Quan Chi Publicado Abril 6 Citação de migxstoper, há 42 minutos: Tenho ideia que os adeptos do Porto sempre (não só esta época) viram a Liga Europa como uma competição secundária. Sem qualquer dúvida. A Liga Europa é uma competição em que nunca deveríamos participar. Claro que é para ganhar, porque por conceito todos os jogos são para ganhar num clube com este nível de exigência, mas o campeonato é mil vezes mais importante. Compartilhar este post Link para o post
pedritsh Publicado Abril 6 Citação de Quan Chi, há 2 minutos: Sem qualquer dúvida. A Liga Europa é uma competição em que nunca deveríamos participar. Claro que é para ganhar, porque por conceito todos os jogos são para ganhar num clube com este nível de exigência, mas o campeonato é mil vezes mais importante. @Descartes de que faz o Porto grande? São os campeonatos ou as competições europeias? Compartilhar este post Link para o post
Banks29 Publicado Abril 6 Já voltamos a conversa de desistir de uma das competições ? Que crl. Somos portistas ou somos ratos crl ? Obrigatório vencer tudo que der. Neste momento e até a liga tomar uma decisão que por este caminho tal como todas as outras só lá para agosto, temos 5 pontos de avanço no campeonato e é com eles que temos de ter em conta até o jogo ser resolvido. Na quinta é entrar e vencer. Volto a repetir o que disse quando jogamos com eles na fase de grupos, temos mais do que obrigação de vencer estes cansados do Nottingham. Se já vão com a ideia, o campeonato é mais importante, então f*da-se que para o ano se ande a jogar com os sub-15 na Champions, o importante é dar o litro no campeonato do totobola. Quero a 3 Liga Europa que posso ver ao vivo! Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado Abril 6 Citação de Quan Chi, há 14 minutos: Sem qualquer dúvida. A Liga Europa é uma competição em que nunca deveríamos participar. Claro que é para ganhar, porque por conceito todos os jogos são para ganhar num clube com este nível de exigência, mas o campeonato é mil vezes mais importante. Mas não achas que jogando a liga Europa o porto tem a "obrigação" de a ganhar? Pergunto mesmo sem malícia, apenas acho estranho que se desvalorize assim tanto. Se, por exemplo, esta época tivessem no lugar do Benfica ou do Sporting no campeonato a abordagem seria igual? Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado Abril 6 Citação de pedritsh, há 16 minutos: @Descartes de que faz o Porto grande? São os campeonatos ou as competições europeias? Considerar "Liga Europa" como sinónimo de "competições europeias" é um esticão valente. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado Abril 6 Citação de pedritsh, há 12 minutos: @Descartes de que faz o Porto grande? São os campeonatos ou as competições europeias? Depende. Há 3 formas de analisar essa questão. Se for um adepto portista, não sei bem. Acho que depende do que está a ser debatido. Já os ouvi, orgulhosos, a dizer que são os máiores porque têm mais títulos internacionais do que os outros clubes portugueses todos juntos e também já os ouvi dizer que as competições europeias não interessam para nada. Se for um adepto do futebol português (onde me incluo) é unânime dizer-se que as conquistas europeias são mais relevantes para atestar a grandeza do clube. Se for um adepto de futebol de Badajoz para lá nem há discussão. Pelos títulos nacionais o Porto teria tanto prestígio como um Ludogorets. Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado Abril 6 (editado) Citação de Sandes., há 11 minutos: Mas não achas que jogando a liga Europa o porto tem a "obrigação" de a ganhar? Pergunto mesmo sem malícia, apenas acho estranho que se desvalorize assim tanto. Se, por exemplo, esta época tivessem no lugar do Benfica ou do Sporting no campeonato a abordagem seria igual? Tenta colocar-te no lugar de alguém que passou a infância, adolescência, e parte da vida adulta adepto de um clube recordista de participações na Liga dos Campeões. E que em vários desses anos o desafio não era chegar ou não aos oitavos, era perceber se conseguíamos evitar um colosso inglês na fase de grupos para podermos discutir o 1º lugar. Neste contexto, jogar na Liga Europa é uma vergonha, um embaraço. Sei que transparece muita arrogância, mas é a verdade, fui mal habituado. Sinto-me envergonhado por já estarmos na 2ª época do novo formato da Champions e nós ainda nem termos metido lá os pés. Não é digno de um clube da nossa grandeza. E em cima disto ainda tenho que ver o meu clube a fazer más exibições na Liga Europa contra clubes de terceira ou quarta linha europeia (não falo apenas desta época). Só aumenta ainda mais a vergonha e a azia. Mas respondendo diretamente à tua pergunta, até posso considerar que temos obrigação de ganhar a competição e simultaneamente considerar que o campeonato é muito mais importante. Nas épocas em que os clubes ingleses ainda não queriam saber disto, teríamos obrigação de chegar até aos quartos ou às meias a rodar metade do onze em todos os jogos. Aliás, a época do AVB foi muito por aí, salvo erro rodava sempre 1 central, lateral, médio e extremo em todos os jogos até perto das últimas fases. No contexto atual, não exijo tanto, mas exijo por exemplo que disputemos a eliminatória com o Nottingham até ao último minuto, mesmo rodando 6, 7, 8 titulares em ambos os jogos. Editado Abril 6 por Quan Chi 1 Compartilhar este post Link para o post
pedritsh Publicado Abril 6 Citação de Quan Chi, há 2 minutos: Tenta colocar-te no lugar de alguém que passou a infância, adolescência, e parte da vida adulta adepto de um clube recordista de participações na Liga dos Campeões. E que em vários desses anos o desafio não era chegar ou não aos oitavos, era perceber se conseguíamos evitar um colosso inglês na fase de grupos para podermos discutir o 1º lugar. Neste contexto, jogar na Liga Europa é uma vergonha, um embaraço. Sei que transparece muita arrogância, mas é a verdade, fui mal habituado. Sinto-me envergonhado por já estarmos na 2ª época do novo formato da Champions e nós ainda nem termos metido lá os pés. Não é digno de um clube da nossa grandeza. E em cima disto ainda tenho que ver o meu clube a fazer más exibições na Liga Europa contra clubes de terceira ou quarta linha europeia (não falo apenas desta época). Só aumenta ainda mais a vergonha e a azia. Percebo-te mas sinto o contrário, tenho vontade de vencer as três competições como em 2010/11 e jogar a Supertaça Europeia em Agosto para tentar vencê-la de novo. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado Abril 6 Citação de Quan Chi, há 9 minutos: Tenta colocar-te no lugar de alguém que passou a infância, adolescência, e parte da vida adulta adepto de um clube recordista de participações na Liga dos Campeões. E que em vários desses anos o desafio não era chegar ou não aos oitavos, era perceber se conseguíamos evitar um colosso inglês na fase de grupos para podermos discutir o 1º lugar. Neste contexto, jogar na Liga Europa é uma vergonha, um embaraço. Sei que transparece muita arrogância, mas é a verdade, fui mal habituado. Sinto-me envergonhado por já estarmos na 2ª época do novo formato da Champions e nós ainda nem termos metido lá os pés. Não é digno de um clube da nossa grandeza. E em cima disto ainda tenho que ver o meu clube a fazer más exibições na Liga Europa contra clubes de terceira ou quarta linha europeia (não falo apenas desta época). Só aumenta ainda mais a vergonha e a azia. Belos tempos em que um 3º lugar no campeonato abria as portas da Champions. Tivessem todos menos vergonha e mais competência quando jogam nas competições secundárias da UEFA e, digo eu, poderíamos ter um