Ir para conteúdo
Lando

Consolas | Discussão Geral

Publicações recomendadas

Na CEX compram os jogos e não querem saber do selo para nada. Fica a dica.

Editado por footboy23
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Banks29, há 50 minutos:

Qual ? 

É que já me perdi com esta conversa dos selos 

O belhote do @Diogo_CFB acertou

Citação de El Shafto, há 22 minutos:

Provavelmente vai mas, tbh, há várias críticas muito legítimas que podem ser feitas e que quase que parece que as coisas começam a entrar no campo da mesma lógica de permissividade e passividade como é dada à Bethesda:

1) A estabilidade e performance são claramente problemas, inclusive nas consolas da nova geração, ainda que tenha sido melhor que no PC. Mas é um bocado bizarro que, por exemplo, o performance mode da versão da PS5 tenha dificuldades em estabilizar nos 60fps, o mesmo na Xbox, o PC é/foi a novela que já se falou várias vezes.

2) Eu já sei que o lema é um bocado git gud, mas quando a animação da magia do boss afunda dá clip pelo chão ou a espada dá clip pela parede porque enfiaram um gajo enorme num t0 em Alfama, é efetivamente criticável e devia ter ainda mais peso quando esse é um dos maiores componentes do jogo.

Claro que o resto, no geral, é tudo ótimo (tbh não sou grande fã dos menus, mas também não os odeio) e o universo é brutalmente cativante e apaixonante, uma pessoa fica mesmo absorvida e só isso dá imensos créditos ao jogo, que não é algo de todo fácil de fazer, veja-se a quantidade que tenta e falha redondamente.

Também é verdade que é um bocado pouco profissional, ainda para mais com o tom que foi usado. Há uns tempos li uma opinião do Design Director da Riot Games porque havia uma discussão muito acesa sobre o Elden Ring e o Breath of the Wild, comparando o mundo de ambos e a forma como o abordam, que foi uma delícia de ler. Fica aqui o link.

A parte mais interessante para mim:

E o motivo pelo qual trouxe isto é muito fácil. É fácil eu pegar e dizer que se acho que o primeiro é feito de melhor forma, dizer que o segundo é uma m*rda. Hoje em dia, o discurso geral está muito formatado para esse tipo de abordagens e é triste. Atenção, não quer dizer que não se possa chegar à conclusão de que algo é efetivamente mau, posso dar como exemplo o que já falei sobre algumas mudanças feitas à exploração do Horizon Forbiden West, entendo porque o fizeram, consigo, ou pelo menos acho que consigo, entender de onde vem a ideia, mas acho que a sua implementação é terrível porque é inconsistente com o resto da aparente filosofia da jogabilidade.

Já agora, mais uma ou outra passagem sobre este ponto:

No fundo só quis aproveitar para mandar a posta de pescada sobre como podemos ser mais objetivos quando se critica algo em vez de simplesmente descartar como ser mau e alonguei-me demasiado, o tema é demasiado interessante para mim, mi scusi. Até porque no fundo, quando li as duas opiniões do UX Designer e Quest Designer da Ubisoft e da Guerilla até fiquei foi curioso sobre o porquê de acharem aquilo, infelizmente parece que se ficaram pelo sound byte. É pena, mas também acredito que não tenham tido vontade de alongar depois de, provavelmente, terem instantaneamente recebido uma batelada de mensagens a dizer para se matarem lol

Eu quando tiver tempo posso responder uma cena mais bem estruturada, mas não discordo do que dizes

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Claudiojp, Em 08/03/2022 at 09:54:

Mas alguém quer saber do selo IGAC? É só mais uma artimanha para nos mamar impostos.

Eu quando mandava vir de fora, vinham sem selo mas poupava cerca de 30€ porque não os ia vender.. Entretanto começaram aquelas promoções da retoma mas só aceitavam com selo logo comecei a comprar na loja.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Eden Hazard, há 57 minutos:

Until Dawn, para a PS4, vale a pena?

