incrível, que jogador nostálgico 🥺 

CLASSIFICAÇÃO

classif.thumb.png.ac53ec41c31473d421dd410cd35d2dda.png

Prova de fogo na reta final mas lá nos aguentámos. O Sundowns foi campeão com muitas jornadas por jogar, deu-se ao luxo de perder ainda dois jogos seguidos, mas estão num nível diferente. Quanto a nós, surpresa do campeonato e a segurar um precioso 2º lugar, muito merecido pela evolução que tivemos ao longo das 30 jornadas. Como disseram aqui, começámos muito tímidos, fomos crescendo e ganhando confiança, acabámos meio que aos trambolhões, mas teremos Champions League no próximo ano! O projeto continuará no Marumo no próximo ano, não vou trocar. Nota negativa para o SuperSport, com um tímido 12º lugar, e positiva para o Baroka, com um incrível 3º lugar! O Golden Arrows salvou-se num playoff a três, uma mini liga de 6 jogos entre eles e o 2º e 3º classificado da segunda divisão.

Next post: Análise ao plantel e às competições

Editado por F. Mota

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Banks29, há 1 hora:

Eu não consigo ver as imagens deste último post.

Obrigado pelo aviso, corrigido! Já dá para ver?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de F. Mota, há 1 hora:

Obrigado pelo aviso, corrigido! Já dá para ver?

Sim senhor. 

Em termos gerais acabou por ser uma excelente segunda volta, talvez se para o ano conseguires equilibrar o desempenho pelo ano todo possas dar luta ao Sundowns. 

Na Taça, foi pena teres saído na meia final mas acabou por ser um excelente desempenho.

Compartilhar este post

Link para o post

Tão perto da final da Taça. Tens que estar orgulhoso da época que fizeste.

Compartilhar este post

Link para o post

No FM 21 o Sundowns era o clube a bater. Bem, tentava-se. Espero que consigas uma proposta de um clube com outras condições, nomeadamente que te paguem cursos. Na altura tive a proposta do Orlando Pirates a meio da época e aceitei. Acredito que se aqui acontecesse o mesmo seria um ótimo casamento.

Teres um dos melhores guarda-redes africanos de sempre é sempre uma nostalgia enorme. E um dos melhores ponta-de-lança também, claro!

Estás de parabéns.

Compartilhar este post

Link para o post

O Sundowns, como era especulável, dominou as incidências do campeonato e sagrou-se (naturalmente) campeão. Nada a dizer... Quanto à tua equipa, conseguiste e muito bem, segurar o 2º lugar da prova. Houve aqui duas goleadas nesta fase final, mas noto que a equipa revelou alguma irregularidade no padrão exibicional e isso trouxe alternância em termos do resultados desportivos obtidos. Ainda assim, o 2º lugar é o espelho de que o trabalho está a ser bem feito e de que o caminho a percorrer será de sucesso 😉 

Fico igualmente com pena que tenhas caído nas meias finais da Taça, mas é assim a vida... E o futebol!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Banks29, Em 12/09/2022 at 14:34:

Sim senhor. 

Em termos gerais acabou por ser uma excelente segunda volta, talvez se para o ano conseguires equilibrar o desempenho pelo ano todo possas dar luta ao Sundowns. 

Na Taça, foi pena teres saído na meia final mas acabou por ser um excelente desempenho.

Acho que foi uma ótima época e que nos aproximou do topo do futebol sul africano. Falhámos muito nas taças, é importante melhorar

Citação de cadete, Em 12/09/2022 at 16:15:

Tão perto da final da Taça. Tens que estar orgulhoso da época que fizeste.

100% de acordo! Para o ano há mais e, esperamos, melhor!

Citação de Biri Biri Jr, Em 12/09/2022 at 18:36:

No FM 21 o Sundowns era o clube a bater. Bem, tentava-se. Espero que consigas uma proposta de um clube com outras condições, nomeadamente que te paguem cursos. Na altura tive a proposta do Orlando Pirates a meio da época e aceitei. Acredito que se aqui acontecesse o mesmo seria um ótimo casamento.

