Varela Publicado 4 Março 2015 E quais são as caracterísitcas mais importantes e a ter em conta? Falam-me muito bem das DSLR, queria ver se apostava. Recomendam usadas? Compartilhar este post Link para o post
Capa Publicado 4 Março 2015 (editado) Provavelmente, vais começar com um sensor APS-C (ou seja com factor de crop). As fullframe são de 1800/2000 euros para cima só o corpo. (Estou a falar do tamanho do sensor) As DSLR divedem-se em APS-C e Full Frame. Para perceberes um frame da película 35mm é equivalente a um sensor full-frame. Nos factores de crop a relação é diferente no que toca a objectivas. Por exemplo tens uma 50mm, em full frame comporta-se como uma 50mm mas num sensor com factor de crop tens de multiplicar por 1.6.... 50x1.6=80mm Resumindo, uma 50mm numa DSLR com factor de crop comporta-se como uma 80mm. Estou só a alertar-te para isto, há máquinas com factor de crop excelentes :mrgreen: Mas coisas que deves de ter em conta a meu ver.... - Capacidade de aguentar um ISO alto sem meter muita aberração cromática ou ruído. - Pontos de autofoco cruzados - Se tiver um "self cleaning sensor" dá jeito - A objectiva....se for uma 18-55 com IS (estabilização de imagem) já é uma lente porreira para começar e depois lá para a frente podes vir a apostar noutras objectivas. entre outras coisas Não sei o que preferes Canon ou Nikon, eu pessoalmente vou para a Canon por ter mais variedade de material etc etc... preferência pessoal. Sendo assim, se fores comprar nova, há a 1200D que é a gama de entrada da Canon nas DSLR, e uma câmara mehorzinha mas ainda na gama de entrada também: a 700D (eu estou a estudar fotografia e por ora uso uma 1100D, a câmara não é o mais importante. o mais importante é o fotógrafo :) ) Usadas depende do negócio e do uso da máquina. Precisas de saber quantos disparos tem a máquina pois as cortinas são algo que se desgastam com o uso e podem ter a necessidade de serem mudadas (ás vezes mais vale comprar um corpo novo nestes casos :mrgreen: ) O estado da máquina obviamente, o tempo de uso etc... Eu pessoalmente nunca comprei material fotográfico em 2ª mão mas é como tudo tanto podes arranjar bons negócios como maus. Provavelmente escapou-me muita coisa, qualquer coisa não hesites em perguntar :compinchas: Editado 5 Março 2015 por speedfire Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 4 Março 2015 Estou muito satisfeito com a minha 1200D. Ainda tenho muito para aprender mas já consigo fazer umas coisas engraçadas. Compartilhar este post Link para o post
Capa Publicado 4 Março 2015 É uma boa máquina :) Dá para fazer muita coisa com ela :compinchas: Compartilhar este post Link para o post
Varela Publicado 5 Março 2015 (editado) Essa 1200d seria boa para começar, mesmo sendo só o corpo? Ou uma 1100 chegava? O preço parece aceitável. A FNAC e derivados seria o melhor sítio para comprar? Editado 5 Março 2015 por Varela Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 5 Março 2015 Vê aí o Ken Rockwell que até é um gajo que sabe o que diz: http://www.kenrockwell.com/tech/recommended-cameras.htm Ou seja, com 400 euros disponíveis a Nikon D3300 é uma muito boa opção, tendo em atenção que provavelmente se tiveres intenção de usares a câmara para filmar então se calhar devas olhar mais para as Canon. Agora, o problema das reflex, sejam digitais ou não é que dali a pouco tempo a lente de origem vai-te saber a pouco, vais querer algo para tirar fotos em piores condições de luz, uma lente fixe, uma com mais zoom ou uma para macros ou grande angular, etc... Ou seja, comprando uma DSLR vais dali a pouco tempo, ou quando conseguires juntar algum guito, gastá-lo de novo em fotografia. Outra coisa é o facto de não serem tão "portáteis", é um objecto grande e pesado que ocupa, mais as objectivas, mais um enventual tripé, um espaço na mochila. Parecendo que não é algo a ter em conta. Mas pronto basicamente para mim tens 3 opções: Melhor que o teu dinheiro pode comprar: Nikon D3300 Mais em conta e que permite investires noutra objectiva: Canon 1200D vs Nikon D3200, complicado decidir, eu iria para a Nikon só porque prefiro a marca (e o som que fazem :lol:). Mas pensando bem, também me fazia falta algo que filmasse mesmo bem... Decisão complicada, vai à loja e vê qual te assenta melhor na mão :lol: Quanto a comprar, na net será sempre mais barato... Pixmania, Digiwowo... Por aí. Vai ao forum fotografia ou à secção de fotos do Zwame que eles andam sempre em cima das promoções. Compartilhar este post Link para o post