@Hammerfall

Sim. Por 10€. Ou 15€. xD Prepara-te é que se for para jogar na 4 a consola vai bufar tipo avião a jato.

Editado por Claudiojp

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Eden Hazard, há 55 minutos:

Until Dawn, para a PS4, vale a pena?

@Hammerfall

É um outlast mais soft e mais direcionado à história.

Não curto nada esses jogos, mas é porque sou alto cagão e não me apetece ter a polícia à porta por causa dos gritinhos à pala dos jumpscares 😅😅

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 9 minutos:

@El Shafto mais logo tento explicar o meu ponto de vista, mas é muito por aqui

Ah eu entendo, também li essa thread.

Para te ser sincero, eu acho que ambos podem perfeitamente coexistir e vejo valor nas duas filosofias. Não acho que alguma delas esteja, conceptualmente, errada. Parece é que as coisas estão extremamente extremadas e as opiniões são brutalmente castradas porque, sei lá, deve ser a forma mais fácil de ter likes e ter aquele hit de dopamina.

Também concordo efetivamente que tá tudo a imitar essa fórmula e também acho que isso influência todo o hype (merecido) do Elden Ring, que de certa forma é uma lufada de ar fresco.

Eu, no fundo, só gostava que, lá está, as pessoas da área se explicassem um bocado mais. Nem falo de comunidades porque, pronto, isso vai ser sempre brutalmente extremado, assim como no subreddit tão a fazer um festival de tochas e os tais tipos para a fogueira, mas pelo menos dentro do meio acho que o podiam fazer, nem que fosse por respeito pelos colegas. Acho que perdemos todos. Pessoalmente gosto muito de ler esses inputs e o tweet que linkei no meu outro post achei uma leitura mesmo muito boa e ajudou-me a entender porque é que o Elden Ring e o Breath of the Wild me despertam sentimentos semelhantes apesar de serem consideravelmente diferentes.

Mas lá está, também acho que o jogo ainda está um bocado num estado de graça e qualquer crítica é um bocado descartada, quando o jogo tem críticas legítimas por aí fora. Não quer dizer que não seja o maior candidato a GOTY, porque neste momento é, com todo o mérito, mas muitas dessas críticas são nuances que no fim do ano podem servir para desempatar entre o Elden Ring, o Starfield, o God of War ou o Breath of the Wild 2 (se sempre saírem este ano), por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

acho que existe um meio-termo entre o elden ring e o horizon, um jogo com open world interessante de se explorar mecanicamente e que ao mesmo oferece opções de acessibilidade a quem precisar

é bizarro que se louva e elogie a falta de 'ajuda' que o elden ring oferece, para depois grande parte da comunidade andar a passar tempo a ler guias e não sei mais o quê, porque a informação que o jogo oferece é nula ou praticamente inexistente

isto se for de encontro da experiência que tive com o bloodborne e sekiro

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ricardo™, Em 07/03/2022 at 07:47:

A referência ao RDR2 era pela positiva de ser um jogo repleto de cenas reais e baseado também em factos verdadeiros.

O exemplo dado era para ser na mesma onda do RDR2 e não o oposto.

Importa-me que não seja um ""Witcher", por aí...

Por exemplo: 

Curto da Antiguidade Clássica e a época dos gregos e romanos, o Assassins Creed creio que tem o Odissey, mas se for como os outros assassins em que andamos lá no futuro e voltamos no tempo atrás e etc não me dá muita pica para jogar

Regra geral desde puto fui-me tornando jogador somente de FIFA, isso mudou quando joguei o RDR2 pela 1ª vez, só queria apagar isso da memória para voltar ao jogo como se fosse a 1ª vez

O melhor é jogar o RDR2 a segunda vez.

O Far Cry 6, mesmo não sendo igual, é bom de se jogar. Tens os Hitmans, que estão disponíveis no Gamepass agora (se tiveres xbox) e também é porreiro, mas óbvio que é difícil encontrar um jogo igual ao RDR2.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 24 minutos:

Ah eu entendo, também li essa thread.

