Banks29 Publicado 19 Julho 2021 Citação de Pickle Rick, há 4 minutos: Eu ainda não entendi o que é que essa imagem mostra. Mostra que o Max já está a fazer a curva bem antes para tentar f*der o Lewis Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 19 Julho 2021 Citação de Banks29, há 31 minutos: Mostra que o Max já está a fazer a curva bem antes para tentar f*der o Lewis Eu acho e que vocês não tem noção de quão curta é a brecagem de F1 e acham que aquilo vira como se fosse um Renault Clio de estrada. Se o carro estivesse a virar a velocidade que querem dar a entender na imagem, o Hamilton não lhe tinha tocado no pneu traseiro direito, o Max tinha-lhe é comido o carro todo e acabavam os dois no murro. É só olharem para o eixo da direção para perceberem que os carros de F1 não mexem o eixo com o mesmo ângulo do volante, nem podem, senão era um perigo ridículo. É que até se podia dar o caso de ele o estar a fechar, mas nem isso, está a ajustar o nariz do carro para não ir em frente na curva, o Lewis tem espaço de 1 carro/ 1 carro e meio até ao murro e deveria estar a realizar o mesmo ajuste para saírem lado a lado. O problema é que não ajustou o suficiente, falhou o apex por completo e acabou por sair mais em frente que o desejado e atingir o Max. Faz parte, o que não faz parte é andarem a partilhar imagens sem o mínimo de noção que como as coisas se processam. 😅 A não ser que a vossa ideia fosse o Max seguir em frente, o momento para mexer no volante é aquele e não fecha ninguém. Teve azar, o Hamilton falhou o apex por completo e ali cms fazem toda a diferença. Agora achar que o Max está a virar para cima dele quando estão a entrar numa curva a 300kmh a escassos metros. Mas acham que se vira o volante quando ? Em cima da curva como se estivessem a estacionar um Ford Fiesta no parque do Continente de Lourosa ? 😅 E pior que isso é achar que o movimento e feito para foder o Lewis… o movimento é um movimento de corrida, completamente normal de uma linha de corrida perfeitamente normal. E é um movimento normal de ambos os lados, tanto do Hamilton como do Max, que só da merda porque o Hamilton comete um pequeno erro que custa cms numa curva a 300kmh. Não há intenção de lado nenhum, ninguém quis foder ninguém. Há um erro que da merda, que já podia ter dado merda na curva de Brooklands mas o Max aí conseguiu ir buscar o apex todo e não cometer esse erro. Já se parava é com essa ideia peregrina do querer foder, do demasiado agressivo, do sem noção. Não, um piloto cometeu um erro, meteu outro nas barreiras, move on. 2 Compartilhar este post Link para o post
Kimi Raikkonen Publicado 19 Julho 2021 Citação de Rōnin, Em 18/07/2021 at 18:59: O Senna era enxovalhado em público se conduzisse nos dias de hoje lol “If you no longer go for a gap which exists you are no longer a racing driver” 2 Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 19 Julho 2021 https://youtu.be/WSypQcWixhA Quem é que acaba uma corrida mais transpirado? Sem dúvida o engenheiro só Kimi de cada vez que tem de falar com ele pelo rádio Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 19 Julho 2021 Conversa bem sóbria e interessante. Concordo com tudo o que eles dizem. Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 19 Julho 2021 Citação de Pickle Rick, há 21 minutos: Conversa bem sóbria e interessante. Concordo com tudo o que eles dizem. A narrativa que tem sido feita à volta da colisão só vai dar m*rda ainda por cima com um GP nos Países Baixos a caminho. Acredito que boa parte do drama se deveu à gravidade do que se passou, do que propriamente da manobra do Hamilton. Os responsáveis máximos de cada construtora deviam ter posto água na fervura em vez de só criarem mais drama e conflito. Piloto é piloto, está lá a quente. Os outros não têm essa desculpa. 