Capa Publicado 5 Março 2015 (editado) Com o corpo só não fotografas :mrgreen: Mas quando compras normalmente vem em kit com a 18-55 IS A FNAC é um chula no que toca a material fotográfico, vai a um media market ou worten se quiseres comprar em mão. :compinchas: A 1200d é melhorzinha que a 1100d e não está cara. Depois tens sempre online a niobo, High Tech Wonder, Pixmania etc... E antifa, para filmar tem a 5D MkIII :mrgreen: E a nova 7D para filmar também está bastante boa, instalas o Magic Lantern num cartão de memória e está pronta :mrgreen: Editado 5 Março 2015 por speedfire Compartilhar este post Link para o post
6nario Publicado 5 Março 2015 Varela se estiveres interessado numa DSLR manda-me mp. Tenho uma Nikon d40, há aí malta que te pode dizer exactamente o que esperar da câmara, com pouco uso e que posso estar disposto a vender. É uma boa câmara para malta que curte fotografar e aprender a mexer com máquinas um pouco mais complexas como as DSLR. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 6 Março 2015 Essa 1200d seria boa para começar, mesmo sendo só o corpo? Ou uma 1100 chegava? O preço parece aceitável. A FNAC e derivados seria o melhor sítio para comprar? Convém teres uma lente. :mrgreen: Mas sim, parece-me bastante razoável. Até agora não tenho qualquer tipo de queixa. É rápida, tem vários modos (ainda nem os explorei todos :mrgreen:), a lente é boa (a minha tem estabilizador, que, como já referiram, é importante) e a bateria tem uma duração muito aceitável (diria que dá para mais de 600/700 fotografias com uma só carga). Não sei como é que andam os preços por agora, mas comprei a minha em Outubro por 450 €, já com bolsa (também ela de boa qualidade) e cartão de 8 gb (que assim de cabeça, dará para mais de 500 fotos com o máximo de qualidade). Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 6 Março 2015 No caso da Canon, és menino de arranjar a 18-55 a bom preço, isoladamente, visto que vem na maior parte dos kits. Btw, só uma coisa que me aconteceu, o meu cartão de memória era de qualidade 6(acho eu), e não suportava a velocidade de gravação do que eu estava a filmar. Aconselho a comprarem um cartão de qualidade 10. Compartilhar este post Link para o post
frnk th tnk Publicado 6 Março 2015 Maltinha, pela zona de Lisboa onde procurariam por uma Pentax K1000 ou uma Canon AE-1(ou algo dentro do género)? :compinchas: Loja Pedro Hespanha, perto da Estação de Santa Apolónia, pode ser que encontres por lá. Compartilhar este post Link para o post
Modulor Publicado 6 Março 2015 Loja Pedro Hespanha, perto da Estação de Santa Apolónia, pode ser que encontres por lá. Muito obrigado!! Compartilhar este post Link para o post
Capa Publicado 6 Março 2015 (editado) No caso da Canon, és menino de arranjar a 18-55 a bom preço, isoladamente, visto que vem na maior parte dos kits. Btw, só uma coisa que me aconteceu, o meu cartão de memória era de qualidade 6(acho eu), e não suportava a velocidade de gravação do que eu estava a filmar. Aconselho a comprarem um cartão de qualidade 10. Sim convêm tem em atenção à velocidade de processamento do cartão. Btw eu tenho um de 32Gb :mrgreen: Como costumo fotografar sempre em Raw, dá-me jeito ter uma maior capacidade Editado 6 Março 2015 por speedfire Compartilhar este post Link para o post
Ed Publicado 6 Março 2015 Eu com um 16Gb ando à nora nem imagino com um de 32Gb... Detesto ter cartões com muita capacidade pois depois deixo as fotos lá e não as transfiro, todas, para o disco rígido. O de 8Gb obriga-me a fazer isso, logo fica mais organizado. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Varela Publicado 7 Março 2015 (editado) Tenho que fazer a vaquinha primeiro! :mrgreen: Espero daqui a poucos mesinhos postar aqui fotos já com outro grau de qualidade :) Editado 7 Março 2015 por Varela Compartilhar este post Link para o post
