Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lip McBoatface

Viagens (Actualizado a 02/09/2021)

Publicações recomendadas

Alguém já fez a costa norte de Espanha?

A ideia base seria meter-me num carro e zarpar direto para San Sebastián, já junto à fronteira com França, o Maps fala em 7 horas de carro. E depois numa semana (até 9 dias com os fins de semana) fazer a costa toda até regressar ao Porto.

Isto no final de Maio. Parece-me fixe mas também não sei se vale a pena.

Já fiz e recomendo mesmo tanto do ponto de vista cultural, como de paisagens, gastronomia e até para praia no Verão. É uma road trip porreira e podes passar por sítios mesmo diferentes apesar de ser aqui tão perto.

Conheço melhor umas zonas que outras, mas eu diria que um percurso porreiro era começar por atravessar a fronteira para França mesmo e ires a Biarritz ou Saint Jean de Luz que são zonas turísticas mas bonitas e já que ficam ali ao lado vale a pena espreitar. Depois na fronteira de Irún recomendo visitar a cidade costeira de Hondarribia, mesmo ali ao lado, que tem um centro histórico antigo e é o primeiro "choque" com a cultura Basca. Depois claro, Donostia/San Sebastian, cidade com um centro histórico brutal, praias, vale a pena visitar a zona do porto de pesca, beber cerveja e comer pintxos nos bares, é uma cidade cosmopolita para passear a pé e podes ter sorte de encontrar uma festa popular.

Depois tens Bilbao, para lá chegar vindo de Donostia aconselho seguires as estradas da costa e ires parando em pequenas vilas e praias como Zumaia, Mutriku, Lekeitio, Mundaka, eventualmente passas em Guernica, que não tem muito que ver mas tem aquele peso histórico. Bilbao mesmo é uma cidade industrial, com muitas cidades de subúrbio à volta, é difícil orientares-te na estrada para lá chegar direito. Tem o centro histórico para ver, onde é a catedral e tem, claro, o Guggenheim e a outra catedral, o San Mamés. Basicamente no país basco as cidades e vilas são para ver a pé e ir parando em tasquitos para beber e petiscar, não vale muito a pena andar de mapa atrás de monumentos. O interior é bonito e muito típico, tem montanhas e parques naturais, mas fica um bocado fora de mão.

Depois vem a Cantábria, onde não conheço praticamente nada, tem um campo bonito e as grutas de Altamira, mas só podes visitar a réplica.

A seguir são as Astúrias, aqui já conheço mais qualquer coisa. A costa tem sítios brutais, por exemplo Cudillero, Luarca e Llanes (Poó especialmente) e tem uma coisa fixe que é a praia e a montanha a uma curta distância já que para o interior são os Picos da Europa, onde vale a pena passar 1 ou 2 dias a visitar Cangas de Onis, Covadonga, aldeias do parque natural, fazer um trilho. De resto Gijón é engraçado, tal como Avilés. Oviedo não conheço.

De resto e até à Galiza só tens cidades pequenas, mas por exemplo antes da Corunha a zona de Ortigueira é engraçada. Não sei aqui como pensas voltar mas ou vens pela costa e passas por Santiago, cabo finisterra, etc, ou então pelo interior e ainda dás um salto cá dentro a Trás-os-Montes ou Gerês.

Dá aí uma vista de olhos nesses sítios e vê se te interessa, eu acho uma ideia porreira e pouco comum por cá.

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

Já fiz e recomendo mesmo tanto do ponto de vista cultural, como de paisagens, gastronomia e até para praia no Verão. É uma road trip porreira e podes passar por sítios mesmo diferentes apesar de ser aqui tão perto.

Conheço melhor umas zonas que outras, mas eu diria que um percurso porreiro era começar por atravessar a fronteira para França mesmo e ires a Biarritz ou Saint Jean de Luz que são zonas turísticas mas bonitas e já que ficam ali ao lado vale a pena espreitar. Depois na fronteira de Irún recomendo visitar a cidade costeira de Hondarribia, mesmo ali ao lado, que tem um centro histórico antigo e é o primeiro "choque" com a cultura Basca. Depois claro, Donostia/San Sebastian, cidade com um centro histórico brutal, praias, vale a pena visitar a zona do porto de pesca, beber cerveja e comer pintxos nos bares, é uma cidade cosmopolita para passear a pé e podes ter sorte de encontrar uma festa popular.