1 Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 19 Julho 2021 (editado) Citação de Pickle Rick, há 5 horas: Eu acho e que vocês não tem noção de quão curta é a brecagem de F1 e acham que aquilo vira como se fosse um Renault Clio de estrada. Se o carro estivesse a virar a velocidade que querem dar a entender na imagem, o Hamilton não lhe tinha tocado no pneu traseiro direito, o Max tinha-lhe é comido o carro todo e acabavam os dois no murro. É só olharem para o eixo da direção para perceberem que os carros de F1 não mexem o eixo com o mesmo ângulo do volante, nem podem, senão era um perigo ridículo. É que até se podia dar o caso de ele o estar a fechar, mas nem isso, está a ajustar o nariz do carro para não ir em frente na curva, o Lewis tem espaço de 1 carro/ 1 carro e meio até ao murro e deveria estar a realizar o mesmo ajuste para saírem lado a lado. O problema é que não ajustou o suficiente, falhou o apex por completo e acabou por sair mais em frente que o desejado e atingir o Max. Faz parte, o que não faz parte é andarem a partilhar imagens sem o mínimo de noção que como as coisas se processam. 😅 A não ser que a vossa ideia fosse o Max seguir em frente, o momento para mexer no volante é aquele e não fecha ninguém. Teve azar, o Hamilton falhou o apex por completo e ali cms fazem toda a diferença. Agora achar que o Max está a virar para cima dele quando estão a entrar numa curva a 300kmh a escassos metros. Mas acham que se vira o volante quando ? Em cima da curva como se estivessem a estacionar um Ford Fiesta no parque do Continente de Lourosa ? 😅 E pior que isso é achar que o movimento e feito para f*der o Lewis… o movimento é um movimento de corrida, completamente normal de uma linha de corrida perfeitamente normal. E é um movimento normal de ambos os lados, tanto do Hamilton como do Max, que só da m*rda porque o Hamilton comete um pequeno erro que custa cms numa curva a 300kmh. Não há intenção de lado nenhum, ninguém quis f*der ninguém. Há um erro que da m*rda, que já podia ter dado m*rda na curva de Brooklands mas o Max aí conseguiu ir buscar o apex todo e não cometer esse erro. Já se parava é com essa ideia peregrina do querer f*der, do demasiado agressivo, do sem noção. Não, um piloto cometeu um erro, meteu outro nas barreiras, move on. Vais me desculpar mas isto é talvez a maior baboseira que já ouvi alguém dizer. Como assim do demasiado agressivo? Existe pilotos que são completamente descritos como agressivos, quer na sua condução na relação com os pneus, como da forma como lidam com ar cruvas, com a entrada nas curvas, na saida das curvas, na defesa, etc. Existe sim pilotos demasiados agressivos e o Max é uma definição disso mesmo. é assim, desde a F1 até a endurance existe pilotos agressivos e pilotos mais cautelosos. Existe pilotos que não são contratos por serem demasiados cautelosos e vice versa. Quanto ao acidente, eu não concordo em nada contigo. Mas isto vai ser a conversa de ontem em que nenhum vai ceder um ponto ao outro. Para mim é incidente e culpa dos dois, as razões já as referi antes. Mas a ideia que estás a dar que o volante está posicionado da forma certa e natural face a curva não me parece verdadeira, tanto não é que até fui ver o resto das abordagens. Abordagem da pole position: Abordagem do Max no simulador: Se tu me dissesses que aquilo é a abordagem no apex da curva ainda concordava mas ele não está lá, está ainda distante. 