acumulado de pontos no ranking da UEFA suficiente para não nos preocuparmos em descer ao 7º lugar. Há 1 ano, houve um Presidente de um dos três maiores clubes portugueses que lançou uma pedrada no charco com estas declarações: "Quero relembrar que estamos sob a ameaça do futebol belga, o melhor ano da Holanda no coeficiente do ranking da UEFA, mas a Bélgica continua a somar pontos e a realidade é que se calhar em breve estamos mesmo destinados à Liga Conferência, que se calhar é o que merecemos" Hoje ele já não tem esse discurso. E há adeptos desse clube a dizer que têm vergonha de jogar na Liga Europa. 1 Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado Abril 6 (editado) Citação de Descartes, há 9 minutos: Belos tempos em que um 3º lugar no campeonato abria as portas da Champions. Tivessem todos menos vergonha e mais competência quando jogam nas competições secundárias da UEFA e, digo eu, poderíamos ter um acumulado de pontos no ranking da UEFA suficiente para não nos preocuparmos em descer ao 7º lugar. Há 1 ano, houve um Presidente de um dos três maiores clubes portugueses que lançou uma pedrada no charco com estas declarações: "Quero relembrar que estamos sob a ameaça do futebol belga, o melhor ano da Holanda no coeficiente do ranking da UEFA, mas a Bélgica continua a somar pontos e a realidade é que se calhar em breve estamos mesmo destinados à Liga Conferência, que se calhar é o que merecemos" Hoje ele já não tem esse discurso. E há adeptos desse clube a dizer que têm vergonha de jogar na Liga Europa. Provavelmente não me expliquei bem, até porque estou 100% de acordo com a opinião que expressas no 1º parágrafo. Considerar que o campeonato é mil vezes mais importante que a Liga Europa, ou que a Liga dos Campeões é muito mais prestigiante que a Liga Europa, não torna desculpável as tristes figuras que o meu clube tem feito nas últimas 3 ou 4 vezes que meteu os pés na Liga Europa (não tão más na época atual). E digo isto caso se rode metade da equipa, caso se use sempre o "melhor 11" (seja lá o que isso for) até à exaustão, como fazia o Conceição, ou caso se levasse a equipa B. Editado Abril 6 por Quan Chi Compartilhar este post Link para o post
pedritsh Publicado Abril 7 Citação de Quan Chi, há 18 minutos: E digo isto caso se rode metade da equipa, caso se use sempre o "melhor 11" (seja lá o que isso for) até à exaustão, como fazia o Conceição, ou caso se levasse a equipa B. O problema dessas épocas e maior parte dos treinadores é rodarem a equipa à toa sem conjugar as peças. Uma de várias que me ficou atravessada foi esta: Em casa na 1ª mão perdemos no Dragão com o onze teoricamente titular e que podíamos perfeitamente discutir a elimatória contra um péssimo Lyon que andava em 8º na Ligue 1. Mas não, na 2ª mão apresentamos esta vergonha de onze em que até empatamos o jogo. O mítico Bruno Costa. Depois, nessa mesma eliminatória, o Braga elimina o Monaco que ficou em 3º no campeonato. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado Abril 7 Citação de Quan Chi, há 18 minutos: Provavelmente não me expliquei bem, até porque estou 100% de acordo com a opinião que expressas no 1º parágrafo. Considerar que o campeonato é mil vezes mais importante que a Liga Europa, ou que a Liga dos Campeões é muito mais prestigiante que a Liga Europa, não torna desculpável as tristes figuras que o meu clube tem feito nas últimas 3 ou 4 vezes que meteu os pés na Liga Europa (não tão más na época atual). E digo isto caso se rode metade da equipa, caso se use sempre o "melhor 11" (seja lá o que isso for) até à exaustão, como fazia o Conceição, ou caso se levasse a equipa B. Que a Liga dos Campeões é muito mais prestigiante (e rentável) do que a Liga Europa é de La Palisse. Por isso é que me espanto quando noto que os clubes portugueses (em particular os