Teres um dos melhores guarda-redes africanos de sempre é sempre uma nostalgia enorme. E um dos melhores ponta-de-lança também, claro!

Estás de parabéns.

Para já vou tentar mais um ano aqui, ver o quão perto/longe fico. Depois, no final da próxima temporada, logo se ve se é realista ficar mais aqui ou sair. Não sei se sair para o Pirates seria inteligente, ficaram atrás e o plantel não parece minimamente pronto para o meu estilo de jogo.

Nostalgia máxima, quase ao nível do teu save de legends ahah

Citação de Burkina2008, Em 14/09/2022 at 17:20:

Era complicado, esses Sundowns estao noutro nivel...

Impossível, diria eu 😂 fui campeão do campeonato dos clubes deste mundo, eles estão noutro nível   

Citação de Martini Branco, Em 15/09/2022 at 11:34:

O Sundowns, como era especulável, dominou as incidências do campeonato e sagrou-se (naturalmente) campeão. Nada a dizer... Quanto à tua equipa, conseguiste e muito bem, segurar o 2º lugar da prova. Houve aqui duas goleadas nesta fase final, mas noto que a equipa revelou alguma irregularidade no padrão exibicional e isso trouxe alternância em termos do resultados desportivos obtidos. Ainda assim, o 2º lugar é o espelho de que o trabalho está a ser bem feito e de que o caminho a percorrer será de sucesso 😉 

Fico igualmente com pena que tenhas caído nas meias finais da Taça, mas é assim a vida... E o futebol!

Sim, vacilámos demasiado nesta fase final. Nem arranjo explicação, nao tive lesões, nao tive grandes mudanças, mantive treinos... Nao sei, pode ter sido a falta de experiência de alguns jogadores, mas mesmo nisso tenho muita gente experiente. Mas deu para o 1º dos últimos, not bad!

Obrigado a todos!

___________________________________________________________________________________

image.png.2e24ec4f045d6b23789fd1698fd5ddf4.png 

ANÁLISE ÀS COMPETIÇÕES compet.thumb.png.46a41032cfb2a66abbf03baf8c831634.png

CAMPEONATO: Foi já falado, estivemos em grande e ficámos em 2º lugar. O fosso para os Sundowns é muito grande e é importante diminui-lo na próxima temporada. Não vale a pena esticar-me muito, apenas referir que o Vuka foi o segundo melhor marcador, eu fui o melhor treinador e metemos (apenas) dois jogadores no 11 do ano. Aliás, conto com 3, o Arubi fez meia época aqui que fez a diferença for sure!  

TAÇA DA LIGA: Nem deu para aquecer, fomos logo de vela na primeira eliminatória. Ainda era muito cedo para nós, para mim, e portanto conto ter uma grande melhoria na performance do próximo ano. 

TAÇA DA ÁFRICA DO SUL: Aqui era uma oportunidade de ouro que não soubemos aproveitar... O Sundowns foi eliminado muito cedo e, se fossemos pela performance no campeonato, éramos os favoritos. Nas meias finais éramos claramente nós os apontados à final mas deitámos tudo a perder. Não será fácil repetir a performance, preciso da sorte deste ano com o Sundowns, mas como já conheço o FM aposto que me sai na primeira eliminatória.

ANÁLISE AO PLANTEL

GUARDA-REDES 

gr.thumb.png.7510a8069ebcb1ff30c771dceca51260.png

Não temos o Arubi aqui, obviamente, mas falamos dos que acabaram a época. Kameni cumpriu bem nos 19 jogos, embora tenha sofrido 18 golos. Mas não tem erros graves nos golos sofridos, e foi herói em algumas situações. Apanhou a equipa na pior fase, o que não ajudou. Ndlovu aqueceu bem o banco e já tem uma cadeira com a forma do rabo dele pronta para o próximo ano.