00:29 O Max sabe que ele lá está, tanto sabe que corrige antes do muro e volta a corrigir na abordagem da curva porque o Lewis mete o carro, o Max não contava era que o Lewis fosse insistir até ao final e por isso é que ele aborda a curva de uma forma prematura de forma a fechar o espaço. O Lewis mesmo falhando o apex, nunca na vida ele iria fazer a curva no apex, se o Lewis faz a curva no apex por dentro ou tem de sair largo e empurrar o Max para fora ou na saida inevitavelmente vai perder velocidade e vai ser ultrapassado. Jogou a carta, foi e não estava a espera que o Max fosse insistir. Se o lewis tivesse surgido do nada eu percebia, a explicação da linha etc mas ele não surgiu do nada, aquilo já tinha sido preparado na parabolica, o Max sabia do que vinha que até defende o carro contra o muro, o Lewis não chegou tipo kamikaze na curva. Sinceramente foram dois erros de dois pilotos que queriam disputar a mesma posição no mesmo espaço, para mim os dois tem responsabilidade. pelo que aconteceu. ps: O move que o Lewis fez ao Max é muito semelhante ao que o Max fez ao Lewis em Barcelona. com agravante de o Max cortar completamente a linha do Lewis Editado 19 Julho 2021 por Alonso. Compartilhar este post Link para o post
JackBauerPT Publicado 19 Julho 2021 Citação de Rōnin, há 12 minutos: A narrativa que tem sido feita à volta da colisão só vai dar m*rda ainda por cima com um GP nos Países Baixos a caminho. Acredito que boa parte do drama se deveu à gravidade do que se passou, do que propriamente da manobra do Hamilton. Os responsáveis máximos de cada construtora deviam ter posto água na fervura em vez de só criarem mais drama e conflito. Piloto é piloto, está lá a quente. Os outros não têm essa desculpa. Spa e Zandvoort em 2 f-d-s consecutivos 🤔 Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 19 Julho 2021 Citação de Alonso., há 3 minutos: Vais me desculpar mas isto é talvez a maior baboseira que já ouvi alguém dizer. Como assim do demasiado agressivo? Existe pilotos que são completamente descritos como agressivos, quer na sua condução na relação com os pneus, como da forma como lidam com ar cruvas, com a entrada nas curvas, na saida das curvas, na defesa, etc. Existe sim pilotos demasiados agressivos e o Max é uma definição disso mesmo. é assim, desde a F1 até a endurance existe pilotos agressivos e pilotos mais cautelosos. Existe pilotos que não são contratos por serem demasiados cautelosos e vice versa. Quanto ao acidente, eu não concordo em nada contigo. Mas isto vai ser a conversa de ontem em que nenhum vai ceder um ponto ao outro. Para mim é incidente e culpa dos dois, as razões já as referi antes. Mas a ideia que estás a dar que o volante está posicionado da forma certa e natural face a curva não me parece verdadeira, tanto não é que até fui ver o resto das abordagens. Abordagem da pole position: Abordagem do Max no simulador: Se tu me dissesses que aquilo é a abordagem no apex da curva ainda concordava mas ele não está lá, está ainda distante. 00:29 O Max sabe que ele lá está, tanto sabe que corrige antes do muro e volta a corrigir na abordagem da curva porque o Lewis mete o carro, o Max não contava era que o Lewis fosse insistir até ao final e por isso é que ele aborda a curva de uma forma prematura de forma a fechar o espaço. O Lewis mesmo falhando o apex, nunca na vida ele iria fazer a curva no apex, se o Lewis faz a curva no apex por dentro ou tem de sair largo e empurrar o Max para fora ou na saida inevitavelmente vai perder velocidade e vai ser ultrapassado. Jogou a carta, foi e não estava a espera que o Max fosse insistir. Se o lewis tivesse surgido do nada eu percebia, a explicação da linha etc mas ele não surgiu do nada, aquilo já tinha sido preparado na parabolica, o Max sabia do que vinha que até defende o carro contra o muro, o Lewis não chegou tipo kamikaze na curva. Sinceramente foram dois erros de dois pilotos que queriam disputar a mesma posição no mesmo espaço, para mim os dois tem responsabilidade. pelo que aconteceu. A abordagem do volante na pole e no simulador parecem-me algo irrelevantes a partir do momento que se tira um factor extremamente importante que é o de não estar ali um carro ao lado