Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
F. Mota

[FM22] Champion from A to Z

Publicações recomendadas

Equipa lá entrou nos eixos, depois de alguns resultados menos bons...e a nível continental, demolidor.

Compartilhar este post

Link para o post

Derrota complicada na Taça da Liga e que infelizmente já trouxe a eliminação (precoce). Na Taça Nacional tens andado de goleadas e a cumprir por completo com os objetivos previstos.

No campeonato, as cinco primeiras jornadas foram feias e é isso que está a fazer com que ainda estejas na quarta posição. A equipa está a melhorar em termos de resultados e será uma questão de tempo até chegares ao poleiro. Vamos Pirates!!!

Compartilhar este post

Link para o post

11-0 😁

Não conheço muito desse campeonato, como acredito que a maioria também não, só ouvi falar precisamente do Orlando Pirates, do Sundowns e do Kaizer Chiefs - e não foi por causa da banda -, mas acredito que assim que a equipa estabilize e assuma os processos, o que parece já estar a acontecer nessa sequência de vitórias, vás limpar isso.

Editado por Black Hawk

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bettencourt, Em 17/11/2022 at 18:03:

O inicio complicou um pouco as coisas.

Mas é o 4º ano e está na altura de passar para a letra B! 

Tou fartinho da letra A 🤣 quero limpar asap!

Citação de cadete, Em 17/11/2022 at 18:59:

Equipa lá entrou nos eixos, depois de alguns resultados menos bons...e a nível continental, demolidor.

A ver se dá para aguentar o ritmo internamente e aproveitar o momentum!

Citação de Burkina2008, Em 18/11/2022 at 18:18:

Depois de alguns jogos menos bons, ja estas nos eixos! Agora e manter!

É isso!

Citação de Martini Branco, Em 19/11/2022 at 07:31:

Derrota complicada na Taça da Liga e que infelizmente já trouxe a eliminação (precoce). Na Taça Nacional tens andado de goleadas e a cumprir por completo com os objetivos previstos.

No campeonato, as cinco primeiras jornadas foram feias e é isso que está a fazer com que ainda estejas na quarta posição. A equipa está a melhorar em termos de resultados e será uma questão de tempo até chegares ao poleiro. Vamos Pirates!!!

Tranquilo com a eliminação, dá mais tempo para o principal objetivo. Agora temos menos uma desculpa para nao chegar la ao topo!

Citação de Black Hawk, Em 19/11/2022 at 22:51:

11-0 😁

Não conheço muito desse campeonato, como acredito que a maioria também não, só ouvi falar precisamente do Orlando Pirates, do Sundowns e do Kaizer Chiefs - e não foi por causa da banda -, mas acredito que assim que a equipa estabilize e assuma os processos, o que parece já estar a acontecer nessa sequência de vitórias, vás limpar isso.

Tem mais qualidade do que esperava, confesso, mas o fosso do primeiro para os restantes é muito grande. Até equilibra no inicio ma depois o Sundowns arranca e adeus a todos... É uma luta complicada, mas a ver se dá para levar para os últimos rounds.

image.png.2e24ec4f045d6b23789fd1698fd5ddf4.png

DEZEMBRO, JANEIRO, E FEVEREIRO: PRIMEIRA LIGA 

jogosliga.png.9f4df3e7b10fc5133120966bf9301c9d.png

A boa forma evidenciada na ultima atualização continuou por aqui, com muitas vitórias. Estamos em grande forma, a marcar bem e a defender também bastante bem, gosto de ver a equipa a conceder poucas oportunidades. Contra o Swallows, como percebem pelos dias entre jogos, sofremos bastante de cansaço, mas ainda assim deu para levar a vitória. Claro que temos o jogo da praxe, que exploro mais abaixo, que nos levou ao tapete, mas rapidamente nos levantámos. Nem a derrota nem a pausa que se seguiu (que nos costumava assombrar noutras temporadas no Marumo) abalou a equipa, que voltou às vitórias logo que recomeçou a competição.  
Ortiz está em grande forma, depois de um período de adaptação, e marca em quase todos os jogos! Nota ainda para o mercado de transferencias, onde nao houve movimentações no nosso plantel. 

