Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
El Shafto

Akira Toriyama, autor de Dragon Ball, morre aos 68 anos

Publicações recomendadas

Citação

Akira Toriyama, autor da banda desenhada japonesa Dragon Ball, morre aos 68 anos

1890312?tp=UH&db=IMAGENS&type=JPG

Toriyama morreu na passada sexta-feira de um acidente vascular cerebral. Bird Studio, fundado pelo próprio, destaca que o autor “conseguiu manter actividades criativas durante mais de 45 anos”.

“Lamentamos muito informar que o criador de manga [banda desenhada japonesa] Akira Toriyama morreu a 1 de Março”, disse o estúdio Bird Studio, fundado por Toriyama na rede social X (antigo Twitter).

O estúdio lamentou que Toriyama “ainda tivesse vários trabalhos em plena criação com grande entusiasmo. Além disso, tinha muito mais coisas a alcançar”.

O Bird Studio destacou que o autor “conseguiu manter as actividades criativas durante mais de 45 anos”. “Esperamos que o mundo único de criação de Toriyama continue a ser amado por todos durante muito tempo”, acrescentou.

O estúdio explicou que o funeral do autor já decorreu, reservado à família e amigos, e pediu ao público que não envie flores ou outras demonstrações de condolências, de acordo com os desejos de Toriyama.

Nascido em 5 de Abril de 1955 na cidade de Nagoya, no centro do Japão, Toriyama ficou conhecido mundialmente por obras como Dr. Slump e também criou personagens de videojogos como Dragon Quest, Chrono Trigger ou Blue Dragon.

Mas o artista ficou sobretudo ligado à série Dragon Ball, criada em 1984, que narra a vida e as aventuras do prodígio das artes marciais Son Goku desde a infância, vagamente inspirada num romance chinês do século 16.

A banda desenhada vendeu pelo menos 260 milhões de cópias em todo o mundo, de acordo com o portal especializado Mangazenkan, e teve numerosas adaptações para televisão, cinema e videojogos.

A editora Shueisha, dona da revista especializada Shonen Jump, na qual foram publicadas várias obras de Toriyama, publicou uma mensagem de condolências na qual expressou “grande tristeza”.

A Shueisha disse que as séries de Toriyama "cruzaram fronteiras e foram amadas" em todo o mundo, e o estilo do criador influenciou muitos artistas e criadores de banda desenhada.

Também o ilustrador Eiichiro Oda, autor da série de banda desenhada One Piece e com quem Toriyama tinha trabalhado recentemente na história Cross Epoch, lamentou a morte do artista. “Ensinou-nos que o manga torna muitas coisas possíveis e fez-nos sonhar em poder ir aos seus universos. Foi como ver um herói que ia à frente dos demais”, disse Oda, em comunicado.

• Triste 18

Compartilhar este post

Link para o post

Foi a primeira vez que uma "celebridade" me fez ficar com os olhos cheios de lágrimas com a sua morte...

Que descanse em paz, obrigado por tudo e até um dia ❤️

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho ali o disco externo com todos os episódios do Dragon Ball e Dragon Ball Z. Vai ficar em incubação até o meu filho ter 6 anos, e depois vamos entrar juntos no mundo mágico que esse rapaz me proporcionou em 1995.

• Like 12

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 1 hora:

Tenho ali o disco externo com todos os episódios do Dragon Ball e Dragon Ball Z. Vai ficar em incubação até o meu filho ter 6 anos, e depois vamos entrar juntos no mundo mágico que esse rapaz me proporcionou em 1995.

Há uns anos, quando saiu o jogo do Dragon Ball Z Kakarot, o Japão teve uma publicidade que captura perfeitamente o sentimento:

(tem legendas do Youtube)

Não só isso, como o @Sandes. mencionou, e bem, no tópico dos RPGs, apesar de Dragon Ball ser o fenómeno global que criou, não se fica por aí, tendo tido excelentes contribuições para jogos do género, com as participações em Dragon Quest, talvez o maior franchise do género no Japão, e Chrono Trigger, largamente aceite como um dos melhores jogos de sempre.

Ficámos mesmo mais pobres.

• Like 8

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 21 minutos:

ser-lhe-ei sempre grato pela minha infância

Entre o Toryima e aquelas artistas do Sexy Hot como farias a classificação em termos de posição? 

