Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fns

[FC Porto] Futebol 24/25

Publicações recomendadas

Citação de fns, há 1 hora:

O Borges fez essa posição porque o João Mário está castigado. Próximo jogo, se o Martim ainda estiver indisponível, jogará lá o João Mário.

Na frente fica a dúvida. Ou joga Namaso, Mora e Samu ou não sei mesmo. O William não me parece de todo um jogador para fazer a função do Pepê com o Anselmi. É um gajo muito de linha. Continuo a achar que com 3 centrais dava para ser ele o ala esquerdo em vez do Moura. Veremos.

Parece-me é que funcionaria às mil maravilhas num 4-4-2, como o Quenda habitualmente joga no Sporting com o Rui Borges ou como um Di Maria nos tempos do JJ.

Neste sistema do Anselmi vai acabar por sair prejudicado porque não o vejo a render metade se tiver no outro corredor, metido mais por dentro, e mesmo no papel do Mouro vai sentir dificuldades, pelo menos numa 1ª fase.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Boitswana , há 3 minutos:

Deu para perceber nos poucos minutos que teve em campo que se sente bem mais confortável à esquerda. Acaba por ser uma lufada de ar fresco, ver um extremo a jogar bem no "seu corredor" e não esta obsessão por jogar no corredor contrário ao seu melhor pé. É algo praticamente em vias de extinção.

O Borges tb demonstrou que pode ser bem mais útil como ala direito do que no papel de extremo/avançado interior. Sinceramente não me importava nada de abdicar do J. Mário no final da época por 10-12M€ e permanecer com o Gonçalo como backup do Martim.

Lampião blasfémico.

• Triste 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jardel_, Agora:

Eu cá preferia abdicar do João Mário por 10M/12M, abdicar do Borges por 7M/8M e ir buscar um novo jogador...

Eu prefiro baixar expectativas porque se tivesse que apostar ao dia de hoje apostava que ambos continuarão no plantel na próxima época.

Compartilhar este post

Link para o post

O Gonçalo Borges dado era caro. O gajo nem no Farense que tem como extremos o Marco Matias e o Rony Lopes, era titular.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu percebo a ideia do @Boitswana , também acho (ou achava) que o Gonçalo faria um melhor papel a ala do que médio ofensivo/extremo. Mas isto simplesmente porque ele não tem jogo interior e acaba por deixar o ala empancado na linha, o que é um problema quando tens o João Mário que só serve para cruzar e no resto é fraco.

A verdade é que o Gonçalo passou ao lado do jogo como ala, se calhar é melhor assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Já não tenho idade para gajos que rematam e cruzam sem ver primeiro para onde vão mandar a bola.

• Like 1
  • Concordo! 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Boitswana , há 2 horas:

Deu para perceber nos poucos minutos que teve em campo que se sente bem mais confortável à esquerda. Acaba por ser uma lufada de ar fresco, ver um extremo a jogar bem no "seu corredor" e não esta obsessão por jogar no corredor contrário ao seu melhor pé. É algo praticamente em vias de extinção.

O Borges tb demonstrou que pode ser bem mais útil como ala direito do que no papel de extremo/avançado interior. Sinceramente não me importava nada de abdicar do J. Mário no final da época por 10-12M€ e permanecer com o Gonçalo como backup do Martim.

Está em vias de extinção porque agora usam-se os laterais a atacar por dentro. Eu pessoalmente não tenho problemas com isso desde que a equipa funcione como um todo.

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje estive a seguir com um bocado de atenção o jogo do Real no Anoeta e o Arda Guler ainda está muito verdinho e algo desligado da equipa. Com as alternativas que eles têm no plantel, sobretudo o Brahim Diaz que ocupa basicamente os mesmos espaços e já nem ele consegue ser titular, não me admirava que daqui por uns meses encontrassem uma solução para o miúdo turco.

Servir de barriga de aluguer não me agrada mas se os moldes forem vantajosos pode ser mais uma solução a manter debaixo d'olho. 

Citação de Mica, há 8 horas:

Está em vias de extinção porque agora usam-se os laterais a atacar por dentro. Eu pessoalmente não tenho problemas com isso desde que a equipa funcione como um todo.

Sim, o que eu pretendi dizer é que hoje em dia é muito raro ver um extremo puro, à antiga. Ou tens os alas a oferecer largura total no corredor, em equipas que jogam com 3 centrais, ou tens os chamados avançados interiores, muitas vezes até com criativos a partir dos corredores laterais, ou em último caso tens gajos mais verticais e de 1x1 mas que tb jogam tendencialmente com o pé trocado.