enquanto na corrida estava. Quem faz as curvas por dentro deve ter sempre mais atenção ao que faz porque qualquer erro, qualquer ajuste, quaisquer 50cms mal medidos podem dar em acidente em quem está a fazer a curva por fora. O Lewis assumiu uma linha de trajetória interior, o Max deu-lhe o espaço que ele precisava, nem mais, nem menos, deu-lhe espaço suficiente para ele não ir ao muro mas de forma a que ele apenas conseguisse fazer a curva cortando a zona do apex e com isso obriga-lo a reduzir velocidade na saída (partindo do pressuposto que não o empurraria para fora). A única forma dos dois passarem ali sem baterem, era o Hamilton ter conseguido fazer a curva de forma exímia. Não conseguiu e acho perfeitamente normal, primeira volta, pneus fora de temperatura ideal, carro cheio de combustível, travões ainda fora das temps ideais, acho perfeitamente normal o erro. O facto do Max não desistir não faz com que o erro seja dele, porque no final do dia acaba por não ser. Foi agressivo ? Foi e nada o proíbe de ser. Tal como também nada proíbe o Hamilton de ser agressivo, o problema é que me parece haver um claro erro no cálculo daquilo que o Hamilton queria fazer e qualquer ligeiro toque naquela zona acaba sempre em merda. Aliás, na ultrapassassem ao LeClerc por exemplo, o Hamilton já consegue ir ganhar o Apex. Eu continuo a achar que o erro ali é do Hamilton e não é porque é muito agressivo e não acredita que o Max vai forçar, é porque não coloca o carro no Apex que é basicamente o único espaço que o Max lhe da para fazer a curva só que ele tem de lidar com o understeer do carro e não é capaz de entrar de forma perfeita. É incidente de corrida, sem dúvida, mas um incidente de corrida não tem de ser 50/50. Mas não vamos concordar nisto, eu não acho que algum deles tenha querido forçar o outro a ir a uma parede, concordo na parte em que o Max pode ter achado que o Lewis ia ceder, mas acho ainda mais que o Max achou que ia obrigar o Lewis a usar o Apex para depois o comer na saída e isso não aconteceu. Eu acho que ele sempre acreditou que o Lewis ia cumprir com a ideia de ter de ser obrigado a usar o Apex e por isso deu merda. E não consigo acreditar que o Lewis com os anos que tem disto achou que tinha espaço para passar naquela curva de outra forma sem ser no apex ou que o Max ia estender-lhe a passadeira vermelha para copse. Se há erro dos dois ? Até pode existir. Se eu for considerar o facto do Max não ter sido cauteloso porque não tinha necessidade forçar, sim, posso considerar que existe erro dos dois. De outra forma, só posso apontar erro ao Lewis e é um erro mínimo e que acredito plenamente que ele não estivesse a contar porque às velocidades a que iam, é sempre um pincel do crl ajustar trajetórias. Mas o que interessa é que isto vai aquecer, e ou muito me engano ou isto vai ser um usar de cotovelos nas próximas corridas que até vai meter impressão. Ainda assim, não me sentia tão entusiasmado para uma disputa a dois assim, desde a degradação da relação do Nico vs Hamilton. 2 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 19 Julho 2021 Achar que algum deles queria meter o outro fora de pista é ser só parvo. Um choque na F1 tem consequências imprevisíveis, ainda para mais quando há contacto de pneus. Carros a voar, carros capotados, carros no muro... Só alguém completamente insano é que faria isso de propósito. Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 19 Julho 2021 (editado) Citação de Pickle Rick, há 1 hora: A abordagem do volante na pole e no simulador parecem-me algo irrelevantes a partir do momento que se tira um factor extremamente importante que é o de não estar ali um carro ao lado enquanto na corrida estava. Quem faz as curvas por dentro deve ter sempre mais atenção ao que faz porque qualquer erro, qualquer ajuste, quaisquer 50cms mal medidos podem dar em acidente em quem está a fazer a curva por fora. O Lewis assumiu uma linha de trajetória interior, o Max deu-lhe o espaço que ele precisava, nem mais, nem menos, deu-lhe espaço suficiente para ele não ir ao muro mas de forma a que ele apenas conseguisse fazer a curva cortando a zona do apex e com isso obriga-lo a reduzir velocidade na saída (partindo do pressuposto que não o empurraria para fora). A única forma dos dois passarem ali sem baterem, era o Hamilton ter conseguido fazer a curva de forma exímia. Não conseguiu e acho perfeitamente normal, primeira volta, pneus fora de temperatura ideal, carro cheio de combustível, travões ainda fora das temps ideais, acho perfeitamente normal o erro. O facto do Max não desistir não faz com que o erro seja dele, porque no final do dia acaba por não ser. Foi agressivo ? Foi e nada o proíbe de ser. Tal como também nada proíbe o Hamilton de ser agressivo, o problema é que me parece haver um claro erro no cálculo daquilo que o Hamilton queria fazer e qualquer ligeiro toque naquela zona acaba sempre em m*rda. Aliás, na ultrapassassem ao LeClerc por exemplo, o Hamilton já consegue ir ganhar o Apex. Eu continuo a achar que o erro ali é do Hamilton e não é porque é muito agressivo e não acredita que o Max vai forçar, é porque não coloca o carro no Apex que é basicamente o único espaço que o Max lhe da para fazer a curva só que ele tem de lidar com o understeer do carro e não é capaz de entrar de forma perfeita. É incidente de corrida, sem dúvida, mas um incidente de corrida não tem de ser 50/50. Mas não vamos concordar nisto, eu não acho que algum deles tenha querido forçar o outro a ir a uma parede, concordo na parte em que o Max pode ter achado que o Lewis ia ceder, mas acho ainda mais que o Max achou que ia obrigar o Lewis a usar o Apex para depois o comer na saída e isso não aconteceu. Eu acho que ele sempre acreditou que o Lewis ia cumprir com a ideia de ter de ser obrigado a usar o Apex e por isso deu m*rda. E não consigo acreditar que o Lewis com os anos que tem disto achou que tinha espaço para passar naquela curva de outra forma sem ser no apex ou que o Max ia estender-lhe a passadeira vermelha para copse. Se há erro dos dois ? Até pode existir. Se eu for considerar o facto do Max não ter sido cauteloso porque não tinha necessidade forçar, sim, posso considerar que existe erro dos dois. De outra forma, só posso apontar erro ao Lewis e é um erro mínimo e que acredito plenamente que ele não estivesse a contar porque às velocidades a que iam, é sempre um pincel do crl ajustar trajetórias. Mas o que interessa é que isto vai aquecer, e ou muito me engano ou isto vai ser um usar de cotovelos nas próximas corridas que até vai meter impressão. Ainda assim, não me sentia tão entusiasmado para uma disputa a dois assim, desde a degradação da relação do Nico vs Hamilton. A tua justificação acaba por justificar o incidente. Ou seja numa abordagem natural abordaria aquela curva como num volta "normal" como sabe que está o Lewis e tem defender a posição acaba por antecipar abordagem da curva quando está lá o Lewis com mais de metade do carro. Quanto ao resto nunca iremos concordar. Eu discordo do que dizes em parte mas consigo perceber o teu ponto. Opiniões 😉 Quanto ao segundo bold, estamos a falar do Max, o piloto que mais abusa em abordagens no 1vs1 😅 Por acaso, o Max em parte faz me lembrar muito o Kevin Mag, no 1vs1 raramente cedem o cm e vão faca nos dentes na fe que terão mais coragem que os adversários. Kevin Mag mudou um bocado a postura dele em pista, está agressivo mas já não é aquele exagero que ele tinha na F1, fiquei surpreendido com ele em Daytona, deu-se muito bem, mesmo nas abordagens com os gts. Editado 19 Julho 2021 por Alonso. Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 20 Julho 2021 Não sei porque se compara apenas a curva feita pelo Hamilton quando ultrapassou o LeClerc quando o que se passou antes não podia ser mais diferente. LeClerc dá-lhe espaço, Max encosta-o à parede. Um ângulo de ataque é bem maior e o outro muito mais reduzido. Perdeu aderência, houve contacto. Se o Hamilton não podia atacar, só podia abrandar e dar a corrida de bandeja ao Max e acabar por recompensar a sua agressividade na pista. Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 20 Julho 2021 Acho que do contacto e de todas as decisões tomadas só não concordo com a parte da bandeira vermelha. Já estava na altura de se mudar as regras de numa bandeira vermelha ser permitido mexer no carro sem problema nenhum. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 20 Julho 2021 Citação de Alonso., Em 18/07/2021 at 23:13: Este homem deu-me as maiores desilusões da minha vida. Mas concerteza é um dos pilotos que dava tudo para o conhecer pessoalmente. Dá ideia de ser um tipo fantástico. 1 Compartilhar este post Link para o post
Kimi Raikkonen Publicado 20 Julho 2021 Citação de Alonso., há 10 horas: É assim que se faz. Tal como já foi dito, a única maneira de passar ai, é alguém ceder. Como ninguém cedeu, ambos colidiram, e como devia ter sido lógico, era um mero incidente de corrida. 3 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 21 Julho 2021 Não sei se já andou aqui, mas este vídeo é elucidativo em relação ao número de vezes que o Max fez coisas parecidas ou piores do que isto do Hamilton: 7 Times Max Verstappen Clashed with his Rivals - YouTube Mas o Max é "agressivo", e o Hamilton devia ser banido. É a tal dualidade. Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Pinto Publicado 21 Julho 2021 Citação de Ghelthon, Agora: Não sei se já andou aqui, mas este vídeo é elucidativo em relação ao número de vezes que o Max fez coisas parecidas ou piores do que isto do Hamilton: 7 Times Max Verstappen Clashed with his Rivals - YouTube Mas o Max é "agressivo", e o Hamilton devia ser banido. É a tal dualidade. O pessoal anda é com grandes palas...não vi aqui ninguém dizer que o Hamilton devia ser banido ou que o Max era um santo, estamos a falar daquele incidente apenas...Esses comentários é mais para o facebook, aí sim, andam nessas discussões. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 21 Julho 2021 (editado) Citação de Ricardo Pinto, há 1 minuto: O pessoal anda é com grandes palas...não vi aqui ninguém dizer que o Hamilton devia ser banido ou que o Max era um santo, estamos a falar daquele incidente apenas...Esses comentários é mais para o facebook, aí sim, andam nessas discussões. Não disse que alguém disse aqui. Mas o Helmut Marko disse-o, e o Helmut Marko não é um Zé do Facebook. Editado 21 Julho 2021 por Ghelthon 2 Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 21 Julho 2021 A ideia de penalizar consoante a curva é interessante. Compartilhar este post Link para o post
Banks29 Publicado 21 Julho 2021 Citação de Ghelthon, há 1 hora: Não sei se já andou aqui, mas este vídeo é elucidativo em relação ao número de vezes que o Max fez coisas parecidas ou piores do que isto do Hamilton: 7 Times Max Verstappen Clashed with his Rivals - YouTube Mas o Max é "agressivo", e o Hamilton devia ser banido. É a tal dualidade. E passa tudo impune, a FIA quer tantas seguranças e continua a proteger este gajo pela popularidade e os fãs que traz. É uma palhaçada do crl Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 21 Julho 2021 Nesse vídeo faz-me lembrar do GP do México e foi talvez das situações mais vergonhosas que vi um piloto fazer. O Max nessa corrida esteve pessimamente. Ele agora amadureceu um bocado e isso vai lhe dar outro estofo para o futuro Compartilhar este post Link para o post