Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
F. Mota

[FM22] Champion from A to Z

Publicações recomendadas

Citação de cadete, há 30 minutos:

Sou só eu que não consigo ver as imagens?

Fds.... culpa minha, e agora só quando voltar a casa é que posso trocar isto! Eu aviso quando estiverem trocadas. Thank you cadete pelo headsup!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Sei que é complicado, que existem outras competições, mas defrontar logo a melhor equipa da Liga a abrir o campeonato não é bom. Se vencesses poderias ganhar moral e embalo para mais. Mas agora estar a ganhar e eles darem a volta já perto do final não é bom. Apesar de haver muitos jogos, estás muito longe do primeiro lugar. Mas nunca se sabe.

Na Liga dos Campeões estás mais do que bem e acredito que podes fazer um brilharete. Costuma ser bastante fácil se só tiveres a África do Sul como única liga ativa no continente. Espero que a Liga dos Campeões te dê suporte financeiro para depois investires na equipa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de F. Mota, há 9 horas:

Fds.... culpa minha, e agora só quando voltar a casa é que posso trocar isto! Eu aviso quando estiverem trocadas. Thank you cadete pelo headsup!

spacer.png

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Tens razão, início podia ter sido melhor. Mas vamos continuar a acreditar.

Compartilhar este post

Link para o post

Mkhuma é o grande reforço e o homem que chegou para substituir a lenda Adebayor... é deste ponta de lança que se espera o destroço das defensivas contrárias. Paralelamente, arranjaste mais um punhado de reforços interessantes, conseguindo manter a base da época transata. A pré-época foi bastante simpático e mostrou uma equipa que continuar a tentar chegar ao topo do futebol nacional.

O arranque da competição foi bastante mau! Para além de teres começado logo a perder com o Sundowns em casa, não conseguiste dar a volta por cima... perdeste bastantes mais pontos e aquilo que sinceramente mais me preocupa, é o facto de isso ter acontecido demasiadíssimas vezes, ao jogares em casa.

Ocupas para já, um lugar que em nada se assemelha àquilo que a equipa pode, sabe e deve fazer. Espero um volt-face nesta situação e que possas começar a escalar na tabela classificativa 😉 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Biri Biri Jr, Em 29/09/2022 at 14:14:

Sei que é complicado, que existem outras competições, mas defrontar logo a melhor equipa da Liga a abrir o campeonato não é bom. Se vencesses poderias ganhar moral e embalo para mais. Mas agora estar a ganhar e eles darem a volta já perto do final não é bom. Apesar de haver muitos jogos, estás muito longe do primeiro lugar. Mas nunca se sabe.

Na Liga dos Campeões estás mais do que bem e acredito que podes fazer um brilharete. Costuma ser bastante fácil se só tiveres a África do Sul como única liga ativa no continente. Espero que a Liga dos Campeões te dê suporte financeiro para depois investires na equipa.

Complicadissimo, o Sundowns é muito forte mesmo... Ainda tive esperança, e mesmo com a derrota parecia ser um indicador de que a época ia correr bem. Longe disso 😅

Vamos ver na Champions, para já tudo a correr como esperado!

Citação de cadete, Em 29/09/2022 at 21:45:

Tens razão, início podia ter sido melhor. Mas vamos continuar a acreditar.

Muito complicado, e sem sinais de melhoria...

Citação de Banks29, Em 30/09/2022 at 11:49:

Inicio bem atribulado

Indeed, a época vai sendo diferente do que esperava 

Citação de Martini Branco, Em 30/09/2022 at 15:12:

Mkhuma é o grande reforço e o homem que chegou para substituir a lenda Adebayor... é deste ponta de lança que se espera o destroço das defensivas contrárias. Paralelamente, arranjaste mais um punhado de reforços interessantes, conseguindo manter a base da época transata. A pré-época foi bastante simpático e mostrou uma equipa que continuar a tentar chegar ao topo do futebol nacional.

O arranque da competição foi bastante mau! Para além de teres começado logo a perder com o Sundowns em casa, não conseguiste dar a volta por cima... perdeste bastantes mais pontos e aquilo que sinceramente mais me preocupa, é o facto de isso ter acontecido demasiadíssimas vezes, ao jogares em casa.

Ocupas para já, um lugar que em nada se assemelha àquilo que a equipa pode, sabe e deve fazer. Espero um volt-face nesta situação e que possas começar a escalar na tabela classificativa 😉 

O Mkhuma tem sempre azar, ora lesões, ora chamadas à Africa do Sul B! Já tive sem ele boa parte da temporada infelizmente...

O arranque foi péssimo e, como dá para ver abaixo, a continuação não melhorou muito... Estou a ver uma época pelo cano abaixo, é preciso pensar bem no que fazer.

image.png.2e24ec4f045d6b23789fd1698fd5ddf4.png

DEZEMBRO, JANEIRO E FEVEREIRO: PRIMEIRA LIGA 

liga.png.334fa6fb613e0ea2a4600580a2c0b1de.png

As coisas não melhoraram muito... Estamos muito inconstantes, tanto ganhamos com domínio (inclusive aos big ones), como perdemos pontos estúpidos contra equipas mais fracas. Não há muito a dizer, simplesmente parece que não atinamos com a consistência que tínhamos o ano passado. Aceitei que a época é de minimização de estragos, tentar chegar o mais acima possível, e focar noutras competições que podem ser determinantes. Tivemos alguns problemas, Mkhuma esteve lesionado e na CAN das equipas B durante quase 2 meses. Também o calendário não tem ajudado, não há tempo de recuperação entre jogos por causa do Mundial de Novembro, está tudo encavalitado! No final da época terei de pensar no meu futuro, se fico aqui, mudo de equipa na África do Sul ou mudo de país...