Grandes) por vezes desvalorizam as oportunidades de melhorar as suas próprias condições de a disputar. Há 3 formas de aceder à Champions e por vezes parece que os clubes (e, em particular, os seus adeptos) só conhecem e apostam numa delas: o campeonato nacional. Apostar na conquista da Liga Europa (que dá acesso direto à Champions)? É melhor não, porque o que importa é o campeonato. Apostar na conquista do maior número de pontos possíveis para o ranking para gerar mais entradas na Champions por via do campeonato? É melhor não, porque o que importa é o campeonato. E depois acontece, conjunturalmente, uma situação em que um dos Grandes vê o acesso à Champions vedado porque o 7º lugar só dá 2 entradas (e uma delas não é certa). Nestes 2 anos aconteceu ao Porto. Compartilhar este post Link para o post
Boitswana Publicado Abril 7 (editado) Citação de Jimpo, há 3 horas: A preferência pelo campeonato em vez da Europa League é só pela porcentagem de sucesso? Ou seja, têm 90% de certeza que estão mais perto de ganhar o campeonato em comparação com a liga Europa que ainda pode acontecer muita coisa e portanto é melhor dar tudo no campeonato? É que em termos de prestígio assinava já o Sporting ganhar a liga Europa (caso lá estivesse) e ficar em segundo no campeonato. Em Setembro os adeptos por essa europa fora já ninguém se lembra quem ganhou o campeonato em Portugal, a Liga Europa ainda fica na memória pelo menos um ano e para os adeptos do clube ainda fica mais tempo. Realisticamente é muito mais provável vencermos o campeonato quando o lideramos à entrada das últimas 6 jornadas e só defrontamos equipas do top-10 para baixo, à exceção do Estoril que será já o próximo adversário e em teoria o osso mais duro de roer. Na Liga Europa apanhamos um Nottingham com o qual já perdemos esta época e na eliminatória seguinte provavelmente cruzamos com o Aston Villa, treinado por aquele que é tão só o papa Liga Europas. O grau de dificuldade é incomparável. Isso não quer dizer que abdiquemos de lutar pela Liga Europa mas o foco tem que estar nas competições internas (ainda há uma 2ª mão da Taça para disputar em breve). É preciso gerir a equipa de forma inteligente e como tal as expectativas nos jogos europeus têm que ser ajustadas. Há mais fatores a pesar, no entanto. Os avançados atuais são fraquíssimos e para o campeonato, por exemplo, cada um deles só tem um golo marcado desde a lesão do Samu, há sensivelmente 2 meses. Isso nem para consumo interno é suficiente quanto mais para ter grandes ambições na Europa, perante adversários de outro valia. Infelizmente o contexto atual não permite grandes ilusões e seria um soco no estômago ver o campeonato escapar depois de o liderarmos desde a 1ª jornada, basicamente, e com tanto match point desperdiçado pelo caminho. EDIT: O facto de não sermos campeões desde 21/22 também pesa e muito no consciente dos Portistas, claro está. Editado Abril 7 por Boitswana Compartilhar este post Link para o post
pedritsh Publicado Abril 7 (editado) Citação de Descartes, há 5 minutos: Que a Liga dos Campeões é muito mais prestigiante (e rentável) do que a Liga Europa é de La Palisse. Por isso é que me espanto quando noto que os clubes portugueses (em particular os Grandes) por vezes desvalorizam as oportunidades de melhorar as suas próprias condições de a disputar. Há 3 formas de aceder à Champions e por vezes parece que os clubes (e, em particular, os seus adeptos) só conhecem e apostam numa delas: o campeonato nacional. Apostar na conquista da Liga Europa (que dá acesso direto à Champions)? É melhor não, porque o que importa é o campeonato. Apostar na conquista do maior número de pontos possíveis para o ranking para gerar mais entradas na Champions por via do campeonato? É melhor não, porque o que importa é o campeonato. E depois