Para te ser sincero, eu acho que ambos podem perfeitamente coexistir e vejo valor nas duas filosofias. Não acho que alguma delas esteja, conceptualmente, errada. Parece é que as coisas estão extremamente extremadas e as opiniões são brutalmente castradas porque, sei lá, deve ser a forma mais fácil de ter likes e ter aquele hit de dopamina.

Também concordo efetivamente que tá tudo a imitar essa fórmula e também acho que isso influência todo o hype (merecido) do Elden Ring, que de certa forma é uma lufada de ar fresco.

Eu, no fundo, só gostava que, lá está, as pessoas da área se explicassem um bocado mais. Nem falo de comunidades porque, pronto, isso vai ser sempre brutalmente extremado, assim como no subreddit tão a fazer um festival de tochas e os tais tipos para a fogueira, mas pelo menos dentro do meio acho que o podiam fazer, nem que fosse por respeito pelos colegas. Acho que perdemos todos. Pessoalmente gosto muito de ler esses inputs e o tweet que linkei no meu outro post achei uma leitura mesmo muito boa e ajudou-me a entender porque é que o Elden Ring e o Breath of the Wild me despertam sentimentos semelhantes apesar de serem consideravelmente diferentes.

Mas lá está, também acho que o jogo ainda está um bocado num estado de graça e qualquer crítica é um bocado descartada, quando o jogo tem críticas legítimas por aí fora. Não quer dizer que não seja o maior candidato a GOTY, porque neste momento é, com todo o mérito, mas muitas dessas críticas são nuances que no fim do ano podem servir para desempatar entre o Elden Ring, o Starfield, o God of War ou o Breath of the Wild 2 (se sempre saírem este ano), por exemplo.

Lá está, ou é o Ronaldo ou o Tozé Marreco, não há meio termo. Mas isso, infelizmente, é assim em tudo agora

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Koper, há 44 minutos:

O melhor é jogar o RDR2 a segunda vez.

O Far Cry 6, mesmo não sendo igual, é bom de se jogar. Tens os Hitmans, que estão disponíveis no Gamepass agora (se tiveres xbox) e também é porreiro, mas óbvio que é difícil encontrar um jogo igual ao RDR2.

Ou PC. Eu estou a joar a trilogia no gamepass no PC. Já terminei o 1 e 2.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Eden Hazard, há 2 horas:

Vi os gameplays e não puxou muito. 😐

É linear, tens escolhas e quê ao estilo Heavy Rain, mas não é nada que se compare em termos de qualidade. Eu já nem me lembro bem da história, já lá vão uns anos. Mas se não te puxou não jogues ahah.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 4 horas:

Provavelmente vai mas, tbh, há várias críticas muito legítimas que podem ser feitas e que quase que parece que as coisas começam a entrar no campo da mesma lógica de permissividade e passividade como é dada à Bethesda:

1) A estabilidade e performance são claramente problemas, inclusive nas consolas da nova geração, ainda que tenha sido melhor que no PC. Mas é um bocado bizarro que, por exemplo, o performance mode da versão da PS5 tenha dificuldades em estabilizar nos 60fps, o mesmo na Xbox, o PC é/foi a novela que já se falou várias vezes.

2) Eu já sei que o lema é um bocado git gud, mas quando a animação da magia do boss afunda dá clip pelo chão ou a espada dá clip pela parede porque enfiaram um gajo enorme num t0 em Alfama, é efetivamente criticável e devia ter ainda mais peso quando esse é um dos maiores componentes do jogo.

Claro que o resto, no geral, é tudo ótimo (tbh não sou grande fã dos menus, mas também não os odeio) e o universo é brutalmente cativante e apaixonante, uma pessoa fica mesmo absorvida e só isso dá imensos créditos ao jogo, que não é algo de todo fácil de fazer, veja-se a quantidade que tenta e falha redondamente.

Também é verdade que é um bocado pouco profissional, ainda para mais com o tom que foi usado. Há uns tempos li uma opinião do Design Director da Riot Games porque havia uma discussão muito acesa sobre o Elden Ring e o Breath of the Wild, comparando o mundo de ambos e a forma como o abordam, que foi uma delícia de ler. Fica aqui o link.