SUNDOWNS vs MARUMO
sundowns.png.73c30b29fa8b9168e428bccb570b1ad8.png 

Típico desta temporada, jogo grande e conseguimos ganhar e dominar o adversário mais difícil desta liga, e ainda por cima em casa deles! Exibição muito forte, arranque frenético do jogo com 3 golos em 15min. 21 remates em casa do Sundowns, devemos ser os únicos a conseguir faze-lo. Pena que não saibamos capitalizar estes jogos, perdendo pontos logo de seguida. Vuka continua em grande forma e aqui demonstrou porque é a nossa referência ofensiva desde que chegámos! Ba tem quase 2m de altura e tornou-se um perigo nos lances de bola parada, ataca a mesma zona que o Vuka e criam ambos dificuldades a quem marca à zona.  

MARUMO vs MARITZBURG  
maritzburg.png.f7387577cd19656100aadf3d903d705b.png

Adversário direto na classificação a meio da tabela, era um jogo muito importante para nós porque era preciso cortar um bocado o gap que havia entre as duas equipas. Entrada forte, Sekgota andou endiabrado e acabou por sofrer e marcar o penalti no primeiro quarto de hora. Depois, apareceu o suspeito do costume, Vuka com mais dois golos ajudou a resolver o jogo. No meio de uma época tão medíocre, acabamos com um score de 8-0 sobre este adversário. Fosse sempre assim...

MARUMO vs CAPE TOWN 
205634049_capetown.png.e260a0d52f5eab1926ba03d66b49aa31.png

O Cape Town anda na parte superior da tabela, luta com os Pirates e o Sundowns pelo topo da liga, e o jogo aparecia no meio de jornadas da Champions. Ainda assim, nao podia poupar ninguém, e entrei com a máxima força! Jogo inspirado de dois jogadores, e pela primeira vez tive duas pontuações de 10.0 no FM, Ba e Sekgota foram os heróis da partida! O primeiro com um hattrick de cabeçadas certeiras, o segundo com um golo e três assistências para a testa do Ba. Darwin dos pobres ainda ameaçou com aquele bis em 2 minutos, mas aguentámos bem o forcing final do Cape Town e fizemos, finalmente, duas vitórias seguidas! Será que dá para capitalizar um bocado? 

DEZEMBRO, JANEIRO E FEVEREIRO: LIGA DOS CAMPEÕES   champions.png.ec57cc9012febfa8bf411393481ed641.png

Grupo com a equipa histórica da competição, o Al-Ahly, mas com duas equipas mais acessíveis. Já deu para experimentar de tudo, vitória, empate e derrota. Demos boas réplicas, estou satisfeito com a prestação continental até agora, espero que dê para forçar a passagem no grupo contra o Vita e o Alger, para não depender do Al-Ahly aqui.  

MARUMO vs MC ALGER 
alger.png.4d82b06ee72a03b3e2131bed6704f167.png

Jogaço em casa, daqueles que vale a pena o bilhete! De um 0-2 ao intervalo para um 2-2 em 15min, após uns gritos com a equipa, esperava que desse para a reviravolta completa. Enganei-me e o Alger foi atrás da vitória, conseguiu o 3º golo e já estava mesmo a ver... Valeu-nos o Vuka, com o hattrick nas Champions. Este jogo marcou o regresso do Mkhuma e logo com duas assistências, faz toda a diferença tê-lo disponível. O jogo também veio antes do Maritzburg, numa serie complicada, portanto nao me posso queixar muito do empate. É para resolver em casa deles!  

AL-AHLY vs MARUMO 
1728921190_alahly.png.ab0cdb7cf0612691c7ff50df1bfb3e94.png

Jogo contra aquela que é considerada a melhor equipa do continente. E sentimos isso na pele, aquela primeira parte foi assustadora... 3 golos que podiam ser 6, fiquei aliviado por ter chegado o intervalo. Uns berros, umas substituições e o jogo mudou, pressionámos desde o início, marcámos cedo e fomos tentar limpar a imagem dos primeiros 45min. Estivemos quase a surpreender e a sacar o empate, foi pena, ainda houve uma grande oportunidade pelo Vuka no final. Boa imagem deixada aqui, dá moral para o que aí vem (foi o ultimo jogo desta sequência).

DEZEMBRO, JANEIRO E FEVEREIRO: TAÇAS 

1216574601_taa.png.172f4558c11fd7c9d826073a1d7def2a.png

Taça da Liga com direito a esperança e.... desilusão. Vitória difícil contra os Pirates, eliminando uma equipa de topo e que está a atacar o domínio do Sundowns esta época (ver classificação). A partir daqui havia equipas acessíveis nas meias finais, saiu-nos o Swallows, pensei que iria dar para ir a uma final finalmente, mas... Não deu novamente, andamos a precisar de uma bruxa para estes jogos de mata-mata...  