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 3 horas:

Vendes cópias? 😁
Se alguém tiver alguma dica de onde posso arranjar que partilhe sff.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Bela ideia. vou acrescentar à minha lista para fazer nos próximos 6 a 8 anos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 15 minutos:

Bela ideia. vou acrescentar à minha lista para fazer nos próximos 6 a 8 anos.

Duvido que encontres com dobragem em Açoriano 

• Like 7
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Também vias pela TV Galiza?

Chegava a casa e ia para o quarto ver o Dragon Ball. Estava sempre ansioso quando chegava a altura dos torneios que faziam. (torneios onde lutavam as personagens)

Os que mais gostei de ver, depois foi o Tsubasa e os Cavaleiros do Zodiaco. E não esqueço nunca o Tom Sawyer, Era uma vez a vida a Fábulas da Floresta Verde.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, há 1 hora:

Duvido que encontres com dobragem em Açoriano 

Citação de Diogo_CFB, há 45 minutos:

Também vias pela TV Galiza?

Chegava a casa e ia para o quarto ver o Dragon Ball. Estava sempre ansioso quando chegava a altura dos torneios que faziam. (torneios onde lutavam as personagens)

Os que mais gostei de ver, depois foi o Tsubasa e os Cavaleiros do Zodiaco. E não esqueço nunca o Tom Sawyer, Era uma vez a vida a Fábulas da Floresta Verde.

Adorava

• Like 1
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 2 horas:

Entre o Toryima e aquelas artistas do Sexy Hot como farias a classificação em termos de posição? 

não, não. Infância! 

A malta do Canal 18 - que aproveito para saudar - foram importantes mas já mais tarde, já na adolescência.

• Haha 4

Compartilhar este post

Link para o post

Esta bateu forte... Completamente inesperado, com tanto ainda para dar. Resta agradecer do fundo do coração pela obra mais marcante da minha infância (a par de Pokémon). Só quem viveu nos anos 90 sabe bem o frenezim que Dragon Ball causou por cá, parávamos todos para ver aqueles 20 minutos. Obrigado ❤️

Citação de El Shafto, há 4 horas:

Há uns anos, quando saiu o jogo do Dragon Ball Z Kakarot, o Japão teve uma publicidade que captura perfeitamente o sentimento:

(tem legendas do Youtube)

Não só isso, como o @Sandes. mencionou, e bem, no tópico dos RPGs, apesar de Dragon Ball ser o fenómeno global que criou, não se fica por aí, tendo tido excelentes contribuições para jogos do género, com as participações em Dragon Quest, talvez o maior franchise do género no Japão, e Chrono Trigger, largamente aceite como um dos melhores jogos de sempre.

Ficámos mesmo mais pobres.

Não conhecia essa pub, brutal.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Diogo_CFB, há 2 horas:

Chegava a casa e ia para o quarto ver o Dragon Ball.

???

Tu vias Dragon Ball aos 35 anos? Ou os rumores da tua veterania são exagerados?

• Haha 3

Compartilhar este post

Link para o post

Foi só treinar com o King Kai, não foi? 🥺

Citação de IlidioMA, Agora:

???

Ele tinha que estar atento ao que os netos andavam a ver.

• Like 3
  • Haha 4

Compartilhar este post

Link para o post

Foi pioneiro de um género de ficção (banda desenhada e consequente desenho animado) que, na altura, atingiu um sucesso de tais proporções épicas que foi fenómeno no mundo inteiro e ainda hoje continua a ser adorado e influenciador.

No mundo ocidental, foi uma lufada de ar fresco face à nossa animação, que por altura do Dragon Ball Z já era maioritariamente dirigida apenas a crianças. Não que alguma vez tenha sido uma história com temáticas profundas, mas a conjugação de emoções fortes, comédia, tragédia, superação e ação foi uma receita revolucionária para a época e é natural que tenha agarrado toda a gente, de todas as idades.

Também foi, provavelmente, uma novidade ocidental em termos de formato, em contraste com as temporadas sazonais curtas e episódios desconectados de cá. Dezenas e mesmo centenas de longos episódios, com uma progressão de enredo linear em que íamos acompanhando a evolução de todos os personagens ao longo dos anos. Como se fosse uma série televisiva de life action.