A parte mais interessante para mim:

E o motivo pelo qual trouxe isto é muito fácil. É fácil eu pegar e dizer que se acho que o primeiro é feito de melhor forma, dizer que o segundo é uma m*rda. Hoje em dia, o discurso geral está muito formatado para esse tipo de abordagens e é triste. Atenção, não quer dizer que não se possa chegar à conclusão de que algo é efetivamente mau, posso dar como exemplo o que já falei sobre algumas mudanças feitas à exploração do Horizon Forbiden West, entendo porque o fizeram, consigo, ou pelo menos acho que consigo, entender de onde vem a ideia, mas acho que a sua implementação é terrível porque é inconsistente com o resto da aparente filosofia da jogabilidade.

Já agora, mais uma ou outra passagem sobre este ponto:

No fundo só quis aproveitar para mandar a posta de pescada sobre como podemos ser mais objetivos quando se critica algo em vez de simplesmente descartar como ser mau e alonguei-me demasiado, o tema é demasiado interessante para mim, mi scusi. Até porque no fundo, quando li as duas opiniões do UX Designer e Quest Designer da Ubisoft e da Guerilla até fiquei foi curioso sobre o porquê de acharem aquilo, infelizmente parece que se ficaram pelo sound byte. É pena, mas também acredito que não tenham tido vontade de alongar depois de, provavelmente, terem instantaneamente recebido uma batelada de mensagens a dizer para se matarem lol

esperava que tivesses desiludido porque os npcs nao andam pelo mapa a ir ao supermercado, e quando levo setas na perna nao fico coxo, ou porque os pneus do cavalo não se furam.

Nos primeiros dias tive muito mais issues de performance que no cyberpunk, e quando comecei a jogar cp2077 tinha uma rx470, agora tenho uma 6800xt. Entretanto ja meti tudo em low para ver se o jogo corre decente e pronto. Acho que o jogo tem equilibrio muito bem entre o ser dificil mas alcançavel, nem que seja por levelares noutra zona antes de voltares onde ficaste stuck. Não gosto é do sistema de queue dos controlos, gosto de poder mudar a acção e nao me meter 3 swings em fila porque spammei o botao, é um bocado habito mas continuo a preferir poder mudar a meio.

O jogo tá do crl anyway

Editado por lastdance

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Eden Hazard, há 1 hora:

Preferi comprar o Bloodborne. Vamos ver o que sai daqui.

❤️

May the good blood guide you

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rōnin, há 1 hora:

@Hammerfall dá para jogar elden ring à sekiro com parry ou é um roll fest como os outros souls? 

Tens o parry normal do DS, o salto tem os seus i-frames embora mais difícil, tens uma mecânica nova chamada guard counter que torna o combate com escudo mais fluido e gratificante e, claro, tens o roll fest 😅

Mas cuidado com esses panic rolls, és bastante punido por spamares roll, até as mobs normais têm delay nos ataques.

A cavalo, a animação de montar tem os seus i-frames mas ainda sou muito nabo nisso 😁

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 9 minutos:

Tens o parry normal do DS, o salto tem os seus i-frames embora mais difícil, tens uma mecânica nova chamada guard counter que torna o combate com escudo mais fluido e gratificante e, claro, tens o roll fest 😅

Mas cuidado com esses panic rolls, és bastante punido por spamares roll, até as mobs normais têm delay nos ataques.

