Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Chandler

A Companhia do Corpo

Publicações recomendadas

Também para isso não precisas de grandes suplementos.

Em termos de exercício o segredo não é grande, ganhar resistência e perder gordura é correr. Correr, correr, e correr, não vale a pena inventar.

A alimentação não precisas de dar uma volta de 180º por exemplo para o nível da minha, que eu já descrevi para aí, mas basta começares a cortar em certas coisas: doces, bolachas e tudo o mais é lixo ou então é um prémio depois de uma semana de treinos bem sucedida. Mas se nos descreveres a tua alimentação actual é mais fácil ajudar...

Já agora, é engraçado como eu tenho quase a mesma altura que tu e quase o mesmo peso e a minha massa gorda neste momento roça o ridículo. É a prova de que os números assim, por si só, pouco valem...

Mas é alta ou baixa? Já afora qual a maneira mais rápida e fácil de ver a % de massa gorda? De preferência sem ir ao médico porque obviamente que não vou lá só por causa disso.

Compartilhar este post

Link para o post

A alimentação não precisas de dar uma volta de 180º por exemplo para o nível da minha, que eu já descrevi para aí, mas basta começares a cortar em certas coisas: doces, bolachas e tudo o mais é lixo ou então é um prémio depois de uma semana de treinos bem sucedida. Mas se nos descreveres a tua alimentação actual é mais fácil ajudar...

Epá comida isso para mim não é muito facil descrever porque varia muito mas ronda isto:

Nos ultimos tempos:

não tomo pequeno almoço porque acordo tarde

por volta as 2 como alguma coisa como cereais ou umas bolachas e se calhar de acordar mais cedo como algo que tenha sobrado do jantar

volto a comer alguma coisa ai por volta das 7, normalmente umas tostas mistas ou bolachas com leite ou sandes

Jantar é o que vier para a mesa, normalmente é carne, mas ai 2 vezes por semana la vem um peixito, uma peça de fruta depois da refeição e um cafezito

ai por volta das 11 cafe com amigos, e até ás 2/3 bebo 2/3 imperiais

chego a casa ás 3/4 e ai cometo uns excessos claros, 1/2 peças de fruta, cereais ou tostas e leite ou sumos

Custumo fugir pouco a isto

O normal é algo assim;

por volta das 8 vai um iogurte, chego á escola e vai cafe

ai ás 10/11 uma cola com um bolo/tosta

almoço na escola, normalmente no refeitório, tendo comer peixe 2 vezes por semana, mas como sempre sobremesa, cafezito...

por vezes como alguma coisa á tarde, semelhante ao lanche das 10/11

Jantar é o que vier para a mesa, normalmente é carne, mas ai 2 vezes por semana la vem um peixito, uma peça de fruta depois da refeição e um cafezito

antes de ir dormir como cereais ou tostas

Compartilhar este post

Link para o post

A minha altura tem uma história estranha. Eu no 7º ano era dos mais altos da turma... com a altura que tenho agora. :-(

Não sei porque raio isto parou, mas ando há uns anos à procura do botão do play outra vez...

Deixaste de beber leite... Com essas teorias que o leite engorda. (que nao duvido que engorde)

E o UnReal é grande, mas nao é grande m*rda 8)

:mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente refeições, se tiveres uma dieta equilibrada e sem exageros podes comer quase tudo. Claro que se por exemplo houver pratos com batatas fritas e puderes substituir por outra coisa, óptimo, mas até isso de vez em quando não é nada de grave...

Alex, não sei bem o que pretendes com este novo "programa" de exercício e dieta, mas parece-me sinceramente que pelo menos na alimentação estás a cair um pouco no exagero. Não estou a criticar porque obviamente não estás a fazer nada de mal, mas parece-me que a mentalidade do "tem uns açúcares a mais, já nem lhe toco" é algo exagerada. Eu a ter um pouco de cuidado com a alimentação (a maior mudança foi mesmo comer menos carnes vermelhas e comer mais peixe e carnes brancas e acabar praticamente com os fritos) e fazer pelo menos 1 hora de exercício por dia perdi "facilmente" uns 4 ou 5 kg em pouco tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas oh Alex, tu queres emagrecer ou queres ficar bicho lá com treinos de hipertrofia?

