Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
smashing_pumpkin

Fotografia [Geral]

Publicações recomendadas

Castor, a D3100 é considerada a melhor máquina de acolhimento ao mundo das DSLR. É a rival da Canon 550D. É mais barata, tem mais 2 pontos de focagem, faz auto-focus ao filmar em HD (não funciona lá muito bem). De resto a Canon é mais cara mas tens melhor ergonomia, melhor qualidade de construção e podes ligar microfones externos.

Eu vou optar por essa Nikon também pelo preço. Até agora andava decidido por um pack que há na Box do Jumbo de Almada por 550€ que me dá 5 anos de garantia, um cartão, uma mochila pequena, um livro e um curso da Nikon.

Mas agora encontrei este mesmo pack (sem os 5 anos de garantia mas com um tripé) mais barato num site português, só que não sei até que ponto é que é de confiança :/

D3100 + AFS DX 18/55G VR + LIVRO + TRIPÉ + MOCHILA + SD 4GB - 482,16€

A diferença ainda é grande, por isso se alguém conhecer o site agradecia uma opinião.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vou optar por essa Nikon também pelo preço. Até agora andava decidido por um pack que há na Box do Jumbo de Almada por 550€ que me dá 5 anos de garantia, um cartão, uma mochila pequena, um livro e um curso da Nikon.

Mas agora encontrei este mesmo pack (sem os 5 anos de garantia mas com um tripé) mais barato num site português, só que não sei até que ponto é que é de confiança :/

D3100 + AFS DX 18/55G VR + LIVRO + TRIPÉ + MOCHILA + SD 4GB - 482,16€

A diferença ainda é grande, por isso se alguém conhecer o site agradecia uma opinião.

Não conheço o site, mas à partida desconfio sempre de um site com um nome desses e com um logo feito no wordart :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Não conheço o site, mas à partida desconfio sempre de um site com um nome desses e com um logo feito no wordart :mrgreen:

Estive a simular a compra e cobram 39€ de portes. Li alguns comentários negativos sobre o grupo(?) deles, a electropt.com. Acho que não me vou arriscar, até porque com os portes em cima não ganho grande coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

Estive a simular a compra e cobram 39€ de portes. Li alguns comentários negativos sobre o grupo(?) deles, a electropt.com. Acho que não me vou arriscar, até porque com os portes em cima não ganho grande coisa.

40€ de portes :-k

Tem marosca na certa (digo eu)

Edit: encontrei uma referencia ao site de alguem que tb não confiava mto no site pelos preços baixos

Editado por jmgv

Compartilhar este post

Link para o post

E lá fui eu comprar o rolo de 35mm. O homem da loja pensou que eu era um maluco quando lhe perguntei se ainda vendiam rolos de 110. :lol:

Agora é arranjar maneira de colocar o rolo na máquina porque do que já estive a ver, isto tem ciência. É preciso colocar o rolo e depois puxá-lo e engatá-lo no outro lado da máquina. Vai ser uma aventura e pêras.

Compartilhar este post

Link para o post

E lá fui eu comprar o rolo de 35mm. O homem da loja pensou que eu era um maluco quando lhe perguntei se ainda vendiam rolos de 110. :lol:

Agora é arranjar maneira de colocar o rolo na máquina porque do que já estive a ver, isto tem ciência. É preciso colocar o rolo e depois puxá-lo e engatá-lo no outro lado da máquina. Vai ser uma aventura e pêras.

No youtube deves encontrar ajuda em video ;)

A maior fotografia tirada em Portugal é no Porto. Tem 14 gigapixéis

Por Pedro Rios

Sim, são os Clérigos vistos da outra margem do Douro

É Paulo Bico que o diz porque, por mais voltas que dê, não encontra uma fotografia maior em Portugal do que a que tirou ao Porto. A fotografia tem 14 gigapixéis, uma máquina digital barata permite fazer fotografias com qualquer coisa como 10 megapixéis – 1.400 vezes menos (sim, leram bem).

A partir de Gaia, Paulo Bico fez uma fotografia que permite ver o que se passa no topo da Torre dos Clérigos e “voar” por boa parte da cidade, da Ribeira à zona oriental.

