Ir para conteúdo
NIkeL

Carros

Publicações recomendadas

é uma questão de motos.

com a carta de carro posso conduzir até 125cc?

se quiser para 150cc tenho que ir para a escola né ?

Editado por Adriano17

Compartilhar este post

Link para o post

Recordo-me de à uns meses atrás, andarem a discutir essa cena novamente. Queriam anular essa possibilidade obrigando o pessoal a tirar a cartar. Não sei como ficou.

Compartilhar este post

Link para o post

Recordo-me de à uns meses atrás, andarem a discutir essa cena novamente. Queriam anular essa possibilidade obrigando o pessoal a tirar a cartar. Não sei como ficou.

E faz todo o sentido, quem tira a carta de carro não está minimamente habilitado para conduzir uma mota. Eu por exemplo poderia legalmente conduzir uma apesar de nunca sequer ter estado numa mota. Que sentido é que isso faz?

Compartilhar este post

Link para o post

E faz todo o sentido, quem tira a carta de carro não está minimamente habilitado para conduzir uma mota. Eu por exemplo poderia legalmente conduzir uma apesar de nunca sequer ter estado numa mota. Que sentido é que isso faz?

Concordo contigo, no entanto permitiram que durante largos anos fosse legal, o que fez com que algumas pessoas comprassem mota e agora não a vão poder conduzir (se reverterem a lei).

Editado por Augusto

Compartilhar este post

Link para o post

Então e porquê?

Podes ter a certeza que há mais pessoas com carta de carro que nem sequer deveriam entrar num carro do que malta que tem carta de carro e pega numa mota e não devia.

Andei numa 125 durante um ano nunca tive problemas sem ser ter medo de condutores. Tens o código da estrada estás habilitado a conduzir uma acelera. Com mais potência e mudanças aí já tenho dúvidas e acho bem que seja preciso carta.

Compartilhar este post

Link para o post

Então e porquê?

Podes ter a certeza que há mais pessoas com carta de carro que nem sequer deveriam entrar num carro do que malta que tem carta de carro e pega numa mota e não devia.

Andei numa 125 durante um ano nunca tive problemas sem ser ter medo de condutores. Tens o código da estrada estás habilitado a conduzir uma acelera. Com mais potência e mudanças aí já tenho dúvidas e acho bem que seja preciso carta.

Meu, eu não faço a mínima ideia do que é andar de mota. Seria mais seguro eu conduzir um camião ou um autocarro do que uma mota. É absolutamente ridículo que nós tenhamos essa possibilidade sequer.

Compartilhar este post

Link para o post

Também não concordo. Andar de mota é completamente diferente.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho perfeitamente normal tendo em conta que as cilindradas até são bastante baixas. É como uma bicicleta a motor.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho perfeitamente normal tendo em conta que as cilindradas até são bastante baixas. É como uma bicicleta a motor.

E quem te garante que sabem sequer andar de bicicleta? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Existe 125 que dão 129 km por hora. Não é bem assim

Compartilhar este post

Link para o post

Meu, eu não faço a mínima ideia do que é andar de mota. Seria mais seguro eu conduzir um camião ou um autocarro do que uma mota. É absolutamente ridículo que nós tenhamos essa possibilidade sequer.

Por isso é que é uma possibilidade e nao uma “obrigação”. Se achas que estás habilitado, tens essa possibilidade sem teres de andar a perder tempo a refazer o que já fizeste (o código)

A partir daí tem a ver com a tua experiência e responsabilidade, e nao é o facto de tirares uma “carta” que ganhas esses atributos.

Existe 125 que dão 129 km por hora. Não é bem assim

Sim. Mas nao é por teres carta ou nao que ganhas sentido de responsabilidade. Tens carros que dão 200 e tal e podes conduzi-los com 1 mês de carta ou 20 anos sem acidentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não concordo andar de carro é muito mais seguro que numa mota. Quando obrigam a tirar a carta é mais a pensar em ti do que nos outros, se bateres contra um carro quem se aleija é a pessoa que vai na mota e por aí adiante.

Acho que fazer o código de novo não faz muito sentido mas uma formação, ensinar a conduzir de uma forma mais defensiva possível, faz todo o sentido. Outro é o uso de equipamento motard. Faz.mr confusão as pessoas que usam aqueles capacetes abertos, se tens o azar de cair pra frente muito possivelmente vais desgraçar o queixo todo. As próprias luvas também são importantes porque se Caires vais sempre colocar as mãos, é um reflexo.