MARUMO vs SWALLOWS 
swallows.png.4269ec946ba45d8c6375c97c8a3633aa.png

Apesar de, visto de fora, ser um jogo de vitória obrigatória, foi um jogo incrível de acompanhar. Muitas mudanças no marcador, muitas ações nos bancos a influenciarem o resultado final. De 1-0 para 1-2 para 3-2 para 3-3 e, finalmente, o 3-4 que nos matou, já em período de compensação. Achava que ia dar penaltis e poderia dar igual ao jogo dos Pirates, mas eles nao desistiram e, tenho de dizer, mereceram a vitória. Foram melhores que nós, há que admitir. Mais uma vez, perco a oportunidade de ganhar alguma medalha aqui.

CLASSIFICAÇÕES
1585216439_classificaao.thumb.png.aabf3d51ecf62a692861c2e295926e30.png 
 Muito longe do que sabemos fazer, é uma época diferente do que esperávamos. Agora é hora de lutar para subir nos últimos 9 jogos do campeonato, estamos a 5 pontos do 6º lugar, está tudo muito próximo! Temos de fazer melhor e subir uns lugares, para não perdermos o ímpeto global de afirmação no futebol sul africano . 

88478253_Capturadeecr2022-10-02s15_09_55.thumb.png.532886af08c9aaf1949c4e550487a72d.png     Aqui está tudo melhor, apesar do Vita estar perto. A vitória deles sobre o Alger deu-nos jeito, permite o Alger estar mais longe, sendo o Vita mais fraco, portanto uma vitória contra o Vita deixa-nos em ótima posição para passar à próxima fase.

Next post: Março, Abril e Maio  

Editado por F. Mota

Compartilhar este post

Link para o post

Só peço para não desiludires. Nem que dês o salto para atingires o objetivo. Mas para já tens a Liga dos Campeões. Que poderá trazer enorme prestígio a nível continental. A equipa egípcia é um colosso continental, mas acredito que consigas passar o grupo.

Na Taça da Liga faz lembrar o que se tem passado no meu save. Um gajo leva expectativas e depois as coisas não correm como esperamos. É manter a cabeça levantada porque há qualidade para mais. Aliás, ganhaste fora ao Sundowns. Por isso pega nesse jogo como bom exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

Época para esquecer, comparada com a anterior. Mas desistir nunca.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, Em 02/10/2022 at 20:28:

f*dasse estava a espera de melhorias, nao o contrario!

Então mais vale nem olhares para baixo, que a coisa piora...

Citação de Biri Biri Jr, Em 02/10/2022 at 22:31:

Só peço para não desiludires. Nem que dês o salto para atingires o objetivo. Mas para já tens a Liga dos Campeões. Que poderá trazer enorme prestígio a nível continental. A equipa egípcia é um colosso continental, mas acredito que consigas passar o grupo.

Na Taça da Liga faz lembrar o que se tem passado no meu save. Um gajo leva expectativas e depois as coisas não correm como esperamos. É manter a cabeça levantada porque há qualidade para mais. Aliás, ganhaste fora ao Sundowns. Por isso pega nesse jogo como bom exemplo.

Acho que o salto é inevitável depois desta temporada, mas ainda nao tomei nenhuma decisão. O problema deste ano tem sido sem dúvida a estabilidade, ganhar ao Sundowns não chega se depois nos restantes jogos nao aparecemos em campo...

Citação de cadete, Em 03/10/2022 at 09:36:

Época para esquecer, comparada com a anterior. Mas desistir nunca.

Muito abaixo do que esperava, mas alinhado com a realidade do clube. Desistir não está no dicionário!

MARÇO, ABRIL E MAIO: PRIMEIRA LIGA 

liga.png.d87a643635e88b32b4c27a4393afa977.png  Final de época em linha com o que foi a temporada. Muita coisa aleatória, pouco fio de jogo, pouca confiança... enfim, corria sempre tudo mal ou tudo bem, raramente as coisas eram normais. As derrotas acabaram por abalar um bocado a equipa, podíamos ter ainda dado um salto na classificação, mas não foi possível. Nota para a lesão do Vuka durante 3 meses, voltando só nos últimos dois jogos - apareceu Bosua, reforço relâmpago, a assumir as despesas goleadoras. Os últimos jogos já foram na linha do que esperávamos ha uns meses atrás, 3 vitórias seguidas foi inédito nesta temporada, ainda por cima convincentes.  

MARUMO vs PIRATES 
pirates.png.fe5c3039522809a2f8be5371f00fe9ae.png

Numa época tão estranha, até esperava a vitória aqui, por ser um jogo em que éramos tão apontados à derrota. E fizemos mais do que suficiente para sairmos daqui vencedores  dominámos os Pirates o jogo todo, mas a finalização... Sem Vuka a coisa não é a mesma, então quando a torneira do Mkhuma seca.... Golo tardio para piorar animicamente as coisas, não era a nossa tarde. 

CHIPPA vs MARUMO 
chippa.png.de8280c7b6bf16d1872eab4ef59c6b62.png

Jogo que possibilitava arrancar para a ultima leva de jogos com outra moral, e com outras probabilidades de escalada na classificação. Novamente jogo mais a pender para o nosso lado, levo um golo no primeiro remate (!) deles, num livre direto absurdo. Intervalo logo a seguir, equipa em baixo e sem confiança... nao conseguimos ir buscar nada a este jogo, e o Chippa fugiu na tabela. Incrível como uma equipa tão modesta e fraca, a quem ganhámos na temporada passada 7-1, ganhou-nos 3 vezes de seguida. Há coisas sem explicação.  

