Ir para conteúdo
pedropb13

[Benfica] Futebol 25/26

Deve José Mourinho continuar no Benfica?  

94 votos

1. 1. Deve José Mourinho continuar no Benfica?

• Sim
      34
    • Não
      57
    • NS/NR
      3
  2. 2. Qual deve ser a nacionalidade do próximo treinador?

• Português
      40
    • Estrangeiro
      21
    • NS/NR
      33
  3. 3. Próximo treinador do Benfica

• José Mourinho
      16
    • Marco Silva
      2
    • Rúben Amorim
      34
    • Abel Ferreira
      1
    • Hugo Oliveira
      1
    • César Peixoto
      4
    • Ian Cathro
      2
    • Carlos Vicens
      3
    • Vasco Botelho da Costa
      3
    • Renato Paiva
      2
    • Marcelo Gallardo
      0
    • Gennaro Gattuso
      3
    • Enzo Maresca
      1
    • Xavi
      1
    • Xabi Alonso
      4
    • Iñigo Perez
      1
    • Claudio Giraldez
      1
    • Cesc Fabregas
      4
    • Outro Treinador Português
      0
    • Outro Treinador Estrangeiro
      11

Publicações recomendadas

José Mourinho frente a equipas que competem na UEFA desde que regressou ao SL Benfica:

FC Porto 🟰

Real Madrid

Real Madrid

Real Madrid

Juventus

FC Porto

SC Braga

SC Braga 🟰

Napoli

Sporting 🟰

Ajax

Bayer

Newcastle

FC Porto 🟰

Chelsea

15 jogos = 3 vitórias

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Desses 12 jogos, consigo dizer 4 ou 5 onde merecíamos ter vencido. O problema é que já são demasiados jogos onde se diz "epá, isto podia ter caído para o nosso lado e não caiu". Quando assim o é, começa a ser um padrão e deixa de fazer sentido falar em sorte ou azar. Simplesmente, não somos bons o suficiente em jogos "grandes".

Esta situação, adicionado ao discurso horroroso dele ontem (f*da-se, mas quem é que está preocupado se o Lucho o chamou traidor ou não!?) e sabendo que já não seremos campeões, acho que o Rui Costa devia, desde já, falar com o Mourinho e explicar que o melhor é seguirem caminhos separados na próxima época.

Se fizessem isso, e escolhessem já o novo treinador, planificando imediatamente a época seguinte, se calhar no próximo ano a história seria diferente. Olhando para o histórico, vai ficar tudo igual, o Martinez é despedido, o Mourinho vai para a seleção e começamos a definir dispensas/contratações em julho.

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de totch, há 17 horas:

É muito por aí. E eu sou dos que acredita que muito da falta de rendimento de vários jogadores tem a ver com o mau planeamento e na gestão do onze/identidade de jogo.

Totalmente. E não é, de todo, um problema novo. Curiosamente, é um problema que se arrasta desde que um certo senhor entrou na estrutura para o futebol - talvez 'planear' não seja um conceito para o mesmo.

Citação de kareca, há 17 horas:

Se um jogador para jogar bem precisa das estrelas todas alinhadas, então estamos lixados.

Certo. É aí que se levanta a análise de perfil não só do jogador como também do treinador - não ajuda mudar este último três jornadas decorridas.

Citação de DS7, há 17 horas:

Até pode dar mais mas o que já todos percebemos é que valer quase 30 milhões não vale de certeza absoluta nem com o Luka Modric e o Iniesta ao lado. Que aberração de negócio, mais um. 

Os 30M€ de hoje são subjectivos. Isto parece estranho de se escrever, mas há uma inflação brutal do mercado. Todavia, comparar o impacto de um Froholdt ou de um Ríos é uma análise interessante.

