Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lip McBoatface

Viagens (Actualizado a 02/09/2021)

Publicações recomendadas

Londres é espectacular, mas é um inferno lá viver

Antes de mais, quero dizer que esta é uma história muito pessoal: nasci em Londres e vivi lá durante os meus primeiros 30 anos. Cresci na zona de Lambeth, ia aos jogos do Arsenal com a minha avó, estudei em três universidades diferentes da cidade e quase toda a minha família e amigos ainda lá vivem. Vivi em Londres até 2011, mas foi nesse ano que me dei conta de algo e disse para mim: "Vai-te lixar, Londres, a nossa relação terminou e, desculpa, mas não sou eu, és tu".

Quando contei à minha família e amigos que ia embora, quase todos fizeram a mesma pergunta: "E quando voltas?". O curioso é que nunca disse que ia fazê-lo, e, a essa pergunta, sempre respondia com um severo "nunca". Então vinha sempre a seguinte questão: "A sério que te imaginas a viver noutro lugar?". Para os que não estão familiarizados com os londrinos, aqui vai um facto: somos extremamente arrogantes no que diz respeito à espectacularidade da nossa cidade, e não conseguimos conceber outro lugar no mundo que se aproxime dessa grau de maravilhoso - em nenhum sentido -.

Ora então, o que é que me desencantou em Londres? Simplesmente dei-me conta que a cidade não podia - nem vai poder - oferecer-me aquilo que aspiro na vida. E a verdade é que não acredito que estou muito longe da verdade: sonhava em ter uma pequena casa com jardim, dinheiro suficiente para desfrutar de uma reforma digna, ter acesso a zonas verdes livres de contaminação e ter, em absoluto, uma existência tranquila e em paz. A sério que acham que é pedir muito?

Viver em Londres converteu-se em algo ridículo. É a cidade com um dos custos de vida mais elevados do mundo, mas ao mesmo tempo há tanta contaminação que apenas o acto de respirar em plena rua é péssimo para a saúde (neste sentido Londres está na cauda da União Europeia). É como se alguém te recomendasse um restaurante óptimo, caríssimo e encantador, cuja comida põe os clientes doentes. Gostarias de frequentar um sítio assim?

Ok. Londres tem museus, teatros, restaurantes, bares, discotecas e uma edição mensal da revista Time Out com cenas para fazer. Mas isso também existe noutros lugares. Agora vivo em Cupar, na Escócia. É uma cidade muito mais pequena e não tem lugares famosos para visitar como no resto do mundo, mas estamos a meia dúzia de passos de Edimburgo, uma cidade com gente mais jovem e muito mais atractiva. Também há museus, teatros, restaurante, bares e mil e uma coisas mais; além disso, estamos na Escócia, um país com paisagens incrivelmente belas.

Viver em Cupar tornou possível que eu e a pessoa com quem vivo tenhamos um bungalow com três quartos, jardim e garagem. Apesar de ter feito trabalhos qualificados, em Londres teríamos que esperar 10 anos para juntar algum dinheiro e aspirar a algo assim. Em contra partida, estaríamos a viver num apartamento com apenas um quarto situado na zona 4 a pagar no mínimo 1200 libras. Sem incluir as contas do mês, claro. E também o passe mensal de transporte público que nos custaria umas 150 libras mensais.

A tudo isto, o administrador local de Londres pensa que pagar 2800 libras por um apartamento é algo "exequível". A sério? Que piada!

O pior de tudo é que não é apenas por o preço dos alugueres ser algo muito difícil de conseguir pagar. Há uns tempos tínhamos que pagar nove libras por duas latas de cervejas e eu sentia-me absolutamente roubado. Depois lembrei-me que estava em Londres e que o este tipo de m*rda é normal. Segundo a empresa de metro de Londres as coisas funcionam sete dias por semana, mas isto é uma verdadeira falácia: durante os feriados, os dias festivos e os fins de semana é muito provável encontrarmos vários serviços encerrados entre estações. Logo nos poucos dias em que tens tempo para desfrutar da tua "vida"... que coincidência!