Depois tens Bilbao, para lá chegar vindo de Donostia aconselho seguires as estradas da costa e ires parando em pequenas vilas e praias como Zumaia, Mutriku, Lekeitio, Mundaka, eventualmente passas em Guernica, que não tem muito que ver mas tem aquele peso histórico. Bilbao mesmo é uma cidade industrial, com muitas cidades de subúrbio à volta, é difícil orientares-te na estrada para lá chegar direito. Tem o centro histórico para ver, onde é a catedral e tem, claro, o Guggenheim e a outra catedral, o San Mamés. Basicamente no país basco as cidades e vilas são para ver a pé e ir parando em tasquitos para beber e petiscar, não vale muito a pena andar de mapa atrás de monumentos. O interior é bonito e muito típico, tem montanhas e parques naturais, mas fica um bocado fora de mão.

Depois vem a Cantábria, onde não conheço praticamente nada, tem um campo bonito e as grutas de Altamira, mas só podes visitar a réplica.

A seguir são as Astúrias, aqui já conheço mais qualquer coisa. A costa tem sítios brutais, por exemplo Cudillero, Luarca e Llanes (Poó especialmente) e tem uma coisa fixe que é a praia e a montanha a uma curta distância já que para o interior são os Picos da Europa, onde vale a pena passar 1 ou 2 dias a visitar Cangas de Onis, Covadonga, aldeias do parque natural, fazer um trilho. De resto Gijón é engraçado, tal como Avilés. Oviedo não conheço.

De resto e até à Galiza só tens cidades pequenas, mas por exemplo antes da Corunha a zona de Ortigueira é engraçada. Não sei aqui como pensas voltar mas ou vens pela costa e passas por Santiago, cabo finisterra, etc, ou então pelo interior e ainda dás um salto cá dentro a Trás-os-Montes ou Gerês.

Dá aí uma vista de olhos nesses sítios e vê se te interessa, eu acho uma ideia porreira e pouco comum por cá.

Fiz roadtrip ao país basco no verão de 2014 e fiz isso tudo, tb recomendo

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, indo daqui em Espanha só se paga portagens praticamente ao entrar no País Basco, Ou pelo menos era assim. E a auto-estrada é uma loucura do crl, túneis atrás de túneis, alguns com curvas no meio, é mesmo estranho para quem não está a contar.

Compartilhar este post

Link para o post

Pá, obrigadíssimo! :prayer: A altura é fixe, final de maio? Tenho um bocado de receio do tempo porque ainda deve dar para apanhar chuva.

Já agora, vocês fizeram isso em quanto tempo?

Editado por UnReal

Compartilhar este post

Link para o post

Fui a São Miguel nos Açores :prayer:

Brutal pra quem adora a natureza.

Compartilhar este post

Link para o post

Pá, obrigadíssimo! :prayer: A altura é fixe, final de maio? Tenho um bocado de receio do tempo porque ainda deve dar para apanhar chuva.

Por ali o tempo é sempre um bocado incógnita, frio já não faz, chuva é tipo o Porto. Em principio não choverá muito mas podes sempre apanhar.

Eu na vez em que fiz tudo de seguida já vinha da França e aí foram uns 6, 7 dias, porque tenho ali amigos e fiquei na casa deles uns dias na província a que pertence Donostia a visitar a região, de resto acampei mais umas 3 noites. Mas não segui para a Galiza, cortei nas Astúrias para Léon e entrei em Portugal por Bragança.

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, indo daqui em Espanha só se paga portagens praticamente ao entrar no País Basco, Ou pelo menos era assim. E a auto-estrada é uma loucura do crl, túneis atrás de túneis, alguns com curvas no meio, é mesmo estranho para quem não está a contar.

Ou seja sem passar por Vigo e Santiago pela A3 certo? Porque aí na Galiza paga-se e a Via Verde até está pronta para algumas protagens.