Compartilhar este post

Link para o post

Bruh eu não vejo nem nunca vi brasileirão mas só naquele jogo do Palmeiras contra o Porto no mundial de clube deu pra perceber que o gajo não era nada de especial e nunca na vida valia aquele dinheiro. O Palmeiras fez-nos a nós o que nós fazemos a alguns clubes quando aqui parecem bom jogadores depois lá fora viram barretes que custaram uma pilha de massa. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lage_Effect, há 2 horas:

Bruh eu não vejo nem nunca vi brasileirão mas só naquele jogo do Palmeiras contra o Porto no mundial de clube deu pra perceber que o gajo não era nada de especial e nunca na vida valia aquele dinheiro. O Palmeiras fez-nos a nós o que nós fazemos a alguns clubes quando aqui parecem bom jogadores depois lá fora viram barretes que custaram uma pilha de massa. 

No segundo golo do Porto o Pinheiro recuperou a posição mais rapidamente que ele...

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de Tibraco, há 23 horas:

Só nesta semana leva 2 frangos ridículos...

Só neste jogo, queres tu dizer, se é para estar lá deitado vou para lá eu

Editado por Grillo
  • Haha 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Foi preciso quase 3 anos para lhe darem 2 meses seguidos a jogar, é o que é 

Aquilo que está a demonstrar agora, é aquilo que provavelmente já daria a época passada se não tem ido para o fundo do banco até atrás do Dahl a jogar a extremo, depois dos jogos mais vistosos com a nossa camisola.

E andar a comer banco para o Aursnes ou o Sudakov adaptados, também foi genial

• Like 1
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de FabioK, há 4 horas:

Aquilo que está a demonstrar agora, é aquilo que provavelmente já daria a época passada se não tem ido para o fundo do banco até atrás do Dahl a jogar a extremo, depois dos jogos mais vistosos com a nossa camisola.

Ele depois daqueles jogos na taça da liga do ano passado devia ter passado a titular mas o Lage tinha ali uma implicância qualquer 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Element, Em 08/03/2026 at 21:53:

27M no Reels + 15M no Enzo para o Mourinho vir dizer que não tem equipa para competir com o Porto sem Aursnes. Gestão danosa

Qual a dupla de médios (titular) mais usada por José Mourinho em 2025/26?

1º - Enzo + Ríos (17)

2º - Aursnes + Barreiro (8)

3º - Enzo + Aursnes (4)

4º - Manu + Ríos (3)

5º - Aursnes + Ríos (2)

6º - Enzo + Barreiro (2)

Ele decidiu mandar para baixo de autocarro a dupla que ele próprio mais usou desde que chegou, com uma diferença de mais do dobro para a segunda dupla mais utilizada. 

Se o Aursnes é isso tudo - e eu concordo que é um grande jogador - porque não jogou com ele no meio campo e andou com ele adaptado a extremo quando já tinha os extremos com que joga atualmente - Andreas e Prestianni - no plantel? 

Porque apenas começou a usar a dupla do Aursnes e Barreiro já depois das lesões do Enzo e do Rios? Descobriu a pólvora aquando dessas lesões?

• Like 6
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é vintage Mourinho - a culpa é de todos excepto dele próprio. Alguém consegue fazer um levantamento das expulsões do mesmo e comparar esse dado com os últimos treinadores do futebol português?

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Grillo, há 10 horas:

Só neste jogo, queres tu dizer, se é para estar lá deitado vou para lá eu

Não acho que o segundo golo seja um frango, mas concordo que aquela queda foi um bocado estranha.

Citação de FabioK, há 9 horas:

Até acho que foi contigo que cheguei a discutir o potencial do Andreas, e devo dizer que estava enganado. Achava que ele não tinha mais nada para dar e o gajo evoluiu imenso.

Citação de HappyKing, há 1 hora:

Qual a dupla de médios (titular) mais usada por José Mourinho em 2025/26?

decidiu mandar para baixo de autocarro a dupla que ele próprio mais usou desde que chegou, com uma diferença de mais do dobro para a segunda dupla mais utilizada. 

Se o Aursnes é isso tudo - e eu concordo que é um grande jogador - porque não jogou com ele no meio campo e andou com ele adaptado a extremo quando já tinha os extremos com que joga atualmente - Andreas e Prestianni - no plantel? 

Porque apenas começou a usar a dupla do Aursnes e Barreiro já depois das lesões do Enzo e do Rios? Descobriu a pólvora aquando dessas lesões?

Isto, evidentemente, é bater no Mourinho só por bater. O Mourinho chegou com a época a decorrer e fez aquilo que qualquer treinador do mundo faria, isto é, aproveitar a base deixada pelo seu antecessor. 