Bem, mas sempre podes andar de carro. Só tens que pagar para o manter e utiliza-lo, e, além disso, mais 20 cêntimos a cada cinco minutos num lugar de estacionamento. Outra opção é ficar em casa, abrir o Photoshop e fingir que estiveste nos lugares mais emblemáticos da cidade, curtindo à grande. Depois partilhas a tua experiência com os teus amigos (principalmente com os que não vivem em Londres) para que morram de inveja e pensem nas coisas maravilhosas que poderiam fazer se vivessem nessa cidade grande e espectacular.

Resumindo: é praticamente impossível começar do zero em Londres. A não ser que tenhas o apoio económico da tua família ou tenhas um salário gigantesco, acima da média (falo de um número anual com seis dígitos), os teus standards têm que ser muito diferentes dos meus se realmente queres ficar na cidade. E por causa de todas estas coisas, Londres está a converter-se numa Washington, um lugar com uma enorme diferença entre ricos e pobres e onde os primeiros têm uma carreira profissional de bastante êxito, que uma vez conseguida, mudam-se para outro lugar. Porquê? Exacto: é demasiado cara (até para eles).

Londres deixou-se vender por completo. Isto, aliado ao envelhecimento agressivo da cidade está a fazer com que a sua alma e encanto se percam. É provável que o que vou dizer a seguir seja um cliché, mas passaram quatro anos desde que me fui embora e, sinceramente, a última vez que voltei a cidade estava irreconhecível. Já não parece a capital do Reino Unido, mas uma capital federal, carente e sem alma.

Nestes momentos, a única coisa que não posso fazer é ir ver um jogo do Arsenal sem ter de apanhar um avião. Mas pronto, se vivesse lá obviamente que também não me poderia permitir a pagar o bilhete. De qualquer das formas, não quero finalizar este artigo com uma reflexão negativa, por isso aqui vai uma mensagem para a cidade que me viu nascer: "Cupar trata-me melhor do que tu e graças a isso agora sou uma pessoa muito mais feliz".

E lembra-te: há vida para além das grandes cidades.

In Vice

Compartilhar este post

Link para o post

vai tranquilo khadaffi, vou sempre com mala de mão mais portátil e nunca me levantaram problemas

obrigado amigos.

o problema é o meu voo ser porto-bucareste. :lol:

e já agora, outra questão, quando eu compro o bilhete pela tap e diz lá que o serviço é feita pela tap+outra companhia, as malas que eu posso levar pela tap são transportadas pela outra companhia sem custos?

Compartilhar este post

Link para o post

provavelmente será um voo operado pela star alliance, voas porto - frankfurt, frankfurt - bucareste? a mala vai ter directa ao destino

Compartilhar este post

Link para o post

provavelmente será um voo operado pela star alliance, voas porto - frankfurt, frankfurt - bucareste? a mala vai ter directa ao destino

não, é porto-bucareste (tap) e depois bucareste-cluj (tarom).

edit: no call center da tap disseram-me que depois as bagagens pela tarom era responsabilidade da tarom. quanto ao portátil, também me disseram que podia levar, mas a soma das duas malas teria de ser 8kg.

Editado por Khaddafi

Compartilhar este post

Link para o post

não, é porto-bucareste (tap) e depois bucareste-cluj (tarom).

edit: no call center da tap disseram-me que depois as bagagens pela tarom era responsabilidade da tarom. quanto ao portátil, também me disseram que podia levar, mas a soma das duas malas teria de ser 8kg.

A TAP não voa do Porto para Bucareste. Portanto, ou fazes Porto-Frankfurt-Bucareste pela Lufthansa (mas com bilhete TAP), ou Porto-Lisboa-Bucareste.

Compartilhar este post

Link para o post

A TAP não voa do Porto para Bucareste. Portanto, ou fazes Porto-Frankfurt-Bucareste pela Lufthansa (mas com bilhete TAP), ou Porto-Lisboa-Bucareste.