Demorou cerca de 3 horas a captar as 1.600 imagens que constam da fotografia panorâmica; levou 28 horas a processá-las em computador; o ficheiro da imagem é de 54 gigabytes e demora meia hora a carregar no programa de edição de imagem do computador potente de Paulo Bico.

Tudo é gigante nesta arte, conhecida mundialmente como gigapan ou giga-photo.

O fotógrafo de Famalicão, de 35 anos, comprou o equipamento necessário (um robô que faz fotografias segundo uma cadência definida pelo fotógrafo) no início do Verão. Somando o robô, as lentes, a câmara e outros equipamentos, Paulo investiu qualquer coisa como 10 mil euros.

Fez uma em Guimarães, com 6 gigapixéis, e lançou-se para a do Porto, que produziu no último fim-de-semana. O equipamento permite-lhe ir mais longe (diga-se que a maior do mundo, feita em Xangai, tem uns inacreditáveis 200 gigapixéis), mas, antes disso, Paulo quer procurar rentabilizar o investimento, através da venda deste tipo de fotografias a entidades ou empresas.

“É uma sensação engraçada conseguir ver as coisas deste ponto de vista”, diz Paulo. Mas nem tudo foi positivo na experiência: “fiquei um bocado triste com a degradação em que está o Porto. A imagem ao longe é muito bonita, mas, quando aproximamos, vemos coisas que não gostávamos de ter visto“.

Foto Porto

Foto Guimarães

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, vi

pois pareceu-me o que explicava melhor. Passei um bom bocado à procura de onde colocar a extremidade do rolo pois a minha não tem a "falha" mencionada no vídeo. Em vez disso tem uma indicação a dizer: Insert film here

Coloquei lá o filme, fechei a tampa, puxei o trigger (esta-me a faltar palavra melhor) duas vezes e pronto. Agora como é que posso ver se isto ficou bem colocado?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, vi

pois pareceu-me o que explicava melhor. Passei um bom bocado à procura de onde colocar a extremidade do rolo pois a minha não tem a "falha" mencionada no vídeo. Em vez disso tem uma indicação a dizer: Insert film here

Coloquei lá o filme, fechei a tampa, puxei o trigger (esta-me a faltar palavra melhor) duas vezes e pronto. Agora como é que posso ver se isto ficou bem colocado?

Num sitio totalmente escuro... abres e 'sentes' se a fita tá presa.

Compartilhar este post

Link para o post

Num sitio totalmente escuro... abres e 'sentes' se a fita tá presa.

O rolo em si baloiça quando lhe toco. E se o puxo na sua direcção, a secção do filme que é suposto "encaixar" na outra extremidade solta-se. Não deve ser normal isto acontecer visto que é suposto a fita estar presa.

Compartilhar este post

Link para o post

O rolo em si baloiça quando lhe toco. E se o puxo na sua direcção, a secção do filme que é suposto "encaixar" na outra extremidade solta-se. Não deve ser normal isto acontecer visto que é suposto a fita estar presa.

Pois, então é porque não está colocado.

mete mesmo a ponta da fita praticamente enrolada a dar a volta. e depois dá 1-2 disparos em seco para o mecanismo puxar a fita. Podes fazer isso na câmara escura para perceberes se ele puxou a fita.

Compartilhar este post

Link para o post

Tens de enfiar o rolo numa especie de rolo que liga ao coiso que vai fazer o rewind

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, então é porque não está colocado.

mete mesmo a ponta da fita praticamente enrolada a dar a volta. e depois dá 1-2 disparos em seco para o mecanismo puxar a fita. Podes fazer isso na câmara escura para perceberes se ele puxou a fita.

Mas ele faz os disparos à mesma. Só que não serve de nada visto o rolo não estar encaixado. De qualquer maneira, o que é que influencia eu estar num quarto escuro? É suposto ver/sentir alguma coisa?