Mais, é normal que com o passar dos treinos e jogos é que conheça os jogadores para tomar esse tipo de decisão. O Aursnes nunca (ou quase nunca, vá) jogou a médio centro no Benfica e a dupla Aursnes/Dedic estava a funcionar bem no principio da época. Por que raio o Mourinho chegava ao Benfica e a primeira decisão seria por o Aursnes a médio centro?

Posto isto, as declarações do Mourinho foram absolutamente horríveis. Centrou as atenções nele próprio com a história (sem interesse nenhum) do Lucho lhe ter chamado traidor, arrasou a confiança do Rios e do Aursnes, enalteceu de forma patética os extremos do Porto (parecia que jogavam com Vin, Salah, Diaz e Olise) e, basicamente, mostrou que não consegue por os interesses do clube à frente do egozinho dele. Portanto, no final da época, a porta da rua é serventia da casa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 14 minutos:

Isto, evidentemente, é bater no Mourinho só por bater. O Mourinho chegou com a época a decorrer e fez aquilo que qualquer treinador do mundo faria, isto é, aproveitar a base deixada pelo seu antecessor. 

Pegas num ponto bastante engraçado e que nunca fez sentido na minha cabeça. Vamos despedir um treinador e o sucessor vem fazer exatamente o mesmo que o despedido por maus resultados fazia. Qual é a lógica? Uma coisa é o Amorim bazar e o Borges querer aproveitar a base de uma máquina de futebol (estou a ignorar o JP propositadamente). O RV depois do JJ. O Zidane com o Ancelotti, o que seja. Outra é mudar a cara do gajo do banco e manter tudo na mesma, esperando resultados diferentes. Na altura da troca até se falou que se jogava exatamente o mesmo e que o Mourinho não tinha vindo mudar nada. Curiosamente, ou não, as coisas só mudaram um bocadinho e para melhor quando deixaram de ser as mesmas caricas dentro de campo, mudando a dupla de meio campo e a aposta nos putos das alas. 

• Like 1
  • Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post

O Schjelderup estava nas lonas ao nível da confiança, não tinha continuidade, sempre que jogava era com uma pressão enorme como se tivesse uma arma apontada à cabeça.

Outro é o Ivanovic, completamente ostracizado. Entrou bem no domingo para a sua posição e com tempo de jogo, pasme-se que jogou bem. Mais um que também é posto de parte é o Manu Silva, para se ver aquela dupla sul americana a espalhar a magia que se vê.

Já para não falar do Sudakov. Há jogadores que aparecem e desaparecem do nada.

Editado por pedritsh
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pedropb13, há 39 minutos:

Pegas num ponto bastante engraçado e que nunca fez sentido na minha cabeça. Vamos despedir um treinador e o sucessor vem fazer exatamente o mesmo que o despedido por maus resultados fazia. Qual é a lógica? Uma coisa é o Amorim bazar e o Borges querer aproveitar a base de uma máquina de futebol (estou a ignorar o JP propositadamente). O RV depois do JJ. O Zidane com o Ancelotti, o que seja. Outra é mudar a cara do gajo do banco e manter tudo na mesma, esperando resultados diferentes. Na altura da troca até se falou que se jogava exatamente o mesmo e que o Mourinho não tinha vindo mudar nada. Curiosamente, ou não, as coisas só mudaram um bocadinho e para melhor quando deixaram de ser as mesmas caricas dentro de campo, mudando a dupla de meio campo e a aposta nos putos das alas. 

Percebo o que queres dizer mas acho que também tens de considerar o fator temporal da questão. Ou seja, eu despeço o meu treinador em setembro e vou buscar outro, sendo que 3 dias depois tenho jogo. Estou à espera que o novo treinador mude meia equipa? Ou estou à espera que pegue naquela base, conheça melhor os jogadores e, depois sim, faça mudanças estruturais?

O exemplo do RV não é bom, ele tem uma pré-época para preparar a equipa. Ainda assim, e se bem te recordas, durante a primeira época testou várias fórmulas até acertar na "vencedora". O Borges é um bom exemplo, chegou, manteve a máquina a rolar e só nesta época colocou o seu cunho pessoal.