MARUMO vs SWALLOWS 
swallows.png.1ed7b352177b3a84f15dc078633ba88b.png

Ultimo jogo do campeonato, queríamos deixar uma boa imagem. Regresso do Vuka a titular, numa despedida dos adeptos antes das férias desportivas. Era um jogo acessível, mas onde o adversário jogava a permanência na 1ª divisão, portanto nao podíamos facilitar. Jogo bem dominado, com uma grande segunda parte, e uma imagem de cara passada por água do que foi a temporada. Fechou uma boa série de jogos e exibições e deixa alguma esperança para o que aí vem...

MARÇO, ABRIL E MAIO: CHAMPIONS 

champions.png.9e7c1e762cc2889d0c9ebc589f4d40ec.png

Faltou experiência, acusámos em demasia a pressão desta competição. Nao admira, somos estreantes e fizemos um bom caminho até aqui, mas havia esperança de fazer melhor. A passagem iria decidir-se entre mim e o Alger, porque o Vita era de um nível baixo e o Al-Ahly estava no extremo oposto. Na luta direta, fomos muito anjinhos.  

ALGER vs MARUMO 
alger.png.5f275a67c19b1e32f989884a7287eb85.png

O resultado é tremendamente enganador, basta olhar para os minutos dos golos deles para perceber que, depois do 2-1, tivemos de arriscar imenso por sabermos da importância deste jogo. Eles aproveitaram o espaço, e bem, para matar o jogo, mas em lado nenhum 4-1 é um resultado justo para o que se passou em campo. 8 remates do Alger, 20 nossos. 6 à baliza, 10 nossos. 1.59xG, 2.36xG. Sem Vuka é quase impossível concretizar as oportunidades que criamos, é uma cambada de cepos que nao acerta na baliza, impressionante... Entregámos aqui a qualificação, porque dependíamos do jogo contra o Al-Ahly e já se sabia o que vinha aí... Boa experiência continental ainda assim.  

MARÇO, ABRIL E MAIO: TAÇAS 

257903205_taa.png.60668a07f311caab78756c3818cd578c.png

No melhor pano cai a nódoa. Caminho meio aos trambolhões, mas que nos tinha permitido chegar aos quartos de final. A partir daqui, a competência tinha de ser outra...  

MARUMO vs STELLENBOSCH 
stellen.png.ba51ba3583b6f733e9da93b9f6eb426d.png

O adversário estava a fazer uma boa temporada, sendo a surpresa do campeonato, mas eu queria tapar a má temporada com uma taça. O jogo foi, pasmem-se, dominado por nós, com 14 remates, 2.5xG, contra 5 remates e 0.53xG. No final do jogo, lance esquisito, cruzamento da direita, há um primeiro cabeceamento que sobra para um avançado deles e dá golo. Achei logo que estaria em fora de jogo, era meio óbvio, mas nada foi marcado. Depois vi que deram autogolo, em 2D não parecia... mais um jogo daqueles em que se carrega na tecla do espaço com mais força do que o vendedor do PC recomendou. 

CLASSIFICAÇÕES
classifliga.thumb.png.a67d15e8bd7344985f3430b9e82362d9.png
 Muito desiludido com o que se vê aqui. Depois de um 2º lugar incrível, esperava andar lá por cima, pela zona do Chiefs/Pirates. Em vez disso, tive de fazer contas à vida com quem tem um D ali ao lado do logo. Época de cair na realidade e acalmar os cavalos, ainda assim acaba em crescendo! a 4 pontos do 7º lugar, já era uma imagem muito mais agradável, mas perdemos muitos pontos estupidamente... 40 golos sofridos também é alarmante, numa defesa que foi reforçada com o intuito de ser mais segura. 

classifchamps.thumb.png.a50c96270bea34f67e54cf5275ebcaf1.png
 MJá foi falado acima no resumo do jogo com o Alger, mas foi contra eles a nossa luta. Batemos bem de frente, mas saímos muito prejudicados pelo desacerto na hora de rematar. Saímos tristes, desiludidos porque vimos a qualificação à frente da cara, mas foi uma prestação digna. 

Next post: Análise ao plantel    

Editado por F. Mota

Compartilhar este post

Link para o post

Época mais adequada à realidade do clube e infelizmente, os bons resultados só surgiram no final.

Compartilhar este post

Link para o post

Se vamos ver pela tabela, estiveste tão perto do título como de descer, em termos pontuais. É muito complicado quando a equipa não flui. Quando falta qualidade, por muito que tentes, não dá. E a moral é tudo. Se houver uma maçã podre as coisas ainda rolam. E se houver alguma qualidade haverá sempre alguém a puxar pelos outros. Mas assim é daquelas épocas para arrumar. Poderias ter feito uma gracinha mas ficou tudo curto, mas temos de ver que a qualidade não abunda.

Ir para uma equipa com outros recursos talvez seja o ideal. Ou despachar a equipa toda e trazer sangue novo. Sei que na África do Sul há muito desequilíbrio entre equipas. Em tudo. Principalmente reputação, condições de trabalho ou financeiras.

A parte boa é que a época acabou e terás tudo para começar de novo.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma época desastrosa, vamos ver se consegues fazer melhorias para o próximo ano.