SUNDOWNS vs PIRATES 

sundowns.png.779093bef0f6b2b445b309ab9d414e9b.png 

Confesso que entrei no jogo muito confiante. Estávamos em grande forma, limpávamos tudo e tínhamos tido 11 dias de descanso para preparar o jogo. Era o momento ideal para os enfrentar e encurtar distâncias, mostrando também que estamos aqui para ser campeões. O jogo até foi qb equilibrado, com maior pendor para eles, mas onde poderíamos facilmente ter pontuado (15 remates vs 14 nossos), mas eles foram muito mais eficazes e, dos 5 à baliza, meteram 3. Nós nos nossos 6 não conseguimos bater o redes do Sundowns. Duro golpe que, felizmente, nao abalou a equipa, mas deixou-nos atrasados na luta pelo titulo. 

DEZEMBRO, JANEIRO E FEVEREIRO: TAÇA DAS CONFEDERAÇÕES AFRICANAS 

jogosconfed.png.3f5927b3cc1a614f4daf304afd878a9b.png

Ultrapassada a eliminatoria com o Kamsar, entrámos na fase de grupos e temos um grupo acessível, como seria de esperar. A outra equipa contra a qual ainda não jogámos é o Nasarawa, da Nigéria. Tivemos, para já, dois jogos, com duas vitórias mais suadas do que seria de esperar. Ainda assim, estamos com a liderança isolada e, portanto, tudo dentro dos conformes.    

DEZEMBRO, JANEIRO E FEVEREIRO: TAÇAS INTERNAS   

1413174258_jogostaa.png.99c65e57d749496eb50e1c514acc779b.png

Jogo contra um adversário bastante acessível e tornámos as coisas complicadas, com muitos falhanços à frente da baliza. Apesar dos 22 remates, 11 deles enquadrados, e apenas 1 do adversário, demorámos 84min para furar a defensiva do Summerfield, equipa amadora da 3ª divisão. Tive de recorrer à artilharia pesada, com Mendieta a assistir Ortiz para o golo da vitória. Next! 

CLASSIFICAÇÕESclassliga.thumb.png.424b925b500688bf448af3af593a745d.png

Tudo em aberto, porque o Sundowns perdeu logo depois de nos ganhar, e nós não mais vacilámos. Aproveitou o Amazulu para se afastar e estamos, neste momento, a 5 pontos da liderança. Continuamos em grande forma e acredito que lá chegaremos!

classconfed.thumb.png.a05541f2fd480be79ce546a3e8b8175c.png

Nada de estranho, está encaminhado mas nao está fechado. Seriedade máxima para garantir asap a qualificação e poder gerir o físico dos jogadores depois.

Next post: Março, Abril e Maio  

Compartilhar este post

Link para o post

Bom ritmo e derrota apenas com candidato ao título, numa corrida que está a aquecer e da qual fazes parte. A nível continental, entraste bem e com seriedade.

Compartilhar este post

Link para o post

Finalmente, um clube onde consegues estar firme e forte nas taças!!! Tens feito um percurso como deve de sere creio que até poderás ambicionar em vencê-la. No campeonato, a equipa viveu um período de 6 jogos excelentes nos sete que foram disputados durante esta série... Derrota pesada com os Sundowns (contra quem mais poderia ou haveria de ser), e de resto, a equipa teve um nível muito alto e venceu de forma autoritária. Eu acredito no título 😄

Na Liga dos Campeões, é como tu dizes... Será necessário saber gerir e não perder o primeiro lugar!

Compartilhar este post

Link para o post

Carai, não exageraste no que me respondeste sobre o Sundowns 😅

Para a frente é o caminho, isso é uma maratona e não um sprint. Ganhando os teus jogos, eles hão de perder pontos algures.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de cadete, Em 24/11/2022 at 09:37:

Bom ritmo e derrota apenas com candidato ao título, numa corrida que está a aquecer e da qual fazes parte. A nível continental, entraste bem e com seriedade.

Vai ser mesmo até ao fim!

Citação de Burkina2008, Em 24/11/2022 at 18:21:

Bom ritmo mas essas derrotas contra adversarios directos nao podem acontecer!

São de outro nivel... eu bem tento há demasiadas épocas encurtar as distancias... 

Citação de José Armando, Em 24/11/2022 at 18:34:

Ainda está tudo em aberto, mas tens de começar a apertar se ainda queres conquistar o caneco este ano!

Yup, temos de dar o salto! Não basta ganhar aos mais fracos.    