O único exemplo que me recordo, e foi verdadeiramente disruptivo, consiste na entrada do Lage em 2019. Ainda assim, há que ter em conta que ele já conhecia bastante bem Florentino, Félix, Jota, Ferro etc etc pela sua passagem na equipa B.

É por isso que mudar de treinador em setembro normalmente dá mau resultado. Curiosamente na última época, o campeão mudou de treinador mas, nesse caso, qualquer um dos 3 grandes mudou a meio da época. 

E, para finalizar, com isto não quero desculpar o Mourinho. Se o Rios e o Enzo não dão o que ele pretende, por que não foram buscar ninguém no mercado de inverno? Dá a sensação de que ele pode estar 3 ou 4 épocas connosco e vai sempre achar que não tem os jogadores ideais. Quem é que quis o Rafa e o Lopes Cabral? Pá, o gajo não pode estar sempre a passar as culpas para os outros. 

Citação de pedritsh, há 34 minutos:

O Schjelderup estava nas lonas ao nível da confiança, não tinha continuidade, sempre que jogava era com uma pressão enorme como se tivesse uma arma apontada à cabeça.

Outro é o Ivanovic, completamente ostracizado. Entrou bem no domingo para a sua posição e com tempo de jogo, pasme-se que jogou bem. Mais um que também é posto de parte é o Manu Silva, para se ver aquela dupla sul americana a espalhar a magia que se vê.

O Sudakov, supostamente, está lesionado. 

Compartilhar este post

Link para o post

Como é que se pode falar numa "base deixada" quando ambos tinham sido contratados uns dois meses antes ? Que base era essa ? Parece que estamos aqui a falar de desmontar a dupla Xavi/Iniesta no prime.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pedritsh, há 11 minutos:

Se estenderes aos jovens, também podes adicionar:

- Ivan Lima, estreou-se na equipa A e já foi recambiado no mercado de Janeiro.

- Rodrigo Rêgo, foi chamado à equipa principal, jogou uns jogos, agora está na B.

- Diogo Prioste teve o momento make-a-wish ao jogar contra o Estrela e o AFS, e voltou à B.

- João Rêgo vai tendo aparições do nada na equipa A, sem grande sucesso.

De resto, estreou o Anísio, o Banjaqui e o Neto, mas esses são mais novos e precisam de jogar, por isso estão a fazer a maior parte dos jogos na B (o Banjaqui desde o início da época, os outros dois desde o Mundial s17).  

A equipa B é precisamente para dar espaço para jovens crescerem e ambientarem-se ao nível profissional, mas também por aqui há jogadores que aparecem e desaparecem do nada na equipa A.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de La Flame, há 2 minutos:

Como é que se pode falar numa "base deixada" quando ambos tinham sido contratados uns dois meses antes ? Que base era essa ? Parece que estamos aqui a falar de desmontar a dupla Xavi/Iniesta no prime.

Estou com preguiça para ir consultar, mas tenho quase a certeza de que a dupla Enzo/Rios foi utilizada pelo Lage em todos os jogos até à chegada do Mourinho. Ia rodando o Barreiro com o Ivanovic e o Andreas com o Aktur, de resto a base da equipa era aquilo. Portanto, qual é que a dúvida quando se fala da "base"? Nessa mesmíssima fase da época, a base do meio do Porto não era Varela/Frodo/Veiga? E também tinham chegado há pouco tempo.

Aliás, digam-me lá um treinador que chegue a uma equipa a meio da época, tem um jogo 3 dias depois (e teve ali uma fase onde era sempre assim) e muda 5 ou 6 gajos. Mais, quem é que achava que uma dupla Aursnes e Barreiro no meio daria bom resultado? Depois de correr bem, é fácil dizer que o devia ter feito desde o dia 1...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ibrahimovic_9, há 1 minuto:

Convenhamos que a atitude competitiva do Schelderup também mudou para melhor.

Mas isso pode perfeitamente justificado pela parte mental. 