Compartilhar este post

Link para o post

Época que correu mal, com derrotas nos descontos a valerem a eliminação das taças. Na Champions podia ter corrido melhor, com as equipas do norte de África a levarem a melhor. Do campeonato nem há nada a dizer, correu quase tudo mal... 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de cadete, Em 05/10/2022 at 10:00:

Época mais adequada à realidade do clube e infelizmente, os bons resultados só surgiram no final.

É verdade, acho que tentei dar um passo maior que a perna e sai-me mal. Recuperámos no final e dá esperança

Citação de Biri Biri Jr, Em 05/10/2022 at 10:54:

Se vamos ver pela tabela, estiveste tão perto do título como de descer, em termos pontuais. É muito complicado quando a equipa não flui. Quando falta qualidade, por muito que tentes, não dá. E a moral é tudo. Se houver uma maçã podre as coisas ainda rolam. E se houver alguma qualidade haverá sempre alguém a puxar pelos outros. Mas assim é daquelas épocas para arrumar. Poderias ter feito uma gracinha mas ficou tudo curto, mas temos de ver que a qualidade não abunda.

Ir para uma equipa com outros recursos talvez seja o ideal. Ou despachar a equipa toda e trazer sangue novo. Sei que na África do Sul há muito desequilíbrio entre equipas. Em tudo. Principalmente reputação, condições de trabalho ou financeiras.

A parte boa é que a época acabou e terás tudo para começar de novo.

A liga foi renhida, sempre que perdia ia ver quão longe tinha ficado do 6º/7º e ficava sempre perto, portanto achei sempre que ia dar um salto maior na classificação nesta parte final.

Faltou experiencia que tinha com o Adebayor e o Tshabalala na outra época, preciso de recuperar este tipo de jogadores no balneário.

Ainda não tomei decisao sobre o futuro, preciso de ver o que há disponível e o que espero do mercado 

Citação de Banks29, Em 05/10/2022 at 12:06:

Uma época desastrosa, vamos ver se consegues fazer melhorias para o próximo ano.

Thanks, pior que isto só descer mesmo 😅

Citação de Tuckius, Em 06/10/2022 at 17:39:

Época que correu mal, com derrotas nos descontos a valerem a eliminação das taças. Na Champions podia ter corrido melhor, com as equipas do norte de África a levarem a melhor. Do campeonato nem há nada a dizer, correu quase tudo mal... 

É verdade, perdi muitos jogos nos minutos finais... falta de frescura maybe, e falta de opções de qualidade no banco. há muito por onde melhorar

Citação de Burkina2008, há 6 horas:

E piorou mesmo! Mas que crl?

Que mudancas se esperam na proxima epoca?

Toda a razão, tive esta reação durante muitos jogos 😂 espera-se primeiro que tudo uma análise aos lugares vagos, ver se ha algum salto que faça sentido, e depois atacar o mercado caso seja para ficar. Preciso de mostrar ao plantel que nao ha cativos para ninguém 

ANÁLISE ÀS COMPETIÇÕES

443602219_Capturadeecr2022-10-08s01_12_12.thumb.png.d4d46c87eeafb6592514242a1bcca797.png

CAMPEONATO: Muito abaixo, tão abaixo que nem apareço no print. Fui 11º, 9 a menos do que o ano anterior. Foi um campeonato muito estranho, sem regularidade, com muita carga de jogos seguidos... Ficamos com 40 pontos, a 9 do 5º lugar, portanto foi tudo muito equilibrado. Ainda assim, depois de um segundo lugar com 55 pontos, esperava bater essa pontuação. Chapada de luva branca e de realidade.

LIGA DOS CAMPEÕES: Foi uma ótima experiência, futebol de Liga dos Campeões. Achei que tinha hipóteses no grupo, os primeiros jogos provaram isso, mas a segunda volta foi terrível e deixei o Alger dominar-me e seguir em frente. A expectativa inicial era de ganhar experiência, acabo por sair desiludido por ter tido chances reais de passar para a próxima fase.

TAÇA DA LIGA: Tínhamos genuínas hipóteses aqui, tendo deixado o Pirates pelo caminho e tudo. Mas apanhámos o Swallows na pior fase da temporada, com derrotas à volta deste jogo e muito cansaço, e perdemos justamente. Deu para sonhar, fomos do sonho ao pesadelo com golos no final do jogo - faltou frescura. 

TAÇA DA ÁFRICA DO SUL: Boa campanha, quartos de final, mas a eliminação foi injusta... Novo golo para lá dos 90min, sem direito a resposta, com um impacto na moral maior do que uma derrota "normal"... Corria mesmo tudo mal nestes jogos.