Editado por UnReal

Compartilhar este post

Link para o post

Chiça, tanta coisa para responder...

Provavelmente foste de férias e voltaste com o peso em baixo, isso costuma acontecer mas passado uns dias volta ao normal. Mas estás com mais massa magra do que quando começaste com a musculaçao? Podes ter perdido massa gorda, não sei, acho isso muito estranho :S

Também já tinha lido que para quem quer ganhar peso o ideal é comer de 2 em 2 horas mas quem é que em tempo de aulas vai arranjar tempo para comer de 2 em 2 horas e ainda por cima refeiçoes apropriadas?! :mrgreen:

A banana é rica em potássio e magnésio, segundo li é aconselhável juntar uma unidade com a whey no batido pós-treino.

Eu fui de férias e levei uns halteres, mas pouco mais fiz do que cárdio. Sim, a massa magra creio que aumentou, não é o comum? As medidas aumentam, aumenta a massa magra também... Eu ando a seguir essa das 2 em 2 horas para já, torna-se mais complicado na hora do treino, mas aí entra a proteína.

Mas é alta ou baixa? Já afora qual a maneira mais rápida e fácil de ver a % de massa gorda? De preferência sem ir ao médico porque obviamente que não vou lá só por causa disso.

É baixa, bastante até. Vou acabar por aumentá-la quando aumentar de peso com a hipertrofia, é o que acontece sempre a toda a gente - não te sei explicar o motivo. Eu faço isso no ginásio, fora daí não sei...

Deixaste de beber leite... Com essas teorias que o leite engorda. (que nao duvido que engorde)

E o UnReal é grande, mas nao é grande m*rda 8)

:mrgreen:

Eu deixei de beber leite há coisa de 3 ou 4 meses... no começo reduzia, agora por fim já tinha cortado completamente. Bebi leite durante estes anos todos, e em boas quantidades.

Alex, não sei bem o que pretendes com este novo "programa" de exercício e dieta, mas parece-me sinceramente que pelo menos na alimentação estás a cair um pouco no exagero. Não estou a criticar porque obviamente não estás a fazer nada de mal, mas parece-me que a mentalidade do "tem uns açúcares a mais, já nem lhe toco" é algo exagerada.

Tudo depende dos teus objectivos. Se falares com pessoas que atingiram um determinado nível em termos de musculação, todas te vão dizer que a alimentação é metade da coisa e que cuidam dela com alguma minúncia. E para quem treina todos os dias, com algum método e cuidado, acaba por ser um gosto e uma forma de potenciar os treinos ainda mais. Eu ultimamente descobri que o gozo neste momento não passa por comer coisas que entrem na boca e saibam bem, passa por saber que não como nada que vá contra as horas que eu passo no ginásio e contra o suor que todos os dias lá deixo.

No fundo acaba por ser uma questão de filosofia. Neste momento as coisas que entram na boca e antes sabiam bem, deixam de saber bem quando associo aquilo ao estragar o que ando a fazer...

E não passo fome nem ando frustrado por não comer certas coisas que me poderiam apetecer.

Mas oh Alex, tu queres emagrecer ou queres ficar bicho lá com treinos de hipertrofia?

Eu não posso emagrecer mais ainda, com o treino de definição, as férias só com cárdio e com a alimentação que ando a fazer... só se for para perder gordura que não tenho. Agora quero é fazer hipertrofia o máximo de tempo possível e depois logo se vê. E tenho muito tempo para pensar nesses assuntos, até porque isso ainda vai certamente demorar, mas assustam-me muito certas pessoas que vejo no ginásio. E não, não me via assim... há uma diferença entre os músculos saudáveis e atraentes e entre o exagero que leva à fraca imagem estética.