DEFESAS

def.thumb.png.2bcfd15e3c13e64253570da14d4dc15f.png  

Defesa curta mas que cumpriu muito bem durante a temporada. As opções foram quase sempre as mesmas, com o nosso modo de jogo não são jogadores que se cansam muito e, portanto, jogar de 3 em 3 dias não era impossível para eles. Na direita, Sampson lesionou-se gravemente e foi Mukumela a assumir o lugar. E ainda bem, foi uma surpresa muito boa, evoluiu muito os atributos e tem lugar cativo no plantel do próximo ano. Na esquerda, Van Heerden chegou para assumir o lugar e esteve em grande nível. A idade já pesa e foi rodando com Nonyane quando era preciso, mas foi a minha primeira opção. No centro, foi GUmede e Nhlapo, mas nao fiquei mega impressionado com nenhum deles... Cumpriram e pouco mais, muito comidos nas costas e na parte aérea (são ambos baixos). Pode haver alterações aqui, sinto que falta alguma energia e algumas opções de recurso.

MÉDIOS

med.thumb.png.b13520179cfa926d69bbb7983b010df9.png

Muitas opções aqui, muita gente que rodou noutras posições (Mokoena e Tchiloumbou ajudaram o ataque). Os dois do meio foram rodando durante a época porque nada me convencia muito, mas acabei por usar mais o Masalesa a carrega pianos e o Ndlovu a chegar à área. Não são incríveis, mas lá vão cumprindo, vou tentar dar um upgrade na próxima época, mas devo manter alguma base. Usei Matsi, Ntshangese e Tchiloumbou para rodar um bocado, novamente nenhum impressiona e poderão ter os três guia de marcha. Na direita, Mohomi era o titular óbvio mas foi tão fraquinho... Lancei o miúdo que tava na B, Freddy, e fez os mesmos números que Mohomi com menos jogos e com menos 10 anos. Vai ficar o Freddy for sure, o Mohomi... logo se ve. Na esquerda, Tshabalala foi importante mas a lesão que teve matou o ímpeto com que vinha a jogar, entrou Ngema para o lugar dele e marcou alguns golos interessantes! Fiquei surpreendido, dava pouco por ele! Mas extremos nao falta no mercado, eu quero rápidos e que saibam cruzar... 

AVANÇADOS

ava.thumb.png.15471d4d9e4224202923dd63bb8eb189.png

Ignorar os dois primeiros, os filtros do FM consideram-nos avançados. Aqui há pouco a falar, Vuka e Adebayor foram incríveis, tanto golo e assistência entre eles. 50 contribuições de golos entre eles, números impressionantes. Vamos perder o Adebayor, como anunciado antes, mas mantemos o Vuka cá. Os outros não tiveram hipóteses, só o Mokoena entrava aqui com regularidade. Devo reforçar para colmatar a saída do Adebayor e preciso de um bom parceiro para o Vuka, além de precisar de melhores reservas, que Koapeng e Mnyamane não me convenceram minimamente...

Next post: Mercado de transferências e apresentação do plantel 

Compartilhar este post

Link para o post

No geral o plantel esteve bastante bem e acredito que as mexidas serão apenas para encurtar as diferenças com o Sundowns

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bem esta época. Como já foi dito, vamos melhorar o plantel para encurtar distâncias para o Sundowns.

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pelo prémio de melhor treinador, cujo traduz o teu belo desempenho. E não teres (muitos) elementos na equipa do ano só significa que tens uma ótima equipa, invés de um conjunto de individualidades.

Estás um patamar acima dos demais, mas o fosso para o campeão é elevado. Espero que o mercado te corra bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Terrence e Adebayor foram os artilheiros de serviço, numa equipa que contou com mais alguns destaques! 😉 A época foi muito boa, o 2º lugar traz ideias de que a equipa poderá continuar a crescer e nivelar uma luta que promete ser titânica com o Sundowns!