acontece, conjunturalmente, uma situação em que um dos Grandes vê o acesso à Champions vedado porque o 7º lugar só dá 2 entradas (e uma delas não é certa). Nestes 2 anos aconteceu ao Porto. E depois é: temos de vencer o campeonato porque não somos campeões há uns anos. Depois temos de ser bi para marcar uma posição. Depois fazer o tri para voltar a repetir algo que não é feito há anos. Tentamos o tetra... e perdemos. Acontece. Bem, será que agora as competições europeias vão ter importância? Não, porque temos de reconquistar o campeonato. Ora fds. Editado Abril 7 por pedritsh Compartilhar este post Link para o post
Faustino Asprilla Publicado Abril 7 A palermice de escrever o nome do clube com letra pequena 😂 Grande emigras 👏 Compartilhar este post Link para o post
Su1 Publicado Abril 7 Se o Farioli perde esta merda, ainda vamos ter o Arsenal a bater à porta. Entra na filosofia de ganhar tudo até Fevereiro. Puta de azia. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado Abril 7 Citação de Faustino Asprilla, há 1 hora: A palermice de escrever o nome do clube com letra pequena 😂 Grande emigras 👏 Só para tirar os fantasminhas da tua cabeça, só o faço porque é o que o teclado automático me dá e não me apetece estar sempre a corrigir. Pensava que isso era óbvio, mas pronto Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado Abril 7 Citação de pedritsh, há 7 horas: O problema dessas épocas e maior parte dos treinadores é rodarem a equipa à toa sem conjugar as peças. Uma de várias que me ficou atravessada foi esta: Em casa na 1ª mão perdemos no Dragão com o onze teoricamente titular e que podíamos perfeitamente discutir a elimatória contra um péssimo Lyon que andava em 8º na Ligue 1. Mas não, na 2ª mão apresentamos esta vergonha de onze em que até empatamos o jogo. O mítico Bruno Costa. Depois, nessa mesma eliminatória, o Braga elimina o Monaco que ficou em 3º no campeonato. Tenho ideia que com o Conceição era muito comum jogarmos com o 11 base e não jogarmos nada de jeito. Lembro-me de um jogo com o Rangers. Citação de pedritsh, há 7 horas: E depois é: temos de vencer o campeonato porque não somos campeões há uns anos. Depois temos de ser bi para marcar uma posição. Depois fazer o tri para voltar a repetir algo que não é feito há anos. Tentamos o tetra... e perdemos. Acontece. Bem, será que agora as competições europeias vão ter importância? Não, porque temos de reconquistar o campeonato. Ora fds. Estás outra vez a misturar Liga Europa e competições europeias. A partir do 2°ano do teu exercício já estaríamos na Champions, e aí o que observámos muitas vezes no passado foi a rotação no campeonato para privilegiar a Champions. Compartilhar este post Link para o post
Ricagale Publicado Abril 7 Citação de Jamarcus, há 10 horas: Tem a ver com o contexto, também. O FCP não é campeão há 4 anos, o que é quase recorde nas últimas décadas. Este é um dos principais motivos pelo qual encaro a Liga Europa como um extra este ano. Num Porto que para mim seria normal, e com o qual cresci, a ganhar 3 em 4 (ou 5 em 5, ao invés de 1 em 4), não hesitava em apostar as fichas todas na Liga Europa e ficar em 2º no campeonato. Por muito importante que seja o campeonato (que é), conquistar uma competição europeia é de outra tarimba, mesmo que seja a Liga Europa (não incluo aqui a Conference). Aliás, acho que 90% ou mais dos portistas dirão que os anos mais memoráveis de Porto serão aqueles que incluem uma conquista europeia. No entanto, o contexto deste Porto é muito diferente. Estamos a construir algo, sente-se que as coisas estão a ser bem feitas para trazer de volta o velho Porto, e por isso, neste momento, até para cimentar esse processo, é muito mais importante vencer o campeonato (e conseguir o apuramento para a Champions e €€) do que apostar também na Liga Europa e acabar por ficar sem nenhuma delas. 6 Compartilhar este post Link para o post