É a diferença entre uma qualquer capa da Mens Health e o "exagero":

mens_health_brasil_36_2009-04.jpg

muscles.jpg

Mas caramba, eu ainda sou tão pequenino, para quê falar disto? :medinho:

O normal é algo assim;

por volta das 8 vai um iogurte, chego á escola e vai cafe

ai ás 10/11 uma cola com um bolo/tosta

almoço na escola, normalmente no refeitório, tendo comer peixe 2 vezes por semana, mas como sempre sobremesa, cafezito...

por vezes como alguma coisa á tarde, semelhante ao lanche das 10/11

antes de ir dormir como cereais ou tostas

Tens que alterar aí algumas coisas...

De manhã come mais qualquer coisa, um iogurte é curto. A meio da manhã substitui isso por uma peça de fruta ou assim... E de tarde não podes fazer só uma refeição! Faz uma por volta das 3 e outra por volta das 6, por exemplo. A das 6 pode ser maior e meter uma sandes e um iogurte, por exemplo. A primeira pode meter fruta, bolachas integrais, um iogurte... Antes de ir dormir evita as tostas.

Com isto não mexes muito com o que já comes, e se complementares com exercício já deve dar resultados. Nas refeições não indiquei nada mas tu sabes: procurar meter mais peixe e mais carnes brancas, cortar ou reduzir as batatas fritas, de preferência meter uma saladinha e sopa ao barulho...

Editado por Alexandre Costa

Compartilhar este post

Link para o post

Queres é ficar todo grosso, é o que é :mrgreen:

Eu desde que entrei no ginásio este mês também já pesquisei umas coisas pela net e muitas vezes o tema vai parar à alimentação. Eu não teria qualquer problema em seguir um regime alimentar mais rigoroso mas depois vejo gajos a dizer que comem queijo fresco a meio da manhã e 50g de frutos secos não sei quando e eu "meh, onde estão as chipmix?"

Compartilhar este post

Link para o post

Eu precisava era de ganhar uns quilinhos. Tenho prai 1.78m e peso 60kg mais ou menos.

Nao tenho e paciencia para mudar a minha dieta.

Mas confesso que bem devia, sempre comi muito saudavelmente em casa, mas qnd fui para a universidade o ano passado passei a comer muito pior... Ja nunca como peixe, legumes, raramente como uma salada. Quase que so como cereais, pao, massa e carne. E comecei a beber imensa coca cola e a abusar um pouco da cerveja. A unica coisa que melhorou foi a fruta.

Compartilhar este post

Link para o post

Basicamente, queres ficar como eu 2isv2p1.gif

Convencido? Não, essa parte dispenso. :mrgreen:

Queres é ficar todo grosso, é o que é :mrgreen:

Eu desde que entrei no ginásio este mês também já pesquisei umas coisas pela net e muitas vezes o tema vai parar à alimentação. Eu não teria qualquer problema em seguir um regime alimentar mais rigoroso mas depois vejo gajos a dizer que comem queijo fresco a meio da manhã e 50g de frutos secos não sei quando e eu "meh, onde estão as chipmix?"

O fórum da Mens Health é um bom local para pesquisar e aprender umas coisas em português. Eu como os frutos secos num pequeno almoço normal fora das férias... Queijo fresco não como porque não gosto, mas é uma boa alternativa para meter na sandes. Tal como é o fiambre de perú e o atum. Eu é atum todos os dias e não me farto...

Compartilhar este post

Link para o post

Epá, mas não me estás a ver a levar uma sande de peru para a faculdade para comer no intervalo de todas as manhãs, pois não :mrgreen:

Editado por UnReal

Compartilhar este post

Link para o post

Queres pior do que isso?

Todos os dias de manhã no José Gomes, antes do treino matinal e já equipado de chuteiras e roupa de treino, ir a correr ao nosso balneário beber o iogurte líquido de penalty para voltar a correr para o relvado.

