Ir para conteúdo
pedritsh

[Mundial 2026] Portugal 2-1 Croácia (RF)

Publicações recomendadas

Citação de Pablo Honey, Em 03/07/2026 at 02:56:

Quem tem de levar na cabeça é o Leão. O Nuno está a ser overwhelmed por 2 Croatas, e o Leão mega displicente quase a passo. 

O Leão é sempre assim e nunca o fez diferente. Quando joga, já se sabe que vai ser assim (não o estou a defender, mas com ele em campo é sempre High Risk, and maybe High Reward e os treinadores têmde saber isso quando ele joga). O Neto é "vendido" como um jogador que ajuda a defender que até se considera para ala numa defesa a 5.

O Nuno Mendes tem tido um pouco de azar nesse aspeto com os colegas que jogam do lado dele, porque é praticamente ele sozinho a defender e quando ataca só serve para dar apoio, poucas vezes respeitam os movimentos de rutura dele. Gostava mesmo que se experimentasse algo diferente de Félix, Leão ou Pedro Neto ali.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de wolv-, há 1 hora:

Gostava mesmo que se experimentasse algo diferente de Félix, Leão ou Pedro Neto ali.

Estás a pensar em quem? Cristiano Ronaldo?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 8 horas:

O ideal era um Pote sem lesões. Mas com tanta invenção que fazem com o Bruno Fernandes, também o podiam encaixar ali. Ele por dentro e Mendes com o flanco todo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 8 horas:

Imagem

Claro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 3 horas:

O ideal era um Pote sem lesões. Mas com tanta invenção que fazem com o Bruno Fernandes, também o podiam encaixar ali. Ele por dentro e Mendes com o flanco todo.

Ainda tive alguma esperança de alguém referir o nome do Horta. Mas isso seria pedir demais.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 1 hora:

Ainda tive alguma esperança de alguém referir o nome do Horta. Mas isso seria pedir demais.

Gosto muito dele mas sempre achei que o nível dele é onde está e nada mais. Do Braga, e tendo em conta que se leva o R.Neves e Samu, quem tinha lugar era o Moutinho. E neste tipo de jogo empastado, era rei.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 13 horas:

Sei lá, um Ricardo Horta da vida :2_grimacing:

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 1 hora:

Gosto muito dele mas sempre achei que o nível dele é onde está e nada mais. Do Braga, e tendo em conta que se leva o R.Neves e Samu, quem tinha lugar era o Moutinho. E neste tipo de jogo empastado, era rei.

O regresso do Moutinho à seleção seria épico. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 15 horas:

Eu gostava de ver algo do género. Certamente não era o ideal para o Bruno, mas eu estou convencido que o meio-campo Vitinha-J.Neves-Bruno não funciona particularmente bem. Se queres jogar à PSG precisas dum gajo mais parecido ao Fabian Ruiz para ir rodando com os outros 2 a nível posicional, tapando os buracos que os outros 2 vão criando conforme sobem com a bola, e tendo a mesma paciência na bola que eles têm. O Bruno é fenomenal mas não é esse jogador, quer subir mais no terreno e quer dar mais verticalidade ao jogo. Talvez o Mateus Fernandes possa vir a fazer esse papel. Ou o Bernardo, e estivemos paradoxalmente a enfiar o Bernardo na ala e o Bruno no meio, quando o contrário poderia ser mais equilibrado.

A minha seleção seria algo do género

GR: Diogo Costa

Defesas: Nuno Mendes, Tomás Araújo, Ruben Dias, Matheus Nunes

Meio campo: Vitinha, João Neves, Bernardo

Ataque: Rafael Leão, Gonçalo Ramos, Bruno Fernandes (isto é com o Leão em boa forma a fazer a esquerda e o Bruno a vir da direita para dentro; outra alternativa é o Bruno na esquerda e o Trincão na direita)

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 23 horas:

Eu jogaria com o Bruno a "falso extremo", nesta selecção e com esta convocatória. É a melhor forma de conseguir, simultaneamente, manter uma estrutura necessária para controlar o jogo, o espaço e a bola no meio-campo, sem descurar a liberdade posicional de que ele normalmente precisa em campo.

• Concordo! 5

Compartilhar este post

Link para o post

Citação de Poeira, há 5 minutos:

sem descurar a liberdade posicional de que ele normalmente precisa em campo

Achas que dava para ter um losango à la Paulo Bento/Rui Jorge?
Talvez com J.Neves, Vitinha, Bernardo, Bruno

Editado por Ion Timofte

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ion Timofte, há 58 minutos:

Acaba por ser a mesma coisa. Num losango alguém tem de "fazer de extremo" a defender sem bola.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ion Timofte, há 17 horas:

Um losango podia ser uma solução mas tinha que ser com um Palhinha a jogar no vértice mais defensivo.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, Em 06/07/2026 at 09:19:

Eu jogaria com o Bruno a "falso extremo", nesta selecção e com esta convocatória. É a melhor forma de conseguir, simultaneamente, manter uma estrutura necessária para controlar o jogo, o espaço e a bola no meio-campo, sem descurar a liberdade posicional de que ele normalmente precisa em campo.

Ontem apareceu lá diversas vezes e acho que seria uma dinâmica interessante, especialmente a ir variando com o Félix. O problema é que este Bruno "formatado" para jogar nesta forma da seleção não é o mesmo, perde o rasgo que o carateriza, deixa de querer ferir o adversário, a própria postura corporal muda e ele nem se apercebe, deixa de ler o jogo da mesma maneira, está a lutar para ser uma coisa que ele simplesmente não consegue ser. Perde os timings todos com a ideia de conservar a posse só porque sim. 