Nas Taças, foi pena que nem tenhas sentido o cheirinho na da Liga, ao passo que na Taça nacional, e quando ninguém esperava que fosses elimnado nas meias, acabaste por cair. É assim a vida e o futebol... Melhores dias virão, mas fica aquele amargo de boca por não ter aproveitado a eliminação precoce do Sundowns. 

Compartilhar este post

Link para o post
Spoiler

Citação de Banks29, Em 19/09/2022 at 11:24:

No geral o plantel esteve bastante bem e acredito que as mexidas serão apenas para encurtar as diferenças com o Sundowns

Thanks! Vai ser um bom desafio, porque o Sundowns pode vir a relaxar em demasia, tipo o Vieira no penta 😅

Citação de cadete, Em 19/09/2022 at 17:05:

Muito bem esta época. Como já foi dito, vamos melhorar o plantel para encurtar distâncias para o Sundowns.

Mercado servirá para isso mesmo!

Citação de Biri Biri Jr, Em 20/09/2022 at 22:24:

Parabéns pelo prémio de melhor treinador, cujo traduz o teu belo desempenho. E não teres (muitos) elementos na equipa do ano só significa que tens uma ótima equipa, invés de um conjunto de individualidades.

Estás um patamar acima dos demais, mas o fosso para o campeão é elevado. Espero que o mercado te corra bem.

Thank you! Esperava mais um ou dois na equipa do ano, mas sou sincero, não me interessa muito. Se fosse para valorizar e vender ainda era uma coisa, mas assim... 

Citação de Burkina2008, Em 20/09/2022 at 22:46:

Vamos ver tens de mexer cirurgicamente na equipa para encurtar distancias!

Tenho sempre medo de mexer em demasia e saia o tiro pela culatra, mas o objetivo passa por nos afirmarmos esta época, sem duvida!

Citação de Martini Branco, Em 24/09/2022 at 10:32:

Terrence e Adebayor foram os artilheiros de serviço, numa equipa que contou com mais alguns destaques! 😉 A época foi muito boa, o 2º lugar traz ideias de que a equipa poderá continuar a crescer e nivelar uma luta que promete ser titânica com o Sundowns!

Nas Taças, foi pena que nem tenhas sentido o cheirinho na da Liga, ao passo que na Taça nacional, e quando ninguém esperava que fosses elimnado nas meias, acabaste por cair. É assim a vida e o futebol... Melhores dias virão, mas fica aquele amargo de boca por não ter aproveitado a eliminação precoce do Sundowns. 

A taça ficou mesmo atravessada, podia ter ganho o meu primeiro titulo, era uma bela afirmação de que estou aqui para virar o rumo das coisas. No campeonato, cabe-nos a nós esta época a responsabilidade de destronar o Sundowns, fomos os segundos, portanto somos nós quem parte com esse peso nos ombros. Obrigado!

image.png.235c6faa174286e230e6ca9f1fb02e42.png

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS E PLANTEL 

mercado.thumb.png.ee8127092a20cfc89a89df5fc85440cd.png

Houve muitos negócios que ficaram registados na época passada, pelo que peço que considerem apenas a partir de Julho de 2022 neste link aqui (não ponho como imagem por limites de kb do fórum). O mercado resumiu-se a encontrar alternativas para as laterais (ofensivas e defensivas), os centrais e alguém que substituísse o Adebayor. Tudo o que aparecesse fora desse range era considerado bónus e seria analisado consoante os valores pretendidos. Acabou por entrar muita gente nova.

GUARDA-REDES

redes.thumb.png.fecc8afccf55268e95afeaa7bf5146ee.png 

Kameni - Será o titular indiscutivel. Não há mudanças neste setor, mantém-se os dois que acabaram a temporada passada. Apesar da idade, Kameni ainda oferece aquilo que é necessário num guarda-redes deste nível.
Ndlovu - Opção de recurso que adora estar no banco a receber o seu dinheiro certinho.