Compartilhar este post

Link para o post

Fui a São Miguel nos Açores :prayer:

Brutal pra quem adora a natureza.

Vieste nos últimos dias? Gostaste da chuvinha primaveril? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Vieste nos últimos dias? Gostaste da chuvinha primaveril? :mrgreen:

Qual chuvinha?

Fui 3ª dia 21 e voltei sábado de manhã dia 25.

Não apanhei chuva nenhum dia

Compartilhar este post

Link para o post

Falando em São Miguel... também gostei! Excepto ter comido as queijadas de Vila Franca do Campo. Vivia bem na ignorância, assim pura e simplesmente estragaram as queijadas para mim, nenhuma se equivale :(

Compartilhar este post

Link para o post

As da Vila têm imenso açúcar, já me fartei um bom bocado. Prefiro as da Graciosa.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que fiz em 1 semana, em Agosto 2014.

Parti do Porto.

Fomos direção a Victoria-Gasteiz para a La Blanca.

Podes ver o fim do mundo que é no vídeo. Quando desce o Celedón (boneco do guarda chuva) é a loucura.

É um fim de semana de loucura naquela zona. Estivemos a curtir a noite toda, dormimos nos carros e nos bancos de jardim um par de horas. Aquilo é tipo queima, às 7h é ver as múmias todas tipo circunvalação. Às 8 ou 9h já estão bandas de sopros pela rua e o caraças, é grande arraial.

Depois fomos diretos para Irun, acho. Era lá que íamos ficar pq um dos meus amigos é metade Basco, metade Português, então tínhamos lá casa. É muito fixe, tem uma praia porreira.

Durante essa semana fomos a Saint Jean de Luz, só fazer praia, e Biarritz para a noite, a malta tem o hábito de ir para a praia fazer rodinhas com uma botella, e alguns com outras coisas :mrgreen:

Tb fomos até Hondarribia, tem sítios muito bons para jantar.

Uma experiência porreira é fazer um Pintxo-Pote no bairro de Gros em San Sebastian (pagas tipo 1,5€ por um copo de vinho/cerveja e vem um pintxo).

Nunca fomos a Bilbao.

No último dia fomos a San Sebastian, levámos o carro carregado com as coisas todas, estávamos a pensar dormir na praia e seguir direto para o Porto no dia seguinte. Problema: chegamos da praia todos contentes a tocar guitarradas pelo caminho, chegamos ao carro tinha sido assaltado.

Foi um bocado corta mocas. Quem se lixou mais foi o condutor que levaram a guitarra (boa) e o PC. A maior parte das coisas do pessoal estavam espalhadas pela colina, tipo roupa.

Nem levaram muito, tirando as coisas que referi. Levaram tb o alisador de cabelo de uma rapariga e o meu saco de ginásio (era o único que não tinha mala) para poder meter lá as coisas roubadas (mas tiraram quase tudo para fora, fiquei sem as coisas dos bolsos de lado que eram roupa interior e meias sujas, phones, chaves de casa e pouco mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Por ali o tempo é sempre um bocado incógnita, frio já não faz, chuva é tipo o Porto. Em principio não choverá muito mas podes sempre apanhar.

Eu na vez em que fiz tudo de seguida já vinha da França e aí foram uns 6, 7 dias, porque tenho ali amigos e fiquei na casa deles uns dias na província a que pertence Donostia a visitar a região, de resto acampei mais umas 3 noites. Mas não segui para a Galiza, cortei nas Astúrias para Léon e entrei em Portugal por Bragança.

foste às kikas?

Compartilhar este post

Link para o post

As da Vila têm imenso açúcar, já me fartei um bom bocado. Prefiro as da Graciosa.

Pastéis de nata > As queijadas da Graciosa feitas em forno de lenha >restantes doces do mundo

Compartilhar este post

Link para o post

Os pastéis de nata nem entram para estas contas. É injusto para qualquer doce deste mundo. É verdade, falando nestas coisas, e margaridas? Nunca comi nenhuma cá no continente, é impressionante. É outro doce para lá de bom.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...