• Concordo! 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 15 minutos:

Estou com preguiça para ir consultar, mas tenho quase a certeza de que a dupla Enzo/Rios foi utilizada pelo Lage em todos os jogos até à chegada do Mourinho. Ia rodando o Barreiro com o Ivanovic e o Andreas com o Aktur, de resto a base da equipa era aquilo. Portanto, qual é que a dúvida quando se fala da "base"? Nessa mesmíssima fase da época, a base do meio do Porto não era Varela/Frodo/Veiga? E também tinham chegado há pouco tempo.

Aliás, digam-me lá um treinador que chegue a uma equipa a meio da época, tem um jogo 3 dias depois (e teve ali uma fase onde era sempre assim) e muda 5 ou 6 gajos. Mais, quem é que achava que uma dupla Aursnes e Barreiro no meio daria bom resultado? Depois de correr bem, é fácil dizer que o devia ter feito desde o dia 1...

Estamos a falar de 10 jogos, mesmo que tenham jogado juntos que não fui confirmar. Não há nenhuma base que se forme em 10 jogos, especialmente entre julho e setembro e com pausas para seleções pelo meio se não me engano.

De qualquer forma, se essa suposta base era assim tão má porquê não mudar e continuar a apostar na mesma ? Ou precisou deste jogo contra o Porto, já em março, para ter consciência de que é uma dupla tão fraca como quis pintar ? Até o Aursnes andou a rodar entre 2 ou 3 posições, entretanto. Se a dupla é assim tão má e existem alternativas, eu preferia solucionar um problema do que criar outro e ficar com dois (Aursnes a jogar fora de posição).

Isto é apenas e só vintage Mourinho. Está tudo mal, todos estão errados e ele é sempre uma vítima: das lesões, dos árbitros, dos scoreboards que não indicam o resultado correto, da falta de disponibilidade mental dos seus jogadores, da falta de empenho, do estado da relva. Anseio pelo dia em que talvez não haja mais desculpa para ir buscar e aí ele consiga entender que talvez o problema seja dele.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de La Flame, há 13 minutos:

Estamos a falar de 10 jogos, mesmo que tenham jogado juntos que não fui confirmar. Não há nenhuma base que se forme em 10 jogos, especialmente entre julho e setembro e com pausas para seleções pelo meio se não me engano.

De qualquer forma, se essa suposta base era assim tão má porquê não mudar e continuar a apostar na mesma ? Ou precisou deste jogo contra o Porto, já em março, para ter consciência de que é uma dupla tão fraca como quis pintar ? Até o Aursnes andou a rodar entre 2 ou 3 posições, entretanto. Se a dupla é assim tão má e existem alternativas, eu preferia solucionar um problema do que criar outro e ficar com dois (Aursnes a jogar fora de posição).

Isto é apenas e só vintage Mourinho. Está tudo mal, todos estão errados e ele é sempre uma vítima: das lesões, dos árbitros, dos scoreboards que não indicam o resultado correto, da falta de disponibilidade mental dos seus jogadores, da falta de empenho, do estado da relva. Anseio pelo dia em que talvez não haja mais desculpa para ir buscar e aí ele consiga entender que talvez o problema seja dele.

É uma base de 10 jogos porque era o que existia naquele momento. Formar qualquer outra dupla, naquela fase, era ter uma dupla com ainda menos rotinas. E depois, quais seriam as soluções? Manu estava lesionado, Aursnes estava a jogar bem na direita... Além disso, tanto o Enzo como o Rios podiam estar a adaptar-se, foram contratados por muitos milhões, é natural que se tenha continuado a aposta.

O Aursnes não jogava fora de posição. Aliás, se o considerarmos assim, o Mourinho foi o único treinador a colocá-lo a jogar na posição dele.

Eu não discordo que o Mourinho tenha estado mal nestas declarações e que tenha de fazer autocritica. Para começar, devia questionar-se se as contratações do Lopes Cabral e do Rafa serviram para alguma coisa. No entanto, querer imputar essa "culpa" de não ter mudado logo a dupla do meio campo mal chegou... Pá, isso já não me faz sentido.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 39 minutos:

Mas isso pode perfeitamente justificado pela parte mental. 

Pode ser muita coisa. No CMPT uma coisa certamente não é: trabalho do Mourinho.

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...