Citação de Martini Branco, Em 24/11/2022 at 20:17:

Finalmente, um clube onde consegues estar firme e forte nas taças!!! Tens feito um percurso como deve de sere creio que até poderás ambicionar em vencê-la. No campeonato, a equipa viveu um período de 6 jogos excelentes nos sete que foram disputados durante esta série... Derrota pesada com os Sundowns (contra quem mais poderia ou haveria de ser), e de resto, a equipa teve um nível muito alto e venceu de forma autoritária. Eu acredito no título 😄

Na Liga dos Campeões, é como tu dizes... Será necessário saber gerir e não perder o primeiro lugar!

Nos Pirates é finalmente possível destronar o Sundowns! Não sera fácil, mas... 

As outras competições, honestamente, são secundárias. Mas, se vierem para o museu, não me oponho!

Citação de Black Hawk, Em 26/11/2022 at 17:44:

Carai, não exageraste no que me respondeste sobre o Sundowns 😅

Para a frente é o caminho, isso é uma maratona e não um sprint. Ganhando os teus jogos, eles hão de perder pontos algures.

Yup, told you... são absurdos, irritantes, enfim, tudo o que possas imaginar. 

MARÇO, ABRIL E MAIO: PRIMEIRA LIGA 

1040109923_Capturadeecr2022-11-30s01_37_32.png.ed4ccd4d287c861c5bffd24abbd44707.png 

Serie longa de jogos em apenas três meses (onde ainda incluímos taças nacionais e internacionais), e onde ficámos sem o Ortiz (dá para perceber, pelos marcadores, em que jogo...) por lesão. Ainda assim, a equipa deu uma boa resposta, pese embora tenhamos vacilado demasiado em Abril (2 derrotas, 1 empate, 2 vitórias). Faltou alguma estaleca nestes jogos, e já sabemos bem como é o Sundowns. Falando neles, devolvemos a chapada e demos 3-0 - pena que já valesse de nada o jogo, como verão abaixo.  

MARUMO vs PIRATES 
381897698_Capturadeecr2022-11-30s01_40_29.png.34a21e855ad99f89ab4e96af1994eb81.png

Regresso a uma casa bastante conhecida, fomos lá em má forma, confesso. E essa má forma continuou, com muito desperdício da nossa parte e muito cinismo do Marumo na hora de atacar. Sofremos num lance absurdo, numa tabelinha básica entre o extremo e o avançado (curiosamente, ambos contratados por mim) em que toda a defesa sobe para pressionar o avançado... Sekgota ficou isolado e nao falhou.  

PIRATES vs SUNDOWNS 
507760081_Capturadeecr2022-11-30s01_40_38.png.0fd215daf1696a052b6ccdb783e4c25c.png

Que vitória tão...  azeda. Verdade que conseguimos vingar o que se tinha passado há uns meses atrás, fazendo o mesmo resultado, mas também é verdade que o fizemos frente ao já coroado campeão. Ou seja, valeu de nada além da massagem no ego, porque relembrou-nos que o objetivo de ser campeão tinha sido falhado. Os adeptos mereceram o resultado, compareceram 25k (em 40k possíveis) num jogo para preencher calendário. Brilhou Lorch através do corredor direito, algo pouco usual (costuma ocupar o lado esquerdo), mas que teve de ser devido à onda de lesões que nos assolou. Este jogo ganha contornos ainda menos felizes porque foi a seguir ao jogo que destaco da Taça das Confederações.   

AMAZULU vs PIRATES 
376485232_Capturadeecr2022-11-30s01_40_44.png.8845462552db5509f706729091eb9772.png

Jogo fundamental e muito complicado, 2º contra 3º, separados por 1 ponto, que ainda poderiam cair para 4º porque o Sekhukhune estava a espreitar. Estávamos em grande forma e foi com naturalidade que em 10min marcámos 2 golos e nos pusemos numa ótima posição para gerir a partida. Tudo ficou mais fácil com o autogolo a meio da primeira parte, dando um inesperado 0-3 ao intervalo! Resultado mentiroso, já que o Amazulu equilibrou depois do segundo golo sofrido, mas que nos permitiu ter uma segunda parte calma e com bola. Defesa de ferro a nossa, que aguentou a investida adversária, e segundo lugar garantido - o Amazulu ainda caiu para 4º, como vao ver na classificação. 