ANÁLISE AO PLANTEL

GUARDA-REDES   

redes.thumb.png.1ed2cfae4288d7dac50d7567d5d6826e.png  

Kameni foi dono e senhor do lugar. Não foi espetacular, sofreu mais golos do que o ano passado e mostrou menos agilidade e segurança... Vai-se reformar daqui a uns dias, é o final de uma grande carreira que acaba meio em pequeno, mas fica na história do mundo do futebol. Já estava under performance 

DEFESAS  

defesas.thumb.png.b460cd3d90eaf1fb37b6b57c0f5b925b.png

Faltou profundidade aqui, essencialmente. As primeiras linhas não eram muito más, mas as opções fora delas... E com tantos jogos de 3 em 3 dias, era obrigatório rodar, daí toda a gente ter tantos jogos. 
Na direita, Mukumela foi sempre o titular, evoluiu de forma interessante (ou melhor, continuou a evoluir), e ainda deu uma perna no meio. Mabaso fez jogos interessantes mas cada vez que lhe dava continuidade acabava por cair bastante. Era inconsistente. 
Na esquerda, Heerden manteve o bom nível mas teve uma grande decadência física e foi preciso Mako jogar bastante. Não teve grande performance, e Heerden vai reformar-se, pelo que é preciso considerar este lado caso continue no Marumo. Perdemos igualmente um jogador das bolas paradas, que foi muito importante em muitos jogos.
No centro, foi Gumede e Ba a dupla titular, ambos em níveis bons. Ba começou mal mas engrenou e fez uma boa temporada, com 7 golos (e um hattrick!). Gumede esteve mais abaixo do que no primeiro ano, mas faz parte da casa. Stephens foi terrível, usei mais o Mukumela aqui.  

MÉDIOS 

medios.thumb.png.0183041fa56301581223b638b7ad1e71.png

A longa lista de médios que fez parte do plantel. Dá para ver pelas classificações médias que não foram muito bons, e sendo a posição que é, afetaram em demasia quer defesa quer ataque. 
No lado direito, Mariko nunca mostrou nada de relevante, teve números muito discretos, o que, juntando a ser um extra comunitário, o põe na porta de saída. Freddy também foi fraco, estagnou completamente, e portanto fiquei coxo no lado direito. Acabei a usar o Sekgota e o Domingo aqui algumas vezes como recurso.
No lado esquerdo, Sekgota fez uma grande temporada, com ótimos números, a provar que é diferenciado para este nível! Foi tao bom que Ngema ficou muito na sombra, até que puxei o Sekgota para a direita para jogar com os dois em simultâneo. Foi uma das poucas posições em que fiquei agradado com as opções que foram jogando.
No miolo, mais defensivamente tivemos Mvala e Masalesa, a quem faltou capacidade defensiva. Preciso que este médio seja um animal fisico, um Kante, e ambos foram muito moles e pouco recuperadores. Mais ofensivo, o Domingo mostrou o que eu esperava dele, foi o melhor médio do conjunto. O nosso maestro não teve, infelizmente, alternativa, e acabou por se lesionar a meio da temporada. Mthethwa é fraco para esta realidade, um erro de casting que deverá ser corrigido asap.  

AVANÇADOS

2107117664_avanados.thumb.png.c215dedd8141ed65a6668cc3782e35e2.png

Em termos de goleadores, tivemos 3 em grande destaque! O mais óbvio, Vuka, fez o que se esperava, acabando com uma média de praticamente 1 golo por jogo. Foi a confirmação do quão bom é, já que havia quem duvidasse que a primeira temporada tivesse sido mérito. É um Cardozo, não um Seferovic. Depois, Mkhuma esteve forte também, apesar de o ter perdido a meio da época e parecer que nao o recuperei - foi para o CAN sub-23 ou algo do género, e voltou em má forma, perdendo até o lugar no final da temporada. Bosua foi um empréstimo de recurso a meio da temporada, para combater a saída temporária do Mkhuma, e fez números muito interessantes! Surpresa, foi um gigante de 1.9m tosco que marcou muitos golos importantes. Bartlett foi um bom recurso, com 6 golos, nada mau.
Nota para o Mokoena, que se vai retirar. Final de um dos maiores mitos de sempre! Also, nota para o Vuka e os seus prémios (1 / 2).  

Next post: Mercado de transferências e apresentação do plantel (seja qual for o clube)  

Editado por F. Mota

Compartilhar este post

Link para o post

Visto bem as coisas foram "só" menos 3 vitórias comparando com a época anterior. E épocas abaixo das expectativas com fases medonhas acontecem. Assim como acontecem épocas brilhantes onde superamos expectativas. A reputação do treinador também pode ajudar a explicar um bocado as coisas. A falta de elementos de outra craveira (nem que seja em termos de currículo) também. A motivação é fundamental.

Agora só tens de mostrar (aqui ou noutro lado) qual das duas épocas é a tua imagem.

Ah, participar nas competições continentais faz muita diferença. Aumentas reputação, juntas uns trocos, mas a equipa paga a fatura. E se não há profundidade e qualidade, estarás sempre a sofrer durante a época. Se ficares tens aí uns 10 jogadores para manter, o resto é despachar. (Eu sei, há muitas condicionantes).

Compartilhar este post

Link para o post

Que época miserável em quase tudo! No campeonato, nunca te conseguiste encontrar e acabar na 11ª posição, é sintoma de que as coisas nunca se alinharam como devia de ser. Na Taça, caíste nos quartos de final, quando se esperava que pudesses chegar mais longe. Na Liga dos Campeões, acabaste por cair no confronto direto com o Alger, num jogo onde foste muito "anjinho"! 

Ainda assim, e em teu favor... Acabaste por quase fazer os mesmos pontos da época passada. Houve aí um enorme equilíbrio de todas as equipas e com uma pontinha de sorte, podias ter ficado uns lugarzitos acima! 

