zespanhol Publicado 22 Outubro 2010 (editado) Falando por mim, não sou um fotógrafo nem nada que se pareça, gosto de fotografia e de tirar fotografias tentando fazer com que as que tiro sejam no mínimo boas e interessantes :) Infelizmente não exerço essa profissão. Vou começar um curso de fotografia no inicio de Novembro que tem a duração de 1 ano por isso espero que seja um curso completo e que aborde todos os tipos de fotografia :carinhoso: Editado 22 Outubro 2010 por zespanhol Compartilhar este post Link para o post
Roma Publicado 22 Outubro 2010 Vocês são quase todos uns sortudos, tem esses cursos a 'cair' à vossa porta :p Compartilhar este post Link para o post
zespanhol Publicado 22 Outubro 2010 Olha e o melhor de tudo é que é em Beja e soube disso por mero acaso :celebracao: 9€ de inscrição e 7€ mensais não posso deixar escapar :laugh: Compartilhar este post Link para o post
Guest FilipaP. Publicado 22 Outubro 2010 Não se pode resumir ser fotógrafo ao simples facto de tirar fotografias. É tudo muito subjectivo, sim senhor, mas também não é tão simplista assim! E comentar as fotos ou colocar novas, não? :wink: Compartilhar este post Link para o post
Red Publicado 22 Outubro 2010 Fotógrafo é uma profissão, quem ganha a vida a tirar fotografias. Usando isso como adjectivo claro que todos o podem ser, até eu com o meu telemóvel. Claro que se pudesse tirar uma fotografia e ela ficasse boa sem edição não adiantava estar a editar. Mas se existem meios, há que os saber usar. Imagino alguém a dizer há muito tempo atrás "essas corridas que tu fazes em bicicleta não são corridas, são outra coisa qualquer, correr é a pé". São fotografias: gosta-se, não se gosta ou então é-nos indiferente. E perceber de fotografia ao nível do que aqui alguns percebem não é difícil. É preciso o de sempre, tempo e dinheiro. Uma máquina boa e umas horas a ler e a fotografar. Não tenho máquina e já percebi o conceito de ISO, de velocidade do obturador, de aberturas e exposições... só de falar com as pessoas. Por isso é um pouco como o Picardia diz, não precisam de perceber para criticar, digam-no à vossa maneira. Compartilhar este post Link para o post
Victarion Publicado 22 Outubro 2010 Claro que se pudesse tirar uma fotografia e ela ficasse boa sem edição não adiantava estar a editar. Mas se existem meios, há que os saber usar. Imagino alguém a dizer há muito tempo atrás "essas corridas que tu fazes em bicicleta não são corridas, são outra coisa qualquer, correr é a pé". São fotografias: gosta-se, não se gosta ou então é-nos indiferente. é uma história que já tem anos. Surgiu a fotografia, e a pintura mudou logo porque achava que a fotografia era uma coisa reles. Com o passar dos tempos, as pessoas começaram a achar que fotografia digital é coisa de bimbo, fotografia a sério é analógica. É coisa normal as pessoas terem uma opinião diferente, aliás, é como na arte: gosta-se do romântico e não se gosta do neoclássico por ser muito rígida, não se gosta da pintura tão "bem pintada" mas gosta-se de pintura género impressionismo/pós-impressionismo por captar a essência do que deve ser a pintura...etc. cabe é às pessoas perceberem que muitas vezes é gosto e não "acho que devia ser x e não y". Compartilhar este post Link para o post
Guest paulo_martins Publicado 22 Outubro 2010 Oh booyaka mas disseste aquilo acerca das minhas fotos do showcase? Compartilhar este post Link para o post
Ed Publicado 22 Outubro 2010 Fotos: Fireworks Uma das minhas paixões: Culinária... Florezinhas... Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 22 Outubro 2010 eu vou ser muito sincero e espero que não levem a mal o que vou dizer - porque nem tenho 'moral/autoridade' para falar sobre isto, mas pronto : O tratamento (alinhar o contraste, a iluminação e esse tipo de coisas) que vocês fazem às vossas fotos, para mim não é fotografia. Fotografia é tirar uma foto, não mexer nela e ver se tá boa ou não. Agora essa cena de mexer no contraste e dps na iluminação, e dps corta aqui um bocado, aproxima ali no outro, para mim, estragam as fotografias. Porque reparem, eu sou mesmo um mau fotografo. Tiro sempre imensas fotografias a quase tudo mas nao sei mexer muito bem na minha máquina, e há aqui fotos que eu tiro que se for a mexer no contraste e na iluminação até fica alguma coisinha de jeito, agora, sem tratamento a foto fica horrível. E para mim, isso não tem piada nenhuma, e até encaro o tratamento como "cheat". Espero que não levem a mal, é só a opinião de quem não percebe nada disto Manipular e alterar fotografias sempre se fez desde que a fotografia foi inventada... Ultimamente fala-se muito de photoshops e tal mas todos os génios da fotografia analógica trabalhavam as fotos no laboratorio. A fotografia pode, ou não, ser uma forma de arte. Tu podes tirar uma foto para mostrar alguma coisa à familia, para documentar algo, etc, ou então podes tirar fotos e mexer nela para explorares o seu potencial artistico. Nem toda a fotografia tem quer ser documental. Compartilhar este post Link para o post
