Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
pedropb13

[Benfica] Futebol 25/26

Deve José Mourinho continuar no Benfica?  

95 votos

1. 1. Deve José Mourinho continuar no Benfica?

• Sim
      34
    • Não
      58
    • NS/NR
      3
  2. 2. Qual deve ser a nacionalidade do próximo treinador?

• Português
      41
    • Estrangeiro
      21
    • NS/NR
      33
  3. 3. Próximo treinador do Benfica

• José Mourinho
      16
    • Marco Silva
      3
    • Rúben Amorim
      34
    • Abel Ferreira
      1
    • Hugo Oliveira
      1
    • César Peixoto
      4
    • Ian Cathro
      2
    • Carlos Vicens
      3
    • Vasco Botelho da Costa
      3
    • Renato Paiva
      2
    • Marcelo Gallardo
      0
    • Gennaro Gattuso
      3
    • Enzo Maresca
      1
    • Xavi
      1
    • Xabi Alonso
      4
    • Iñigo Perez
      1
    • Claudio Giraldez
      1
    • Cesc Fabregas
      4
    • Outro Treinador Português
      0
    • Outro Treinador Estrangeiro
      11

Publicações recomendadas

Citação de totch, há 1 hora:

Falamos de plantel e não de 4/5 elementos bons que ainda nem estavam no seu auge ou que já tinham algum estatuto de grande jogador.

Aquela defesa era medonha e achar que com aquilo que tinha como plantel era suficiente para competir com o Benfica e o Porto daquela época, é puro e simplesmente desonestidade intelectual.

Eu também vos dou um bónus: o Sporting só foi campeão novamente 18 anos depois e um pouco antes disso passou por muita instabilidade diretiva. Vir aqui desvalorizar o que o Marco fez é coisa que me faz confusão. Curiosamente na época 13/14 o Sporting consegue 67 pts (54 golos) no campeonato, na época a seguir 76 pts (67 golos), ou seja +9. 

O GR do Marco Silva era superior a qualquer outro que tenha ocupado a mesma baliza desde então, incluindo todas as épocas dos títulos. O lateral-esquerdo foi lançado por ele no futebol português e já tinha uma época de Sporting. O William vinha da época que 99% dos sportinguistas te dirão ter sido a melhor de sempre dele, o Marco só o chega a treinar porque o maluquinho do presidente recebe cá o director-desportivo do United e aponta para a cláusula na altura. O Adrien, já depois da época que faz na Académica, chega com mais duas épocas de titular indiscutível no Sporting. O João Mário chega depois de meia época em Setúbal ridícula, quando já toda a gente via o que se tornou realidade mal começou a jogar.

Nem vou sequer ao Nani, ao Carrillo (onde ele tem muito mérito, uma das raras coisas positivas que fez), ao Montero que ajudou muito o Jardim na época transacta ou ao Slimani que marcou 31 golos com o JJ na época seguinte.

Quanto aos centrais, e sendo certo que era o ponto mais fraco do plantel, o Paulo Oliveira de 2014 era um central mais do que razoável para ser titular naquele nível e o Maurício, com todas as suas limitações, teve rendimento com o Jardim numa época que também te dirão ter sido globalmente melhor. O Ewerton ainda chega em Janeiro e, apesar das lesões, era o melhor de todos. Foi o Marco que escolheu, entre essas opções, usar o Naby Sarr em 18 jogos. Só ganhou 7.

Não vou desenvolver muito mais porque o tópico é do Benfica, mas até o próprio Marco Silva deve concordar que a sua época no Sporting, se não é o ponto baixo da carreira, anda certamente lá perto. Só foi despedido por resultados desportivos aqui e no Everton, dos outros clubes saiu sempre por sua vontade ou porque tinha novo clube em vista. E na altura foi bem despedido. Deve ser, aliás, uma das poucas coisas em que se consegue encontrar um alto nível de concordância global entre os sportinguistas, nesses anos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de .Aimar, há 1 minuto:

Vamos ser honestos, tanto a renovação do Mourinho foi para inglês ver, como o Sporting é neste momento um clube mais estável que o Benfica. 

Sim, e...? Em que é que isso se reflete na realidade deste Benfica cuja esmagadora maioria dos sócios reconduziu à vitória um presidente que não ganhou quase nada?

Eu e tu sabemos bem que a ambição do clube deveria ser proporcional à sua grandeza, mas somos obrigados a aceitar a realidade que demonstra o contrário e deixar os argumentos fantasiosos de lado se queremos ser levados a sério.

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)

Está composto o ramalhete para o “eu avisei”. Até na primeira época do Schmidt - que foi onde se jogou à bola nos últimos já largos anos, antes da venda do Enzo - se consegue vir malhar 

Editado por Duda34

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Abraxas, há 6 horas:

A ironia é minha, faço dela o que quiser. É aceitares.