Um extremo à Atsu já é pouco comum ver e sinto falta de alguém que simplifique um pouco mais o jogo e que por vezes se limite a correr em frente e a ir à linha de fundo cruzar. O futebol é simples, para quê complicar? Este miúdo brasileiro parece ter grande critério a partir da esquerda.

Editado por Boitswana

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Boitswana , há 34 minutos:

Um extremo à Atsu já é pouco comum ver e sinto falta de alguém que simplifique um pouco mais o jogo e que por vezes se limite a correr em frente e a ir à linha de fundo cruzar.

Gonçalo Borges, "com todo o respeito" pelo Sporting, atira: «Estamos muito  confiantes» - FC Porto - Jornal Record

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Boitswana, há 9 horas:

Hoje estive a seguir com um bocado de atenção o jogo do Real no Anoeta e o Arda Guler ainda está muito verdinho e algo desligado da equipa. Com as alternativas que eles têm no plantel, sobretudo o Brahim Diaz que ocupa basicamente os mesmos espaços e já nem ele consegue ser titular, não me admirava que daqui por uns meses encontrassem uma solução para o miúdo turco.

Servir de barriga de aluguer não me agrada mas se os moldes forem vantajosos pode ser mais uma solução a manter debaixo d'olho. 

Sim, o que eu pretendi dizer é que hoje em dia é muito raro ver um extremo puro, à antiga. Ou tens os alas a oferecer largura total no corredor, em equipas que jogam com 3 centrais, ou tens os chamados avançados interiores, muitas vezes até com criativos a partir dos corredores laterais, ou em último caso tens gajos mais verticais e de 1x1 mas que tb jogam tendencialmente com o pé trocado.

Um extremo à Atsu já é pouco comum ver e sinto falta de alguém que simplifique um pouco mais o jogo e que por vezes se limite a correr em frente e a ir à linha de fundo cruzar. O futebol é simples, para quê complicar? Este miúdo brasileiro parece ter grande critério a partir da esquerda.

Pensei que estavas a dizer que os extremos a jogar do lado oposto é que estavam em vias de extinção, o que em alguns casos é suportado pelos laterais que vem para dentro, algo que o SC fez com a sociedade Wendell/Galeno, p.e.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

A bater na mesma tecla do que já escrevi: Moura e J. Mário como centrais e oferecer as alas ao Borges e William, terceiro central Pérez / Varela, têm boa visão de jogo, de passe, sabem pautar o ritmo e a equipa pode variar entre construção a 3 ou formar um quadrado entre os 2 centrais, o líbero e um dos médios (o que tem vindo a ficar mais vulgarmente conhecido como "The Magic Box"), o que permite libertar os restantes 6, com posicionamentos mais profundos para evitar a pressão do adversário.

É particularmente grave: a) os índices emocionais, psicológicos, dos jogadores estão em baixo, o que afeta a confiança ao nível dos posicionamentos, do passe, da decisão; b) falta muita movimentação sem bola aos médios e alas ou, como facilmente se tem constatado em vários jogos, a saída de bola pela linha de 3 centrais é facilmente anulada pela pressão do adversário, tendo como consequência "o chutão" para o avançado que nunca consegue explorar a profundidade e joga constantemente de costas para a baliza adversária, sem apoios. Muito por causa da alínea a) não acho que seja tanto falta de qualidade dos jogadores, mas muito de falta de confiança e há muitos exemplos de equipas com rendimento alto fora do que seria expectável, precisamente pelo alto nível de confiança.

Vejo muito de Girona da época passada no Anselmi.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de MichaelAndrews, há 4 minutos:

A bater na mesma tecla do que já escrevi: Moura e J. Mário como centrais e oferecer as alas ao Borges e William, terceiro central Pérez / Varela, têm boa visão de jogo, de passe, sabem pautar o ritmo e a equipa pode variar entre construção a 3 ou formar um quadrado entre os 2 centrais, o líbero e um dos médios (o que tem vindo a ficar mais vulgarmente conhecido como "The Magic Box"), o que permite libertar os restantes 6, com posicionamentos mais profundos para evitar a pressão do adversário.