Interstellar Publicado 22 Outubro 2010 As fotos ficaram muito boas Pica. Do Ed gostei da primeira. Compartilhar este post Link para o post
freudianslip Publicado 22 Outubro 2010 http://farm2.static.flickr.com/1395/5103126360_6521ce9976_z.jpg http://farm2.static.flickr.com/1119/5102518569_a0e24aeba1_z.jpg AI JESUS <3 Compartilhar este post Link para o post
freudianslip Publicado 22 Outubro 2010 btw dá-me link disso maior se tiveres que vou tirar os beach house do fundo do ecrã para meter uma dessas! OS BEACH HOUSE! Compartilhar este post Link para o post
Victarion Publicado 22 Outubro 2010 (editado) btw dá-me link disso maior se tiveres que vou tirar os beach house do fundo do ecrã para meter uma dessas! OS BEACH HOUSE! :laugh: http://farm2.static.flickr.com/1119/5102518569_a0e24aeba1_b.jpg http://farm2.static.flickr.com/1395/5103126360_6521ce9976_b.jpg a do cachecol (meu cachecol hehe) já nem me lembro o contexto, tirei essas fotos há quase 3 anos. a outra, do rolo a cores, é dupla exposição de uma parte da sala de aula com outra parte da sala de aula onde estava uma cama com lâmpadas :prayer: edit: e thanks Interestrelado. Editado 22 Outubro 2010 por Picardia Compartilhar este post Link para o post
Boo Riquelme Publicado 22 Outubro 2010 Oh booyaka mas disseste aquilo acerca das minhas fotos do showcase? Não. Falei no 'geral' Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 22 Outubro 2010 Opiniões, sff. Já recolhi algumas de quem gosta e algumas de quem não gosta. :mrgreen: Comentando o assunto que o Booyaka puxou: eu compreendo o que tu dizes, mas isto também depende um pouco daquilo que tu considerares a verdadeira fotografia. Ou seja, para mim o importante é captar o momento; depois, a forma como o transmito (ou seja, a forma como edito ou não a foto) é outro nível completamente diferente. Porque o importante da fotografia, o momento, está lá e vai lá estar sempre, independentemente daquilo que faças com ela. E é como diz o Red: se podemos melhorar a fotografia, porque não? Compartilhar este post Link para o post
Legi Publicado 22 Outubro 2010 Eu ja escrevi isto e não apareceu, dizia eu que gostei bastante da foto, mas isso sou eu que não percebo nada :cool: Compartilhar este post Link para o post
Zimene Publicado 22 Outubro 2010 Ed, naquela da culinária, q crl é aquilo? Parece sabao azul com polvo :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
joe Publicado 22 Outubro 2010 (editado) eu vou ser muito sincero e espero que não levem a mal o que vou dizer - porque nem tenho 'moral/autoridade' para falar sobre isto, mas pronto : O tratamento (alinhar o contraste, a iluminação e esse tipo de coisas) que vocês fazem às vossas fotos, para mim não é fotografia. Fotografia é tirar uma foto, não mexer nela e ver se tá boa ou não. Agora essa cena de mexer no contraste e dps na iluminação, e dps corta aqui um bocado, aproxima ali no outro, para mim, estragam as fotografias. Porque reparem, eu sou mesmo um mau fotografo. Tiro sempre imensas fotografias a quase tudo mas nao sei mexer muito bem na minha máquina, e há aqui fotos que eu tiro que se for a mexer no contraste e na iluminação até fica alguma coisinha de jeito, agora, sem tratamento a foto fica horrível. E para mim, isso não tem piada nenhuma, e até encaro o tratamento como "cheat". Espero que não levem a mal, é só a opinião de quem não percebe nada disto Aposto que também já deste um chuto numa bola. Já és futebolista? De certeza que já ajudaste estrangeiros quando eles te pediram informações. Já és guia interprete? Essa é a diferença. Tirar fotos =/= fotografo. Tirar fotos com sentido (como o Paulo, o Antifa, o Roma, a Filipa, o Joe, o Jota, o Zé tiram) - com sentido digo tentar procurar o melhor sitio pa fotografar e saberem entender as condicoes (se ha mt luz ou nao, etc) , é diferente de eu ir de férias po Algarve, e sair um dia à rua e tirar fotografia a tudo o que mexe, a ver se calha uma bem. É totalmente diferente Obrigado pela referencia, es um fofo :heart: Mas ja que falaste em mim pergunto, entao e quem nao tem uma maquina Slr e nao tem a possibilidade de tirar fotografias como gostaria, limitado a uma compacta que me da muito pouca escolha e controle sobre a fotografia. Afinal de contas e a maquina que escolhe a maior parte das definicoes. Muitas vezes quando olho para um sitio nao penso so como ficaria a fotografia atraves da minha lente, mas sim como ficaria depois de todo o processo estar terminado. Alias, eu fotografo coisas a cores e ultimamente tenho passado muito para o preto e branco, ja que a minha maquina nao reproduz as cores como eu gostaria. Isto