MARÇO, ABRIL E MAIO: TAÇAS INTERNAS

1782800614_Capturadeecr2022-11-30s01_50_51.png.bde18f46bda641b8e57c1f8a498d929e.png

Eliminação precoce frente a um adversário acessível. Jogo com pouca história, procurei rodar um pouco a equipa e fomos com 0-0 ate aos 90min. Carregámos o jogo todo, verdade, mas pouco assertivos na hora de finalizar, acabando por ser Moremi a quebrar esta barreira do Maritzburg. Tudo parecia alinhado para passarmos, mas aos 117 e aos 121 veio o impensável: dois remates à nossa baliza, os únicos durante os 121min, e dois golos improváveis. Ficámos, assim, de fora de uma competição que acabou por ser ganha pelo Sundowns frente a um adversário da segunda divisão.    

MARÇO, ABRIL E MAIO: TAÇAS DAS CONFEDERAÇÕES AFRICANAS

894273226_Capturadeecr2022-11-30s01_54_32.png.72996a78b8b2e9b16498a871f9944a95.png

Percurso imaculado até à final, a minha primeira em 4 anos a treinar. Pelo caminho ficou um grupo acessível no qual facilitámos e tivemos de suar no ultimo jogo (a derrota deixar-nos-ia de fora), uma eliminatória na qual facilitámos e confiámos nos penaltis, e, por fim, uma meia-final onde nos valeu, na segunda mão, duas expulsões do adversário. Portanto, como dá para perceber, a final seria um jogo para jogar mal e ganhar, certo? Certo? Pois... 

PIRATES vs MC ALGER 
16396774_Capturadeecr2022-11-30s01_58_18.png.eb4857bc0f38a22c8dbfe2961f49bf56.png

Até mostro assim, para se ter noção do que foi o jogo. Posse de bola passiva do MC Alger, ataques perigosos do nosso lado, desconcentrações em momentos-chave da nossa defesa que permitiram a dupla Esso-Belkheir sentenciar o jogo. Uma bola metida no meio dos centrais, à entrada da área, outra bola metida entre o central e o lateral, à entrada da área. A sério, como é que não se defende o espaço de dentro e fica-se a marcar o extremo por fora?? Enfim, final injusta mas que mete justiça no nosso trajeto sortudo até a este jogo decisivo. Espero voltar a este tipo de jogos e de ambiente (67.5k pessoas, 100% de ocupação!)  

CLASSIFICAÇÃO
449842025_Capturadeecr2022-11-30s02_02_58.thumb.png.8f303885597f183f7ce3c2704c61b2b1.png

Fomos os primeiros dos últimos. O gap para o Sundowns reduziu, mas foi um campeonato muito interessante, os empates acabaram por desempatar isto. Mostrámos que dá para lhes ganhar, não são imbatíveis, e só temos de fazer ligeiramente melhor. Mas é possível!
Houve sempre 4 equipas no topo, depois existiu uma feroz luta a meio da tabela e, não menos excitante, os últimos 5 ficaram separados por 1 ponto! Está cada vez mais perto o título, para o ano estaremos cá para o conquistar!

Batemos o pior recorde possível de bater: fomos a equipa que fez mais pontos sem conseguir sem campeão na história do campeonato sul-africano. Que consolo... Ofori bateu o recorde de jogos sem sofrer golos, foram 19 em 30 sem sofrer, mas que deu apenas para ser o segundo guarda-redes do ano (Domingo conseguiu o terceiro lugar na eleição de melhor médio do campeonato). Peprah ganhou o golo do ano. Eu fui o terceiro melhor treinador da temporada, atrás do do Sundowns e do Chippa Utd. Metemos 3 jogadores no 11 do ano, com Mthethwa na defesa, Lorch no meio campo e Peprah na frente de ataque. Falta aqui Ortiz, que, mesmo falhando 3 meses de competição, fez 14 golos no campeonato.    

Houve eleições no clube, um novo rumo que me quer à frente da equipa. Talvez este refresh na direção seja o trigger final para os destronar!

Next post: Análise ao plantel   

Editado por F. Mota
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Um refresh para acabares com a letra A de uma vez por todas!

Mas mesmo assim, foste a Champions Africana e só perdeste na final, bem derrota que custa a engolir, mas para o ano voltas mais forte. O importante é acabar com a letra A.

Compartilhar este post

Link para o post

Sundowns continua a dominar, numa época do quase. Depois tiveste quase a erguer a competição continental e ainda és eliminado da Taça nacional.

Compartilhar este post

Link para o post

Foi uma época do quase mas que se pode perceber os erros para não se voltar a cometer os mesmos.

Compartilhar este post

Link para o post

Porra isso ta mesmo complicado para finalizar a letra A. Vamos la ver se na proxima epoca!

