Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
NIkeL

Religião

Publicações recomendadas

atjab

Diz que sim.

Não, tipo obrar... :roll:

A sério que não consegues pensar num plano menos literal e mais figurativo? De certeza que conheces expressões como "estado de alma" ou "estado de espírito", não preciso de te fazer o desenho.

Não estão a ser muito explícitos. "Estado de espírito" que eu saiba é só um sinónimo de "ânimo", estar de bom ânimo, mau ânimo, etc. Não sei o que tem isso a ver com uma "realidade imaterial" ou o que terá a ver com qualquer crença.

Compartilhar este post

Link para o post

Não tem nada. Isso foi só um exemplo de um sentido figurativo.

E não sei que mais te diga, para além do que já disse.

Compartilhar este post

Link para o post

Não estão a ser muito explícitos. "Estado de espírito" que eu saiba é só um sinónimo de "ânimo", estar de bom ânimo, mau ânimo, etc. Não sei o que tem isso a ver com uma "realidade imaterial" ou o que terá a ver com qualquer crença.

Engraçado que falaste no ânimo porque essa palavra vem exactamente do latim animus.

http://pt.wiktionary.org/wiki/animus

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se é o sítio mais indicado, e peço desde já desculpa se alguém se sentir incomodado com o meu post, mas é uma forma de desabafo.

Cresci com uma educação católica, habituado a ir à missa regularmente, frequentei a catequese, etc. A noção que desenvolvi de "Deus" não será exactamente a mesma que me tentaram enfiar pela cabeça dentro, e cada vez tenho maior noção disso. Nos últimos dias tive uma enorme prova e é isso que estou a tentar desabafar. Se "Deus" é bom, nos ama a todos e tudo mais, como pode ser possível que aconteçam certas e determinadas coisas? Bolas, no domingo estive num baptizado duma bebé de 9 meses, passei a tarde inteira na conversa e a rir, à mesa com o pai da miúda e ontem de manhã sou surpreendido com a notícia de que o homem, que posso considerar meu amigo, morreu com uma embolia cerebral quando se ia deitar na noite do baptizado. Ainda não estou em mim, cheguei agora a casa do funeral e nada disto parece real. Estava na missa e sentia uma angústia enorme e uma revolta ainda maior. É normal que esse tal "Deus", no dia em que uma pessoa lhe "entrega" a sua filha, dando início à sua vida enquanto cristã, mate essa pessoa? Um pai com 3 filhos por criar, assim, quando nada fazia prever?! Para mim, não. Enquanto lá estava, muitas vezes pensei que a minha vontade era ter um escadote com que pudesse ir lá a cima e partir a boca toda a esse tal "Deus", porque era exactamente isso que merecia.

Enfim, foi só um desabafo, como disse. Peço desculpa se magoar alguém.

Compartilhar este post

Link para o post

Não tem nada de mal e é perfeitamente normal questionares a tua fé.

Tb passei pelo mesmo quando perdi a minha mãe.

No que concerne a esse assunto, a minha forma de ver as coisas é de que "Deus" não é "bom nem mau" e nem se trata de uma questão de ser indiferente. Para mim é uma entidade que simplesmente "é". Não toma partidos nem decisões, simplesmente "permite" que as coisas fluam.

Editado por SAS_Operative

Compartilhar este post

Link para o post

Também já questionei a minha fé imensas vezes. É sempre um assunto muito, muito delicado, mas já não acredito tanto nas coisas como dantes.

Compartilhar este post

Link para o post

E porquê que tem de ser Deus o culpado pelo que de ruim acontece? Porque é que é Deus a primeira coisa que se pensa quando acontece algo de mau? Assim como esse senhor, morre muita gente todos os dias. Imagina a carga de culpa que Deus tem.

Não me parece sensato culparmos a Deus pelo que de ruim acontece. Até porque, ele não tem culpa nenhuma.

Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.

Tiago 1:13

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é que quem "defende" que Deus não tem a culpa do que acontece de mal, lhe atribui sempre grande mérito pelo que acontece de bem. E isso é incoerente.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é que quem "defende" que Deus não tem a culpa do que acontece de mal, lhe atribui sempre grande mérito pelo que acontece de bem. E isso é incoerente.

Ambos. Não podemos atribuir a Deus a TUDO o que acontece de bom. Mas de mau não, isso sim é incoerente, se Deus tem todos os atributos possíveis e não defeitos então não pode ser o autor da maldade

Compartilhar este post

Link para o post
Não me parece sensato culparmos a Deus pelo que de ruim acontece. Até porque, ele não tem culpa nenhuma.

Finalmente concordo com o Quillbeast, mas acho que é por razões diferentes das dele.

Compartilhar este post

Link para o post

Finalmente concordo com o Quillbeast, mas acho que é por razões diferentes das dele.

Nós associamos Deus ao bem e o Diabo (o governante do mundo) ao mal. Situações como essas que foram referidas acima, acontecem todos os dias. Umas por acidente, outras por doença, outros por burrice e descuido, a vida é mesmo assim e como diz a bíblia "Basta a cada dia o seu próprio mal"

Compartilhar este post

Link para o post

E porquê que tem de ser Deus o culpado pelo que de ruim acontece? Porque é que é Deus a primeira coisa que se pensa quando acontece algo de mau? Assim como esse senhor, morre muita gente todos os dias. Imagina a carga de culpa que Deus tem.

Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.

Tiago 1:13

Esse Tiago não é o Ferreira, pois não? É que ele anda aí e já deu a entender várias vezes que era ateu...

Compartilhar este post

Link para o post

Se Deus permite que as coisas 'fluam', Deus permite que o mal aconteça. Se Deus tem o poder para mudar as coisas e permite que as coisas 'fluam' como estão, então Deus está a fazer o mal.

Compartilhar este post

Link para o post

Já estamos a falar do mal e afins, qual é a vossa opinião sobre aquilo que se fala agora sobre o Fim em 2012 o que acham disso?

Compartilhar este post

Link para o post

Já estamos a falar do mal e afins, qual é a vossa opinião sobre aquilo que se fala agora sobre o Fim em 2012 o que acham disso?

Acho que depois do dia 31/12/12 vem o dia 1/1/13

Compartilhar este post

Link para o post

No shit!!! :mrgreen:

You heard it first here!

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que depois do dia 31/12/12 vem o dia 1/1/13

Eu também acho que sim.

e tu, o que achas que vai acontecer, quillbeast?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...