do photoshop nao e "novo", antes de se poder trabalhar nas fotografias digitalmente ja os grandes mestres passavam muito tempo no estudio para conseguir o contraste, luminosidade e afins desejados. O prob, é quem lê o que escreves, parece que tás a ser irónico/agressivo ou algo parecido... (falo por mim) Picardia o agressivo!!!1! :lol: Eu que não percebo nada disto, até percebo o ponto de vista do Boo. O que ele quer dizer é que uma fotografia tirada por mim ou por ele pode ser exactamente a mesma tirada por quem sabe dar uns tratamento PS e a minha é uma bela m*rda e a do pro em PS é uma excelente fotografia. Daí a "injustiça" da situação. ass.quem não percebe nada disto :mrgreen: Bela mentira. Se eu tirar uma fotografia a um pedaco de parede branca quanto muito fico com uma fotografia com um pedaco de parede colorida ou algo do gnr. percebam uma coisa: alguém que pinta um quadro é um pintor. Alguém que tire uma fotografia é um fotógrafo. Agora, a nível de qualidade...é subjectivo. Por exemplo, tu tiras montes de fotos no Algarve, és um fotógrafo tradicionalmente amador. Só isso. O problema é que sabe a piripiri quando se diz isto, porque não há hábito em dizê-lo, é como se fosse um taboo, uma daquelas coisas de "vais ter 7 anos de azar!". e isto é dito por alguém que percebe disto !1 Concordo parcialmente com isto. Se daqui a uns anos me perguntarem "o que sou/o que faco", vou responder que sou Arquitecto (espero eu :mrgreen:), pois sera essa a minha profissao e sera em torno disso que a minha vida girara... Mas a partir do momento em que pego numa camera para ir para a rua tambem me posso considerar um fotografo, nao profissional, nao licensiado ou com qualquer tipo de formacao, mas sou um fotografo, por mais amador que o seja. Quando me dizem, es bom/mau fotografo, curto/nao curto das tuas fotografias, nao me parece que tenha que discordar com a parte em que me chamaram fotografo. Olha e o melhor de tudo é que é em Beja e soube disso por mero acaso :celebracao: 9€ de inscrição e 7€ mensais não posso deixar escapar :laugh: Que pechincha :( Btw, adorei a fotografia do cachecol Pica, e tb gostei bastante da janela. Ghelton, gostei mais da do Flamingo (ri-me quando disseram que era um pato ou ganso ou algo do gnr :lol:) que esta, embora estejas a melhorar. Btw, hoje que voltei a casa e tive a ver melhor a maquina: E uma Leica IIIf Vorlauf de 1955. Vorlauf = Self Timer Tem um sistema de focagem diferente de tudo o que ja tinha visto. Pelo menos acho que e o foco lol. A lente tb e algo estranha (igual a da 1a imagem). O rangefinder mostra o que se ve atraves da lente, enquanto que o viewfinder e atraves da abertura por cima desta. Pena que se veja muito pior pelo primeiro do que o segundo lol. Acho que precisa de ser limpa por dentro, mas prefiro falar com o pai de uma amiga minha que e mais entendido no assunto antes de tentar fazer seja o que for com ela. Editado 22 Outubro 2010 por joe Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 22 Outubro 2010 É pá, linda joe. http://www.kenrockwell.com/leica/screw-mount/iiif.htm Compartilhar este post Link para o post
Victarion Publicado 22 Outubro 2010 (editado) só gosto da metade direita da fotografia :mrgreen: edit: só o joe para me compreender! :heart: e essa máquina tem alto style vintage! Editado 22 Outubro 2010 por Picardia Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 22 Outubro 2010 Essa é a diferença. Tirar fotos =/= fotografo. Tirar fotos com sentido (como o Paulo, o Antifa, o Roma, a Filipa, o Joe, o Jota, o Zé tiram) - com sentido digo tentar procurar o melhor sitio pa fotografar e saberem entender as condicoes (se ha mt luz ou nao, etc) , é diferente de eu ir de férias po Algarve, e sair um dia à rua e tirar fotografia a tudo o que mexe, a ver se calha uma bem. Discordo. O principal num fotógrafo não é, para mim, saber os termos técnicos, usar a máquina XPTO ou a objectiva tal. É ter olho para a coisa, algo que muitos têm e não conseguem encontrar, mesmo com anos e anos de fotografia (isto dito por alguém que estuda na área). Para mim é o mais importante. O resto chega depois, por "acréscimo". Mas é claro que a técnica também tem a sua importância. só gosto da metade direita da fotografia :mrgreen: Da minha? :mrgreen: Por acaso gosto bastante das tuas, estão brutais. Btw, quando voltar, devo comprar uma lomo. :heart: Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 22 Outubro 2010 Gosto muito da foto ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 22 Outubro 2010 (editado) Gosto muito da foto ghelthon Vindo de ti é um grande elogio, thanks. Editado 22 Outubro 2010 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Leandro Marques Publicado 23 Outubro 2010 Ghelthon, eu não percebo nada disto, mas gostei dessa imagem. Compartilhar este post Link para o post