Compartilhar este post

Link para o post

Os 3x0 ao Sundowns, no meu entender, mostram que o futuro poderá ser risonho e que o campeonato poderá começar a cair para os teus lados. O que seria excelente. Faltou um pouco de estaleca à tua equipa durante toda a temporada, sobretudo em momentos capitais. Foi isso que acabou por premeditar uma diferença pontual que para mim é bem maior do que a real diferença da tua equipa com a deles (Sundowns). Faço-me entender?

Na Taça foi pena caires com aquela derrota por 2x1 perante o Maritzburg Utd... Mas é o que é...

Na Liga dos Campeões, tiveste uma vida fácil ao longo da fase de grupos e isso permitiu-te chegar com toda a naturalidade à fase a eliminar. Aí foste assertivo e passo a passo, conseguiste chegar até à final. As finais são para vencer... O jogar (propriamente falando) de pouco interessa... Infelizmente! Pois dominaste o Alger... A derrota é de uma injustiça tremenda, mas o futebol é mesmo assim!

Compartilhar este post

Link para o post

Em termos de primeira liga há ai excelentes indicações. A equipa teve um excelente periodo e começas a mostrar que podes perfeitamente chegar ao titulo num futuro recente. Quando a taça africana... I fell you.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bettencourt, Em 30/11/2022 at 03:21:

Um refresh para acabares com a letra A de uma vez por todas!

Mas mesmo assim, foste a Champions Africana e só perdeste na final, bem derrota que custa a engolir, mas para o ano voltas mais forte. O importante é acabar com a letra A.

Tou farto desta letra 😂 mas é como diz o mundialmente famoso ditado: à quinta é de vez!

Nao foi Champions, foi a Liga Europa do burgo. Champions estaremos na próxima temporada. 

Citação de cadete, Em 30/11/2022 at 09:23:

Sundowns continua a dominar, numa época do quase. Depois tiveste quase a erguer a competição continental e ainda és eliminado da Taça nacional.

Os gajos sao irritantes, e depois armam-se em Bayern: ao longo do ano vao caçar os melhores jogadores e/ou as melhores promessas do campeonato local. Limpam a concorrência comprando-a. Tenho evitado qualquer negocio com eles.

Citação de Banks29, Em 30/11/2022 at 10:30:

Foi uma época do quase mas que se pode perceber os erros para não se voltar a cometer os mesmos.

A ver o que o próximo ano nos reserva!

Citação de Burkina2008, Em 30/11/2022 at 18:35:

Porra isso ta mesmo complicado para finalizar a letra A. Vamos la ver se na proxima epoca!

Ja pensei mudar de país, mantendo-me na letra A. Mas estou na segunda melhor equipa do país, deveria ser capaz de o fazer aqui. 

Citação de Martini Branco, há 23 horas:

Os 3x0 ao Sundowns, no meu entender, mostram que o futuro poderá ser risonho e que o campeonato poderá começar a cair para os teus lados. O que seria excelente. Faltou um pouco de estaleca à tua equipa durante toda a temporada, sobretudo em momentos capitais. Foi isso que acabou por premeditar uma diferença pontual que para mim é bem maior do que a real diferença da tua equipa com a deles (Sundowns). Faço-me entender?

Na Taça foi pena caires com aquela derrota por 2x1 perante o Maritzburg Utd... Mas é o que é...

Na Liga dos Campeões, tiveste uma vida fácil ao longo da fase de grupos e isso permitiu-te chegar com toda a naturalidade à fase a eliminar. Aí foste assertivo e passo a passo, conseguiste chegar até à final. As finais são para vencer... O jogar (propriamente falando) de pouco interessa... Infelizmente! Pois dominaste o Alger... A derrota é de uma injustiça tremenda, mas o futebol é mesmo assim!

Falta-me isso mesmo, estaleca. Porque contra o Sundowns o saldo foi nulo, mas depois eu escorrego mais do que eles... não posso falhar, não dá para ser passivo em jogo algum.

Nao foi Champions, foi Liga Europa, mas sim, isto é para ganhar e nao para jogar. Quero lá saber de chegar a finais, quero é ganha-las. Fartinho de ser o primeiro dos últimos, 3 anos em 4 a ser segundo classificado, finais perdidas este ano... já chega, é desta! 

Citação de Maffu, há 3 horas:

Em termos de primeira liga há ai excelentes indicações. A equipa teve um excelente periodo e começas a mostrar que podes perfeitamente chegar ao titulo num futuro recente. Quando a taça africana... I fell you.