é isso, foi uma maneira de dizer.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho ideia que não existe nenhum tópico específico para as férias, portanto, deixo aqui a minha questão: há algum sítio onde possa dar uma vista de olhos, tipo sites mais ou menos conhecidos, de preços para moradias ou andares no Algarve? Estavamos a pensar ir passar uma semaninha a Albufeira na última semana de Agosto. O meu pai pediu-me para dar uma vista de olhos pela net, a ver o que se encontrava, e ainda só fui ao OLX e vi pessoas a pedirem balúrdios por casas no mês de Agosto, que pelas fotos aparentavam, muitas vezes, estar em condições horríveis.

Já agora, uma semanita, numa casa ou apartamento com 2-3 quartos, na vossa opinião, é coisa para andar entre que valores?

Mas chutem sites para eu ir vendo!!! :mrgreen:

ty :)

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho ideia que não existe nenhum tópico específico para as férias, portanto, deixo aqui a minha questão: há algum sítio onde possa dar uma vista de olhos, tipo sites mais ou menos conhecidos, de preços para moradias ou andares no Algarve? Estavamos a pensar ir passar uma semaninha a Albufeira na última semana de Agosto. O meu pai pediu-me para dar uma vista de olhos pela net, a ver o que se encontrava, e ainda só fui ao OLX e vi pessoas a pedirem balúrdios por casas no mês de Agosto, que pelas fotos aparentavam, muitas vezes, estar em condições horríveis.

Já agora, uma semanita, numa casa ou apartamento com 2-3 quartos, na vossa opinião, é coisa para andar entre que valores?

Mas chutem sites para eu ir vendo!!! :mrgreen:

ty :)

realmente assim sites sobre apartamentos ou casas para alugar nessa altura nao tenho conhecimento, para além de que como sou um gajo muito desconfiado nao vou muito nesses negócios, o que costumo fazer eu e a minha família é alugar um apartamento num aparthotel, e costumamos usar como motor de busca o booking.

espero que te tenha sido útil :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

exacto

a bucareste as malas chegam, depois és capaz de ter de as mandar para cluj. não conheço essa companhia áerea

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém me sabe dizer praias porreiras na zona de aljezur/arrifana? Sei que nessa zona existem umas praias mais "privadas" mas não sei o nome de nenhuma.

não precisas, a arrifana é a melhor do mundo 8) tens os montes clérigos, odeceixe, carrapateira, e achoa que a praia dá amália também é pra esses lados. Não são praias muito privadas, mas quando eu ia pra essa zona também nunca tinham muita gente. Agora não sei bem como é que tá

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, tenho a possibilidade de no fim do mês ir passar 3 dias a Bogotá ou ao Panamá. Qual deles será mais interessante?

Compartilhar este post

Link para o post

Só mesmo Bogotá? A Colômbia é brutal, mas a cidade mesmo em particular nem por isso...

Panamá City é para ir às compras.

Depende do que queiras, se é 3 dias para comer e beber bem é Colômbia. Se é para ter uma experiência mais "exótica", de uma realidade muito diferente da Europa é o Panamá.

Compartilhar este post

Link para o post

De autocarro já fiz.

2 dias foi o máximo que fiz.

E então? é muito duro ou até se faz?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, é. 10 horas de viagem num autocarro, parecem 20. :lol:

Mas também depende se vai sozinho ou acompanhado.

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu aconselharia era carregares um tablet/portátil/telemóvel com filmes e ir vendo. O tempo passa mais rápido.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado, ainda estou em fase de análise.

Quanto à Ryanair, aquela 2ª mala de mão dos 35x20x20, eles deixam esticar um bocadinho até dar para levar uma mala para o pc?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, se não fores com mais ninguém e principalmente se não levas cenas para te entreter o tempo é, tal como qualquer outra viagem, um suplício.

Livros, Séries, Filmes, Cartas se fores com alguém, bloco de notas para escreveres ou planeares alguma coisa. Se fores sozinho mete conversa com alguém. Leva um Game Boy se tiveres e lembra-te de ver as pilhas.

Quanto à Ryanair, mala de pc é capaz de ser pedir para te lixarem.

Editado por Lip Zola

Compartilhar este post

Link para o post

Não me imagino a andar tanto tempo de autocarro. Já 3 ou 4h é horrível...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...