Tenho muito respeito por andar de mota, tem muitos riscos que no carro não existem. Eu que vou tirar carta A2, ando a pensar depois comprar uma 300 ( ou a Honda CB500F). Na mota quero andar nas calmas e acima de tudo passear muito a gastar pouco. Se a mota apenas der 170km por hora para mim está mais que bom, não tenho intenção de andar nem perto desse velocidade

Editado por Alonso.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ando numa 125 desde que fiz os 25, há 3 anos, e por muito que me dê jeito e eu me sinta capaz de o fazer sem qualquer problema, admito que não faz muito sentido. Uma das 125 que tenho em casa é a dois tempos, no livrete não vem a cavalagem e como tal estou legalmente habilitado a conduzi-la (falei com o IMTT acerca disso para confirmar) mas a moto tem 23cv (pela lei das 125 só se pode até 15cv) e atinge perto dos 160km/h. Pelo menos uma formação como já disseram era o ideal, e se houvesse forma de controlar o tipo de moto também, porque conduzir uma scooter e uma moto com mudanças, então se for como essa que falei acima, são coisas muito diferentes. Agora acabar com isso assim de repente é que não, gastei eu 1500€ numa mota para agora não puder andar com ela? Também não vamos entrar por aí.

Compartilhar este post

Link para o post

Então e porquê?

E o que é que uma coisa tem a ver com a outra?

O que a lei neste momento diz é que se tirares o código da estrada, e passares no exame prático de carro, podes legalmente pegar numa mota que dá 100kmh e ir para a estrada. Não importa se sabes andar de mota, nem sequer de bicicleta e isso não faz sentido nenhum, e tu sabes isso, o facto de já teres utilizado essa falha na lei faz com que te afete o julgamento de forma lógica da situação.

É que ainda por cima as motas são muito mais perigosas que os carros.(Espero ansiosamente pelos posts "eu andei x anos e nunca caí" que aparentemente refutam esse facto)

Quanto à mudança de lei, provavelmente não teria efeito retroativo, afetando apenas quem tirasse a carta após essa lei, ou então obrigavam a tirar essa segunda carta, apenas o exame prático, claro.

Editado por NIkeL

Compartilhar este post

Link para o post

É mais ridiculo ainda pensares isso :lol: Ao menos de mota só te matas a ti com sorte, um camião faz muitos estragos, e um autocarro transporta pessoas, logo o mais correcto é estares habilitado a conduzir motas, mas se achas que não és capaz não é uma obrigação, Eu desde que tenho a carta nunca conduzi nenhuma mota, mas já conduzi um camião em ambiente controlado, e conduzi diariamente uma crafter pelas ruas de lisboa, todos os dias faço uns 200km no mínimo, desde que tenho a carta já fiz quase 100k km e a verdade é que é muito mais perigoso conduzir um simples ligeiro de mercadorias do que uma mota. Vai da consciência de cada um. Eu se pudesse tinha uma mota, mas pelo que vejo todos os dias na estrada, nem de carro me sinto seguro :lol:

oh nikel, as motas são mais perigosas que os carros para quem? Para quem os conduz só. Um carro pode causar muitos mais danos/mortes do que uma mota.

Quem anda nas estradas não está habilitado a conduzir, muito menos num país aonde a maioria que conduz não cumpre minimamente, dificultando ainda mais a condução a pessoas 'menos desenrascadas'.

Todos os dias vejo gajos a meterem os carritos deles à frente de camiões e esperar que um camião de 40 toneladas tenha travões abs dignos de um f1 de competição. Depois acabam na sucata e no hospital.

Depois também tens aqueles gajos das motas que te passam por milimetros do espelho e ainda mandam vir, uns metros à frente estão no chão.

Resumindo, em Portugal só é seguro num blindado, tudo o resto é 50-50 :mrgreen:

Editado por Catota

Compartilhar este post

Link para o post

Vocês falam em cilindrada quando isso não conta para nada. O que conta é a potência (kw). Uma 125 a 2 tempos tem muito mais potência que uma a 4 tempos.

E o máximo para puder andar com a carta de carro é de 11kw.

Compartilhar este post

Link para o post

Pela lógica, quem está habilitado a conduzir qualquer carro de qualquer cilindrada com os cavalos que houverem, pode conduzir uma motinha de brincar, se quiser conduzir qualquer mota com qualquer cilindrada e cavalos, tem que fazer 25? anos de idade e tirar outra carta para 500cc >

Ou algo nesses moldes, o que interessa, é que quem quer conduzir motas a sério tem que tirar a sub categoria qualquer coisa.