Vai ser já no proximo ano, tou com a fé! Claro que ainda não avancei 1 dia no mercado de transferencias, porque isto pode mudar muito o meu mood 😅

______________________________________________________________________________________

ANÁLISE AO PLANTEL 

GUARDA-REDES
1709565982_Capturadeecr2022-11-30s02_08_28.thumb.png.0c813e26ca83eef3bccd1a43f6d94fc6.png

Titularidade indiscutível do Ofori, e não desiludiu em nada. Foi o segundo melhor redes do campeonato, esteve 19 jogos sem sofrer golos. Nada a apontar aqui. Sithole suplente satisfeito, como diz ali.

DEFESAS
1843097669_Capturadeecr2022-11-30s02_08_42.thumb.png.fb236d2f4cdd098f4116bdde408cba8a.png

Muita rotação na defesa, porque houve muitos jogos e demasiadas oscilações de performance.

No lado direito, rodámos muito entre Samaké, Kekana e Lebepe. O jovem de 18 anos (Lebepe) não estava planeado ter tanto tempo de jogo, mas evoluiu bastante bem durante a temporada e não comprometeu. Os outros dois também deram perninhas a central, mas as atuações a LD foram muito equiparadas. 

No lado esquerdo, tivemos Mohamme como principal opção. Já na apresentação do plantel falei que era curto mas não arranjei melhor, as suas exibições deram-me razão. Muito limitado na maioria dos momentos do jogo, acabou por melhorar na reta final da temporada mas não chega para darmos o salto que queremos dar. Makhubele, jovem de 17 anos, foi o seu suplente e notou-se a juventude, mas deposito muitas esperanças nele.

No centro da defesa, foi Mthethwa e Mahlangu as nossas principais opções. Ambos seguros, sem serem fantásticos, a cumprirem o que quero dos meus centrais: simplicidade de processos e deixar a construção para os do meio campo.

MÉDIOS  
1995912029_Capturadeecr2022-11-30s02_09_10.thumb.png.c4d98e4253b40ed6a49ccbf5fbd8c8b9.png

Print extenso pela filtragem do FM, mas vou deixar os que jogaram na frente para a análise dos avançados. No meio campo houve destaques claros e défices evidentes, numa área do campo onde é fundamental sermos os mais fortes.

No duplo pivot tivemos a ser muito utilizado Zuke (no papel mais defensivo) e Mosele (no papel mais ofensivo). Foram a nossa dupla de eleição, sendo que Makaringe jogava bastante também, dependendo do que o jogo pedia: é um jogador mais ofensivo que Zuke e era usado em jogos de domínio territorial e muito pendor ofensivo nosso. Billiat foi um jogador a menos, apesar das boas notas, tendo sido um reserva.

No vértice ofensivo do nosso triângulo central, a estrela da companhia foi Domingo. Veio comigo do Marumo e mostrou o porquê de ter feito o esforço para ca vir parar, jogou muito e fez jogar muito. Foi indiscutível e beneficiou de uma fraca concorrência de Manning e Mdantsane, dois elementos muito abaixo do que se exige no Pirates.

AVANÇADOS
1925934157_Capturadeecr2022-11-30s02_09_43.thumb.png.65f60082a325e135c8c8dc176213346c.png

Muito poder de fogo, tendo sido uma época muito produtiva dos nossos jogadores mais ofensivos. 

No lado direito, a surpresa foi Zungu (ver no print dos médios), com 14 golos e 8 assistências. Foi fundamental a certa altura, com golos em jogos seguidos que nos deram valiosos pontos. A sua principal ameaça foi a rotação de Lorch, de quem falo no lado esquerdo.

Ora, no tal lado esquerdo a titularidade foi... de ninguém. Lorch, Moremi e Mendieta fizeram números muito bons e foram rodando consoante a necessidade e forma do momento. Lorch ainda jogou muito no lado direito, mas Mendieta e Moremi fixaram-se na ala canhota. Adoro o Mendieta, é dos mais bem pagos do plantel, mas demorou muito a arrancar, chegando a ser considerado flop. Acabou a calar os críticos todos e fazer 7 golos e 10 assistências.