Varela Publicado 10 Março 2015 (editado) 15 km de caminhada dá para umas boas fotos! :) Instagram: @joaolpereira_ Começa é a irritar a compressão do Instagram e a perda de qualidade que causa nas fotos (Android app) e o pior é que o problema é óbvio e já dura há meses. Se ao menos pelo PC desse para fazer tudo o que se pode fazer pela app... Editado 10 Março 2015 por Varela Compartilhar este post Link para o post
Capa Publicado 15 Março 2015 THROUGH THE PALE DAWNCarlos Lobo De uma viagem a três países do Extremo Oriente (China, Japão e Coreia do Norte), de que resultou a trilogia Far Far East, apresenta-se a última etapa relativa à Coreia do Norte, intitulada Through The Pale Dawn. O fotógrafo procura, através de um olhar que vai para além do puro documentarismo, captar a estranheza e singularidade da paisagem natural e humana da Coreia do Norte. A raridade das imagens que nos revelam a vida e os cenários da Coreia do Norte, é um dos motivos de interesse desta mostra. O trabalho apresentado reflete a pluralidade de pontos de vista de Carlos Lobo desconstruindo a imagem que a Coreia do Norte cria sobre si mesma: hierática e heroica, governada por líderes brilhantes e corajosos, povoada por cidadãos obedientes, felizes, saudáveis. É a partir destes dados, encenados por Carlos Lobo, que somos obrigados a olhar de novo, segundo as regras de uma nova distância crítica, a Coreia do Norte. Passamos a cortina de cena e olhamos para trás do palco; Carlos Lobo coloca-nos fora de cena para que possamos adivinhar, não o real construído pelo regime, não o real construído pelos que olham de fora. Biografia Carlos Lobo nasceu em Guimarães em 1974, licenciou-se em Ensino e Português pela Universidade de Aveiro. Em 2004 conclui um bacherlato em Tecnologias de Comunicação Audiovisual pelo Instituto Politécnico do Porto e no ano seguinte o Mestrado em Imagem e Comunicação na Goldansmiths University em Londres. Em 2006 concluiu o Programa de Fotografia «Programa Criatividade e Criação Artística» da Fundação Calouste Gulbenkian, estando atualmente a frequentar o Doutoramento em Fotografia da Escola das Artes da Universidade Católica do Porto, onde leciona desde 2008. Carlos Lobo é curador de fotografia na CAAA e editor de livros na LEBOP em Guimarães. http://www.fundacaoedp.pt/exposicoes/through-the-pale-dawn-carlos-lobo/199 Exposição no Museu da Electricidade :) Compartilhar este post Link para o post
Varela Publicado 18 Março 2015 Primeira experiência no Photoshop :) A câmera não é uma tatuagem, mas já pensei numa assim. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 18 Março 2015 Vá, agora faz isso sem o photoshop! Compartilhar este post Link para o post
Capa Publicado 18 Março 2015 (editado) O que tem o photoshop Bashir? Sinceramente achei que é uma imagem interessante, bem mais que as últimas que tem apresentado. Editado 18 Março 2015 por speedfire Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 18 Março 2015 Nada, e até gostei, mas podia fazer entrar no conceito de dupla exposição. Não era uma critica, era um incentivo :compinchas: Compartilhar este post Link para o post
Varela Publicado 18 Março 2015 Vá, agora faz isso sem o photoshop! :mrgreen: Fiz umas fotos num 1º rolo em longa exposição, mas não ficaram grande coisa. Agora tirei mais algumas noutro e acho que vão ficar melhor, mas ainda não revelei. :) Compartilhar este post Link para o post
Capa Publicado 18 Março 2015 (editado) Ahh entendi mal, desculpa :compinchas: Hoje em dia o photoshop (ou qualquer outro programa de edição, mas mais PS) estão presentes. Até na fotografia analógica (quando digitalizas um negativo, positivo, color negative ou qualquer tipo de película precisas de lhe dar um perfil de cor, e ai entra o photoshop netes caso bem como na limpeza de imperfeições que a película tenha apanhado) :) Eu pessoalmente gosto bastante de trabalhar com o PS e não me importava de entrar pela área de pós-produção. É um mundo enorme. Talvez um dia faça o exame para obter o certificado de Photoshop pela Adobe. :mrgreen: Editado 18 Março 2015 por speedfire Compartilhar este post Link para o post