Com isto tudo, ainda se lembram que recém encartados só podem andar em carros no máximo até 70cv, e cilindrada até 1.5. La se iam os fumarentos da moda :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

É mais ridiculo ainda pensares isso :lol: Ao menos de mota só te matas a ti com sorte, um camião faz muitos estragos, e um autocarro transporta pessoas, logo o mais correcto é estares habilitado a conduzir motas, mas se achas que não és capaz não é uma obrigação, Eu desde que tenho a carta nunca conduzi nenhuma mota, mas já conduzi um camião em ambiente controlado, e conduzi diariamente uma crafter pelas ruas de lisboa, todos os dias faço uns 200km no mínimo, desde que tenho a carta já fiz quase 100k km e a verdade é que é muito mais perigoso conduzir um simples ligeiro de mercadorias do que uma mota. Vai da consciência de cada um. Eu se pudesse tinha uma mota, mas pelo que vejo todos os dias na estrada, nem de carro me sinto seguro :lol:

oh nikel, as motas são mais perigosas que os carros para quem? Para quem os conduz só. Um carro pode causar muitos mais danos/mortes do que uma mota.

Quem anda nas estradas não está habilitado a conduzir, muito menos num país aonde a maioria que conduz não cumpre minimamente, dificultando ainda mais a condução a pessoas 'menos desenrascadas'.

Todos os dias vejo gajos a meterem os carritos deles à frente de camiões e esperar que um camião de 40 toneladas tenha travões abs dignos de um f1 de competição. Depois acabam na sucata e no hospital.

Depois também tens aqueles gajos das motas que te passam por milimetros do espelho e ainda mandam vir, uns metros à frente estão no chão.

Obviamente que não. O sistema de condução é o mesmo. Numa mota nem sei se me consigo equilibrar. E claro que isto é uma forma de falar. Tal como nunca iria pegar numa moto ara a conduzir, também não faria o mesmo com um camião ou um autocarro. (nem sei porque é que tenho de estar a explicar isto..)

Compartilhar este post

Link para o post

Algum entendido em óleos do motor? 10w40 semi-sintético, qual o melhor relação qualidade-preço? E onde costumam comprar?

Compartilhar este post

Link para o post

Quem tirou carta de 125cc e depois carro, devia ter ficado com carta ilimitada de mota. Isso sim!

Compartilhar este post

Link para o post

Certo, e depois? Também é obrigatório usar cinto de segurança, quem é que isso protege? Não existem só leis que protegem apenas terceiros. Se me meteres agora numa mota, é óbvio que eu não saberei reagir adequadamente a todas as situações que me apareçam pela frente (já nem falo do facto de nunca sequer ter estado num veículo de 2 rodas que ande sem que eu tenha de fazer qualquer tipo de esforço, deduzo que seja completamente diferente de andar de bicicleta), não sei como se deve fazer uma aproximação a uma curva, não sei tanta coisa, não tenho qualquer tipo de hábito, o que torna o facto de andar de mota, algo extremamente perigoso para mim (e até para terceiros, posso atropelar alguém e não é impossível magoar seriamente alguém que vá num carro).

A mim parece-me óbvio que não faça sentido poder andar de mota tendo apenas carta de carro, aliás, se assim fosse, deveriam abrir isso a todas as cilindradas, a lógica de condução é a mesma, portanto quem está habilitado para um, está para o outro. Quanto à potência, é como dizem "vai da consciência de cada um"... :confuso:

Compartilhar este post

Link para o post

Até pode não fazer sentido, mas se dessem umas aulinhas de mota juntamente com as de carro, já era viável.

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, estou a vender o meu carro, e já tenho possivel comprador, contudo, é a primeira vez que faço isto e queria a vossa opinião sobre como se pode proceder ao processo todo.

Receber o pagamento e validar na conta a entrada do dinheiro, efectuar o o pagamento do crédito, e posteriormente ir ao IMTT e passar o carro para o nome do comprador? Declaração de compra/venda (DUA) é necessário?

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, estou a vender o meu carro, e já tenho possivel comprador, contudo, é a primeira vez que faço isto e queria a vossa opinião sobre como se pode proceder ao processo todo.

Receber o pagamento e validar na conta a entrada do dinheiro, efectuar o o pagamento do crédito, e posteriormente ir ao IMTT e passar o carro para o nome do comprador? Declaração de compra/venda (DUA) é necessário?

Obrigado.

Não precisas de ir ao IMT, qualquer loja do cidadão faz passagens de nome e a declaração de venda tem de ser assinada pelos 2.

Cuidado com a maneira como recebes o dinheiro (mesma história das vendas no OLX, garantir que a transf fica em saldo efectivo, etc) e evita assinar uma declaração de venda e deixar o tipo levar o carro sem irem ao registo fazer a troca de nome.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...