DEFESAS

defesas.thumb.png.a48508be9d193a43992e8b9f794548d9.png

Mukumela - Transita do ano passado e mantém a titularidade no lado direito da defesa. Evoluiu muito quando comparado com o ano passado (ver aqui), está um belo lateral e ainda só tem 24 anos, espero que continue a evoluir.  
Mabaso - O ano passado tive 0 opções para aqui, porque o Sampson se lesionou o ano todo. Este ano foi dispensado, e veio Mabaso dar luta ao Mukulema. Boa opção de reserva, experiente, não preciso de me chatear muito aqui.  

van Heerden - Tal como do lado direito, também do lado esquerdo transita o lateral titular, que manterá o lugar. A idade novamente não passa por ele, tal como Kameni, e continua muito forte para o que pretendemos.
Mako - Igualzinho a Mabaso, vem para dar uma luta que nao houve no ano passado. Dispensei Nonyane e fui buscar uma opção de qualidade. É apontado pelos meus adjuntos à titularidade, o que mostra que Heerden tem de dar ao pedal.

Keita - Nova contratação, das poucas que custou investimento para o trazer. Está taco a taco com Ba, outra nova cara, para ser titular ao lado do Gumede. Peca em alguns pontos chave de um central, mas ganho naquilo que senti que era um ponto fraco o ano passado: altura. Tinha centrais super baixos dos dois lados (ver altura do Gumede, 1.77m)e sofria um bocado com isso, mas Keita e Ba contrariam essa tendência.
Ba - Como disse acima, ainda nao sei quem será titular. Ba é uma besta no bom sentido da palavra, um trator que tem índices físicos brutais e que pode ser muito importante nos lances de bola parada. É também forte mentalmente, all in all um central cumpridor que poderá ser uma mais valia para uma liga como esta.
Gumede - Vem do ano passado, renovei com ele a tempo e horas porque o considero um bom central e deu nas vistas na época que acabou. Tem experiência, conhece os cantos à casa e sabe bem o que eu quero no nosso sistema tático. Parte como titular.   

MÉDIOS

medios.thumb.png.9c67b8ed8a16c1dbf863294bb212b320.png

Masalesa - Não o quis perder, apesar de ter visto grandes opções no mercado para a posição de médio mais defensivo. A verdade é que deve perder o lugar no 11 mas é muito útil para segunda linha, um upgrade ao que tinha antes (Maso). Esteve mesmo perto de sair, de negociar a rescisão, mas cá se aguenta.
Mvala - Novo médio carregador de piano titular, Mvala tem tudo para render aqui. Está no seu auge, é internacional A pela África do Sul, portanto está habituado a grandes voos. Espero muito dele, mais um level up do nosso 11 base do ano passado.

Domingo - Contratação que envolveu mais esforço salarial, era um jogador que pedia acima dos 4k/semana para assinar por nós. Andei em contra-relógio para o fechar, porque havia muitos interessados nele e não o queria deixar fugir. Acabei por baixar para 2.7k/semana com muitos bónus de performance, e assegurei um jogador diferenciado para o meio-campo. Tem o plus de poder fazer uma pretinha à direita, caso assim o queira, porque tem atributos acima da média para extremo as well.
Mthethwa - Aqui sinto que falhei um bocado na prospeção. Tinha vários 8 debaixo de olho para serem suplentes do Domingo, uma vez que tinha dispensado Ndlovu pelo espaço extra-comunitário que ocupava. Como jogo com atributos escondidos, acabei por ir atrás dos meus olheiros, e sinto que fui algo enganado. Não passa de banal e fico coxo nesta posição, para já. Vou andar atento aos meus sub-21 a ver se alguém se destaca aqui.