O que é que é pior, pá?! :funny:

Compartilhar este post

Link para o post

Algum de voces usou ou está a usar, ou tem conhecimento do programa Air Alert III, que supostamente faz-nos saltar mais depois de completar o tal programa.

http://www.artedomovimento.com/download/AirAlert3-portugues.pdf

é esse ai caso alguém tenha curiosidade, eu gostava de saber se não faz mal aos joelhos e articulações.

Tenho 191cm, 18 anos mal feitos ainda e 83 Kg.

Edit: outra duvida que tenho, é que no ginásio tenho um plano com corrida, e gostava de saber se há alguma diferença se a corrida passar a ser bicicleta.

Editado por Pistoleiro Silva

Compartilhar este post

Link para o post

Praticas alguma modalidade desportiva?

Em relação ao treino que apresentaste, todos os treinos tem os seus prós e contras e se praticas basquetebol ou voleibol esta selecção de exercícios poderá ser uma boa ajuda na melhoria da tua performance

Na questão da bicicleta em vez da corrida, na minha opinião, poderá retardar algum objectivo que pretendas obter mais rapidamente, uma vez que na corrida "derretes" mais facilmente, mas para não "saturar" psicologicamente aconselho-te a intercalar entre corrida e bicicleta.

Fazendo, de modo simples e geral, o teu Índice de Massa Corporal ele situa-se num padrão normal, agora como te disse é de uma forma geral, não podendo constatar se o teu peso advém da tua massa magra ou massa gorda.

Editado por miluvite

Compartilhar este post

Link para o post

Praticas alguma modalidade desportiva?

Em relação ao treino que apresentaste, todos os treinos tem os seus prós e contras e se praticas basquetebol ou voleibol esta selecção de exercícios poderá ser uma boa ajuda na melhoria da tua performance

Na questão da bicicleta em vez da corrida, na minha opinião, poderá retardar algum objectivo que pretendas obter mais rapidamente, uma vez que na corrida "derretes" mais facilmente, mas para não "saturar" psicologicamente aconselho-te a intercalar entre corrida e bicicleta.

Fazendo, de modo simples e geral, o teu Índice de Massa Corporal ele situa-se num padrão normal, agora como te disse é de uma forma geral, não podendo constatar se o teu peso advém da tua massa magra ou massa gorda.

Eu pratico basquetebol.

Em relação à saturação a nível psicológico foi exactamente por isso que decidi começar a fazer bicicleta, acho que consigo aguentar melhor 15 minutos por exemplo de bicicleta com ritmo cardíaco por volta de 161. do que 15 a correr a 161 igualmente.

no teste que fiz a % de massa gorda era de 10%

Muito obrigado, acho que vou começar esse programa

Compartilhar este post

Link para o post

Tu fazes cárdio por fora dos treinos por iniciativa própria ou por ordens de cima?

E esse plano? Vais intercalá-lo com os treinos?

Isso no fundo trabalha a força reactiva das pernas, excepto um que ali me parece inútil e que é um exercício lento - os "calf raises". Com este trabalhas o gémeo mas não é o tipo de "força" que à partida precises para aumentar a altitude do teu salto. É o único dali que não é força reactiva...

Compartilhar este post

Link para o post

Tu fazes cárdio por fora dos treinos por iniciativa própria ou por ordens de cima?

Isso no fundo trabalha a força reactiva das pernas, excepto um que ali me parece inútil e que é um exercício lento - os "calf raises". Com este trabalhas o gémeo mas não é o tipo de "força" que à partida precises para aumentar a altitude do teu salto. É o único dali que não é força reactiva...

Será para os fortalecer? Eu quando salto costumo aterrar com as pontas dos pés, o que coloca uma grande pressão nos gémeos. Ao fazer esse exercício estará a evitar possíveis lesões, não?