Foi uma série que não se escondeu de abordar o desconforto e o negativo. Mostrou-nos temas e cenas de moralidade mais ambígua, histórias de redenção, injustiças, ou mesmo cair em desgraça. Assuntos que, provavelmente, agradavam menos aos adultos da altura que nós, crianças e adolescentes, que assistíssemos. Mas também foi por isso que teve esse sucesso estrondoso. Mesmo sendo tudo ficção, com aliens e cheio de elementos sobrenaturais, a maioria das pessoas que assistia era capaz de se rever nas imperfeições e nas dificuldades dentro daquele mundo, características que são tão reais e humanas. E, talvez mais que isso, na esperança e no esforço de prevalecer.

Vai ficar para a história enquanto este planeta ainda cá estiver. Não é qualquer pessoa que possa dizer que deu alegria ao mundo inteiro. Até breve, Akira 😢 e obrigado por momentos como este:

• Like 10

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 41 minutos:

???

Ainda estavas longe de imaginar que ia passar na tv portuguesa, e eu já assistia na TV Galiza 😎

Xabarin Club. Saudades

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Diogo_CFB, há 2 minutos:

Ainda estavas longe de imaginar que ia passar na tv portuguesa, e eu já assistia na TV Galiza 😎

Xabarin Club. Saudades

Perguntaste-me lá em cima se via na TV Galiza. Não. Começou a passar na SIC em 1995 daí eu ter referido o ano.

Tenho quase a certeza que vi o primeiro episódio, a SIC já estava a anunciar o anime há muito tempo.

Antes do Dragon Ball dava uns desenhos animados à mesma hora altamente, mas não me recordo do nome.

E na TVI tinhas um programa em que tu é que ligavas para lá a escolher que desenhos animados deviam passar a seguir.

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda hoje vejo dragon ball z e penso que o verdadeiro dragon ball morreu no final do z.

Akira Toriyama, a tua criação foi um amigo imaginário durante muitos anos. Fosse em dias bons ou maus, lá estavas.

A tua imaginação guardou um lugar muito querido em muitos miúdos do mundo. O meu muito obrigado por tudo. As palavras não chegam para retribuir a felicidade que me deste

Se calhar, a melhor maneira de retribuir é mesmo mostrar old dragon ball aos mais novos.

Muito obrigado 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hououin Kyouma, há 5 horas:

Foi pioneiro de um género de ficção (banda desenhada e consequente desenho animado) que, na altura, atingiu um sucesso de tais proporções épicas que foi fenómeno no mundo inteiro e ainda hoje continua a ser adorado e influenciador.

No mundo ocidental, foi uma lufada de ar fresco face à nossa animação, que por altura do Dragon Ball Z já era maioritariamente dirigida apenas a crianças. Não que alguma vez tenha sido uma história com temáticas profundas, mas a conjugação de emoções fortes, comédia, tragédia, superação e ação foi uma receita revolucionária para a época e é natural que tenha agarrado toda a gente, de todas as idades.

Também foi, provavelmente, uma novidade ocidental em termos de formato, em contraste com as temporadas sazonais curtas e episódios desconectados de cá. Dezenas e mesmo centenas de longos episódios, com uma progressão de enredo linear em que íamos acompanhando a evolução de todos os personagens ao longo dos anos. Como se fosse uma série televisiva de life action.

Foi uma série que não se escondeu de abordar o desconforto e o negativo. Mostrou-nos temas e cenas de moralidade mais ambígua, histórias de redenção, injustiças, ou mesmo cair em desgraça. Assuntos que, provavelmente, agradavam menos aos adultos da altura que nós, crianças e adolescentes, que assistíssemos. Mas também foi por isso que teve esse sucesso estrondoso. Mesmo sendo tudo ficção, com aliens e cheio de elementos sobrenaturais, a maioria das pessoas que assistia era capaz de se rever nas imperfeições e nas dificuldades dentro daquele mundo, características que são tão reais e humanas. E, talvez mais que isso, na esperança e no esforço de prevalecer.

Vai ficar para a história enquanto este planeta ainda cá estiver. Não é qualquer pessoa que possa dizer que deu alegria ao mundo inteiro. Até breve, Akira 😢 e obrigado por momentos como este:

essa imagem é um das minhas capas do telemóvel 😆

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de DS7, há 10 minutos:

essa imagem é um das minhas capas do telemóvel 😆

Ainda hoje volta e meio o meu wallpaper do PC é o Vegeta...
Ainda hoje vou acompanhando o Manga...

Aos 35 anos.

Podia dizer que hoje morreu um bocadinho da infância de todos nós, mas não seria verdade.
O que Akira Toriyama criou será eterno, só me resta agradecer.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...