Freddy - Veio dos sub-21 a meio da temporada passada e teve números muito interessantes. Com a saída de Mohomi, partia como candidato a titular, mas acabei por arranjar Mariko para lhe fazer frente. Infelizmente, o Freddy não evoluiu em termos de atributos, o que me deixa um bocado de pé atrás. Vou acabar por confiar nas exibições e tentar ignorar os atributos, foi o que funcionou o ano passado.
Mariko - Falta-lhe capacidade de cruzamento, porque de resto tem tudo o que eu procuro num extremo: é rápido, tem técnica e é imprevisível. Sinto que vai estragar muitos lances com cruzamentos à André Almeida, mas acaba por ser um bom ativo para ter no plantel. Está taco a taco com o Freddy, é melhor que o que tinha o ano passado, portanto considero uma boa adição. Tive de ter em conta o budget salarial mais curto, porque foi contratado já perto do fecho e o dinheiro já não abundava. 

Sekgota - Mais um jogador diferenciado que fui contratar a custo zero! Com a saída do Tshabalala, precisava de dar um grande upgrade aqui, e o Sekgota é incrível! Tem literalmente tudo o que um extremo tem de ter, é ainda bastante novo e com margem de progressão, internacional pela principal seleção da África do Sul... Espero que seja um dos destaques desta temporada.
Ngema - Vem do ano passado, esteve bem quando precisei dele, aceita ser suplente e não é cepo nenhum. Pode ter menos oportunidades de jogar este ano pura e simplesmente porque Sekgota é melhor do que Tshabalala, e será preciso recorrer menos vezes à rotatividade por má forma. Ainda assim, bom jogador, jovem, com capacidade de melhorar. Estou bem servido.

AVANÇADOS 

525441347_avanados.thumb.png.893d78e1c7695d319be6622fd6abab79.png

Mokoena - Fica cá por ser quem é. Fez um final de temporada interessante, com 2G e 2A, mas não dá muito para aquilo que é a nossa exigência atual. É opção de recurso e pouco mais. 
Mkhuma - O substituto do Adebayor. Não é um jogador igual, nem sequer parecido, mas tem outras mais valias. É bastante mais pequeno e leve, não funcionará tanto no jogo aéreo, mas será um perigo nas bolas nas costas que o Vuka conseguir meter. Andei a namorar o melhor marcador do ano passado que o Sundowns não renovou, mas acabou no Ajax... Outra realidade, claramente. Caso Mkhuma não funcione, farei como fiz o ano passado e vou buscar alguém free para o plantel.

Vuka - O nosso homem golo do ano passado, mantém a titularidade indiscutível no nosso ataque. Será injusto pedir uma época como a anterior, a equipa mudou muito, mas ainda assim espero que consiga fazer estragos! Chamado a titular na seleção da Zambia, é um caso sério no futebol africano.
Bartlett - Novamente sinto que fiquei mal servido, tal como no suplente de nº8. Fui pelos olheiros e lixei-me, mas pronto. Com o Vuka em boa forma deverá ter poucas oportunidades, e tenho um miúdo nos sub-21 a fazer golos desde o ano passado, pode vir a ser chamado ao invés do Bartlett.  

PRÉ-ÉPOCA E TAÇA TOP8

979888856_pretemporada.png.a4dbe54731f281ab2d534dccb6836197.png

Interessa para pouco ou nada, mas deu para ver alguns novos craques em ação! Sekgota deu bons sinais, Mako também, Vuka continua com veia goleadora! 

Destaque para a Taça Top 8, que funciona como a Supertaça daqui. Os melhores 8 classificados do ano anterior jogam entre si uma mini taça com quartos, meias e final. Não liguei muito, acabei por perder com os Pirates na repetição da meia final. Nada a dizer, resultado justo. 

Next post: Setembro e Outubro 

Editado por F. Mota

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, esperemos que esta seja a época de aproximação ao topo, mas parece que o Pirates também quer se aproximar.

Compartilhar este post

Link para o post

Mantiveste a base da época passada e melhoraste a equipa. Acredito que a prestação será melhor esta época, apesar de teres feito um pequenos milagre na época anterior.