Compartilhar este post

Link para o post

À partida se não começares a saltar que nem um maluquinho "a frio" um salto não te sujeita a lesões... e o tipo de força que o gémeo faz para elevar o corpo não é aquele tipo de força, aquilo basicamente faz efeito semelhante ao exercício do degrau de escada. Num salto o movimento é rápido e explosivo, é a tal força reactiva de que eu falava. Se eu estou a treinar para esse movimento rápido e explosivo, não tem grande cabimento meter-me a fazer acções lentas e que têm por norma cabimento no treino de hipertrofia...

Editado por Alexandre Costa

Compartilhar este post

Link para o post

O treino que tu queres fazer, e que se adequa à tua modalidade desportiva, deverá ser um treino que se apoia num treino de pliometria, em que usas a tua força explosiva e reactiva de curta duração, mas atenção para não descuidares o treino geral de ginásio, porque precisas também de trabalhar o trem superior.

Como o Alexandre disse, não convém saltares à maluquinho e a frio, o treino de pliometria deve ser trabalhado depois de um aquecimento geral e antes de um treino da tua modalidade, porque irás sentir benefícios, podes não sentir no próprio treino, mas sentirás nos treinos seguintes

Editado por miluvite

Compartilhar este post

Link para o post

miluvite, tens algum tipo de formação nesta área? :p

É sempre bom ver malta com alguns conhecimentos destes assuntos a aparecer por cá.

Compartilhar este post

Link para o post

Posso dizer que sim :biggrin:

Estou a acabar a faculdade e no ano lectivo anterior a minha opção de curso foi Condição e Aptidão Física, além de trabalhar em ginásio, posso dizer que tenho algum, mas sempre pouco conhecimento :laugh:

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, gostava de tentar intercalar o plano com o treino, mas se começar a sentir fadiga acentuada talvez pare.

Eu fiz quis começar a fazer cárdio por iniciativa própria, como espécie de aquecimento antes de fazer musculação.

Os Calf raises eu faço regularmente porque tenho uma tendência de torcer os pés, e o fisioterapeuta disse-me que era um exercício que ia fortalecer aquela zona, e verdade seja dita já não tenho entorces à cerca de 1 ano.

PS: tenho substituido os Calf raises, por um seated leg curl ultimamente.

Será para os fortalecer? Eu quando salto costumo aterrar com as pontas dos pés, o que coloca uma grande pressão nos gémeos. Ao fazer esse exercício estará a evitar possíveis lesões, não?

Exacto.

O treino que tu queres fazer, e que se adequa à tua modalidade desportiva, deverá ser um treino que se apoia num treino de pliometria, em que usas a tua força explosiva e reactiva de curta duração, mas atenção para não descuidares o treino geral de ginásio, porque precisas também de trabalhar o trem superior.

Como o Alexandre disse, não convém saltares à maluquinho e a frio, o treino de pliometria deve ser trabalhado depois de um aquecimento geral e antes de um treino da tua modalidade, porque irás sentir benefícios, podes não sentir no próprio treino, mas sentirás nos treinos seguintes

Obrigado, e o que dizes de eu fazer depois de vir do ginásio? enquanto não começarem os treinos.

Obrigado pelos esclarecimentos

Editado por Pistoleiro Silva

Compartilhar este post

Link para o post

Não o faças depois de vir do ginásio porque se estás a fazer um treino de hipertrofia, vais desgastar o músculo, levando à fadiga do músculo e o risco de lesão é maior se o fizeres.

Se ainda não começaste a treinar podes realizar os exercícios, por exemplo em casa de manhã e de tarde ginásio.

Fazes um breve aquecimento geral e depois realizas esses exercícios.

Aconselho te a pesquisares este tipo de exercícios que se aproximem da tua modalidade porque é bastante importante.

Em relação ao exercício Calf raises é muito bom para prevenção de entorse, principalmente se realizares numa plataforma instável e descalço, mas claro sem exagero no salto!

Editado por miluvite

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...