No centro do ataque, o destaque natural vai para Ortiz! É o nosso homem-golo que, infelizmente, teve uma lesão gravíssima de 3 meses e ficou arredado das decisões finais. Fez 17 golos em 23 jogos, mas nos quais foi titular em apenas 13 (tal como Mendieta, demorou a arrancar). Se tem ficado livre de lesões... era uma temporada de sonho. Peprah foi o seu suplente e soube assumir a titularidade, fazendo os mesmos 17 golos que Ortiz. É bastante mais perdulário, falha muito, mas é um belo jogador, disso não há duvida, ao ponto de ser pretendido pelo Sundowns. Mokhehle, o nosso terceiro jovem integrado na equipa A, teve números muito bons, maioritariamente na Taça das Confederações.  

Foi uma boa temporada, não há duvida. Mas é preciso mais! Vamos atacar o mercado e trazer mais qualidade para as opções do 11, entrando com mais jovens para compor o resto do plantel. Um pouco à imagem daquilo que o Bayern faz, com sucesso.

Next post: Mercado de transferências e pré-época   

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

A nível geral o plantel comportou-se bastante bem mas defensivamente nota-se que é preciso alguns ajustes

Compartilhar este post

Link para o post

A época correu, globalmente bem... Mais do que isso, há indicadores de que as coisas podem começar a cair para o teu lado. Existem uma série de jogadores que obtiveram números e registos interessantes na época transata. Estou curioso para ver se irás manter a base de trabalho para a próxima época, ou se por contrário existirão muitas entradas e saídas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Banks29, Em 02/12/2022 at 10:40:

A nível geral o plantel comportou-se bastante bem mas defensivamente nota-se que é preciso alguns ajustes

Hora de ir ao mercado!

Citação de cadete, Em 02/12/2022 at 14:25:

Nada fácil com esse tubarão mas vamos acreditar. 

Alguma vez terão de cair... 

Citação de Burkina2008, Em 03/12/2022 at 01:23:

Eu acredito que vai ser este ano!

Desta é que é, já diziam os sportinguista 😅 

Citação de Martini Branco, Em 03/12/2022 at 14:57:

A época correu, globalmente bem... Mais do que isso, há indicadores de que as coisas podem começar a cair para o teu lado. Existem uma série de jogadores que obtiveram números e registos interessantes na época transata. Estou curioso para ver se irás manter a base de trabalho para a próxima época, ou se por contrário existirão muitas entradas e saídas.

Vão ser poucos mas importantes ajustes, não vou mudar muito sinceramente. As coisas até correram bem...

image.png.235c6faa174286e230e6ca9f1fb02e42.png

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS E PLANTEL 

image.thumb.png.bc8152cf3d3717c9e9e3b195f8156299.png
image.thumb.png.9df48aa1a7a79c3f92f611b0713bde67.png   

Mercado relativamente calmo, com alguns ajustes tranquilos e um grande investimento. Havia falta de soluções nas laterais e foi por aí que atacámos desde inicio. Depois, um trinco de maior qualidade. E, por fim, fomos ver alguns jovens talentos para ajudar a compor o plantel com futuro (e presente). Contamos ainda com alguns jovens de valor nos sub-21 e sub-19 que poderão ser chamados aqui e ali durante a temporada, mas que evoluirão com as respetivas equipas. 

GUARDA-REDES 

image.thumb.png.bdac09b50645199fa541ba3494c4b14d.png

Ofori: Titular do ano passado, titular deste ano. Dá todas as garantias e não vale a pena inventar muito aqui nem mudar.
Sithole: Suplente que aceita ser suplente, pouca qualidade mas não deverá ser chamado ao campo.

DEFESAS

image.thumb.png.b3c9699ffef982b40f71933207f4352f.png

Lebepe: Apenas 18 anos mas já bastante qualidade, deverá assumir a lateral direita. Mostrou muita maturidade na época passada e faz todo o sentido apostar nele.
Samaké: Excelente opção, muito completo, estará como suplente direto do Lebepe mas dará também uma perna a central. Será, no fundo, o nosso primeiro defesa suplente.

Frosler: Contratação sonante, internacional regular pela África do Sul, estava livre de contrato. Apesar de ser lateral direito de origem, é natural com os dois pés, pelo que será o meu lateral esquerdo titular.
Makhubele: Tal como Lebepe, evoluiu bastante bem durante a temporada passada, mas ainda está demasiado verde para ser titular. É, contudo, suplente de qualidade e terá muitos minutos novamente este ano.

Mthethwa: O nosso xerife há muitos anos, está desde 2015 no clube (apesar de ter empréstimos no meio). É o nosso capitão, dá tudo em campo e é um exemplo nos treinos.
Mahlangu: Dupla acabou por não sofrer alteraçoes de uma época para a outra, apesar de alguma procura nesse sentido. Manter-se-á titular, mas tem Samaké à espreita caso dê algumas casas.  