A Taça Top 8 é numa fase precoce da época, quase como troféu de pré-época. E o Orlando Pirates tem outra estaleca. Importa como acaba, não como começa. Por isso é dar tempo ao tempo e acreditar no processo.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma pena não teres conseguido aproveitar a oportunidade para vencer a taça na época passada. 

Interessante o Adebayor ainda voltar à Europa. 

O vuka é craque, grande temporada. 

Conseguiste identificar bem os pontos que precisavam de reforços vamos ver se este ano há luta pó título. 

Compartilhar este post

Link para o post
Spoiler

Citação de cadete, Em 25/09/2022 at 21:32:

Bem, esperemos que esta seja a época de aproximação ao topo, mas parece que o Pirates também quer se aproximar.

O Pirates é um histórico e os históricos nao gostam de estar na mó de baixo muito tempo. Vem aí uma luta complicada!

Citação de Biri Biri Jr, Em 26/09/2022 at 00:44:

Mantiveste a base da época passada e melhoraste a equipa. Acredito que a prestação será melhor esta época, apesar de teres feito um pequenos milagre na época anterior.

A Taça Top 8 é numa fase precoce da época, quase como troféu de pré-época. E o Orlando Pirates tem outra estaleca. Importa como acaba, não como começa. Por isso é dar tempo ao tempo e acreditar no processo.

O mercado foi, na teoria, bom e serviu para melhorar a equipa! Não sei se dara para melhorar muito/algo do ano passado, mas é o objetivo. A ver se reagimos e mostramos quem somos no campeonato! 

Citação de Tuckius, Em 26/09/2022 at 12:18:

Uma pena não teres conseguido aproveitar a oportunidade para vencer a taça na época passada. 

Interessante o Adebayor ainda voltar à Europa. 

O vuka é craque, grande temporada. 

Conseguiste identificar bem os pontos que precisavam de reforços vamos ver se este ano há luta pó título. 

A taça são águas passadas, não quero pensar mais para nao deprimir 😅 O Adebayor é um craque com ótimos atributos, não sei como o agarrei sinceramente, 1 época foi bom! A ver o que dá este ano com as novas caras.

Citação de Banks29, Em 26/09/2022 at 14:45:

Venha lá os jogos a sério.

Siga!

Citação de Burkina2008, Em 26/09/2022 at 18:29:

Boa pre epoca, mas esperava melhor nesse Top8 cup

Same, mas confesso que encarei sem grande seriedade... Talvez fiz mal, podia ter dado outra exigência à equipa.

Obrigado a todos!  

image.png.2e24ec4f045d6b23789fd1698fd5ddf4.png

AGOSTO E SETEMBRO: PRIMEIRA LIGA 
liga.png.a2c8d41d18dcfe7cc2f000de159353fe.png 

Arranque com o pé esquerdo. Ao fim de novos jogos já perdemos demasiados pontos... O arranque foi complicado, contra o campeão em título e a melhor equipa do país, nada bom para os reforços se entrosarem. Depois, meteram-se outras competições pelo meio (mostro abaixo), e tudo isso contribuiu para o arranque tímido no campeonato. Nota para o ridículo que foi a sequência Maritzburg - Stellenbosch, com 4 jogos em 7 dias! Não há fisico que aguente, tive de rodar nos jogos mais fáceis para ir com tudo nos mais difíceis - vê-se o resultado disso nos próprios resultados dos jogos. Três derrotas seguidas, temi pelo pior e com uma queda sem fim da equipa, mas conseguimos reagir. No final destes dois meses, lesões graves de Mkhuma e Mariko, de meses, algo complicado de gerir - vamos por à prova o verdadeiro conceito de plantel!  