O caminho faz-se caminhando e estou convencido de que nos irás surpreender na próxima temporada 🙂 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Biri Biri Jr, Em 08/10/2022 at 03:17:

Visto bem as coisas foram "só" menos 3 vitórias comparando com a época anterior. E épocas abaixo das expectativas com fases medonhas acontecem. Assim como acontecem épocas brilhantes onde superamos expectativas. A reputação do treinador também pode ajudar a explicar um bocado as coisas. A falta de elementos de outra craveira (nem que seja em termos de currículo) também. A motivação é fundamental.

Agora só tens de mostrar (aqui ou noutro lado) qual das duas épocas é a tua imagem.

Ah, participar nas competições continentais faz muita diferença. Aumentas reputação, juntas uns trocos, mas a equipa paga a fatura. E se não há profundidade e qualidade, estarás sempre a sofrer durante a época. Se ficares tens aí uns 10 jogadores para manter, o resto é despachar. (Eu sei, há muitas condicionantes).

Foi um campeonato super equilibrado, sem duvida. A ideia é crescer pessoalmente e preparar um salto, mas quero atacar com tudo! Não quero desistir do Marumo e acho que dá para ter sucesso aqui, e preciso do plantel certo para isso.

Citação de Martini Branco, Em 08/10/2022 at 10:52:

Que época miserável em quase tudo! No campeonato, nunca te conseguiste encontrar e acabar na 11ª posição, é sintoma de que as coisas nunca se alinharam como devia de ser. Na Taça, caíste nos quartos de final, quando se esperava que pudesses chegar mais longe. Na Liga dos Campeões, acabaste por cair no confronto direto com o Alger, num jogo onde foste muito "anjinho"! 

Ainda assim, e em teu favor... Acabaste por quase fazer os mesmos pontos da época passada. Houve aí um enorme equilíbrio de todas as equipas e com uma pontinha de sorte, podias ter ficado uns lugarzitos acima! 

O caminho faz-se caminhando e estou convencido de que nos irás surpreender na próxima temporada 🙂 

Miserável sem duvida, muito abaixo do esperado. Há uma réstia de esperança, mas são precisas muitas mudanças, não posso ficar preso a jogadores que simplesmente não foram suficientes. 

Citação de cadete, Em 08/10/2022 at 15:45:

Vamos agora para uma época melhor, estou confiante.

Lets go!

image.png.235c6faa174286e230e6ca9f1fb02e42.png

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS E PLANTEL 

transf1.thumb.png.ab50361b08e6d9e0513ff3a4b0a44a9a.png 

Teve de ser dois mercados, porque o FM divide isto assim por épocas, o print é da nova época, consultem aqui o da época passada, considerar apenas a partir de 1/7/2023. Decidi manter-me no Marumo mais um ano, renovei no ultimo dia de contrato, estive mesmo com as portas de saídas bem abertas. Mas o orçamento que me deram permite umas brincadeiras, e quero dar uma revolução no plantel e atacar o futebol sul africano de uma vez por todas. Preparei a época com muita antecedência, sabia exatamente o que precisava e o que queria, e ataquei o mercado de forma diferente e dividido em três vertentes:1)  jogadores internacionais pela África do Sul; 2) melhores jogadores da 2ª divisão na temporada passada; 3) jogadores no topo de carreira e extra-comunitários, que tragam um upgrade grande à equipa. Vamos à apresentação detalhada!

GUARDA-REDES

redes.thumb.png.8c88174271afbaac4117396304cb94b5.png

Johnson - Melhor guarda-redes da 2ª liga do ano passado, com melhor classificação média e menos golos sofridos. Opção lógica para ser o nosso nº1, não vejo downgrade para o Kameni, que se reformou.
Ndlovu - Segue para mais uma época de suplente, sem perspectivas de minutos de jogo. 

DEFESAS

defesas.thumb.png.6f41a32ee6f62c11e9155cced608bafa.png

Baldé - Contratação tipo 3, vem pela parte física. É um cavalo no corredor, pode ser muito útil naquelas subidas de apoio ao extremo. Não vem para titular, para já, mas terá muito tempo de jogo.
Mukumela - Dos que me acompanha desde o início e sempre a titular. Parte no mesmo lugar esta temporada, mas com o passar da temporada, se Baldé assumir o lugar, virá para o meio, onde tenho alguma falta de opções de forma propositada para contar com ele.
Saal - Erro de casting, confiei nos olheiros aqui. Não passa de uma emergência, não conto usar.

Ngobeni - Jogador de seleção, tipo A claramente. Dispensado pelo crónico campeão Sundowns, assinou a custo zero e acho que tem aquele toque extra para nos elevar a outro patamar.
Cele - Titular no Golden Arrows que desceu de divisão, fui aproveitar aqueles que se acham bons demais para a 2ª liga. Suplente de Ngobeni, tem muita margem de progressão.

Gumede - Na linha de Mukumela, é um guerreiro que continua comigo. Acho-o acima da média, mas não teve a melhor das temporadas e é preciso melhorar. Continua de pedra e cal no onze titular.
Pillay - Central surpresa da 2ª liga o ano passado, acho que é dos que não inventa. Não lhe posso pedir mais a não ser para limpar, mas conto que o saiba fazer muito bem. Os outros à volta que joguem mais bonito, aqui no Pillay conto com simplicidade de processos. 