MÉDIOS

image.thumb.png.9c3b4fc19e43b0f0a82d0b7c11628993.png

Margeman: Novo trator da nossa equipa, veio a custo zero. Mais um internacional sul africano, tem mais qualidade que Zuke (emprestado). É a nossa única opção mais defensiva, porque entraremos nos jogos com maior pendor ofensivo na dupla do meio.

Ngobeni: O ano passado esteve emprestado, este ano assume um lugar no plantel. Mais um jovem de muita qualidade e com um bom futuro pela frente, terá direito a muitos minutos ao longo da temporada no miolo do nosso jogo.
Mosele: Um dos grandes nomes da temporada passada, conseguimos mantê-lo apesar de ter pedido para sair (removeu o pedido de transferencia no final do mercado). É um craque, não há como negar, e será peça-chave este ano.
Appollis: Foi um destaque da primeira liga do ano passado, no SuperSport, tive de abrir um bocado a carteira para o ter. É bastante polivalente, podendo jogar nos dois do meio, no vértice mais avançado do triângulo, ou até encostado ao lado direito do ataque.

Domingo: Continua a ser o nosso criativo, é dono do lugar de nº10 da equipa. Não sei como é que nunca foi chamado à seleção, tem vindo a fazer grandes temporadas comigo (primeiro no Marumo, agora no Pirates). Enfim, mais sobra para mim.
Tariq: A contratação mais cara, praticamente 1M gasto nesta eterna promessa do futebol iraquiano. Tem ótimos pés e está bastante bom mentalmente, podendo fazer a diferença no ultimo terço, mais especificamente no ultimo passe. Falta-lhe finalização, não tem tanto golo como Domingo, mas será muito importante ao longo da época.

AVANÇADOS

image.thumb.png.f8513f0b1e221ee3e3c50f1483438ebc.png

Zungu: Volta a não aparecer na imagem por lapso meu nos filtros, mas será o dono do lado direito do nosso ataque. Foi uma das grandes surpresas na temporada passada e, apesar de não ser um portento fisico, mental ou até técnico, é bastante bom em campo. E é isso que conta no final do dia, o que produzem em campo.
Lorch: Será um polivalente, tal como toda a frente de ataque na verdade, mas é outro que me surpreendeu. Esteve perto de sair, considerei-o dispensável, mas acabou com 13g e 11a, não podia prescindir dos seus serviços. Parte atrás de Zungu.

Mendieta: Depois de ter demorado a arrancar, acabou por ser um grande jogador. Andei muito tempo atrás dele no Marumo, fui buscá-lo mal assinei com o Pirates e conto com a sua qualidade para esta temporada.
Peprah: Deverá andar a rodar entre avançado e extremo. É muito possante mas não é tosco nenhum, e dá muito jeito para atacar os cruzamentos ao segundo poste. A chegada de Kerr tira-lhe um bocado de espaço mas continuará a ser peça fundamental.

Ortiz: O homem-golo do ano passado, espero que tenha uma temporada sem lesões. É muito (muito) bom, faz golos de todo o lado, com qualquer pé, de cabeça... é a grande referencia ofensiva da nossa equipa.
Kerr: Um miúdo que estava livre no mercado, fui atrás dele por ser internacional sub-21 da Escócia, acabou por ser uma grande surpresa. Tem tudo para ser um mega avançado, e consegue já adicionar esta temporada! Suplente direto do Ortiz, contará com muitos minutos. Um verdadeiro achado no mercado.

PRÉ-ÉPOCA

image.png.077e21977af1bbd2d62c9d01ac36e01c.png

Muito positivos ensaios durante praticamente um mês muito intenso! Temos apenas 1 empate a manchar a lista de vitórias! Começámos por vencer o eterno derby contra o Kaizer Chiefs, ganhando pela quarta vez seguida. Jogo de sentido único e vitória mais que justa. Depois, na taça top 8, estamos na final, que será jogada... em outubro. Que non-sense brutal, está fora de ser uma prioridade, mas só na altura saberei quão sério será o meu 11. Será contra o Sundowns e pode ser psicologicamente importante vencer o troféu.  

Next post: Setembro, Outubro e Novembro    

Editado por F. Mota
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que esta época será melhor. Veremos se a minha profecia se concretizará.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...