É particularmente grave: a) os índices emocionais, psicológicos, dos jogadores estão em baixo, o que afeta a confiança ao nível dos posicionamentos, do passe, da decisão; b) falta muita movimentação sem bola aos médios e alas ou, como facilmente se tem constatado em vários jogos, a saída de bola pela linha de 3 centrais é facilmente anulada pela pressão do adversário, tendo como consequência "o chutão" para o avançado que nunca consegue explorar a profundidade e joga constantemente de costas para a baliza adversária, sem apoios. Muito por causa da alínea a) não acho que seja tanto falta de qualidade dos jogadores, mas muito de falta de confiança e há muitos exemplos de equipas com rendimento alto fora do que seria expectável, precisamente pelo alto nível de confiança.

O do Besiktas certo? Cruzes credo.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de MichaelAndrews, há 5 minutos:

A bater na mesma tecla do que já escrevi: Moura e J. Mário como centrais e oferecer as alas ao Borges e William, terceiro central Pérez / Varela

Que equipa na europa joga assim? Apenas com um central de raiz?

Se o João já mete casas na lateral nem quero imaginar como central.

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 2 minutos:

E quantos exemplos há de jogadores que originalmente eram uma coisa de raiz e são trabalhados para serem outra?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de MichaelAndrews, há 5 minutos:

E quantos exemplos há de jogadores que originalmente eram uma coisa de raiz e são trabalhados para serem outra?

O João Mário era extremo, por ex. Não serviu como extremo, não serve para lateral. Literalmente, não serve para nada dentro de um campo de futebol.

Compartilhar este post

Link para o post

João Mário a central, mais vale dar as luvas de guarda redes ao Samu.

• Like 4
  • Haha 5

Compartilhar este post

Link para o post

Não percebo esta necessidade de inventar. O que nós precisamos é de aumentar de qualidade individual, não é de pôr laterais a centrais ou extremos a defesas direitos ..

• Concordo! 5

Compartilhar este post

Link para o post

Colocar um lateral como central, é idêntico a colocar um médio no meio de dois centrais. Mas é preciso olhar às características do lateral, o João Mário não tem características para isso, o Moura, o Martim e o Zaidu, podem ter.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de MichaelAndrews, há 20 minutos:

O que estás a propor é adaptar um gajo que era extremo de raiz e que é péssimo a defender a central. 

Isso nem no FM resultaria.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de MichaelAndrews, há 43 minutos:

Por mim podes escrever uma tese de doutoramento com isso, no papel parece giro. Desde que não se use o FC Porto para esse tipo de invenções (como se as atuais já não estivessem a por em causa um lugar no top 3)

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de MichaelAndrews, há 55 minutos:

Faltou-te uns dinossauros nessa história mas está giro. 

O Miles postou isto ?

Compartilhar este post

Link para o post

Mete muita piada isto de "Ahhh o Anselmi não conhece os jogadores, mas eu conheço e bem!!" 
E colocam laterais a defesas centrais, gajos parados há mais de 1 ano a titulares indiscutíveis, jogadores que jogam bem do lado esquerdo no lado direito só porque sim.
A equipa técnica tem dados que ninguém tem, tanto físicos, como psicológicos como o mais importante: Saber que jogador encaixará melhor no plano de jogo preparado.
A acrescentar a tudo isto ainda temos as ideias de termos que voltar para a tática anterior porque essa é que dava bons resultados, não se bateram recordes com 60 anos nem nada. 
Não me refiro só aqui, mas esta semana tem sido um horror ler posts de páginas dedicadas ao clube: a tática está toda mal, os jogadores não servem para esta tática e só servem para 433, mas quando estávamos em 433 deveríamos de jogar é com 3+2 defesas porque não temos plantel para 433. 

Esperem só pelo sábado e pela vitória sem contestação 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 hora:

Um central? Ele começaria com zero centrais de raiz.

Eu até acho boa ideia, mas só se for com o Otávio e o Zé Pedro a extremos.

Este Porto faz-me lembrar muito a CDR da Pedra Mourinha da época passada.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de doncorleone, há 1 hora:

Colocar um lateral como central, é idêntico a colocar um médio no meio de dois centrais. Mas é preciso olhar às características do lateral, o João Mário não tem características para isso, o Moura, o Martim e o Zaidu, podem ter.

O Zaidu?

Compartilhar este post

Link para o post

João Mário central, Zaidu jogar sequer, Gonçalo Borges a ala...se calhar nós adeptos merecemos os resultados desportivos que temos.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...