Excelente argumento.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)

Eu até nem sou particular apreciador do Marco, mas fds ele treinou o Sporting há quantos anos? 10? Se não evoluiu nada desde então… Mal seria 

Editado por Vision

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 3 horas:

Sim, e...? Em que é que isso se reflete na realidade deste Benfica cuja esmagadora maioria dos sócios reconduziu à vitória um presidente que não ganhou quase nada?

Eu e tu sabemos bem que a ambição do clube deveria ser proporcional à sua grandeza, mas somos obrigados a aceitar a realidade que demonstra o contrário e deixar os argumentos fantasiosos de lado se queremos ser levados a sério.

Reflete que, se ele não vencer já, vai pelo mesmo caminho de todos os outros treinadores desta direção. 

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o Marco Silva de há 12 anos atrás não é o mesmo Marco de agora e certamente virá com outra tarimba e arcaboiço, isso é certo.

Mas também é certo que acho que nunca escrevi tanto cruzamentoball numa época neste fórum como quando ele cá esteve.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Queixam-se dos cruzamentos como se o Lage e o Mourinho fossem mestres nas combinações interiores...

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, Em 10/06/2026 at 15:40:

Eu tenho a certeza que o Marco Silva mudou e evoluiu bastante enquanto treinador desde essa altura (ainda bem para o Benfica...), e até acho que é uma opção bastante decente neste momento. Mas o revisionismo nestas coisas é sempre muito engraçado, sobretudo quando facilmente há aqui múltiplas pessoas que devem ter visto todos os jogos daquele Sporting de 14/15, como eu vi.

Vou só largar um dado curioso: cerca de um ano depois da final da Taça que ele conquistou de forma heróica com o tal plantel miserável, Portugal defrontou a França em Paris e sagrou-se campeão europeu.

Entre o 11 do Sporting na final de 2015, e o de Portugal na final de 2016, haviam... 5 diferenças. E 6 jogadores em comum. Desses, só o Adrien não jogou os 120 minutos nessa final.

Como dado "bónus", fica ainda a referência de que nem sequer foi um desses jogadores a obter maior rendimento no Sporting 2014/15. Esse foi um rapaz que este tópico também deve conhecer, um tal de Carrillo.

Eu não vejo as equipas do Marco Silva desde o Sporting e tenho muitos amigos do Sporting que não gostaram nada do futebol dele mas puxar da comparação com a seleção quando essa seleção jogava um futebol que de certeza não iria ter apreciadores caso fosse colocado em prática pelo Marco Silva no Sporting, é um pouco desonesto. Atenção, dizer que o futebol do Marco no Sporting era mau e desinteressante não tem mal nenhum, é uma opinião partilhada provavelmente pela maioria dos adeptos do Sporting, mas não é mau porque depois 6 dos jogadores dele conseguiram ganhar um Euro numa equipa que pouco se preocupava em ter um futebol bonito.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de me_and_no_more_, há 23 minutos:

Eu não vejo as equipas do Marco Silva desde o Sporting e tenho muitos amigos do Sporting que não gostaram nada do futebol dele mas puxar da comparação com a seleção quando essa seleção jogava um futebol que de certeza não iria ter apreciadores caso fosse colocado em prática pelo Marco Silva no Sporting, é um pouco desonesto. Atenção, dizer que o futebol do Marco no Sporting era mau e desinteressante não tem mal nenhum, é uma opinião partilhada provavelmente pela maioria dos adeptos do Sporting, mas não é mau porque depois 6 dos jogadores dele conseguiram ganhar um Euro numa equipa que pouco se preocupava em ter um futebol bonito.

Eu não falei da qualidade do futebol dele, embora seja verdade que também foi sempre medíocre e na linha do que já haviam sido os últimos 3/4 meses com o Leonardo Jardim. Falei ali dos resultados porque efectivamente foram também medíocres e o real motivo pelo qual foi despedido.

Respondi apenas à questão da qualidade individual que tinha à sua disposição, e fiz a ponte factual para um resultado que aconteceu um ano depois. Mas mesmo antes disso, no clube, o Jorge Jesus entra logo a todo o gás e a um nível completamente diferente na época seguinte, utilizando uma boa parte desses mesmos jogadores para formar a espinha dorsal do Sporting 15/16, potenciando o rendimento de praticamente todos eles.

De resto, até tive o cuidado de começar por dizer que isto aconteceu há 11 anos. Certamente que o Marco Silva é hoje, pelo menos, um treinador mais versátil do que era nessa altura.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 11 minutos:

Eu não falei da qualidade do futebol dele, embora seja verdade que também foi sempre medíocre e na linha do que já haviam sido os últimos 3/4 meses com o Leonardo Jardim. Falei ali dos resultados porque efectivamente foram também medíocres e o real motivo pelo qual foi despedido.

Respondi apenas à questão da qualidade individual que tinha à sua disposição, e fiz a ponte factual para um resultado que aconteceu um ano depois. Mas mesmo antes disso, no clube, o Jorge Jesus entra logo a todo o gás e a um nível completamente diferente na época seguinte, utilizando uma boa parte desses mesmos jogadores para formar a espinha dorsal do Sporting 15/16, potenciando o rendimento de praticamente todos eles.