A cavalo, a animação de montar tem os seus i-frames mas ainda sou muito nabo nisso 😁

tou sempre a levar damage dos wolves por causa dessa m*rda, esqueço-me sempre que os c*brões parece que param no tempo a meio do ar

Compartilhar este post

Link para o post

@El Shafto não me vou alongar muito porque tocaste nos pontos que iria falar. no entanto acho que é a saturação das ubisofts/eas da vida e o crescendo em popularidade que a fromsoft tem tido, e isso culmina neste backlash dessas empresas, só porque fizeram, e pegando no exemplo do assassins creed, um jogo que na altura prometia muito porque, all in all, foi um bom jogo, em vez de pensarem no que correu bem/ mal e construirem a partir disso, decidiram ganhar dinheiro à força toda. microtransactions num pve focused game, gameplay saturado/ que já não inova, cada jogo que sai parece um reskin do anterior...  E o que a fromsoft fez foi precisamente o contrário. Começaram com o demon souls e a partir daí, foi sempre a construir no que fizeram de bem e aprenderam com o que fizeram de mal...

E depois respeitam bastante o jogador. Com isto quero dizer que não fazem do jogador uma pessoa apenas com 2 neurónios. Quando apelidam o jogo de "difícil" é porque a maior parte dos jogadores que pegam pela primeira vez num souls, está habituado a jogar jogos que (e vais/já leste muito esta expressão) hold your hand. E há bué memes de como seria o jogo se fosse uma ubisoft a fazer o UI do ER, tipo críticas à falta de mini mapa, de quest log, de N m*rda que não só preenchem o ecrã, como te detêm de apreciares verdadeiramente o jogo e a sua art direction.

73c8f7b4d9cc28417de823eb90ea0e2b.png

Que é um argumento que podem ter, que não tem gráficos do outro mundo, porque não tem, mas tem uma art direction simplesmente fantástica. Só o facto o UI esconder todo quando não estás em combate, dá-te outra envolvência no jogo. E por mim a bússola, que é a única coisa ativa, podia esconder também.

Pegando nestes jogo não te segurarem a mãozinha, um simples ato de dares mash no x para passar o diálogo à frente, vais ficar logo a perder info. Tenho um amigo que andava a explorar à toa e disse-me que não sabia para onde ir. Perguntei se tinha falado com o Varré, ele literalmente diz-te onde tens de ir.

Quem é o Varré? 

Olha pqp 🤣 literalmente o primeiro npc que encontras... Cenas destas que podem parecer básicas, vão tornar certamente o jogo mais difícil e obscuro para o jogador, claro que sim, sem dúvida alguma. Aliás o que o lastdance disse, sobre o input dos comandos, eles respeitam tanto o jogador que não podes cancelar o comando, carregas 3x R1, vais dar 3 swings na arma. Não queres que isso aconteça? Paras de dar mash nos botões e começas a pensar, e é isso que de certa forma a Fromsoft faz, obriga o jogador a "git gud", mas no bom sentido.

Eu já desviei bastante do sentido original que isto teria. Podiam titular este textinho algo como Em defesa do ER/ Fromsoft, mas eles não precisam, a concorrência continua a dar tiros nos pés. Sobre a cena ER vs HFW, na minha opinião são devs salty que não entendem o propósito da Fromsoft ao fazer do seu principal foco a jogabilidade e mecânica dos seus jogos. E são daquelas pessoas que preferem jogar um RDR2 com gráficos lindíssimos, muito story driven e de jogo... olha tens de comandar o boneco para desbloqueares outra cutscene. Nada contra quem gosta de jogar jogos assim, agora que era escusado fazerem aquilo a colegas de profissão, era. Acho que estiveram bastante mal.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

10 minutos

(não te ignorei @Hammerfall é só porque já não vou conseguir ler ainda hoje, mas também acredito que não vá haver grande coisa para dizer)

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, Agora:

10 minutos

(não te ignorei @Hammerfall é só porque já não vou conseguir ler ainda hoje, mas também acredito que não vá haver grande coisa para dizer)

Não vais ter, já foi bastante esmiuçado 😄

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 13 minutos:

O Forspoken parece que vai ser um jogão mesmo

por acaso tou curioso, o combate parece-me criativo e interessante, a abordagem ao cenário tem um feeling genuino, o que é bom, já chega de malta que entra num mundo e é bué séria e controlada, ter um personagem completamente eufórico porque tem super poderes até é algo adorável

agora o resto... não sei, parece mais do mesmo, é pena

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

• Criar Novo...