MÉDIOS

medios.thumb.png.753f885bbc61d3d4ac2dde7db249a7c1.png

Sandro - Contratação tipo C, o valor não mostra todo o jogador que ele é. Falei que precisava de um Kante no miolo mais defensivo e andei o mercado todo à procura dele. Falhei dois alvos antes do Sandro, mas fiquei contente com o que encontrei. Ainda assim, podia ter sido melhor.
Mvala - Salta da época passada com confiança renovada, acho-o muito bom e, apesar de nao ter tido uma boa temporada de estreia, não o quis perder. Era uma opção regular no Sundowns antes de assinar por nós, tem de voltar a esse nível.
Masalesa - Fica como terceira opção desta posição. Faltou-me profundidade o ano passado e nao cometo o mesmo erro duas vezes, portanto conto com mais gente no plantel. Terá menos tempo de jogo, sim, mas o que tiver é para aproveitar.

Koopstadt - Recomendação dos meus olheiros que observaram a 1ª Liga o ano passado e ele esteve em destaque no despromovido CT All Stars, não perdi a oportunidade de contar com ele. Não é incrível mas servirá para os gastos, e tem já experiencia nestas andanças.
Nel - Destaque da 2ª liga, com 12 assistências a partir do meio campo, quis traze-lo com pouca observação. Confesso que esperava um jogador melhor, mas contento-me com ele, tem valor demonstrado dentro das 4 linhas.
Domingo - Vem do ano passado com uma performance acima da média, principalmente numa zona do terreno que sofreu muito. Mantém não só o lugar no plantel, mas também no 11. É muito bom e é aproveitar enquanto podemos.

Sifama - Dispensado do Kaizer Chiefs, clube com outro nome no futebol sul africano, é bastante polivalente. Tem bons atributos quer de extremo quer de nº8, e é com a polivalência que terá mais minutos de jogo.
Marcus - A melhor contratação deste mercado, tipo C, é o melhor do plantel. Tem, a par de Sekgota, a capacidade de fazer a diferença no ultimo terço e servir os avançados com açúcar na bola. Foi o mais caro do mercado, tem esse peso em cima, é preciso ser forte mentalmente.
Freddy - Esteve listado mas ninguém lhe pegou, acaba por ficar. Ajuda na profundidade de plantel que falei acima, ganha pouco, deverá jogar igualmente pouco.

Sekgota - Claro que se mantém aqui, é um craque e tem tudo o que procuro num extremo! Foi um dos destaques da temporada passada, é preciso melhorar o registo, tem de ser para nós um Messi/Ronaldo.
Ngema - Outro que me acompanha desde o dia 1, é um jovem interessante que cumpre quando é chamado: Começa sempre a temporada atrás do seu concorrente direto mas acaba por fazer vários minutos, prova de que é uma alternativa válida ao 11 inicial. Não se desenvolveu muito em termos de atributos, infelizmente, mas está adequado ao que precisamos.

AVANÇADOS 

1200600010_avanados.thumb.png.fe448dfa6c049c6994869ef1ca974635.png

Mkhuma - Jogador de seleção sub-23... Muito prejudicado por ter passado dois meses fora o ano passado, tem muito mais para dar do que aquilo que deu. Joga no apoio do ponta de lança e tem qualidade técnica para ser um complemento muito forte ao Vuka, mas precisa de dar o step up. Relembrar que na primeira temporada acabei por jogar com dois pinheiros na frente, não tem o lugar assegurado.
Rapa - 10 golos na 2ª liga, a ganhar menos de 1k/semana, suplente num ataque bastante completo com outros jogadores. É reserva capaz de fazer alguns golos. 

Letsoalo - Jogador de seleção, 4j 4g, tem atributos fracos mas experiência de 1ª liga. Marcou 11 golos no Royal AM da segunda liga, e marcou 8 há dois anos atrás na 1ª divisão, sabe bem o que tem de fazer aqui quando for chamado a jogar.

Vuka - A estrela do nosso ataque, um autêntico matador de quase 2m que não falha uma bola. Teve uma lesão grave na ultima temporada e mesmo assim limpou prémios ofensivos que nunca mais acaba, e quero que mantenha o nível. Está 100% adaptado ao nosso estilo e super confortável a jogar assim.
Barry - Nova coqueluche ofensiva, parece um Vuka 2.0! Naturalmente a titularidade é do Vuka, mas tenho alguém capaz de fazer golos regularmente além do suspeito do costume. Mais um gigante, quase 1.9m, na mesma onda do Adebayor há dois anos atrás. 

PRÉ-ÉPOCA

preepoca.png.ede2bd60dbc301be27b5575431897f0d.png

Vitórias, golos, robustez defensiva. Tudo preparado para uma temporada de outro nível, com objetivo de lavar a imagem da última temporada. Não houve Taça Top 8 porque basta ler o nome da competição para se perceber o porquê. Seguimos para a conquista da África do Sul!

Next post: Setembro, Outubro e Novembro  

Compartilhar este post

Link para o post

Forma muito inteligente de atacar o mercado, fantástico!

Buscar os melhores da primeira divisão está fora de questão (financeiramente e não querem nada contigo), mas os da segunda é diferente. Fiquei feliz por ver essa abordagem, e a verdade é que na pré-época (apesar de valer o que vale), as coisas estão a funcionar muito bem. Não há o problema de adaptação e são jogadores que funcionam nesse contexto.

Boa sorte para a nova época. Estou entusiasmado. Até porque depois da tempestade vem a bonança!

Compartilhar este post

Link para o post

Mercado seguro e pré-época com bons resultados. Tudo a postos para uma boa época.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...