O Vitinha, o Neves, o Bernardo sabem quando adormecer e acelerar, o Bruno vive do acelerar e temos de saber jogar com isso. Deixa-lo arriscar mais vezes que os outros, deixa-lo com mais liberdade para arriscar mas depois temos de meter jogadores que tenham outra capacidade na frente para explorar as qualidades do Bruno, seja ele o Ramos, o Guedes ou o Trincão. 

Editado por saidex

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de saidex, há 8 minutos:

Ontem apareceu lá diversas vezes e acho que seria uma dinâmica interessante, especialmente a ir variando com o Félix. O problema é que este Bruno "formatado" para jogar nesta forma da seleção não é o mesmo, perde o rasgo que o carateriza, deixa de querer ferir o adversário, a própria postura corporal muda e ele nem se apercebe, deixa de ler o jogo da mesma maneira, está a lutar para ser uma coisa que ele simplesmente não consegue ser. Perde os timings todos com a ideia de conservar a posse só porque sim. 

O Vitinha, o Neves, o Bernardo sabem quando adormecer e acelerar, o Bruno vive do acelerar e temos de saber jogar com isso. Deixa-lo arriscar mais vezes que os outros, deixa-lo com mais liberdade para arriscar mas depois temos de meter jogadores que tenham outra capacidade na frente para explorar as qualidades do Bruno, seja ele o Ramos, o Guedes ou o Trincão. 

O problema ontem do Bruno não foi tanto o posicionamento, foi a falta de opções para passes a rasgar na frente dele, e as indicações do Ruca para ignorar essas opções quando raramente apareciam. Assim claro que não dá para tirar o melhor partido dele

Mas ele ontem quase que estava a fazer o contrário do que estamos a dizer. Ele com bola estava a se encostar à linha, e sem bola vinha defender ao meio. Nós queremos é que ele defenda a linha, sendo um "extremo" na fase defensiva, e depois ocupe uma posição mais livre e um pouco mais central com bola, que é onde ele é bom

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 26 minutos:

O problema ontem do Bruno não foi tanto o posicionamento, foi a falta de opções para passes a rasgar na frente dele, e as indicações do Ruca para ignorar essas opções quando raramente apareciam. Assim claro que não dá para tirar o melhor partido dele

Mas ele ontem quase que estava a fazer o contrário do que estamos a dizer. Ele com bola estava a se encostar à linha, e sem bola vinha defender ao meio. Nós queremos é que ele defenda a linha, sendo um "extremo" na fase defensiva, e depois ocupe uma posição mais livre e um pouco mais central com bola, que é onde ele é bom

Sim, concordo em absoluto com o bold, até porque foi dos jogos em que o Bruno teve mais bola até. Se ele vive do rasgo e se nas poucas vezes em que aparece a opção não arrisca nunca vai ser ele em campo e depois sim, faltam claramente soluções de último terço que rasguem as defesas adversárias para explorar o melhor dele.

Quanto ao segundo parágrafo, percebido, realmente não tinha interpretado bem. Eu ontem não desgostei do Félix por ali - foi para mim a grande surpresa - e ficou provado que se quiser pode lá jogar e acho que dava à mesma para criar uma dinâmica interessante com bola e coesos o suficiente sem ela, mantendo os 2 mais ou menos nas mesmas zonas com bola mas nunca com esta ideia de jogo, sem rasgo nenhum, com uma posse claramente estéril.

Editado por saidex

Compartilhar este post

Link para o post

Yeah foi uma boa surpresa ontem ver o Felix sempre a ajudar o Nuno na ala e bem. Depois quando lhe começou a faltar as pernas e o Nuno se magoa, a partir daí foi o descalabro.

Eu até entendo que quando sai o Felix entre o Leão que ele tem sido muito perigoso ultimamente, e passou pelo Porro facilmente praí umas 4 vezes, mas f*deu ainda mais a estabilidade defensiva. Talvez não devia ter entrado, ou tinha de sair o Ronaldo (lol) e entrar alguém que fechasse o flanco esquerdo e deixasse o Leão mais solto na frente. Era se calhar um pouco absurdo meter o Ramos que é PL a vir defender a lateral esquerda ajudar o Nelson Semedo mas... às tantas era melhor... ou então meter o Bruno a defender a esquerda e o Bernardo a falso nove (lol) em vez de ter entrado para o lugar do Vitinha

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 12 minutos:

Yeah foi uma boa surpresa ontem ver o Felix sempre a ajudar o Nuno na ala e bem. Depois quando lhe começou a faltar as pernas e o Nuno se magoa, a partir daí foi o descalabro.

Eu até entendo que quando sai o Felix entre o Leão que ele tem sido muito perigoso ultimamente, e passou pelo Porro facilmente praí umas 4 vezes, mas f*deu ainda mais a estabilidade defensiva. Talvez não devia ter entrado, ou tinha de sair o Ronaldo (lol) e entrar alguém que fechasse o flanco esquerdo e deixasse o Leão mais solto na frente. Era se calhar um pouco absurdo meter o Ramos que é PL a vir defender a lateral esquerda ajudar o Nelson Semedo mas... às tantas era melhor... ou então meter o Bruno a defender a esquerda e o Bernardo a falso nove (lol) em vez de ter entrado para o lugar do Vitinha

Sim, acho que teria feito mais sentido meter o Bruno a fechar mais pelo lado esquerdo - não sei é se teria pernas, naquela altura, para o fazer - libertando mais o Leão na frente.

Ah, e o Semedo ali pela esquerda, coitado... o homem não conseguia fazer nada, nem uma bola na área conseguiu meter com o pé direito. Estando o Dalot bem mais rotinado para a posição, é outra que também não se percebe. Nas substituições foi cada tiro, cada melro.

Editado por saidex
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
  • Criar Novo...