De resto, até tive o cuidado de começar por dizer que isto aconteceu há 11 anos. Certamente que o Marco Silva é hoje, pelo menos, um treinador mais versátil do que era nessa altura.

Certíssimo. Talvez te tenha interpretado de forma errada pelo contexto do que estava a ser dito antes e depois no tópico mas fez-me confusão estarem a criticar a qualidade de jogo e depois ver uma comparação com uma seleção que tinha um jogo super pobre para a defender. Mas já percebi que misturei opiniões.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 1 hora:

Só mais uma achega - para defender o trabalho do Marco no Sporting, fala-se muito da falta de qualidade individual na defesa e concordo que a segunda linha metia medo, mas Cédric, Ewerton, Paulo Oliveira e Jefferson não era uma linha defensiva com que fosse impossível competir em 2015. Desculpem, mas não era. Tenho até dúvidas que, individualmente, fosse inferior à linha defensiva que o Jesus fez alinhar inúmeras vezes no ano seguinte, composta por Schelotto, Rúben Semedo, Coates e Zeegelar.

A minha crítica ao Marco Silva não tem a ver com resultados, porque concordo que o plantel, embora muito melhor do que se diz, estava abaixo de Benfica e Porto. Não discuto isso. Mas que era possível jogar muito melhor com aqueles jogadores, não tenho a menor dúvida. E o Jesus provou-o uns meses mais tarde, com um plantel marginalmente melhor ou, se calhar, nem isso.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Acaba a época sem conseguir troféus, apenas com a Supertaça, e sem Champions. É a sua pior temporada enquanto presidente?

"A pior temporada que tive enquanto presidente foi logo a primeira. Ficámos em 3.º mas acabámos por ir à Liga dos Campeões.

6bd306f3-4b9e-452d-a45b-c71f42389be8.gif

Esta m*rda nem inventada.

Parabéns aos 65%

• Like 1
  • Haha 8

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)

a discussão sobre o Marco Silva no Sporting (não a percebo como ponte para o Benfica, mas pronto) é o que é sempre qualquer discussão sobre a maior parte dos treinadores - será sempre relativa.

estamos na secção de um clube que há poucos anos achava que o Schmidt era o melhor do mundo, e no ano a seguir o pior do mundo. este ano podemos falar de um caso idêntico que vem logo à cabeça que é o Slot.

o Marco não é o melhor treinador do mundo, nem o pior treinador do mundo. estes anos no Fulham provaram que tem sido muito consistente nos resultados que tem. se é consistente por cima ou por baixo, vai depender do plantel do Benfica e do trabalho dos clubes rivais, e da paciência que se tiver no Benfica se for por baixo. simples.

Editado por bobzz

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de bobzz, há 27 minutos:

a discussão sobre o Marco Silva no Sporting (não a percebo como ponte para o Benfica, mas pronto) é o que é sempre qualquer discussão sobre a maior parte dos treinadores - será sempre relativa.

estamos na secção de um clube que há poucos anos achava que o Schmidt era o melhor do mundo, e no ano a seguir o pior do mundo. este ano podemos falar de um caso idêntico que vem logo à cabeça que é o Slot.

o Marco não é o melhor treinador do mundo, nem o pior treinador do mundo. estes anos no Fulham provaram que tem sido muito consistente nos resultados que tem. se é consistente por cima ou por baixo, vai depender do plantel do Benfica e do trabalho dos clubes rivais, e da paciência que se tiver no Benfica se for por baixo. simples.

Acho que isso é também exacerbado pela dimensão do Benfica e pela lufada de ar que foi voltar a ter um Benfica dominante nos anos do JJ e posteriores após tantos anos de resultados, no minimo, medíocres ou péssimos e acho que queremos voltar a aproximar-nos desse estado. Eu continuo a dizer que estamos no novo Vietname do Benfica e estamos muito demorados a sair desta fase de apatia (também por força da presidência e direção do clube). Daí tambem estas estas variações de opiniões sobre os treinadores, que não é nada de novo no Benfica.

Nisso eu admiro o trabalho que tanto o Sporting e o Porto fizeram. A minha percepção é que este efeito de pressão e opinião sobre treinadores é muito mais estável

Editado por Abraxas

Compartilhar este post

Link para o post

Nada de novo transmitido por aquele cabeça de m*rda. Estão a fazer muito bem a cama ao Schjelderup.

Compartilhar este post

Link para o post

Nem consigo olhar para esse chulo da lágrima

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Conseguiu focar a conferência de imprensa no desejo de manter o Mourinho, é obra. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de .Aimar, há 31 minutos:

Conseguiu focar a conferência de imprensa no desejo de manter o Mourinho, é obra. 

Mais uma manobra de diversão. O nosso Rui é mesmo ardiloso.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de .Aimar, há 36 minutos:

Defesa para o caso de Marco Silva correr mal

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...