MARUMO vs SUNDOWNS 
 sundowns.png.86cdd04490b453524ad3dd399128f37f.png

Jogo para tentar mostrar a nossa força e a nossa candidatura ao lugar de topo do futebol africano. Jogo muito equilibrado, 19-14 em remates, 56%-44% em posse... ou seja, equilíbrio sempre com a balança a pender para o nosso lado. A partir do momento em que chegámos ao golo (justamente!), recuamos em demasia... Acabou por acontecer o que se vê, uma derrota à Fernando Santos. É pena, tínhamos uma real hipótese de ganhar ao Sundowns.   

ORLANDO PIRATES vs MARUMO 
pirates.png.0a8c0fefa5ef7a8145f1c74dbc836d30.png

O Pirates ia em primeiro nesta altura, vinham 100% vitoriosos no campeonato (4j, 4v). Tinham perdido a Supertaça Africana (venceram o equivalente à Liga Europa cá do sitio) 3 dias antes do nosso jogo, mas ainda assim... Mereciam respeito. O que vale é que o Baloyi me facilitou muito a vida ao ser expulso com vermelho direto aos 10min! A partir daí, tudo muito fácil para nós, 2 que podiam ter sido 10. 4-30 em remates, para se ter noção! 4.04xG para nós, enfim, faltou mais eficácia. Vitória que nos devia catapultar para os próximos jogos, mas inserido no meio de uma série louca sem descanso...     

MARUMO vs TS GALAXY 
 galaxy.png.c600e2ea90a9ce9bfcadcad98b598e28.png

Final dos dois primeiros meses de futebol a sério nesta temporada, o Galaxy estava de rastos e assim continuou. Adversário perfeito para disparar os índices anímicos da equipa, que estavam no lodo mesmo depois de uma reunião de plantel. Vitória convincente, domínio completo e finalmente algum à vontade a jogar! Deu ares do ano passado, a meio da época, com Ngema em grande e Vuka a não vacilar. No meio disto tudo, Bartlett aproveitou o tempo de jogo para ir dando um ar da sua graça, bom suplente até agora.     

AGOSTO E SETEMBRO: LIGA DOS CAMPEÕES 
champions.png.2ee450cb37ca9c06814504f02acb22cc.png 

Estreia na competição, entrávamos duas rondas antes dos grupos. Os adversários foram muito acessíveis, as segundas mãos serviram para rodar um bocado o plantel (se repararem nas datas, foi na altura mais negra...). Estamos nos grupos, é o que interessa! Ainda não foi o sorteio, mas não vamos passear, isso vos garanto. 

LPRC OILERS vs MARUMO 
lrc.png.d980331298f69ab3ceb748d1a8d57cbb.png 

Jogo sem história que apenas dou highlight por ser a minha estreia na competição. Mkhuma ainda estava fit e em grande, com um hattrick impecável. Nem tinha analisado o adversário e entrei com a equipa mais forte, olhando para os jogos feitos neste tempo, deveria ter poupado e gerido melhor. Aprendi depois contra o Coton.   

AGOSTO E SETEMBRO: TAÇAS 
921406092_taa.png.3763d08413b7031009c191f300778861.png 

Apenas a primeira eliminatória na Taça da Liga, contra um adversário que tinha feito mossa no campeonato. Tínhamos perdido dois pontos, nao queria ver mais um dissabor, portanto fui com a carne toda para cima do Sekhukhune. O do costume, Vuka, fez hattrick e resolveu o jogo com facilidade. Venha de lá a próxima ronda!

CLASSIFICAÇÃO 
188349521_classificaao.thumb.png.c5c822cc4d3ea505fc7b6e8188851896.png 

Mau inicio, nao dá para negar ou disfarçar. Estamos com metade dos pontos do Sundowns, e já perdemos com eles no confronto direto. Há muito para recuperar, aquelas 3 derrotas seguidas não se podem repetir. Espero que o jogo contra os Galaxy tenha sido um murro na mesa! Agora há pausa para mundial, importante para recuperar os lesionados e tratar do entrosamento dos reforços. A partir daqui é 0 margem de erro para qualquer competição!

Next post: Janeiro e Fevereiro

Editado por F. Mota

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...