La Flame Publicado Abril 7 Citação de Ricagale, há 1 hora: Este é um dos principais motivos pelo qual encaro a Liga Europa como um extra este ano. Num Porto que para mim seria normal, e com o qual cresci, a ganhar 3 em 4 (ou 5 em 5, ao invés de 1 em 4), não hesitava em apostar as fichas todas na Liga Europa e ficar em 2º no campeonato. Por muito importante que seja o campeonato (que é), conquistar uma competição europeia é de outra tarimba, mesmo que seja a Liga Europa (não incluo aqui a Conference). Aliás, acho que 90% ou mais dos portistas dirão que os anos mais memoráveis de Porto serão aqueles que incluem uma conquista europeia. No entanto, o contexto deste Porto é muito diferente. Estamos a construir algo, sente-se que as coisas estão a ser bem feitas para trazer de volta o velho Porto, e por isso, neste momento, até para cimentar esse processo, é muito mais importante vencer o campeonato (e conseguir o apuramento para a Champions e €€) do que apostar também na Liga Europa e acabar por ficar sem nenhuma delas. Não discordando em absolutamente nada disto, creio que ao mesmo tempo poderá ter efeitos negativos no grupo se aberta ou semiabertamente se decidir apostar tudo numa competição em detrimento da outra. Acho que o risco de passar a mensagem errada é bastante alto. É ir indo a jogo e ver o que dá. Sem maior compromisso do que aquele simples e básico de ganhar um jogo de cada vez, independentemente do adversário e da competição. Compartilhar este post Link para o post
Coke Publicado Abril 7 Tendo em conta o contexto do clube, 3 épocas sem conquistar a liga, parece-me óbvio que o mais importante é voltar a conquistar o campeonato e isso tem de ser a prioridade além de que concordo que não temos plantel para as duas competições. Não consigo é aceitar a desvalorização que algumas pessoas (não estou criticar especificamente alguém) fazem à Liga Europa. Para mim isso é "cagar" na história do clube que já conquistamos 2 vezes a competição e quando queremos vangloriamo-nos disso perante outros. E, opinião pessoal, prefiro todos os dias conquistar a Liga Europa do que atingir os oitavos ou quartos da Champions. Porque vou me sempre lembrar das conquistas europeias e não de que fomos aos oitavos ou aos quartos da Champions Compartilhar este post Link para o post
Thierry Henry Publicado Abril 7 Citação de La Flame, há 48 minutos: Não discordando em absolutamente nada disto, creio que ao mesmo tempo poderá ter efeitos negativos no grupo se aberta ou semiabertamente se decidir apostar tudo numa competição em detrimento da outra. Acho que o risco de passar a mensagem errada é bastante alto. Até agora não acho que isso tenha acontecido e essa aposta clara no campeonato parece-me evidente. Compartilhar este post Link para o post
La Flame Publicado Abril 7 Citação de Thierry Henry, Agora: Até agora não acho que isso tenha acontecido e essa aposta clara no campeonato parece-me evidente. Sim, eu estou a falar daqui para a frente quando confrontados com o cenário pós Famalicão e essa eventual necessidade de o fazer de forma ainda mais vincada. É disso que tenho receio. Compartilhar este post Link para o post
Thierry Henry Publicado Abril 7 Citação de La Flame, Agora: Sim, eu estou a falar daqui para a frente quando confrontados com o cenário pós Famalicão e essa eventual necessidade de o fazer de forma ainda mais vincada. É disso que tenho receio. Ainda mais vincada do que rodar 8 jogadores de uma assentada? Não dá para ser muito mais vincado do que isso, diria. 😄 Compartilhar este post Link para o post
JP_ Publicado Abril 7 Imaginem se não tivéssemos contratado 4 jogadores no marcado de inverno! Íamos rodar como?! Tinha de ser mesmo com malta da equipa B Compartilhar este post Link para o post