Compartilhar este post

Link para o post

Tens de enfiar o rolo numa especie de rolo que liga ao coiso que vai fazer o rewind

:mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, até aí já fiz. O problema está em fazer com que ele fique lá "preso". ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Mas ele faz os disparos à mesma. Só que não serve de nada visto o rolo não estar encaixado. De qualquer maneira, o que é que influencia eu estar num quarto escuro? É suposto ver/sentir alguma coisa?

a unica coisa que influencia é pq não estragas o rolo.. porque a fita não pode apanhar luz nenhuma até ser revelada senão as fotos vêm estragadas na parte que teve exposta à luz

E ai com a tampa aberta podes tocar na fita e se n tiver a enrolar com o disparo fazes pressão junto à 'roldana'

Editado por jmgv

Compartilhar este post

Link para o post

a unica coisa que influencia é pq não estragas o rolo.. porque a fita não pode apanhar luz nenhuma até ser revelada senão as fotos vêm estragadas na parte que teve exposta à luz

E ai com a tampa aberta podes tocar na fita e se n tiver a enrolar com o disparo fazes pressão junto à 'roldana'

You don't say 8-[

Pelo menos ele está bem encaixado. Já não mexe. Agora ver se isto funciona como deve ser.

Já agora, existe algum processo que me passe directamente as fotografias de um rolo para computador? Qualquer loja que revele fotografias faz isto ou é algo mais específico?

Compartilhar este post

Link para o post

You don't say 8-[

Pelo menos ele está bem encaixado. Já não mexe. Agora ver se isto funciona como deve ser.

Já agora, existe algum processo que me passe directamente as fotografias de um rolo para computador? Qualquer loja que revele fotografias faz isto ou é algo mais específico?

1ª pergunta: não

2ª pergunta: Qualquer loja não sei, depende do laboratório que têm. Mas antes de pedires para revelar perguntas se fazem digitalização das fotos para cd/pen/cartão memória ou só revelação para papel

Compartilhar este post

Link para o post

1ª pergunta: não

2ª pergunta: Qualquer loja não sei, depende do laboratório que têm. Mas antes de pedires para revelar perguntas se fazem digitalização das fotos para cd/pen/cartão memória ou só revelação para papel

Pois era mais isso que queria dizer :mrgreen: Supostamente, a loja onde fui comprar o rolo, é uma das melhores lojas de fotografia que existe no centro de Lisboa (na zona de Alvalade, a colorfoto). Do que vi, e do que perguntei, eles revelam os rolos de 35mm mas não me lembrei de perguntar se eles fazem a digitalização para formato digital.

Já decidi que vou revelá-las num dia bem à tardinha assim com a loja a fechar para não correr o risco de ser gozado por quem lá estiver pelo facto de o rolo ir em branco (ou mal colocado apesar de eu sentir que ele nao está solto nem nada) e eu não me ter apercebido :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Pois era mais isso que queria dizer :mrgreen: Supostamente, a loja onde fui comprar o rolo, é uma das melhores lojas de fotografia que existe no centro de Lisboa (na zona de Alvalade, a colorfoto). Do que vi, e do que perguntei, eles revelam os rolos de 35mm mas não me lembrei de perguntar se eles fazem a digitalização para formato digital.

Já decidi que vou revelá-las num dia bem à tardinha assim com a loja a fechar para não correr o risco de ser gozado por quem lá estiver pelo facto de o rolo ir em branco (ou mal colocado apesar de eu sentir que ele nao está solto nem nada) e eu não me ter apercebido :lol:

Isso acontece mtas vezes.. é tranquilo. Até porque agora é 'in' tirar fotos com entradas de luz :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Opá claro que fazem digitalizações...

É sempre bom saber então. Para alguém que, como eu, está a querer começar, todas as informações são úteis.

Obrigado a todos que ajudaram :fixe:

E j, mesmo assim, a cara do empregado a dizer-nos isso (e mesmo a nossa) deve ser priceless :lol:

Editado por Naitch

Compartilhar este post

Link para o post

Opá claro que fazem digitalizações...

Na colorfoto é obvio.. agora deve haver mto estudio (principalmente em cidades mais pequenas - não sabia que ele era de lisboa) que ainda não digitaliza

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...